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Vendas pelo WhatsApp: o segredo para decolar seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 6 junho 2022
Última atualização em 6 junho 2022

Você sabia que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros e está instalado na tela principal de 54% dos celulares no país? Percebeu que está perdendo ótimas oportunidades de vendas pelo WhatsApp, não é mesmo?

De acordo com o Relatório de Tendências da Experiência ao Cliente 2022, da Zendesk, o volume de tickets gerados expandiu em todos os canais de atendimento. Só o WhatsApp teve um aumento de 370% em comparação ao ano passado. Ficou chocado?

Nós não! Sabe por que? O mundo está cada vez mais omnichannel e, portanto, esse aplicativo não ficaria de fora das estratégias de vendas e de atendimento ao consumidor. Ele permite o compartilhamento de conteúdo qualificado e a rapidez no suporte ao cliente.

Ou seja: aproveite este texto para tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer vendas pelo WhatsApp e ainda anotar as dicas simples e práticas para começar a vender agora mesmo! Boa leitura!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business tem a interação semelhante ao aplicativo usado de forma pessoal. A diferença é que ele foi criado para a comunicação entre empresas e clientes.

Por isso, ele oferece funcionalidades que facilitam essa interação. E tem mais! Tem duas versões voltadas para negócios:

  • para empresas de micro ou pequeno porte que não costumam receber alta quantidade de mensagens;
  • para negócios de médio e grande porte, que recebem alto volume de solicitações. Ele pode ser integrado a outras plataformas, como CRM de vendas ou software de atendimento ao cliente.

Basta escolher qual opção se encaixa melhor no tamanho da sua organização e aproveitar para expandir as suas vendas pelo WhatsApp Business.

Se quiser entender melhor, confira o nosso artigo O que é o WhatsApp Business? Entenda a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business

Benefícios das vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp já entrou na rotina das pessoas. Elas têm grupos da família, de amigos e do trabalho. Por isso, é ainda mais fácil estreitar a relação com o cliente por meio desse aplicativo.

Se você pensa que ele serve apenas para enviar mensagens rápidas e rotineiras, está errado. Ele permite que você desenvolva uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, conduzindo os clientes pelas etapas do funil. 

Em outras palavras: por meio desse aplicativo, é possível que o vendedor converse com todos os seus tipos de leads, aprofundando o relacionamento com eles. E tudo isso pode ser feito por envio de texto, áudio, fotos, vídeos, documentos e apresentações institucionais.

Além disso, a venda via WhatsApp oferece muitas outras vantagens. Veja quais são as principais:

  • personalização da conversa;
  • maior aproximação e conexão com o cliente;
  • aumento da produtividade;
  • mais agilidade na resposta ao consumidor;
  • maior humanização no processo de negociação e do atendimento;
  • envio de conteúdo para várias pessoas ao mesmo tempo;
  • melhora a gestão comercial: relatório com métricas de atendimentos feitos por dia, tempo médio de resposta e registro das negociações.

Atenção: as vendas pelo WhatsApp não são espontâneas e improvisadas. É fundamental elaborar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp para aumentar a conversão do lead em cliente fidelizado.

Vendas pelo WhatsApp: como começar?

Percebeu a importância de inserir as vendas pelo WhatsApp no seu processo comercial? Aprender como fazer propaganda no WhatsApp Business é acelerar as negociações e, consequentemente, faturar ainda mais.

Mas, para que essa estratégia de vendas pelo WhatsApp seja um sucesso, é essencial que haja toda uma adaptação interna da empresa.

Não basta adotar o aplicativo como mais um canal de aquisição, de vendas e de relacionamento com os clientes e não fazer as mudanças necessárias nos processos operacionais.

Entenda agora o que fazer antes de pensar em técnicas de vendas pelo WhatsApp.

  • Adaptar os formulários enviados para leads: troque o campo “telefone” por “celular (de preferência WhatsApp)”.
  • Treinar a equipe comercial.
  • Fazer teste com os vendedores simulando uma negociação em cada etapa do funil de vendas.
  • Procurar por cases de sucesso em vendas pelo WhatsApp.
  • Não deixar de lado os outros canais de contato, como telefone, e-mail, redes sociais, site e visitas presenciais.
  • Não colocar o número do telefone pessoal dos vendedores. Deve-se usar um celular corporativo.
  • Entender como funciona o WhatsApp Web (versão para usar o aplicativo pelo computador), que facilita ainda mais a gestão das negociações.

