Ir para o conteúdo principal

Artigo 17 min read

Frases de agradecimento ao cliente para compra, feedback e +!

Por Zendesk

Última atualização em 19 fevereiro 2024

Para fechar vendas com maior efetividade, é importante atender e superar as expectativas dos consumidores. Por isso, as frases de agradecimento ao cliente devem fazer parte do seu discurso

Um bom atendimento pode significar um aumento no volume de vendas. De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 8 em cada 10 clientes de pequenas empresas pagariam um valor mais alto para terem um bom atendimento.

E mais do que isso: outra pesquisa da Bain & Co noticiou que um aumento na retenção de clientes de 5% pode significar um aumento de 25% de lucro

E, para garantir uma experiência de excelência ao cliente, o relatório de tendências da experiência do cliente da Zendesk trouxe os principais aspectos que os consumidores pedem:

  • 72% buscam atendimento imediato;
  • 59% querem que as empresas usem dados coletados para criar experiências personalizadas;
  • 62% dizem que recomendações personalizadas são melhores do que as genéricas;
  • 77% dizem que IA/bots são úteis para problemas simples;
  • 71% acreditam que IA/bots ajudam a obter respostas mais rápidas;
  • 67% acreditam que os bots geralmente fornecem as informações corretas.

Para saber como ser um agente ou vendedor mais amigável, preparamos uma lista de dicas e frases de agradecimento ao cliente que você pode utilizar para garantir o melhor atendimento! Continue a leitura para saber mais.

Resumo

  • Antes de escolher uma das frases de agradecimento, é preciso considerar o perfil dos clientes e personalizar as interações. Aliás, 59% querem que as empresas usem dados coletados para criar experiências customizadas.
  • As frases de agradecimento podem ser enviadas em diversos momentos: na hora da compra, ao receber um feedback, como reconhecimento pela satisfação do cliente, no fim de ano e para cativar (ainda mais) o consumidor.
  • Com a régua de relacionamento, pode-se enviar mensagens de felicitações de aniversário e dia do cliente, boas festas (natal e ano novo), agradecimento após a compra e, ainda, quando o cliente passa muito tempo sem comprar.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Como usar frases de agradecimento ao cliente no atendimento?

Não adianta apenas utilizar frases prontas de agradecimento ao cliente durante seu atendimento, é importante que a comunicação seja, cada vez mais, personalizada. 

Outro ponto é a educação, que é muito importante ao falarmos de agradecimento ao cliente. Mantenha sempre a cordialidade e o respeito para garantir que vai receber o mesmo tratamento.

Tão importante quanto o bom atendimento ao cliente é falar com ele pelo seu canal favorito. O mesmo relatório da Zendesk aponta que mais de 30% dos consumidores desejam ser atendidos em diversos canais. Ou seja, é preciso ter uma estratégia omnichannel para estar onde o seu cliente está.

Leia também: Como colocar sua estratégia omnichannel em prática? 5 dicas essenciais

Além de conhecer o canal ideal para falar com o seu consumidor, é importante conhecer seu cliente da maneira mais profunda que puder e com isso falar com ele nos momentos ideais.

Como conhecer melhor o meu cliente e acertar na comunicação?

Para estabelecer uma relação de confiança entre sua empresa e a clientela, esqueça as frases prontas de atendimento ao cliente e foque em personalização. 

A primeira dica para iniciar um processo de personalização é tentar recolher o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente, e anotá-las para garantir que não precisará fazer aquelas perguntas novamente. Um software de atendimento ao cliente, por exemplo, pode ajudar nesse quesito.

Aqui vão algumas das principais informações que é preciso coletar do seu cliente:

  • nome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • data de nascimento;
  • gênero;
  • CPF.

É sempre importante usar o nome do cliente durante os atendimentos para criar uma sensação de atenção individual, conexão e demonstra cuidado com o cliente.

Outra dica para deixar o atendimento ainda mais personalizado é registrar todo o histórico de compra do seu cliente. Com isso você pode ser proativo e se antecipar às suas necessidades e ajudá-lo a efetivar futuras compras.

