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O que é venda humanizada e como colocar em prática para encantar clientes?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 24 novembro 2021
Última atualização em 24 novembro 2021

A venda humanizada quer que você trate o seu cliente como um ser humano. Parece óbvio, mas quantas vezes você já tratou os leads e prospects da sua empresa como números? Quantas vezes você já priorizou sua meta ao invés da satisfação do cliente? 

Infelizmente, é comum que vendedores esqueçam que clientes são pessoas que estão em busca da solução de um problema. 

As metas e os prazos do setor fazem com que atender a necessidade do cliente não seja uma prioridade.   

Entretanto, essa realidade vem mudando: segundo pesquisas como a Forecast Data, 72% das empresas dizem que melhorar a experiência do cliente é sua principal prioridade.

E parte disso está na capacidade de ouvir seus clientes com empatia, bem como:

  • buscar a melhor solução para ele, 
  • oferecendo um atendimento personalizado,
  • respeitando a etapa da jornada de compra em que ele está,
  • buscando contribuir com o sucesso dele. 

Esses são os objetivos centrais da venda humanizada. 

O que é venda humanizada?

Venda humanizada é um tipo de venda personalizada que tem o foco no cliente e no atendimento de suas necessidades e na solução de suas dores. 

Para que a humanização no atendimento possa ser realizada, a equipe precisa:

  • estudar sobre o cliente, quem ele é, seu histórico e mais,
  • praticar a escuta ativa, buscando compreender as demandas individuais,
  • avaliar as possíveis soluções que podem atender as dores do consumidor, 
  • entender a etapa da jornada de compra do cliente
  • oferecer conteúdo relevante e de valor que vão ajudar a educar e avançar o cliente no processo de compra, 
  • ser flexível com o script de vendas, e mais. 

A venda humanizada é o oposto do processo que tem como maior objetivo a venda em si. Calma, eu explico! 

Existem muitos processos comerciais em que é comum encontrar vendedores empurrando um produto ou serviço para os clientes de forma padronizada e sem ter avaliado a real utilidade do que está sendo apresentado para o prospect. 

Isso é o oposto da venda humanizada, que tem a personalização e o foco no cliente como características mais marcantes. 

Mas é importante que se diga que as metas de vendas também fazem parte de um processo comercial humanizado

O que muda é o mindset usado pelos vendedores e pela empresa no tratamento e no encaminhamento de cada prospect pelo funil de vendas

Em suma, a venda humanizada é um tipo de venda personalizada, consultiva e com foco no cliente e no sucesso dele com a solução contratada. 

Como colocar em prática a venda humanizada? 

Confira o passo a passo de como aplicar o processo de venda humanizada na sua empresa:

  1. Invista no treinamento de vendedores
  2. Mude a cultura da empresa
  3. Mapeie toda a jornada do cliente
  4. Pratique a escuta ativa e seja empático
  5. Inclua a prática de diagnóstico e pesquisa sobre o cliente
  6. Personalize as mensagens enviadas
  7. Monitore os resultados com as métricas
  8. Use ferramentas para otimizar o processo de vendas e garantir a personalização

1. Invista no treinamento de vendedores

O primeiro passo para realizar a venda humanizada é a realização constante de treinamento de vendedores.

É preciso mudar antigos hábitos e processos, bem como o mindset usado na comunicação com o cliente e no fluxo de trabalho. 

Faça treinamentos voltados para temáticas como:

  • o contato e relacionamento com o cliente, 
  • às personas da empresa, suas dores e necessidades, 
  • etapas da jornada do cliente, 
  • definição de gatilhos de passagem
  • capacidade de ouvir o prospect, 
  • como fazer boas perguntas para entender mais sobre o potencial consumidor e mais.

2. Mude a cultura da empresa

Não adianta dizer aos seus vendedores que a empresa deve praticar a venda humanizada se a gestão do negócio só cobra e mede indicadores de conversão. 

É preciso definir metas de venda, mas é fundamental mudar a cultura da empresa para que todas as etapas do processo sejam valorizadas. 

