Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

CRM para pequenas empresas: como ajuda? + de 10 benefícios!

Por Zendesk ,

Última atualização em 6 março 2024

Um CRM para pequenas empresas é um software que centraliza dados de leads e clientes. Essa solução ajuda a conhecer melhor o perfil dos clientes, a fase do funil de vendas que estão, identificar boas oportunidades de negócio, e muito mais.

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente, como é chamado em português, também aumenta a produtividade dos times, ajuda a elevar a taxa de conversão, melhora a integração e troca de informações entre departamentos, entre outros pontos de melhoria.

Fora esses, existem vários outros benefícios de usar um CRM para pequenas empresas. Quer descobrir quais são? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo!

O que é CRM e para que serve?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma plataforma digital criada especialmente para aprimorar e facilitar a relação entre os vendedores e agentes de atendimento e os clientes de uma empresa, atuais e futuros. 

Um dos objetivos desse sistema é ajudar na fidelização dos consumidores, por meio da identificação de oportunidades de interação que os deixe mais satisfeitos. 

Uma forma de conseguir isso é atendendo pontualmente suas necessidades, sejam elas voltadas para a aquisição de um produto ou contratação de um serviço, ou para o esclarecimento rápido de dúvidas, solicitações, abertura de chamados e outros.

Exemplos de uso do CRM

Em vendas, o CRM contribui para um acompanhamento mais pontual de qual etapa do funil o potencial cliente está. Isso dá aos vendedores as informações necessárias para direcioná-lo para a fase final dessa jornada, que é a efetivação da compra.

Na área de atendimento ao cliente, essa ferramenta ajuda a deixar as interações mais dinâmicas e precisas, pois entrega para os agentes todos os dados que eles precisam para responder os consumidores. 

Isso evita que os clientes precisem repetir as mesmas informações várias vezes, o que é algo altamente insatisfatório. Prova disso vem do relatório CX Trends da Zendesk, empresa especializada em software de atendimento ao cliente e CRM de vendas.

Esse levantamento mostrou que 58% dos agentes dizem que a falta de dados do consumidor, geralmente, causa uma experiência negativa para os clientes.

A melhor forma de evitar problemas como esse é contar com boas ferramentas, como um CRM.

Como funciona um CRM para pequenas empresas?

Um CRM para pequenas empresas funciona da mesma forma que os criados para companhias de portes maiores. Isto é, esse sistema atua como um banco de dados que centraliza diferentes informações sobre os clientes da companhia, indo de dados pessoais às últimas interações e compras feitas.

A ideia por trás do uso de um software de Customer Relationship Management é tornar a rotina do negócio mais produtiva, gerenciando as interações dos consumidores com mais precisão e dinamismo. 

Por esse motivo, esse sistema não tem apenas a função de organizar as informações de clientes em um banco de dados, como muitas pessoas acreditam. Ele também é extremamente útil para diversas outras ações, como acompanhar em qual estágio da compra o consumidor está, assim como comentamos logo na abertura deste artigo.

Somado a isso, um CRM para pequenas empresas ajuda a automatizar diversas tarefas. Por exemplo, é possível replicar fluxos que funcionam para o seu negócio com a ajuda dessa ferramenta, como o processo de vendas, deixando-o muito mais assertivo. 

Em resumo, podemos dizer que um software de CRM contribui para abordar e tratar todos os aspectos do relacionamento com o cliente, indo desde o primeiro contato até aquelas consultas que já estão em andamento, passando também por nutrição de leads, conversão, renovação e interação de longo prazo. 

Quais são os 3 pilares do CRM?

Os três principais pilares do CRM são: 

  1. pessoas;
  2. objetivo;
  3. estratégias.

1. Pessoas

Não há como realizar uma boa gestão de relacionamento com o cliente sem pensar nas pessoas, não é mesmo? Por isso, essa é a primeira base de criação e utilização de um CRM para pequenas empresas — e para as de outros portes também.