Para deixar mais claro, aqui vai um exemplo:

Vamos supor que você possua um pet shop, e sabe que seu cliente vai a cada duas semanas comprar ração para o seu animalzinho. Sabendo dessa informação, você pode se antecipar às suas necessidades e oferecer os produtos que ele normalmente compra alguns dias antes, para lembrá-lo de sua loja.

Nos históricos, também é importante identificar se o cliente sinalizou alguma preocupação relevante ou preferência. Considerar esses aspectos é essencial para mostrar ao cliente que a empresa valida suas emoções e seus desafios, e é receptiva às suas demandas.

Com todas essas informações, você poderá ter uma visão abrangente sobre o comportamento do cliente, e será capaz de oferecer um atendimento altamente personalizado, adequando até mesmo o seu tom de voz para se comunicar com ele.

Além disso, esse conhecimento te ajudará a utilizar as analogias e exemplos mais próximos para os clientes, permitindo que suas explicações sejam mais facilmente compreendidas durante o atendimento, e podem ser determinantes para a sua satisfação com essa interação. 

Para mais, a personalização também deve estar presente nos acompanhamentos. 

Então, depois de um atendimento, você pode encontrar a maneira e o timing certos para entrar em contato com o cliente e obter um feedback se suas questões foram solucionadas.

 Assim você garante a fidelização da sua clientela. De acordo com Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Entendeu a importância da fidelização?

Como usar frases de agradecimento para fidelizar os clientes?

Agora que você já conhece mais sobre o seu cliente e seus hábitos de consumo, é importante garantir o contato com ele, inclusive no pós-venda. Afinal, queremos que o cliente volte a comprar.

Para incentivar uma nova compra, é importante manter uma relação saudável com o cliente e, para isso, aqui vão algumas frases de agradecimento ao consumidor pela compra ou parceria:

Frases de agradecimento ao cliente pela compra

Já falamos aqui que frases prontas de agradecimento podem não funcionar da melhor maneira, por isso é importante tentar personalizar ao máximo o agradecimento que irá fazer ao seu consumidor.

Por exemplo, ao invés de “muito obrigada pela sua compra”, pode dizer algo como:

“Olá, João! Muito obrigada pela confiança em nossa empresa para adquirir os seus produtos [ou serviços] e confiar em nós. Esperamos que tenha ficado totalmente satisfeito com a sua compra e, caso contrário, saiba que estamos abertos a ouvir suas sugestões ou críticas para poder melhorar sempre.”

Lembrando que, quanto mais você conhecer o seu cliente, mais pessoal poderá deixar esse tipo de frase de agradecimento.

Veja mais exemplos de frases prontas de agradecimento ao cliente pela compra:

Olá, [nome do cliente]! Queremos começar expressando nossa alegria por tê-lo como nosso cliente na [nome da empresa]! Sua confiança é incrivelmente importante para nós e estamos radiantes por poder atendê-lo. Conte conosco para o que precisar!

[Nome do cliente], não poderíamos estar mais gratos por tê-lo como cliente na [nome da empresa]. Sua preferência é a energia que nos move e estamos ansiosos para continuar superando suas expectativas!

Olá, [nome do cliente]! Queremos que você saiba que estamos muito empolgados por você ter escolhido a [nome da empresa]. Somos imensamente gratos pela confiança e esperamos que nossa parceria continue trazendo resultados incríveis para o seu negócio!

[Nome do cliente], queríamos aproveitar esta oportunidade para expressar nossa sincera gratidão pela sua recente compra na [nome da empresa]. Valorizamos muito sua confiança e estamos comprometidos em superar suas expectativas a cada interação.

Olá, [nome do cliente]! Estamos entusiasmados por tê-lo como nosso cliente na [nome da empresa]. Seu apoio é um verdadeiro impulso para nós, e queremos que saiba que estamos aqui para tornar sua jornada conosco a mais prazerosa possível.

Olá, [nome do cliente]! Em nome de toda a equipe da [nome da empresa], gostaríamos de lhe dar as boas-vindas oficiais e expressar nosso sincero agradecimento por nos escolher. Sua preferência nos motiva a continuar oferecendo os melhores produtos/serviços possíveis, e estamos aqui para apoiá-lo(a) em cada etapa.

