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Artigo 6 min read

Inteligência artificial e engajamento do cliente: como unir ambos?

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

A convergência entre inteligência artificial e engajamento do cliente é um bom caminho na hora de fidelizar os consumidores. Ao utilizar a tecnologia para personalizar a experiência, as empresas podem oferecer interações mais relevantes e eficientes.

Isso é muito importante, já que a qualidade do atendimento tem um impacto significativo nas decisões de compra. De acordo com a pesquisa CX Trends, da Zendesk, 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. 

Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência do cliente na era da inteligência artificial. Ela fornece recursos para atender mais pessoas simultaneamente, mantendo a qualidade do serviço e a personalização da experiência.

É por isso que, neste artigo, vamos falar mais sobre a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente, quais os benefícios de unir ambos e como você pode aderir a essa tendência na sua empresa.

Quer descobrir isso e muito mais? Então, tenha uma ótima leitura.

Resumo

    • Os recursos de inteligência artificial, que simulam a capacidade humana de raciocínio, favorecem a experiência do cliente. Isso porque a IA possibilita entender o comportamento do consumidor e entregar respostas assertivas.
    • Os benefícios da IA no atendimento ao cliente envolvem: personalização das interações, disponibilidade 24 horas, rapidez nas respostas, aprendizado contínuo com machine learning e redução de custos operacionais.
    • Com o apoio da IA, a automação de processos ajuda a melhorar a experiência do cliente, com: análise de dados, segmentação de contatos, comunicação personalizada, acompanhamento proativo e feedbacks contínuos.

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Neste artigo, você aprenderá

Qual a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente?

A inteligência artificial envolve o desenvolvimento de sistemas automatizados que simulam e reproduzem aspectos da inteligência humana, como a capacidade de aprender, raciocinar e interagir com o ambiente. Já o engajamento do cliente diz respeito à comunicação entre consumidor e marca em uma interação.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Ao compreender esses dois conceitos, fica mais fácil perceber a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente, não acha?

Enquanto os responsáveis pela experiência do cliente precisam desenvolver técnicas e práticas capazes de fornecer uma jornada positiva para o público, a inteligência artificial simula essa interação de forma rápida e bem estabelecida.

Cada vez mais, a transformação digital está presente no relacionamento com o cliente, com o desenvolvimento de chatbots e assistentes virtuais, o processamento ágil de dados e a capacidade de personalização da comunicação, de acordo com cada perfil de consumidor.

Quer compreender melhor os benefícios de utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? Então, confira o próximo tópico!

Quais os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente?

Os principais benefícios em relacionar a inteligência artificial e o engajamento do cliente são: a personalização, a disponibilidade de atendimento, a rapidez nas interações, o aprendizado contínuo e a redução de custos.

  • Personalização: a inteligência artificial filtra e analisa rapidamente as informações de cada consumidor, como históricos de compras e navegação, preferências e comportamento. Com isso, as interações e recomendações tornam-se mais personalizadas para cada indivíduo.
  • Disponibilidade de atendimento: com a tecnologia, é possível oferecer atendimento em tempo integral, sem restrições de horário. Isso também proporciona maior conveniência para o cliente, melhorando a experiência e o engajamento.
  • Rapidez na interação: a inteligência artificial processa rapidamente as informações, o que garante um atendimento rápido, reduzindo o tempo de espera do cliente e proporcionando agilidade na resolução de problemas.
  • Aprendizado contínuo: outro benefício da tecnologia é a capacidade de aprendizado contínuo. Isso significa que ela aprende com interações passadas e melhora seu desempenho com o tempo.
  • Redução de custos: a automação propicia a redução de custos operacionais, mesmo aumentando o alcance do atendimento. Com isso, a empresa pode focar em otimizar seus recursos nas áreas mais estratégicas do negócio.

Todos esses benefícios resultam em um maior engajamento do cliente e sua consequente fidelização, além do aumento do alcance da marca.

Agora, sim, chegou o momento de descobrir como fazer essa automação de processos com inteligência artificial na sua empresa.

Como fazer a automação de processos com inteligência artificial? 5 exemplos

Pode-se relacionar a transformação digital e o engajamento do cliente de diversas formas. Conheça as 5 práticas mais comuns.

Análise de dados

As tecnologias de coleta e processamento de dados são fundamentais para compreender as preferências, os comportamentos de compra e o histórico de interações dos consumidores.

Tal tarefa seria praticamente inviável se fosse realizada por uma pessoa manualmente a cada momento de interação entre empresa e cliente, não acha?

E são justamente essas informações que vão permitir a segmentação de clientes, que é o tópico seguinte.

Segmentação de clientes

Em complemento às tecnologias de coleta e processamento de dados, existem as de segmentação de clientes.

Com elas, fica fácil automatizar as recomendações e o tipo de interação que é mais recomendado para o perfil de um cliente específico, com base nas informações coletadas.

Comunicação personalizada

A coleta de dados viabiliza a relação direta entre chatbots e engajamento do usuário. Isso porque a tecnologia alimentada por inteligência artificial consegue interagir com os clientes de forma personalizada.

Acompanhamento proativo

A tecnologia possibilita que a sua empresa faça um acompanhamento proativo, que é a comunicação com os clientes que ainda não finalizaram uma compra.

O exemplo clássico é quando alguém deixa o carrinho de compras online cheio, mas não finaliza. Nesse ponto, a IA nota isso e envia um email ou outra comunicação, inclusive oferecendo um cupom de desconto.

Feedbacks contínuos

A solicitação de feedback também pode ser automatizada, com dados coletados e processados rapidamente. Aliás, o feedback é importante para analisar a opinião dos clientes sobre o atendimento.

Dessa forma, pode-se unir inteligência artificial e fidelização de clientes, oferecendo uma experiência personalizada do início ao fim. E, para isso, é essencial que você tenha o acesso às ferramentas corretas.

Como fazer a personalização da experiência do cliente?

Como você viu, a inteligência artificial e o engajamento do cliente podem andar lado a lado para promover a personalização da experiência do cliente. Isso proporciona, dentre outros benefícios, uma maior taxa de fidelização e a redução de custos.

Lembre-se que não basta entregar tudo isso para o cliente e se esquecer de algo que é de grande valor: a humanização.

Ainda segundo a pesquisa CX Trends, 64% dos consumidores querem que os bots forneçam o mesmo nível de serviço que os humanos. 

Esse dado demonstra que não basta conhecer as tecnologias disponíveis e utilizá-las indiscriminadamente. É preciso estar sempre atento aos resultados e contar com ferramentas de ponta que ofereçam suporte, tanto para a empresa, quanto para os clientes.

Se é isso o que você procura, a Zendesk oferece uma solução completa para atendimento, permitindo que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.

Com o apoio dos recursos de IA, pode-se customizar a conversa de acordo com as necessidades, além de contar com recursos de mensagem, automação, central de ajuda e muito mais.

Todas as funcionalidades foram pensadas para oferecer um atendimento automatizado de qualidade, sem perder de vista a humanização.

Quer saber mais? Veja a demonstração e, ainda, faça uma avaliação grátis agora mesmo!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

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