Como esse sistema centraliza todas as informações dos clientes, ele ajuda a acompanhar suas jornadas. 

Esse acompanhamento, por sua vez, contribui para a identificação de comportamentos, tendências e outros pontos que, se bem trabalhados, resultam em interações mais precisas e satisfatórias.

2. Objetivo

Por quais motivos sua empresa está cogitando usar um sistema de Customer Relationship Management? Ainda que essa ferramenta possa ser usada em várias frentes, é interessante ter esse direcionamento para conseguir extrair o melhor que ela fornece.

Essa é uma das razões pelas quais outro pilar do CRM é o objetivo. Ao definir o do seu negócio, também fica mais fácil parametrizar esse sistema, ou seja, definir quais informações devem ser coletadas e como elas podem ser trabalhadas.

3. Estratégias

O que acabamos de comentar — sobre definir quais informações coletar e como usá-las — é um bom exemplo de estratégia que pode ser usada no CRM para pequenas empresas.

Especialmente considerando que companhias desse porte têm como um dos objetivos crescer e expandir suas atividades, explorar todos os recursos desse sistema é uma das melhores maneiras de chegar a esse patamar de forma mais rápida e sólida.

Por isso, pense em formas de uso alinhadas ao seu planejamento estratégico e ao que pretende entregar para seus clientes em curto, médio e longo prazo.

Pilar Extra! Tecnologia

Há quem considere a tecnologia o quarto pilar do CRM, o que não deixa de estar certo. Afinal, estamos falando de uma plataforma digital que atua como um banco de dados, e sem os recursos tecnológicos certos, ela não é lá muito útil, concorda?

A Zendesk, por exemplo, companhia que já citamos neste artigo, oferece um moderno CRM de vendas que ajuda empresas dos mais variados portes, inclusive as pequenas, a:

  • aumentar a produtividade dos times;
  • identifica formas de expandir os negócios;
  • trabalhar melhor os leads;
  • entregar experiências melhores para os clientes;
  • e muito mais!

Quais são os 4 tipos de CRM?

Quanto aos tipos de CRM, esse sistema é dividido em:

  • CRM analítico;
  • CRM colaborativo;
  • CRM operacional;
  • CRM estratégico.

CRM analítico

Esse tipo de Customer Relationship Management tem como foco a análise de dados. Ele é bastante útil para embasar a montagem de diferentes estratégias, como as voltadas para captação de leads, ações de marketing e outras que ajudam a elevar a taxa de conversão.

Um dos motivos é que esse CRM gera relatórios com o perfil de lead, posição que ele está no funil de vendas, principais necessidades identificadas, entre outros apontamentos, a partir das informações coletadas.

CRM colaborativo

O CRM colaborativo tem como objetivo promover a integração entre os membros de diferentes equipes, como as de vendas e marketing, que são duas áreas que precisam trabalhar em conjunto para dar à empresa resultados melhores.

Nesse caso, o uso do sistema respalda as estratégias de marketing, que busca atrair os leads, liberando-os para vendas tão logo alcancem o nível de maturidade esperado para se transformarem em clientes da marca.

Um bom software de Customer Relationship Management ajuda a identificar o momento certo para isso, e a facilitar a comunicação entre esses dois times.

CRM operacional

O CRM operacional também colabora com a interação das equipes, mas tem como principal foco elevar a produtividade. Para isso, ele promove a automatização das tarefas, a partir do histórico de interações entre sua empresa e os clientes e informações contidas na base de dados, conforme ela é alimentada.

CRM estratégico

Por fim, temos o CRM estratégico, solução que reúne os recursos dos três outros tipos, entregando uma visão 360 graus da atuação dos times de marketing, vendas, atendimento ao cliente e suporte técnico. Ou seja, de todas que interagem com os clientes.

Quais os benefícios do CRM para pequenas empresas?

Após essas informações, certamente, você conseguiu ter uma boa ideia do quanto esse sistema pode ser vantajoso para o seu negócio, não é mesmo? 

