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Automação de vendas: o que é e os benefícios para seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 1 junho 2021
Última atualização em 1 junho 2021

Gerenciar o trabalho de uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil, principalmente se as ferramentas utilizadas são todas manuais (e-mail, telefone, planilha, chats…). Logo, a fim de driblar esse cenário de prospecção algumas vezes ineficiente de potenciais consumidores, muitas empresas passaram a investir na automação de vendas de seus produtos e serviços.

Se você está em busca de informações sobre como estreitar o relacionamento com o seu público para assim alavancar seus resultados de vendas, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você vai entender o conceito de automação de vendas, seus benefícios, bem como, exemplos práticos de como aplicá-lo no seu negócio. Confira!

O que é automação de vendas?

A automação de vendas consiste no uso da tecnologia para automatizar processos e atividades da equipe comercial. O processo de automação de vendas quando colocado em prática tem a capacidade de reduzir ou eliminar por completo a necessidade de fazer determinadas ações antes realizadas de forma manual.

Nessa direção, ela foca em otimizar processos que não precisam da ação humana. Sendo assim, pode-se afirmar que a automação de vendas não tem como objetivo substituir o trabalho do vendedor da empresa, mas sim de otimizá-lo.

Vamos dar um exemplo simples: um consumidor potencial conhece a empresa e se interessa pelo seu produto. Neste momento, o vendedor entra em ação, oferece mais informações e tira as dúvidas do consumidor potencial.

Contudo, o consumidor informa ao vendedor que precisa avaliar melhor as opções apresentadas. Por fim, passado alguns dias o vendedor entra em contato com o consumidor potencial e faz uma proposta de venda do produto.

Agora vamos pensar no mesmo ciclo, porém com o auxílio da automação de vendas associada as ações de marketing digital.

Neste cenário, o consumidor potencial conhece a empresa e encontra de forma digital todas as informações que precisa sobre o produto escolhido. O consumidor motivado deixa seu e-mail no site, de modo que possa receber informações específicas sobre o produto desejado.

A plataforma de automação de vendas e marketing atribui a esse contato um código de identificação (pontuações). O potencial cliente gosta do conteúdo que recebe e retorna ao site da empresa.

As interações do potencial cliente no site aumentam sua pontuação consideravelmente até o ponto em que a ferramenta de automação de vendas e marketing identifica e emite um alerta que aquele potencial consumidor já está pronto para receber o contato de um de seus vendedores. 

Por fim, o profissional da sua equipe de vendas faz uma proposta ao potencial consumidor sobre o produto desejado.

Como você pode observar, o primeiro cenário exige maior atenção e constante interação dos vendedores. Já no segundo cenário, o uso do tempo é otimizado uma vez que o sistema de automação de vendas faz a maior parte do trabalho.

Quais os principais benefícios de automatizar processos de vendas?

A qualidade no atendimento quando positiva certamente irá fortalecer o poder da sua marca no mercado. Esta afirmação se apoia em uma pesquisa realizada pela Digitalks que revela que 48% dos consumidores acreditam que os maiores critérios de decisão de compra de um produto ou serviço estão atrelados diretamente a reputação da marca, bem como, a qualidade de atendimento estabelecida junto ao cliente.

Por sua vez, a forma como uma empresa recebe e atende as demandas de seus clientes é determinante para a construção da sua imagem e consolidação no mercado. 

Não à toa que Zig Ziglar, escritor, vendedor e orador motivacional americano já dizia: “é mais fácil explicar o preço uma vez do que se desculpar por qualidade para sempre”. 

Nesse contexto, separamos abaixo os principais benefícios identificados junto às empresas que colocaram em prática a automação de força de vendas.

Otimização do tempo durante o ciclo de venda

Com a automação de vendas é possível economizar tempo antes desperdiçado em atividades repetitivas como a alimentação do banco de dados com informações dos potenciais clientes. Essa otimização de horas trabalhadas permite que seus representantes de vendas tenham mais tempo para investir no que realmente importa: o cliente.

Redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Por meio da implantação da automação de vendas a redução no CAC (Custo de Aquisição de Clientes) ocorre quase que naturalmente. Isso acontece, pois com atendimento de cliente mais eficiente, a empresa consegue quantificar e qualificar melhor sua base de contatos.Como resultado, o vendedor saberá o momento certo e estará mais apto a se comunicar de forma mais assertiva com o cliente.

Visão estratégica ampliada

A automação de vendas também amplia a visão estratégica do negócio, pois a partir dela fica mais fácil identificar e destacar quais são os clientes com maior potencial de compra. Esse processo por sua vez facilita as etapas de personalização de propostas dos produtos e serviços ofertados.

Conheça alguns exemplos de automação de vendas e aplique-os na sua empresa

Agora que você já sabe da importância de otimizar seu atendimento junto ao cliente, conheça agora alguns exemplos de automação de força de vendas que podem ser aplicadas no seu negócio.

Controle e otimização no envio e recebimento de e-mails

A partir da automação de vendas é possível promover a automação no envio e recebimento de e-mails. Essa prática minimiza consideravelmente o tempo gasto da sua equipe no controle diário dos emails. A ferramenta avalia o perfil dos seus leads e permite que sejam criados vários e-mails distintos para clientes com desejos e necessidades diferentes. 

Eficiência e assertividade nas ligações

A falha humana pode acabar resultando em ligações precipitadas junto ao cliente. Nesta direção, a implantação da automação de ligações chega para dar suporte durante essa etapa do funil de vendas, otimizando o tempo gasto em alguns telefonemas, bem como, sendo mais assertiva na comunicação.

Além disso, muitos softwares de automação de ligações permitem que você programe diversos tipos de mensagens, facilitando a interação com clientes distintos.

Agilidade na geração de propostas

A agilidade na geração de propostas é perceptível uma vez que o software de automação permite que você trace estratégias de venda específicas e assertivas para atingir o desejo do cliente no momento da comunicação. Por consequência, esse processo aumenta mais a chance do seu vendedor fechar um negócio com o cliente.

Felizmente, para aqueles que buscam uma gestão integrada de processo saiba que existem no mercado inúmeras soluções tecnológicas úteis. Sendo que uma dessas soluções é o uso da Zendesk Sell, ferramenta de automação da força de vendas.

Ferramentas como o Zendesk Sell são capazes de unir, em uma única plataforma, todas as etapas que fazem parte do funil de vendas, ou seja, a partir da construção de uma linha do tempo integrada é possível acompanhar de forma mais personalizada a jornada do cliente.

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