Frases de agradecimento ao receber um feedback

Sempre estamos trabalhando para tentar garantir o melhor serviço aos nossos clientes, mas é bem provável que em algum momento os consumidores enviem algum tipo de crítica.

Não se assuste com retorno negativo, é importante que nesse momento você ouça o cliente com atenção e tente ajudá-lo da melhor maneira possível. Aqui vai um exemplo de frase de agradecimento ao cliente insatisfeito:

“Olá, Júlia! Sentimos muito que tenha tido problemas com o nosso produto (ou serviço), mas agradecemos imensamente sua mensagem, pois isso nos ajuda a melhorar os nossos produtos. Queremos ajudá-la a ter uma melhor experiência com a nossa marca, e vamos tentar resolver o seu problema o mais rápido possível.”

Neste momento é, também, muito importante ser sincero com o seu cliente. Caso não possa resolver o seu problema, ofereça um valor de reembolso, ou desconto para compras futuras.

Uma pesquisa mostrou que, se insatisfeitos, 72% dos clientes poderão trocar de fornecedor e 63% têm propensão de falar mal da empresa para outras pessoas. E essa não é a imagem que você quer passar, certo?

Confira mais alguns exemplos de frase de agradecimento ao cliente depois de receber feedbacks negativos:

Olá, [nome do cliente]. Agradecemos imensamente seu feedback sobre a sua experiência com a [nome da empresa]. Valorizamos sua opinião e estamos comprometidos em solucionar essa situação de forma eficiente! 

[Nome do Cliente], muito obrigado pelo seu feedback construtivo. A [nome da empresa] leva as opiniões dos clientes muito a sério e estamos empenhados em fazer as melhorias necessárias para garantir sua total satisfação. Por isso, fique tranquilo. Entraremos em contato em breve com novidades e medidas corretivas.

[Nome do cliente], seu feedback é extremamente valioso para nós. Agradecemos por destacar as áreas em que precisamos melhorar na [nome da empresa]. Vamos analisar minuciosamente sua avaliação e tomar medidas corretivas imediatas. Em breve, entraremos em contato com você para compartilhar as ações que estamos tomando.

Olá, [nome do cliente]. Queremos expressar nossa sincera gratidão por compartilhar suas preocupações e insatisfações em relação à [nome da empresa]. Sua opinião nos motiva a buscar soluções e queremos assegurar que estamos trabalhando arduamente para resolver os problemas apontados. Em breve, entraremos em contato com você para apresentar as medidas que estamos adotando.

[Nome do Cliente], seu feedback nos dá a oportunidade de aprender e crescer. Agradecemos por compartilhar suas preocupações e gostaríamos de assegurar que estamos tomando as medidas necessárias para resolver os problemas apontados. Em breve, entraremos em contato com você para fornecer atualizações sobre as ações que estamos tomando para melhorar sua experiência.

Frases de agradecimento a clientes satisfeitos

Agora, pensemos no caso contrário: e se nosso cliente estiver feliz e satisfeito e nos enviar uma mensagem? É importante que também possamos responder da melhor maneira ao cliente que está satisfeito com nossa empresa.

Muitas empresas cometem o erro de manter a comunicação com o cliente apenas ao receberem uma mensagem negativa, mas é importante também agradecer aos clientes que já estão satisfeitos.

Nesse momento também é importante tentar personalizar ao máximo a mensagem para o seu cliente, veja aqui um exemplo:

“Olá, Maria! Estamos muito felizes de ajudá-la nesse desafio e deixá-la satisfeita com os nossos produtos [ou serviços]. Obrigada por confiar em nossa empresa e. caso você precise, pode sempre contar com a nossa equipe!”

Lembre-se de que a personalização é extremamente importante!

Veja mais frases de agradecimento ao cliente satisfeito:

[Nome do cliente], ficamos muito felizes em saber que você teve uma ótima experiência com a [nome da empresa]. Seu apoio e satisfação são extremamente importantes para nós!

[Nome do cliente], agradecemos imensamente pelo seu feedback positivo! É gratificante saber que nossos esforços para oferecer um excelente atendimento foram reconhecidos. Sua satisfação é a nossa maior recompensa!