Para deixar essa percepção mais clara, listaremos, a seguir, os principais benefícios do CRM. São eles:

  1. melhora da relação cliente-empresa;
  2. aumento da produtividade dos times;
  3. maior interação entre diferentes equipes;
  4. centralização de dados em um único sistema;
  5. integração dos departamentos;
  6. melhor aproveitamento de dados;
  7. facilidade na troca de informações entre setores;
  8. aperfeiçoamento e/ou automatização de processos;
  9. visualização mais ampla e clara do pipeline de vendas;
  10. embasamento para tomadas de decisão e definição de estratégicas;
  11. identificação mais rápida de oportunidades de vendas;
  12. aumento do potencial de gerar mais conversões;
  13. alto potencial para reduzir a jornada de compra dos clientes;
  14. entrega de um serviço de atendimento mais rápido e preciso.

Quanto a esse último benefício, vale destacarmos outra percepção revelada no relatório da Zendesk, que mostrou que 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas.

O CRM ajuda a atender essa necessidade, pois permite que sua empresa colete e aproveite melhor os dados gerados, resultando na entrega de experiências mais precisas, direcionadas para cada cliente e encantadoras.

Qual o melhor CRM para pequenas empresas?

Comumente, o primeiro CRM de pequenas empresas é uma planilha, criada internamente  ou baseada em algum modelo pronto.

Com poucos clientes, esse método até pode ser o suficiente durante um tempo. Porém, conforme o negócio cresce, é fundamental automatizar essa dinâmica. 

O problema é que muitos gestores ainda acreditam que usar um software para a gestão de relacionamento com o cliente é inviável para seus negócios. Entretanto, esse é um grande equívoco!

A Zendesk, por exemplo, é uma empresa que tem CRM para companhias de todos os portes, incluindo as pequenas e aquelas que estão iniciando suas jornadas agora.

Por esse motivo, nossa dica é para você conhecer um pouco mais do Customer Relationship Management oferecido para essa nossa parceira.

Como funciona o CRM de vendas da Zendesk?

O CRM de vendas da Zendesk tem como objetivo melhorar a produtividade, otimizar processos e aumentar a visibilidade do pipeline para as equipes. Ele é ideal para pequenas empresas que buscam afunilar suas vendas.

Alguns dos recursos e vantagens que esse sistema entrega para o seu negócio são:

  • acompanhamento e notificações por e-mail;
  • automação de disparos de e-mail;
  • geração de relatórios de atividades;
  • possibilidade de uso em dispositivos móveis;
  • aprimoramento na realização de chamadas telefônicas;
  • registro automático e gravação de ligações;
  • acesso facilitado a roteiros e observações;
  • análise de chamadas telefônicas;
  • envio de mensagens de texto;
  • integração facilitada;
  • desenvolvimento de apps específicos para sua empresa;
  • elevação do número de conversões;
  • aumento da produtividade dos times;
  • identificação de novas oportunidades;
  • enriquecimento da base de dados;
  • melhora do processo de prospecção.

Veja, abaixo, detalhes de cada um desses pontos.

Acompanhamento e notificações por e-mail

É muito importante manter o contexto da sua comunicação por e-mail. Com a solução da Zendesk é possível registrar instantaneamente todos os e-mails relacionados aos leads e contatos, tenham eles sido enviados para sua caixa de entrada ou a interface de usuário do próprio sistema.

Receba ainda notificações e alertas por push em tempo real quando um prospect ler ou clicar no seu e-mail, e descubra a hora certa de entrar em contato com ele.

Automação de disparos de e-mail

Crie e salve modelos ilimitados de e-mail e aproveite as tags de mesclagem, como “nome” e “empresa”, para personalizar as comunicações e facilitar a busca por mensagens enviadas.

Geração de relatórios de atividades

Acesse relatórios prontos para o uso que promovem a análise de métricas importantes, como contagem de e-mails e resultados, maximize suas conversas e aprimore as técnicas de venda que podem ser usadas a partir dessas informações.

