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3 cases de vendas e dicas de como sua empresa pode ser o próximo caso de sucesso

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 1 Junho 2020
Última atualização em 1 Julho 2020

Estar atento aos cases de vendas atuais, de empresas que apresentam grandes resultados, vai te ajudar a conhecer e aprender na prática sobre novos processos de vendas, técnicas e ferramentas

Especialmente nos dias de hoje em que cada dia surge uma novidade e uma onda de gurus de vendas que batem à sua porta para ensinar aquele “método infalível para vender mais”, estar conectado a cases de vendas reais, vai te ajudar a separar o joio do trigo. 

Neste artigo separamos 3 cases de vendas para te apresentar, são eles:

  • Sofit Frotas, que ampliou em 31% a taxa de conversão;
  • Deskfy, que aumentou em 300% o número de clientes e, consequentemente, ampliou o faturamento em 900%;
  • QuantoSobra, que dobrou o número de clientes em um ano. 

Confira a seguir, os detalhes do sucesso dessas empresas e como elas conseguiram alcançar esses resultados. 

3 cases de vendas: como impulsionar os resultados do setor, na prática

1. Sofit Frotas

Fundada em 2010, a Sofit é uma empresa de tecnologia que oferece um software por assinatura para gestão de frotas. 

Antes de implementar soluções para melhorar o processo de vendas sofria com o problema clássico de não aproveitamento dos leads enviados pelo marketing.

Os leads chegavam até o setor de vendas, mas não eram convertidos. 

Usando as ferramentas de marketing para qualificação de leads, a suspeita passou a ser de que o problema poderia estar em como o setor de vendas usava esses leads

Em análise, foi identificado que o departamento e seus vendedores:

  • Não usavam gatilhos de passagem entre etapas de vendas;
  • Não havia um processo claro de prospecção;
  • Os vendedores também prospectavam. 

A partir da identificação desses problemas os profissionais da empresa foram em busca da otimização do processo de Inside Sales, a partir da:

  • Implementação da metodologia da Meetime;
  • Criação de cadência;
  • Registro de todas as atividades de vendedores e histórico de clientes; 
  • Contratação de um SDR

Não sabe o que é cadência de prospecção? Esse é um conceito muito importante para um processo de vendas de sucesso. Assista ao vídeo abaixo e amplie sua compreensão sobre o assunto. 

Após a devida adoção e uso das ferramentas de maneira correta a empresa, quase triplicou o agendamento de reuniões e o número de oportunidades, já no primeiro mês. 

Além disso, o custo por oportunidade foi reduzido em 36% e a taxa de conversão de leads recebidos até agendamentos saltou de 22% para 31%

Por último, mas não menos importante, a empresa consegue controlar e prever:

  • A quantidade de leads;
  • Quantidade de atividades realizadas;
  • O número de agendamentos do período. 

Quer saber mais detalhes sobre esse case de vendas? Acesse a história de sucesso da Softi, aqui. 

2. Deskfy

Deskfy é uma empresa para gestão, distribuição e customização de conteúdos internos e materiais de marketing. Entre os problemas enfrentados pela empresa estavam:

  • Baixo volume de reuniões;
  • Processo de prospecção outbound desestruturado;
  • Dificuldade de escalar as vendas. 

Diante desse cenário, o novo gestor comercial Vinnie Rodrigues, tinha o desafio de implementar uma estratégia de vendas que envolvesse vários canais, como telefone, e-mail, Whatsapp e Linkedin. O que envolveria executar uma cadência de prospecção mista (feita em canais diferentes). 

Também era necessário encontrar uma ferramenta de prospecção que centralizasse as ligações e videoconferências. 

O objetivo era organizar o dia a dia dos SDRs e garantir que os leads fossem trabalhados à exaustão, sem perda de tempo. 

Para executar tudo isso, e organizar as atividades bem como criar um fluxo de trabalho  com acesso a métricas, a empresa optou por contratar uma solução de Inside Sales, que:

  • Executa atividades das cadências;
  • gera oportunidades;
  • Realiza vídeo chamadas e ligações.

O resultado foi:

  • Um aumento de 300% no número de clientes;
  • 150% de ampliação do ticket médio;
  • Faturamento ampliado em 900%

3. QuantoSobra

Como sa empresa que tinha 198 clientes alcançou os 573 de janeiro a dezembro? 

A estratégia principal foi (e ainda é) o Inside Sales: 96% das vendas são do Inbound Sales (4% Outbound).

Entre as estratégias usadas nesse case de vendas estão: 

  • Contratação de um sistema de Inside Sales;
  • Melhoria do processo de vendas;
  • Definição do perfil ideal de cliente;
  • Melhorar o discurso de vendas;
  • Criar gatilhos de passagem no funil de vendas;
  • Contratando visões externas à empresa;
  • Disciplina na execução das etapas de Inside Sales;
  • Monitoramento de métricas de vendas.

Gostou de conhecer esses todos esses cases de vendas? Se quiser continuar sua pesquisa, indicamos outras histórias de sucesso: 

  • Edools, com um aumento de 120% do número de atividades mensais, ampliando a demanda de reuniões mensais;
  • Granatum, aumentou em 292% a geração de oportunidades;
  • Magazine Luiza, uma das líderes de mercado com excelente atendimento ao cliente e alta produtividade de colaboradores;
  • Nubank, com 400 mil tickets por mês.  

O que você deve aprender com esses cases de vendas? 

Analisando esses cases de vendas, podemos identificar como o Inside Sales é um mecanismo propulsor das vendas em um ambiente atual, moderno e altamente competitivo. 

O Inside Sales é um jogo de números, quanto mais atividades você realiza, mais chances de alcançar suas metas. 

Entretanto, é importante saber quais ações realizar e quando. 

A partir desses cases de vendas e de nossa experiência na área, você pode criar um verdadeiro mapa de sucesso em Inside Sales, que irá te levar ao sucesso, a partir das seguintes etapas:

  1. Possuir fluxo constante de Leads
  2. Estruturar e garantir que o processo comercial seja seguido
  3. Agendar mais reuniões (jogo de números)
  4. Reduzir no-show
  5. Melhorar o discurso de vendas no fechamento
  6. Seguir rotina de coaching com vendedores
  7. Aumentar a produtividade do vendedor
  8. Aprender inside sales com especialistas
  9. Gerenciar o processo de Inside Sale

A tecnologia é uma importante aliada no processo de Inside Sales, que por sua vez representa o que há de mais atual em vendas diante do novo comportamento do consumidor. 

Por meio do uso correto de sistemas de vendas é possível:

  • Aumentar a eficiência da prospecção;
  • Melhora a passagem de leads de pré-vendas para vendas;
  • Otimiza o aproveitamento dos leads;
  • Amplia a produtividade dos vendedores e mais. 

Esse artigo foi escrito pela Meetime, software de Inside Sales com módulos de prospecção, gestão de vendas e relacionamento, reuniões e apresentação de demos.