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Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 26 Agosto 2021
Última atualização em 26 Agosto 2021

As ferramentas de fidelização de clientes estão cada vez melhores e para alcançar a concorrência, as empresas devem ficar antenadas no que o público deseja, afinal, o principal pilar para um futuro de lucros promissor é o relacionamento com o cliente. E é para isso que as ferramentas digitais, como o CRM, vieram otimizar as nossas vidas. 

Neste post, você encontrará o conceito de CRM ou Gestão de Relacionamento, como pode ser aplicado, benefícios e o melhor CRM para pequenas empresas.

Afinal, o que é CRM e para que serve?

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma plataforma digital que facilita o relacionamento entre os agentes de atendimento e os clientes. 

O objetivo do sistema é fidelizar seu público, tornando-o satisfeito com suas necessidades atendidas, seja pela aquisição de um produto ou pela prestação de algum serviço.

Como funciona o CRM?

O sistema CRM foi feito para tornar a rotina de uma empresa mais produtiva, gerenciando as interações dos consumidores

Ele não tem como função exclusiva organizar as informações de clientes em um banco de dados, como podem pensar, principalmente, pequenas empresas, mas também suas ações, possibilitando acompanhar em qual estágio da compra está o consumidor, assim como seu momento de decisão.

Ou seja, um CRM de vendas pode tornar os procedimentos o mais automático possível. Isso quer dizer que você poderá identificar com eficácia as atividades que deram certo para aplicá-las novamente, tendo um processo de vendas mais assertivo. 

Na prática, o software de CRM vai ajudar as empresas a lidar com todos os aspectos do relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até aquelas consultas que já estão em andamento, nutrição de leads, conversão, renovação e interação de longo prazo. 

Na maior parte das empresas, o setor de TI gerencia a implementação do sistema CRM e  realiza a integração com outros softwares e aplicativos. A equipe de vendas gerencia as operações e processos do dia a dia para os usuários. Com um gerenciamento adequado, o retorno na satisfação do cliente supera o custo de manutenção de um sistema de software de CRM.

Vantagens do CRM: Integração de sistemas

Uma boa ferramenta CRM vai integrar os mais diversos sistemas, como aqueles organizacionais internos até as redes sociais de uma empresa, integrando toda a equipe a fim de um bom processo de vendas. Mas o gerenciamento de relacionamento com clientes ao longo do tempo requer um sistema de software abrangente com processos, procedimentos, fluxos de trabalho e rastreamento.

Boas soluções de CRM se integram a diversos canais de comunicação, permitindo que os usuários acessem dados do material de marketing da empresa, preços, site, histórico de bate-papo, registros telefônicos, e-mail e mídia social.

Benefícios do CRM

A decisão de implementar o CRM na sua empresa certamente vai garantir que os esforços de marketing rendam não apenas frutos imediatos, mas também a longo prazo. As campanhas de marketing geram leads cada vez mais qualificados, que buscam maior envolvimento com o cliente e é o relacionamento com ele é que vai garantir isso. 

Os clientes também se beneficiam de uma estrutura de CRM bem implementada. Quanto melhor uma empresa integra as informações sobre seu relacionamento com o cliente, melhor pode atendê-lo e aumentar sua satisfação. Sua empresa ainda poderá captar clientes potenciais para fornecer um serviço otimizado.

Melhor CRM para pequenas empresas

Normalmente, as pequenas empresas começam com uma simples planilha de clientes em potencial. Inicialmente, parece um método adequado, pois a necessidade de um sistema maior e mais integrado não é muito clara. Muitas empresas podem pensar que é uma boa forma de economizar adquirindo um CRM gratuito, mas lembre-se, quando um serviço é gratuito, você é o produto.

Conheça o Zendesk Sell, um CRM de vendas que irá melhorar sua produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes, ideal para pequenas empresas que buscam afunilar suas vendas.

A sua empresa deve estar atenta as seguintes qualificações de uma CRM:

  • Mais controle: inteligência de email de vendas;
  • Tomada de decisões certas;
  • APIS e integrações;
  • Prospecção de clientes de vendas.