3. Mapeie toda a jornada do cliente

Entender quais são as etapas da jornada do cliente e quais são as demandas gerais de cada fase vai ajudar sua equipe a:

  • oferecer conteúdos mais ricos aos consumidores, 
  • facilitar o esclarecimento de potenciais dúvidas, 
  • facilitar os processos de avanço desse lead, ao mesmo tempo que respeita o tempo de cada contato. 

Ao mesmo tempo, defina gatilhos de passagem que vão indicar que um prospect saiu de uma etapa do funil de vendas e avançou para a seguinte, o que indica uma mudança na comunicação com esses contatos. 

4. Pratique a escuta ativa e seja empático

Já falamos sobre isso, mas é necessário repetir a necessidade de saber ouvir os prospects e clientes da empresa para entender quais são as demandas que eles possuem e encontrar uma solução que melhor se encaixa.

Isso representa uma comunicação empática e gera resultados efetivos a curto, médio e longo prazo. 

Encare o tempo que você está dedicando a ouvir o cliente como um acelerador do processo de vendas. É isso mesmo! Se você é capaz de identificar o que o cliente precisa, vai ser mais assertivo em oferecer uma solução com a qual ele realmente se identifica. Logo, o processo comercial pode ser até mais rápido. 

Sem contar que esse conjunto contribui para que você conquiste a confiança do cliente também. 

5. Inclua a prática de diagnóstico e pesquisa sobre o cliente

Em uma venda H2H (human to human), além de ouvir o prospect é importante que a sua empresa pesquise sobre ele e conheça mais sobre seu histórico, mesmo antes do primeiro contato.

Isso vai te ajudar a mostrar ao seu prospect que você o conhece e que pode realmente ajudá-lo. Além disso, também ajuda o vendedor a ampliar seu repertório sobre o consumidor e a conduzir a conversa e o diagnóstico do cliente em um caminho mais seguro e assertivo. 

As duas etapas são importantes para o encantamento do cliente, mas também para otimizar o processo de identificação de necessidades do cliente, gerar confiança e identificação. 

6. Personalize as mensagens enviadas

Na venda consultiva e humanizada, a personalização das mensagens é obrigatória

Mesmo que você use alguns padrões, faça o máximo para tornar a comunicação o mais fluida e natural possível, sempre considerando o que você sabe sobre o cliente. 

Esse tipo de cuidado é vital para todos os canais de comunicação, desde o telefone, e-mail, chats, redes sociais, videoconferências e, claro, pessoalmente. 

7. Monitore os resultados com as métricas

O setor de vendas respira números, dados, métricas e metas. Se a sua empresa não funciona assim, trate de mudar esse cenário. 

Concentre-se nas métricas de vendas e deixe de lado as métricas de vaidade. O objetivo deve ser sempre melhorar o desempenho de vendas da empresa, enquanto garante o encantamento do cliente e realiza uma comunicação humanizada. 

Leia também: 8 principais indicadores de vendas: como medir e otimizar para melhores resultados

8. Use ferramentas para otimizar o processo de vendas e garantir a personalização

Fazer com que uma venda humanizada, consultiva e personalizada aconteça não é tarefa fácil, por isso, o uso de tecnologia é indispensável.

O uso do CRM de vendas é uma maneira de conseguir bons resultados afinal o sistema permite:

  • centralizar todos os dados, interações e o histórico dos clientes;
  • visualizar o pipeline de vendas de forma eficiente,
  • automatizar o envio de e-mails para personalizar as comunicações, 
  • otimizar o fluxo de informações fornecidas;
  • registrar instantaneamente todas as chamadas feitas ou recebidas
  • integrar diferentes departamentos, por exemplo, vendas, marketing e atendimento;
  • identificar novas oportunidades de venda rapidamente,
  • acessar relatórios prontos para o uso que analisam métricas importantes

A Zendesk oferece um sistema de CRM para equipe de vendas que pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. Estamos falando de uma plataforma que ajuda a:

  • personalizar a comunicação com prospects e clientes,
  • aumentar a produtividade da sua equipe, 
  • ampliar o nível de satisfação dos seus clientes,
  • otimizar os processos e etapas de vendas e mais.

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