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Artigo 24 min read

O que é automação de vendas? 18 benefícios dessa prática

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 27 julho 2023

O que é automação de vendas

Entender o que é automação de vendas fará toda a diferença nos resultados do seu negócio. Afinal, gerenciar o trabalho da equipe comercial não é uma tarefa fácil, principalmente se as ferramentas utilizadas são todas manuais, como: e-mail, telefone, planilha etc. 

A fim de driblar esse cenário de prospecção — algumas vezes ineficiente — muitas empresas passaram a investir na automação de vendas de produtos e serviços

E o que isso significa na prática?

Significa usar a tecnologia disponível para otimizar e simplificar as rotinas do setor, já que isso permite a criação de fluxos automatizados para acompanhar o processo de vendas, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da venda.

Além disso, essa prática também permite a automação de tarefas repetitivas, a criação de fluxos de trabalho mais eficientes e a integração entre sistemas, como CRM e softwares de gestão.

No fim das contas, tudo isso contribui para um objetivo maior: enriquecer a experiência do cliente.

E qual é a importância disso?

Segundo o relatório Zendesk CX Trends 2023, 60% dos consumidores baseiam suas decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. Consoante a isso, mais da metade revela que abandonaram sua empresa após uma experiência ruim. E, caso se repita, esse número sobe para 73%.

Ou seja, a qualidade do atendimento é determinante para sua fidelização. Deu para entender a importância de investir na otimização da experiência do cliente?

Considerando este cenário, a automação de vendas pode desempenhar um importante papel nisso tudo. E nós vamos te ajudar a entender como isso funciona.

Se você está em busca de informações sobre como estreitar o relacionamento com o público para alavancar seus resultados em vendas, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você vai aprender uma série de questões-chave. Confira!

  • O que é automação de vendas?
  • Qual a diferença entre automação de vendas e automação de marketing?
  • Quais são os processos que podem ser automatizados?
  • Como a automação de vendas funciona na prática?
  • Por que usar um sistema de automação de vendas?
  • Quais os principais benefícios de automatizar processos de vendas?
  • Como iniciar a automatização de vendas?
  • Como automatizar o processo de vendas na prática?
  • Como integrar a automação de vendas em um CRM?
  • Quais são os exemplos de automação de vendas?

O que é automação de vendas?

A automação de vendas consiste no uso da tecnologia para automatizar processos e atividades da equipe comercial. Quando colocado em prática, o processo reduz ou elimina por completo a necessidade de ações antes realizadas de forma manual.

Nessa direção, ela foca em otimizar processos que não precisam da ação humana. Sendo assim, pode-se afirmar que a automação de vendas não tem como objetivo substituir o trabalho do vendedor da empresa, mas sim otimizá-lo.

Exemplo de processo de vendas tradicional

Vamos ver um exemplo simples: um consumidor em potencial conhece a empresa e se interessa pelo seu produto. Neste momento, o vendedor entra em ação, oferece mais informações e tira suas dúvidas.

Contudo, o consumidor informa ao vendedor que precisa avaliar melhor as opções apresentadas. Por fim, passados alguns dias, o vendedor entra em contato com o prospect e faz uma proposta de venda do produto.

Exemplo de processo de vendas automatizado

Agora, vamos pensar no mesmo ciclo que vimos anteriormente, porém, com o auxílio da automação de vendas associada às ações de marketing digital.

Neste cenário, o consumidor em potencial conhece a empresa e encontra de forma digital todas as informações que precisa sobre o produto. Já motivado, ele deixa seu e-mail no site, de modo que possa receber informações específicas sobre o item desejado.

A plataforma de automação de vendas e marketing atribui a esse contato um código de identificação (com pontuações). Por gostar do conteúdo que recebe, esse potencial cliente retorna ao site da empresa.

As novas interações no site aumentam consideravelmente a pontuação do prospect. Isso acontece até o ponto em que a ferramenta de automação de vendas e marketing identifica esse aumento do interesse e emite um alerta para o time de vendas.

Em outras palavras, a tecnologia mostra que ele já está pronto para receber o contato de um vendedor. Por fim, o profissional da sua equipe de vendas faz uma proposta ao potencial consumidor sobre o produto desejado.