Confira alguns dos benefícios da Zendesk Sell:

Acompanhamento de e-mail

É muito importante manter o contexto da sua comunicação por e-mail. Com o Sell, é possível registrar instantaneamente todos os e-mails relacionados à leads e contatos, tenham eles sido enviados para sua caixa de entrada ou a interface de usuário do Sell.

Notificação por email

Receba notificações e alertas por push em tempo real quando um prospect ler ou clicar em seu email para entrar em contato sempre no momento certo.

Relatórios de atividades

Acesse relatórios prontos para o uso que analisam métricas importantes, como contagem de e-mails e resultados, para maximizar suas conversas, assim como as técnicas de venda.

CRM para dispositivos móveis

Receba alertas e informações essenciais sobre e-mails no seu tablet ou smartphone. O aplicativo para dispositivos móveis do Sell facilita o acesso e a mensuração da comunicação por email de qualquer lugar.

Automação de email

Crie e salve modelos de e-mail ilimitados e aproveite as tags de mesclagem, como "nome" e "empresa", para personalizar as comunicações.

A partir disso, você estará apto para tomar as decisões certas para os seus clientes.

Clique para ligar

É possível realizar chamadas sem levantar um dedo, clicando em qualquer número de telefone é possível fazer uma chamada ou gerar facilmente listas de chamadas para discagem automática rápida.

Registre e grave chamadas

Registre instantaneamente todas as chamadas feitas ou recebidas e consulte-as quando desejar, tudo dentro do contexto do lead, contato ou oportunidade.

Roteiros e observações

Diga as coisas certas no momento certo aproveitando o armazenamento e acesso a notas e roteiros de chamada diretamente no Sell.

Envie mensagens de texto

Se um cliente potencial deixar um correio de voz, basta dar continuidade ao contato com uma mensagem de texto. Acompanhe e anexe todas as suas mensagens SMS aos cartões de lead, contato e oportunidade.

Análise de chamadas

Aproveite relatórios prontos para o uso que acompanham as principais métricas, incluindo a contagem, a duração e os resultados das chamadas.

Funcionamento imediato

Conecte o Sell às ferramentas que você usa diariamente com integrações prontas para o uso que se estendem por sua empresa e geram resultados imediatos.

Aplicativos e integrações

Desenvolva seu próprio aplicativo do Zendesk para uso exclusivo na sua empresa ou instale um aplicativo público de fornecedores líderes do mercado. Você pode exibir ou atualizar dados externos, ocultar ou exibir um campo ou criar uma solução personalizada.

Faça as conexões certas

Esteja você trabalhando em um projeto paralelo ou criando uma integração importante, as APIs e os SDKs do Sell fornecem a base necessária para que sua integração seja um sucesso com nossos serviços de sincronização e bibliotecas de código predefinidas.

Aumente a conversão

Crie listas segmentadas de clientes potenciais, identifique os profissionais certos em cada conta e prospecte de maneira otimizada por vários canais.

Aumente a produtividade

Deixe a pesquisa e a verificação dos contatos a cargo do Reach, que garante a integridade e atualização do seu conjunto de dados.

Descubra novas oportunidades

Aproveite mercados inexplorados e inacessíveis com acesso a mais de 20 milhões de empresas, 200 milhões de profissionais e recomendações de lead inteligentes.

Enriquecimento

Melhore instantaneamente seus registros de empresas e contatos do Sell para garantir a precisão, atualização e abrangência dos seus dados.

Prospecção

Crie listas segmentadas de leads usando setor, tamanho da empresa, cargo e mais no Sell. Quando sua lista estiver pronta, automatize a divulgação com as ferramentas de comunicação integradas do Sell.
Pronto para otimizar o relacionamento com os clientes e aumentar seu público? As possibilidades e vantagens de utilizar uma boa ferramenta CRM certamente farão toda a diferença nos seus resultados. Agende uma avaliação gratuita e boas vendas!