Olá, [Nome do Cliente]! Agradecemos de coração pelo seu comentário tão positivo e pelas palavras gentis. É um prazer atendê-lo e estamos felizes por saber que conseguimos superar suas expectativas. Seu apoio e confiança são extremamente importantes para nós!

[Nome do cliente], agradecemos imensamente por seu feedback. É um estímulo para toda a equipe da [nome da empresa]. Estamos comprometidos em fornecer o melhor serviço possível e sua satisfação nos incentiva a continuar nesse caminho.

Frases de agradecimento de fim de ano ao cliente

Além de estar presente no momento de compra, é importante que sua empresa também expresse sua satisfação e agradecimento aos clientes em outros momentos, por exemplo, durante as festas de final de ano.

Veja aqui um exemplos de mensagem que você pode se inspirar para personalizar uma frase de agradecimento de fim de ano ao seu cliente:

“Olá, Bruno! Muito obrigada pela sua parceria durante este ano que passou. Estamos muito felizes por manter essa saudável parceria e esperamos estar atendendo todas as suas expectativas. Te desejamos boas festas e um feliz ano novo! Que nosso próximo ano nossa parceria continue se fortalecendo.”

Muito melhor que um “Nossa empresa deseja boas festas!”, não? Confira mais exemplos de frases prontas:

[Nome do cliente], chegamos ao fim de mais um ano e gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão pela sua parceria com a [nome da empresa]. Obrigado por confiar em nós e nos permitir ser parte do seu sucesso. Desejamos a você um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias e realizações. Que nossa parceria continue florescendo no próximo ano!

Olá, [Nome do Cliente]! É com muita gratidão que a [nome da empresa] agradece pela sua confiança e preferência ao longo deste ano. Sua parceria foi fundamental para o nosso crescimento e sucesso. Que este Natal seja iluminado e que o Ano Novo traga novas oportunidades e conquistas. Estamos ansiosos para continuar a servi-lo(a) com excelência em 2024!

Olá, [nome do cliente], é com muita alegria que a [nome da empresa] agradece por sua parceria neste ano. Sua confiança é um dos principais pilares do nosso sucesso. Desejamos a você e sua família um Natal repleto de amor e um Ano Novo cheio de paz e prosperidade. Estamos ansiosos para continuar a fornecer soluções excepcionais em 2024.

Frases para cativar (ainda mais) o seu cliente

Já entendemos que a personalização é a chave para fidelizar o seu cliente, certo? Mas trouxemos ainda alguns bônus de frases e momentos importantes para interagir com o seu cliente. 

Neste momento, você pode utilizar de técnicas de copywriting e fazer um bom proveito dos gatilhos mentais, por exemplo o senso de urgência, exclusividade e o medo de perder uma grande oportunidade.

Além disso, é preciso provar a importância que você está dando para o seu consumidor. Você pode, por exemplo, oferecer descontos em compras futuras, falar dos seus lançamentos e de exclusividade para ele.

Veja alguns exemplos de frases para cativar o cliente:

  • “Agradecemos a sua preferência pela nossa marca! E queremos lhe dar um presente especial: utilize o cupom de desconto a seguir para ter X% de desconto nas compras futuras.”
  • “Pedro, você é um cliente muito especial para nós, e para agradecê-lo queremos lhe mostrar a nossa promoção exclusiva para clientes leais. Confira a lista de produtos e aproveite a promoção que finaliza ainda hoje!”

Entendeu como você pode usar gatilhos mentais e fazer com que seu cliente se sinta importante? Essa é uma dica de ouro para garantir a excelência no atendimento ao cliente

Além de falar com o cliente esporadicamente, você pode personalizar ainda mais sua experiência utilizando uma régua de relacionamento com o cliente. Já conhece? 

Como personalizar ainda mais? Use a régua de relacionamento!

A régua de relacionamento com o cliente tem como função principal padronizar o que deve ser feito ao longo da jornada de compra. Isso abrange uma série de ações que fazem parte dos processos de marketing e vendas e que ajudam a tratar o seu cliente da melhor maneira.

Ao utilizar uma régua de relacionamento com o cliente, você poderá identificar os principais pontos de contato com o cliente e quando falar com ele da melhor maneira. 