Como você pode observar, o primeiro cenário exige maior atenção e constante interação dos vendedores. Já no segundo, o uso do tempo é otimizado, uma vez que o sistema de automação de vendas faz a maior parte do trabalho.

Diferença entre automação de vendas e automação de marketing

Embora sejam parecidas, a automação de marketing difere da automação de vendas.

A primeira consiste em uma ferramenta que automatiza ações repetitivas dentro do departamento de marketing da empresa. Isso inclui o envio automático de e-mails para que os leads sejam nutridos, assim como o lead scoring para sua qualificação. 

Em contrapartida, a automação de vendas busca automatizar os processos repetitivos no setor de vendas. E isso pode ser:

  • precificação do produto;
  • criação de relatórios de vendas;
  • agendamento de ligações;
  • gerenciamento de equipes de vendas.


Viu como são diferentes? Entretanto, como os setores de marketing e vendas estão cada vez mais interligados, é possível que existam no mercado alguns softwares que se proponham a automatizar os dois setores, de maneira integrada.

Alguns podem ir ainda mais longe e propiciar a gestão de relacionamento com os clientes. Aliás, vale dizer que alguns gestores podem se confundir quando acontece essa junção e, por isso, é importante saber diferenciar as ferramentas.

Quais são os processos que podem ser automatizados?

Até aqui, você já entendeu o que é automação de vendas e como ela agiliza várias tarefas desta área, certo? Agora, vamos falar sobre os processos que podem ser automatizados.

Automatização da previsão de vendas

A previsão de vendas, também conhecida como forecast de vendas, visa prever quais serão as vendas realizadas pela empresa em um determinado período. Isso pode ser anual ou mensal, conforme a demanda.

Normalmente, a previsão não é mero achismo e tem por base a análise de estatísticas. Até porque, quando a previsão de vendas não é bem feita, ela mais atrapalha do que ajuda o gestor.

Em contrapartida, um software de automação de vendas faz essas previsões automaticamente, com base nos dados do funil de vendas e nos indicadores de resultados. Inclusive, essa é uma forma de tornar a previsão muito mais precisa.

Possibilidade de priorizar contatos

Outro ponto interessante da automatização de vendas é a possibilidade de se priorizar os contatos, o que economiza horas de trabalho. 

Tente imaginar um vendedor analisando todos os contatos para priorizá-los manualmente. Parece algo trabalhoso, que demanda muito tempo, certo?

Logo, é bem possível que, por conta do volume de trabalho, poucas são as empresas que de fato realizam essa priorização.

No entanto, quem desfruta de uma automação, pode se beneficiar disso e de muito mais. Afinal, um software de gestão faz a priorização automática dos leads em pouco tempo. Para isso, usa como base informações relevantes, como: tamanho da empresa, cargo, conteúdos consumidos, dentre outras.

Quando a priorização segmentada chega na mão do vendedor, ele terá muito mais embasamento para tomar suas decisões de vendas. E, como consequência, poderá aumentar o número de vendas efetivas.

Agendamento do follow-up

Outra tarefa trabalhosa dentro do departamento de vendas é o acompanhamento do contato no processo comercial. Em outras palavras, estamos falando do follow-up.

Nesse processo, o vendedor entra em contato com o cliente para conhecer suas necessidades. Assim, saberá se ele está pronto para a próxima etapa e, também, poderá realizar o pós-venda do negócio.

Por outro lado, deve-se considerar a hora certa para que esse contato seja feito. Contudo, encontrar esse momento é um verdadeiro desafio, visto que muitos vendedores perdem o cliente por conta de uma exacerbada insistência.

o software de automação, ajuda a organizar esse processo, sendo que o agendamento passa a ser feito de maneira inteligente. Desse modo, o vendedor nem se adianta, nem se atrasa no contato com seu cliente.

Criação das tarefas de vendas

Outro processo que um software de vendas é capaz de criar são as tarefas de vendas. Para tal, a solução se baseia nos acontecimentos e características dos perfis das suas oportunidades.

Um exemplo clássico disso diz respeito ao prospect que pode solicitar a demonstração do produto e até mesmo agendar uma ligação para que o vendedor possa atendê-lo. Prático, concorda?

Relatórios automatizados

De fato, os relatórios trazem informações absolutamente relevantes para os vendedores. São eles que mostram as taxas de conversão, ticket médio das oportunidades, quantidade de negócios fechados, além de outros dados.