Como fazer vendas pelo WhatsApp?

Chegou a hora de saber como fazer vendas pelo WhatsApp e engajar o seu público com dicas simples, práticas e eficientes para todos os segmentos e tamanhos de empresas.

Entenda primeiro que as vendas pelo WhatsApp incluem todas as etapas do funil: desde a atração de novos clientes até o fechamento e a retenção deles.

O aplicativo ajuda a fazer estudos de mercado e acompanhar métricas de vendas. Ou seja, o uso dele na rotina comercial também contribui para conhecer melhor o seu público e desenvolver novas técnicas de vendas pelo WhatsApp.

Veja então dicas para saber como fazer propaganda no WhatsApp Business e criar do zero uma estratégia de vendas pelo WhatsApp!

Vendas pelo WhatsApp Business

1. Peça sempre autorização

Nunca adicione pessoas e entre em contato com elas pelo aplicativo sem a devida autorização.

Peça, com gentileza, se você pode adicioná-lo à lista de seus contatos e explique como funciona a sua maneira de interação com os clientes.

Mostre-se respeitoso e tranquilo. As pessoas ficam com medo do WhatsApp virar mais um canal de spam.

2. Invista em um CRM de vendas

Lembra que falamos que uma das versões do WhatsApp Business pode ser integrada a outras ferramentas? Por isso, se a sua empresa for de médio a grande porte, é essencial que você tenha um CRM de vendas integrado ao seu aplicativo.

Essa integração com um sistema moderno e inteligente auxilia no controle e na gestão das negociações, com acompanhamento de métricas, feedbacks e comportamento do cliente.

A utilização de um CRM para monitorar a venda via WhatsApp oferece inúmeros benefícios ao negócio, como:

  • automatização da atualização de dados dos leads, status de negociação, inserção do lead no funil de vendas e marcação do fechamento de vendas;
  • armazenamento do histórico das mensagens trocadas;
  • marcação da data do próximo follow up;
  • padronização das mensagens, que proporciona maior produtividade.

3. Não crie grupos!

O WhatsApp Business permite que você crie uma lista de transmissão. Por meio dela, é possível enviar a mesma mensagem para todos os seus contatos.

Por isso, não é preciso criar grupos e afugentar muitos clientes em potencial. Mesmo que apenas você possa enviar mensagens no grupo, elas podem ficar perdidas entre outras e acabam não sendo vistas.

Além do mais, é mais provável estreitar a relação com o cliente com mensagens que cheguem no modo privado, não é mesmo? A pessoa se sente mais valorizada e com sua privacidade respeitada.

A dica de ouro aqui é a seguinte: crie uma lista de transmissão diferente para cada etapa do seu funil de vendas. Assim fica muito mais fácil enviar conteúdos que façam sentido para aquele grupo de pessoas.

4. Planeje as suas vendas pelo WhatsApp

Aprender como fazer vendas pelo WhatsApp é essencial para obter um bom desempenho nesse canal. 

É necessário se organizar e planejar cada envio que será realizado. Por isso na dica acima, falamos para separar os clientes por estágios do funil de vendas em listas de transmissões diferentes.

Assim, dá para criar um cronograma de mensagens personalizadas. O CRM de vendas também oferece um ótimo suporte para isso: ele ajuda a entender quando realizar um novo follow up ou avançar com o cliente para a próxima etapa de vendas pelo WhatsApp.

5. Envie apenas conteúdos relevantes

O cronograma de envio de mensagens contribui para que você pesquise e analise quais conteúdos devem ser enviados às suas listas de transmissão.

Mas, o que enviar? Qualquer conteúdo que gere um interesse verdadeiro do público e que se limite à etapa que se encontra a negociação. 

Por exemplo: posts do blog corporativo, matérias de sites de notícias, áudio para contar uma novidade exclusiva, documentos com apresentações de produtos ou serviços novos, vídeos e textos com links estratégicos.

Não se esqueça de sempre pedir feedback sobre o conteúdo enviado. Até para entender se ele foi útil ou não para os contatos daquela lista.

Estude novas formas de abordagem e aprenda como fazer propaganda no WhatsApp Business sem exagerar e irritar alguns clientes.