Como usar a régua de relacionamento para enviar mensagens ao meu cliente? 

O primeiro passo para utilizar a régua de relacionamento ao seu favor, é montar uma estratégia de relacionamento com o cliente robusta e bem definida de acordo com a jornada de compra do seu usuário.

Quanto já tiver todos os dados organizados, você pode contatar o seu cliente em alguns momentos diferentes, como por exemplo:

  • Enviar mensagem de felicitações de aniversário;
  • Enviar frases desejando boas festas (natal e ano novo);
  • Enviar frases de agradecimento pelo dia do cliente;
  • Enviar agradecimentos após todas as compras;
  • Enviar mensagens quando o cliente passa muito tempo sem comprar com a sua marca.

Essas são apenas algumas das vantagens que uma régua de relacionamento com o cliente pode te trazer. Elas fazem parte de uma estratégia de CRM (Customer Relationship Management) e são bastante eficazes.

Neste momento, voltamos ao ponto do texto onde falamos sobre a importância de ter dados dos seus clientes e saber gerenciá-los, afinal, com dados como e-mail, telefone, e data de nascimento, toda essa régua de relacionamento com o cliente fica ainda mais personalizada.

Sua empresa pode utilizar diferentes canais para falar com o cliente, é importante entender onde o seu cliente está para fornecer a mensagem no canal correto. Entre os principais canais de atendimento ao cliente atualmente estão:

  • E-mail
  • SMS/notificações push
  • WhatsApp
  • Redes sociais

Como agradecer um cliente pelo WhatsApp?

A facilidade de uso, a agilidade no envio das mensagens e a proximidade que proporciona com o cliente tornaram o WhatsApp uma ferramenta fundamental para o atendimento ao cliente.

Trata-se de um canal mais objetivo e veloz, e geralmente é o contato mais direto possível com os clientes. Por isso, é recomendável que você se atente aos seguintes pontos:

  • respeite a privacidade do cliente;
  • envie mensagens curtas e objetivas;
  • personalize a mensagem ao máximo;
  • atente-se à gramática e à pontuação;
  • envie mensagens somente em horário comercial;
  • evite exagerar nos emojis e figurinhas para manter o profissionalismo. 

Por onde começar a personalizar o atendimento ao cliente?

Falamos da importância de manter um bom relacionamento com o cliente e ter esse relacionamento cada vez mais personalizado. 

Para reforçar a importância disso, uma pesquisa do Think With Google afirmou que 89% dos profissionais de marketing dos EUA dizem que a personalização dos seus sites ou apps resultou em crescimento de receita.

Mas como fazer isso além das frases de agradecimento ao cliente?

  • Tenha uma base de dados dos seus clientes: ter uma base de dados consistente com as informações mais importantes dos seus consumidores ajudará a criar uma personalização no atendimento.
  • Ofereça uma experiência consistente: não adianta ter uma experiência maravilhosa em um atendimento e depois não oferecer uma experiência similar ou superior.
  • Esteja presente onde o cliente está: oferecer uma experiência omnichannel é essencial para garantir que seu cliente será respondido independente do canal com o qual ele deseja falar com sua empresa.
  • Faça uma pesquisa de satisfação do cliente: para entender melhor o seu relacionamento com o seu consumidor, faça pesquisas de satisfação perguntando onde e como pode melhorar e com o que ele já está satisfeito.
  • Treine sua equipe de atendimento: para garantir que seu cliente sempre receba o melhor tratamento de maneira educada, cordial e que assim fique satisfeito com sua empresa.

Gostou das dicas e das frases de agradecimento ao cliente?

Para garantir a melhor experiência ao seu consumidor, conte com a Zendesk! Aqui, você encontra ferramentas que garantem o melhor atendimento ao cliente, como o Zendesk Service, uma solução completa para o relacionamento com o cliente.

Por sinal, as soluções de inteligência artificial ajudam a personalizar ainda mais o atendimento, ao antecipar necessidades, prever o comportamento e mais. 

Ficou interessado? Então, que tal aproveitar um teste gratuito da nossa ferramenta agora mesmo?

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!