É por meio desses relatórios que os profissionais sabem quais objetivos foram alcançados e quanto tempo falta para que a meta seja batida. Enfim, isso fornece um panorama bastante amplo para entenderem como está a situação.

No entanto, fazer essa coleta de informações para criar relatórios manualmente é muito trabalhoso. E é aí que a automatização faz toda a diferença, uma vez que ela permite a criação de relatórios de maneira simples.

Além disso, o software de automação permite a exportação desses relatórios, mantendo sua padronização. Por sinal, isso simplifica ainda mais a busca por informações e a coleta de dados.

Como a automação de vendas funciona na prática?

Para facilitar o entendimento, preparamos um exemplo prático de como a automação de vendas pode facilitar o trabalho ao longo do funil de vendas:

Consciência

O objetivo aqui é criar algum tipo de ativo que capture a atenção do seu público-alvo. E o mais importante: você deseja obter o endereço de e-mail deles. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é oferecer conteúdos ricos, como um e-book ou templates (como os modelos de e-mail marketing), que serão úteis para seu público. 

Antes de acessá-lo, o cliente em potencial precisará preencher um formulário em uma página de destino (landing page), indicando suas informações.

Ah! Não se esqueça de que os conteúdos ricos precisam estar relacionados ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você trabalha para uma empresa de software de design, o e-book deve estar relacionado à área de design para garantir que você atraia os tipos certos de leads, certo?

Consideração

Nesse ponto, você terá vários leads em seu funil, com seus respectivos endereços de e-mail. Configure uma série de mensagens focadas na nutrição de leads para que sejam enviados em intervalos regulares, de forma automatizada.

Dessa forma, você continua sendo lembrado e pode educar os leads sobre a oferta em questão. Não seja muito insistente ou excessivamente vendável neste momento — há um momento para isso mais tarde.

Você também saberá que seus leads estão interessados ​​em conteúdo, então, os primeiros e-mails podem direcioná-los para postagens de blog sobre um tópico semelhante.

Em seguida, os próximos podem começar a apresentá-los ao seu produto, compartilhando uma visão geral de alto nível dos benefícios.

Decisão

Agora é a hora de fechar o negócio. Seus leads demonstraram interesse em seu conteúdo e passaram por toda a jornada de nutrição. 

Assim, o e-mail final da série deve ir direto ao ponto e incluir algo para fechar o negócio, como: “demonstração do produto”, “consulta gratuita” ou “desconto especial”. 

Este exemplo de automação de vendas não funcionará para todos, portanto, se alguns leads não se converterem, é hora de mudar a tática.

Uma dica: crie uma sequência de nutrição separada especificamente para eles e verifique novamente com outra oferta, em seis meses.

Por que usar um sistema de automação de vendas?

O software ou sistema de automatização de vendas, além de facilitar o dia a dia do departamento comercial, colabora para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Isso porque os vendedores passam a focar na estratégia de vendas, evitando perder tempo com trabalhos repetitivos. Adicionalmente, eles serão direcionados assertivamente acerca da maneira como devem atender os clientes.

Conforme vimos, o software colabora para que não ocorram atropelos no momento de atender os clientes e nem mesmo atrasos em visitas. Em paralelo, as análises dos relatórios se tornam ainda mais certeiras.

De forma resumida, a empresa terá uma visão 360º sobre o cliente, permitindo criar campanhas muito mais personalizadas. E o melhor: isso faz com que o próprio consumidor caminhe mais rapidamente pela jornada de compras.

Quais são os benefícios da automação de vendas?

Um dos principais benefícios ao automatizar processos de vendas é o ganho de qualidade no atendimento, que certamente fortalecerá o poder da marca no mercado. 

Está afirmação de apoio em dados obtidos no relatório Zendesk CX Trends 2023, que verificou que 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. Ou seja, quem não oferece um serviço de qualidade, está perdendo vendas e deixando dinheiro na mesa.

Por sua vez, a forma como uma empresa recebe e atende às demandas de seus clientes é determinante para a construção de sua imagem e consolidação no segmento. 

Não é à toa que Zig Ziglar, escritor, vendedor e orador motivacional americano já dizia: “é mais fácil explicar o preço uma vez do que se desculpar pela qualidade para sempre”. 