6. Demonstre agilidade

Quanto mais rápido e eficiente o vendedor for nas respostas pelo aplicativo, maiores serão as chances de efetuar vendas pelo WhatsApp.

Segundo o relatório CX Trends da Zendesk, na América Latina:

  • 98% dos clientes alegam que gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente;
  • 97% dos consumidores comprarão mais com empresas que personalizam o atendimento que oferecem.

Por isso, não basta só utilizar o WhatsApp para simplificar o contato com o cliente. O vendedor tem de saber usá-lo a seu favor, com respostas rápidas, empáticas e eficientes.

Veja mais: O que é venda personalizada? Vantagens e 5 dicas para fazer

7. Aprenda a usar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais despertam emoções nos clientes e eles são perfeitos para usar e abusar durante suas vendas pelo WhatsApp.

Por meio deles, o vendedor aprende como fazer propaganda no WhatsApp Business de maneira mais criativa e eficaz. Para realmente aumentar as suas conversões.

Um exemplo de gatilho mental para vendas pelo WhatsApp é o de escassez, que oferece um produto ou um serviço com preços ou condições de pagamento por tempo ou estoque limitado. Logo, estimula o cliente a garantir logo o seu.

Se quiser aprender mais sobre as vastas possibilidades que os gatilhos mentais oferecem às vendas pelo Whatsapp Business, veja o nosso artigo O que são gatilhos mentais para vendas?.

8. Defina métricas para acompanhar

A integração do CRM de vendas com o WhatsApp permite que você monitore muito mais indicadores de performance das negociações.

A determinação de quais métricas acompanhar, deve partir de uma análise completa da estratégia comercial adotada no momento. Qual é o objetivo atual: atrair mais leads, fidelizar mais clientes ou fechar mais vendas?

Entenda qual a meta corporativa e veja como está o desempenho de toda a equipe comercial com relatórios completos e inteligentes do CRM.

O gestor pode medir, por exemplo: tempo médio de resposta, tempo para o primeiro contato, o ciclo de vendas em determinado período, duração de cada estágio do funil de vendas ou do processo de negociação, a produtividade da equipe, volume de clientes atendidos etc.

Continue aprendendo: Ciclo de vida do cliente: TUDO sobre o que é e como usá-lo para alavancar seus resultados

9. Crie um programa de treinamento da equipe

Realizar atendimento ou vendas pelo WhatsApp requer adaptações nas técnicas de abordagem ao cliente. Por ser um canal menos formal e de fácil comunicação, o aplicativo permite diversas formas de interação.

Por isso, é necessário que a gestão da equipe comercial desenvolva um programa de capacitação para treinar adequadamente os vendedores.

Além de aprender a parte técnica de uso das funcionalidades (que sofre mudanças constantemente), é preciso compreender como criar roteiros bem-elaborados e não seguir as mesmas técnicas de negociação por telefone ou e-mail.

Todos os desafios e as dificuldades devem ser mapeadas para criar treinamentos eficientes e que, de fato, aumentem as vendas e a retenção de clientes no fim do mês.

Afinal, como conseguir clientes pelo WhatsApp?

Se você está com essa dúvida, nós vamos ajudar! Pois, além de pedir presencialmente contatos para ampliar as suas possibilidades de vendas pelo WhatsApp, há outras formas mais rápidas e baratas para conseguir leads.

As vendas pelo WhatsApp podem ser realizadas com contatos adquiridos por:

  • redes sociais: insira em seu perfil o link de acesso direto ao seu WhatsApp Business e também na legenda dos posts (no caso do Facebook, Twitter ou Linkedin, já que as legendas do feed do Instagram não são clicáveis, apenas nos Stories);
  • marketing de conteúdo: use recompensas digitais, como pedir informações de contato em troca do envio de infográficos, e-books, vídeos educativos, entre outros materiais que despertem interesse na sua audiência.

Se seguir as dicas que demos neste texto, com certeza as suas vendas pelo WhatsApp alcançarão outro nível! Principalmente se integrar o aplicativo com um CRM de vendas completo e fácil de usar.

Para que você possa visualizar na prática todas as vantagens de investir em um CRM de vendas, faça um teste gratuito do software de atendimento ao cliente da Zendesk e descubra todo o poder comercial da sua empresa!

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