3 cases de vendas e dicas de como sua empresa pode ser o próximo caso de sucesso
Publicado 1 junho 2020
Última atualização em 1 julho 2020

Estar atento aos cases de vendas atuais, de empresas que apresentam grandes resultados, vai te ajudar a conhecer e aprender na prática sobre novos processos de vendas, técnicas e ferramentas.
Especialmente nos dias de hoje em que cada dia surge uma novidade e uma onda de gurus de vendas que batem à sua porta para ensinar aquele “método infalível para vender mais”, estar conectado a cases de vendas reais, vai te ajudar a separar o joio do trigo.
Neste artigo separamos 3 cases de vendas para te apresentar, são eles:
- Sofit Frotas, que ampliou em 31% a taxa de conversão;
- Deskfy, que aumentou em 300% o número de clientes e, consequentemente, ampliou o faturamento em 900%;
- QuantoSobra, que dobrou o número de clientes em um ano.
Confira a seguir, os detalhes do sucesso dessas empresas e como elas conseguiram alcançar esses resultados.
3 cases de vendas: como impulsionar os resultados do setor, na prática
1. Sofit Frotas
Fundada em 2010, a Sofit é uma empresa de tecnologia que oferece um software por assinatura para gestão de frotas.
Antes de implementar soluções para melhorar o processo de vendas sofria com o problema clássico de não aproveitamento dos leads enviados pelo marketing.
Os leads chegavam até o setor de vendas, mas não eram convertidos.
Usando as ferramentas de marketing para qualificação de leads, a suspeita passou a ser de que o problema poderia estar em como o setor de vendas usava esses leads.
Em análise, foi identificado que o departamento e seus vendedores:
- Não usavam gatilhos de passagem entre etapas de vendas;
- Não havia um processo claro de prospecção;
- Os vendedores também prospectavam.
A partir da identificação desses problemas os profissionais da empresa foram em busca da otimização do processo de Inside Sales, a partir da:
- Implementação da metodologia da Meetime;
- Criação de cadência;
- Registro de todas as atividades de vendedores e histórico de clientes;
- Contratação de um SDR.
Não sabe o que é cadência de prospecção? Esse é um conceito muito importante para um processo de vendas de sucesso. Assista ao vídeo abaixo e amplie sua compreensão sobre o assunto.
Após a devida adoção e uso das ferramentas de maneira correta a empresa, quase triplicou o agendamento de reuniões e o número de oportunidades, já no primeiro mês.
Além disso, o custo por oportunidade foi reduzido em 36% e a taxa de conversão de leads recebidos até agendamentos saltou de 22% para 31%.
Por último, mas não menos importante, a empresa consegue controlar e prever:
- A quantidade de leads;
- Quantidade de atividades realizadas;
- O número de agendamentos do período.
Quer saber mais detalhes sobre esse case de vendas? Acesse a história de sucesso da Softi, aqui.
2. Deskfy
Deskfy é uma empresa para gestão, distribuição e customização de conteúdos internos e materiais de marketing. Entre os problemas enfrentados pela empresa estavam:
- Baixo volume de reuniões;
- Processo de prospecção outbound desestruturado;
- Dificuldade de escalar as vendas.
Diante desse cenário, o novo gestor comercial Vinnie Rodrigues, tinha o desafio de implementar uma estratégia de vendas que envolvesse vários canais, como telefone, e-mail, Whatsapp e Linkedin. O que envolveria executar uma cadência de prospecção mista (feita em canais diferentes).
Também era necessário encontrar uma ferramenta de prospecção que centralizasse as ligações e videoconferências.
O objetivo era organizar o dia a dia dos SDRs e garantir que os leads fossem trabalhados à exaustão, sem perda de tempo.
Para executar tudo isso, e organizar as atividades bem como criar um fluxo de trabalho com acesso a métricas, a empresa optou por contratar uma solução de Inside Sales, que:
- Executa atividades das cadências;
- gera oportunidades;
- Realiza vídeo chamadas e ligações.
O resultado foi:
- Um aumento de 300% no número de clientes;
- 150% de ampliação do ticket médio;
- Faturamento ampliado em 900%.
3. QuantoSobra
Como sa empresa que tinha 198 clientes alcançou os 573 de janeiro a dezembro?
A estratégia principal foi (e ainda é) o Inside Sales: 96% das vendas são do Inbound Sales (4% Outbound).
Entre as estratégias usadas nesse case de vendas estão:
- Contratação de um sistema de Inside Sales;
- Melhoria do processo de vendas;
- Definição do perfil ideal de cliente;
- Melhorar o discurso de vendas;
- Criar gatilhos de passagem no funil de vendas;
- Contratando visões externas à empresa;
- Disciplina na execução das etapas de Inside Sales;
- Monitoramento de métricas de vendas.
Gostou de conhecer esses todos esses cases de vendas? Se quiser continuar sua pesquisa, indicamos outras histórias de sucesso:
- Edools, com um aumento de 120% do número de atividades mensais, ampliando a demanda de reuniões mensais;
- Granatum, aumentou em 292% a geração de oportunidades;
- Magazine Luiza, uma das líderes de mercado com excelente atendimento ao cliente e alta produtividade de colaboradores;
- Nubank, com 400 mil tickets por mês.
O que você deve aprender com esses cases de vendas?
Analisando esses cases de vendas, podemos identificar como o Inside Sales é um mecanismo propulsor das vendas em um ambiente atual, moderno e altamente competitivo.
O Inside Sales é um jogo de números, quanto mais atividades você realiza, mais chances de alcançar suas metas.
Entretanto, é importante saber quais ações realizar e quando.
A partir desses cases de vendas e de nossa experiência na área, você pode criar um verdadeiro mapa de sucesso em Inside Sales, que irá te levar ao sucesso, a partir das seguintes etapas:
- Possuir fluxo constante de Leads
- Estruturar e garantir que o processo comercial seja seguido
- Agendar mais reuniões (jogo de números)
- Reduzir no-show
- Melhorar o discurso de vendas no fechamento
- Seguir rotina de coaching com vendedores
- Aumentar a produtividade do vendedor
- Aprender inside sales com especialistas
- Gerenciar o processo de Inside Sale
A tecnologia é uma importante aliada no processo de Inside Sales, que por sua vez representa o que há de mais atual em vendas diante do novo comportamento do consumidor.
Por meio do uso correto de sistemas de vendas é possível:
- Aumentar a eficiência da prospecção;
- Melhora a passagem de leads de pré-vendas para vendas;
- Otimiza o aproveitamento dos leads;
- Amplia a produtividade dos vendedores e mais.
Esse artigo foi escrito pela Meetime, software de Inside Sales com módulos de prospecção, gestão de vendas e relacionamento, reuniões e apresentação de demos.