18 benefícios da automação de processos de vendas

Separamos abaixo os principais benefícios identificados junto às empresas que colocaram em prática a automação de força de vendas:

  1. promove um gerenciamento completo de negócios, gerando alertas para consumidores em potencial, isto é, aqueles com mais possibilidade de fechamento com base nos parâmetros definidos pela companhia; 
  2. confere uma pontuação e priorização de leads de forma dinâmica, realizando a qualificação automática do lead de acordo com a jornada de compra do cliente, sempre priorizando os consumidores com maior potencial
  3. realiza a distribuição de atribuição de leads de maneira mais precisa ao indica o segmento ou localidade ao qual o comprador pertence, tornando mais prático designar cada cliente ao representante certo; 
  4. faz a nutrição automatizada de leads, registrando o histórico do comprador para ajudar a empresa na tomada de decisão; 
  5. reduz o tempo de resposta, enviando documentos e materiais aos consumidores de forma imediata para facilitar o processo comercial; 
  6. faz a previsão de vendas com base em dados, prevendo com mais segurança como serão os resultado para o período, contribuindo para o crescimento da empresa; 
  7. gera relatórios robustos e frequentes, mantendo todas as informações armazenadas em um só local, a fim de democratizar o acesso aos dados da companhia; 
  8. torna a colaboração e comunicação mais práticas, fazendo com que seu time consiga trabalhar em equipe, melhorando seus resultados e gerando um aumento de produtividade; 
  9. otimiza a programação por meio do preenchimento automático da agenda, o que colabora para reduzir a inércia da equipe;
  10. promove a redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente), afinal, com um atendimento ao cliente mais eficiente, a empresa é capaz de quantificar e qualificar melhor sua base de leads. Como resultado, o vendedor se torna mais apto e sabe o momento mais oportuno para contactar o cliente;
  11. facilita o acesso ao histórico de vendas e à performance do funil, dando visibilidade a cada etapa, o que permite identificar quando há um problema e gera insights de como corrigir e otimizar o processo;
  12. amplia a visão estratégica da empresa, uma vez que permite identificar quais são os clientes com maior potencial de compra. Este processo, por sua vez, facilita as etapas de personalização das ofertas;
  13. confere mais agilidade ao processo de vendas, que se torna mais dinâmico e direcionado às necessidades dos clientes;
  14. melhora a experiência do cliente, que passa a contar com um atendimento mais ágil, focado e eficiente, evitando aquela chateação de ter o vendedor em seu pé a todo instante;
  15. aumento da produtividade da equipe, tendo em vista que as tarefas burocráticas — que consomem boa parte do tempo — passam a ser realizadas de maneira automática;
  16. otimização do uso do tempo durante o ciclo de venda ao eliminar atividades repetitivas. Com isso, os representantes de vendas têm mais tempo para investir no que realmente importa: o cliente;
  17. redução de erros, considerando que o sistema de automação de vendas atua de forma exata, conforme sua programação, eliminando o erro humano do processo;
  18. viabiliza a personalização e segmentação das ações de vendas, permitindo criar campanhas direcionadas a grupos específicos de clientes, com mensagens personalizadas de acordo com suas necessidades e interesses. Isso aumenta a efetividade das ações de vendas e melhora a experiência do cliente.

Todas essas vantagens, juntas, refletem positivamente na experiência do cliente que, segundo o relatório da Zendesk, busca padrões de atendimento cada vez mais altos.

Como iniciar a automatização de vendas?

O primeiro passo para iniciar a automatização de vendas é conversar com seus representantes de vendas sobre as tarefas que estão ocupando a maior parte do tempo deles. 

Obtenha uma visão completa de quais atividades não geradoras de receita estão usando a maior quantidade de tempo dos colaboradores. Em seguida, faça uma pesquisa sobre diferentes ferramentas digitais que automatizam as tarefas.

A maneira mais óbvia de saber se uma plataforma de automação é adequada para você é realmente utilizá-la

Sabendo disso, muitas empresas disponibilizam avaliações gratuitas das suas ferramentas CRM, permitindo que você experimente a solução de automação de vendas antes de adquiri-la.

Seja qual for a empresa, recomendamos experimentar a solução antes de se comprometer com uma única plataforma.

Como automatizar o processo de vendas na prática? 