Possibilidade de uso em dispositivos móveis

Receba alertas e informações essenciais sobre e-mails no seu tablet ou smartphone. O aplicativo para dispositivos móveis do CRM da Zendesk facilita o acesso e a mensuração da comunicação por e-mail de qualquer lugar.

Aprimoramento na realização de chamadas telefônicas

É possível realizar chamadas sem muito esforço. Clicando em números previamente configurados é possível fazer uma chamada ou gerar facilmente listas de chamadas para discagem automática rápida.

Registro automático e gravação de chamadas

Registre instantaneamente todas as chamadas feitas ou recebidas e consulte-as quando desejar, tudo dentro do contexto do lead, contato ou oportunidade.

Acesso facilitado a roteiros e observações

Diga as coisas certas, no momento certo, aproveitando o armazenamento e acesso a notas e roteiros de chamada diretamente no sistema de CRM.

Análise de chamadas telefônicas

Aproveite relatórios prontos para o uso que acompanham as principais métricas, incluindo a contagem, a duração e os resultados das chamadas telefônicas feitas e recebidas.

Envio de mensagens de texto

Mesmo que um cliente em potencial deixe um correio de voz, é possível dar continuidade ao contato com uma mensagem de texto. Inclusive, você consegue acompanhar e anexar todas as mensagens SMS aos cartões de lead, contato e oportunidade.

Integração facilitada

Por meio de APIs, conecte o CRM da Zendesk às ferramentas que seus times já utilizam diariamente, tudo a partir de integrações prontas para o uso que se estendem por outros sistemas da sua empresa e geram resultados imediatos.

Desenvolvimento de apps específicos para sua empresa

Desenvolva seu próprio aplicativo do Zendesk, para uso exclusivo na sua empresa, ou instale um aplicativo público de fornecedores líderes do mercado. Você pode exibir ou atualizar dados externos, ocultar ou exibir um campo ou criar uma solução personalizada.

E esteja você trabalhando em um projeto paralelo, ou criando uma integração importante, as APIs da Zendesk fornecem a base necessária para que sua integração seja um sucesso com os serviços de sincronização e bibliotecas de código predefinidas oferecidas por esse sistema.

Elevação do número de conversões

Crie listas segmentadas de potenciais clientes, identifique os profissionais certos em cada conta e prospecte de maneira otimizada por vários canais.

Aumento da produtividade dos times

Deixe a pesquisa e a verificação dos contatos a cargo do sistema da Zendesk, que garante a integridade e atualização do seu conjunto de dados.

Identificação de novas oportunidades

Aproveite mercados inexplorados e inacessíveis com acesso a mais de 20 milhões de empresas, 200 milhões de profissionais e recomendações de lead inteligentes.

Enriquecimento da sua base de dados

Melhore instantaneamente seus registros de empresas e contatos e garanta muito mais precisão, atualização e abrangência dos seus dados.

Melhora o processo de prospecção 

Crie listagens segmentadas de leads usando setor, tamanho da empresa, cargo, entre outros parâmetros. Quando sua lista estiver pronta, automatize a divulgação com as ferramentas de comunicação integradas no CRM da Zendesk.

Achou tudo isso interessante? E é mesmo. Por isso, nossa última dica deste artigo é você solicitar agora mesmo uma avaliação grátis desse sistema e verificar, na prática, com ele pode ajudar a sua empresa.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
16 min read

Ruídos na comunicação empresarial: o que são e como evitá-los

Quais os principais tipos de ruídos na comunicação empresarial? Entenda o que são, como impactam os resultados e mais.

Artigo
12 min read

5 cases de vendas: como se tornar um exemplo de sucesso?

Conheça as estratégias usadas por empresas como Sofit Frotas, Deskfy, QuantoSobra e outras para se tornarem exemplos de cases de vendas e inspire-se.