Agora que você já entendeu o que é automação de processos em vendas, chegou a hora de aprender como substituir processos manuais e burocráticos, implementando a automatização em sua empresa. 

Para isso, vamos usar como base o modelo PDCA, que envolve quatro etapas:

  • plan (planejamento);
  • do (execução);
  • check (análise);
  • act (ação). 

Vamos entender do que se trata cada uma delas a seguir:

1. Planejamento

O primeiro passo para a automação do processo de vendas é definir objetivos e fluxos de ações que irão garantir ou aproximar a empresa de suas metas.  

Dessa maneira, você consegue “prever” alguns pontos de aperfeiçoamento para o futuro, uma vez que as expectativas nos proporcionam um caminho para seguir.  

Essa ideia de previsibilidade é vital em todo o ciclo do processo, uma vez que nenhuma empresa quer ser pega desprevenida com um resultado inesperado, certo?

Com o objetivo escolhido, chegou a hora de definir os métodos que irão viabilizar o atingimento das metas. 

Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo prático: 

Suponha que um processo de vendas tenha como objetivo o fechamento de 10 novos contratos. Como isso será feito? Quais são as fases, dentro do processo, que darão condições para o time comercial alcançar esse número? 

Nesse exemplo, separamos alguns processos que ajudarão a empresa a alcançar tal objetivo: 

  1. aplicação do follow-up após cada contato;
  2. escolha de um percentual máximo de descontos para as negociações; 
  3. implementação de ferramentas de vendas para acelerar o processo. 

Podemos concluir, portanto, que o objetivo da fase de planejamento é conferir previsibilidade a todo o processo. Adicionalmente, ela define um foco a ser buscado com a execução das ações contidas no processo. 

2. Execução 

Esta é uma das etapas preferidas dos profissionais de vendas: a execução da automatização de processos. 

Aqui, devemos aplicar todas as técnicas previstas para atingir um resultado

Tenha em mente que a proposta da execução não é apenas colocar a “mão na massa”, mas também, coletar dados para análises futuras. 

Ademais, é importante aprimorar a comunicação entre os times, pois não adianta delegar várias tarefas para os colaboradores sem que tenham conhecimento prévio. 

Por fim, capacite e treine a equipe para a execução de todas as atividades. 

Parece difícil? 

Certamente há vários caminhos para prosseguir, contudo, separamos alguns artigos que podem ajudam sua empresa a executar essas demandas com mais eficiência: 

3. Análise

O passo seguinte é verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejamento e se será possível alcançar os objetivos.

Nesta etapa, podemos identificar pontos de aperfeiçoamento, seja na aceleração de um processo ou no acréscimo de mais controles para aumentar a segurança da execução. 

Com as anomalias identificadas, temos o cenário ideal para seguir para a próxima — e última — etapa da automação de processos em vendas: a fase de ação, conhecida também como ajuste.

4. Ação 

A metodologia foi planejada, os vendedores foram capacitados e a ação está acontecendo sem turbulências. 

Contudo, ainda é necessário concentrar esforços para fazer alterações ou, se for preciso, melhorar o que já está rendendo frutos interessantes para o projeto.

De modo geral, a etapa de ação envolve três itens: 

  • melhoria contínua: onde serão identificados os gargalos que não são um problema para o processo, mas que podem prejudicar o seu desempenho no futuro. Por exemplo: cadastro ineficiente de usuários em um software de CRM
  • prevenção de falhas: foca em descobrir os pontos críticos no desenvolvimento de um processo, que podem resultar em consequências graves, como a ausência de um backup para o cadastro de usuários no sistema ERP. Como solucionar isso para impedir um problema grave?;
  • correção de falhas: esta é a pior situação, pois engloba a intervenção de um problema, planejado ou não, que aconteceu. Mesmo assim, ela é substancial para o ciclo como um todo. Exemplo: as informações do cliente foram vazadas, como iremos agir? 

Porém, conhecer as etapas do processo de automação de vendas não impede que imprevistos e erros ocorram. Pensando nisso, separamos um vídeo que mostra dois motivos pelos quais as empresas falham nesta situação e como evitá-los, confira: 

Integrando a automação de vendas a um CRM

O segredo para economizar tempo e aumentar a produtividade é encontrar a ferramenta certa de CRM. A sigla representa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, que envolve gerenciar e acionar sua automação de vendas. 

O CRM nada mais é do que um poderoso sistema que conecta os dados de seus leads de vendas e clientes, tudo em um só lugar. Assim, ajuda a estabelecer a base para um processo de automação de vendas bem-sucedido.

Por meio dessa ferramenta, você pode acompanhar detalhes como:

  • endereço de e-mail;
  • tipo de cliente;
  • histórico de compras;
  • estágio atual do pipeline de vendas;
  • com que frequência alguém abre ou clica em um e-mail.

Um bom software de CRM começa a criar valor no minuto em que você insere seu primeiro lead. E, para obter os melhores resultados, certifique-se de que todos os seus leads sejam processados ​​por meio do seu CRM. 

Ao ter tudo em um só lugar, você pode identificar rapidamente quais representantes estão arrasando e quais têm gargalos. Também consegue monitorar o progresso do negócio e fazer um brainstorming com sua equipe para entender como avançar com leads frios.

Muitas plataformas de CRM já incluem recursos de automação de processos de vendas. Porém, e se você encontrar uma ferramenta de automação que não está incluída no seu CRM? 

Nesse caso, pode-se visitar o mercado de aplicativos da plataforma e verificar se ele possui uma integração nativa para esse aplicativo de automação específico. 

E mais: é possível usar aplicativos de integração de terceiros, como o Zapier, para conectar seu CRM às ferramentas de vendas automatizadas de sua escolha.

Conheça outros exemplos de automação de vendas e aplique-os na sua empresa

Agora que você já sabe da importância de otimizar seu atendimento junto ao cliente, conheça mais alguns exemplos de automação de força de vendas que podem ser aplicadas no seu negócio.

Controle e otimização no envio e recebimento de e-mails

A partir da automação de vendas, pode-se promover a automação no envio e recebimento de e-mails. Essa prática minimiza consideravelmente o tempo gasto pela equipe no controle diário dos e-mails. 

A ferramenta avalia o perfil dos seus leads e permite que sejam criados vários e-mails distintos para clientes, com desejos e necessidades diferentes. 

Eficiência e assertividade nas ligações

A falha humana pode resultar em ligações precipitadas. Nesta perspectiva, a automatização das ligações presta suporte durante essa etapa do funil de vendas, otimizando o tempo gasto em telefonemas e tornando a comunicação mais assertiva.

A propósito, muitos softwares de automação de ligações permitem que você programe diversos tipos de mensagens, facilitando a interação com clientes distintos.

Agilidade na geração de propostas

A agilidade na geração de propostas é perceptível. Aqui, o software de automação permite que você trace estratégias de venda específicas e assertivas para atingir o desejo do cliente no momento da comunicação.

Por consequência, esse processo aumenta mais a chance de fechar um negócio com o cliente.

Case Magalu: exemplo de automação de processos de vendas na prática

Um dos maiores exemplos de automação de força de vendas está no case do Magazine Luiza, uma companhia que atua fortemente no mercado de varejo. 

Com a proposta de oferecer respostas mais ágeis e em menos tempo em todas as fases do processo comercial, a empresa investiu no autoatendimento e em chatbots.

Ao mesmo tempo, o time de marketing passou a utilizar o seu canal do Youtube como uma ferramenta de suporte ao pós-venda, descomplicando termos técnicos e respondendo a dúvidas dos clientes. 

Para saber um pouco mais sobre este case e entender como a empresa aperfeiçoou a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, otimizou todo o seu processo comercial de maneira simples e eficaz, confira o vídeo abaixo:

Que tal implementar a automação de vendas na sua empresa hoje?

Após entender o que é automação de vendas e conhecer os principais benefícios que esse sistema pode proporcionar para um negócio, você provavelmente deve estar pensando em implementar isso na sua empresa, certo?

Felizmente, para aqueles que buscam uma gestão integrada de processos, existem inúmeras soluções tecnológicas úteis no mercado. Entre elas, o software da Zendesk, uma ferramenta robusta, que reúne tudo em uma única plataforma

Assim, além de acompanhar a jornada do seu cliente de perto, você aumenta a performance do seu time, munindo-os com um sistema feito sob medida para as necessidades do seu negócio. Faça uma avaliação grátis agora mesmo!

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