Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Inteligência artificial e personalização: como trabalhar a união?

Por Zendesk

Última atualização em 20 fevereiro 2024

A combinação de inteligência artificial e personalização no atendimento é uma das tendências mais relevantes para o relacionamento das marcas com seus consumidores. 

É isso o que aponta o Relatório CX Trends da Zendesk, que inclui a IA e a personalização da comunicação como 2 das 5 principais orientações para os negócios. 

Segundo a pesquisa, 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas

Ao mesmo tempo, 77% dos gestores afirmam que uma personalização mais profunda gera maior retenção e 66% acreditam que ela reduz os custos de aquisição.

Quando o assunto é a inteligência artificial, os números também apontam para uma busca mais ativa dos compradores por esse tipo de solução: 77% deles dizem que recursos de IA, como os chatbots, são úteis para solucionar problemas simples e 71% acreditam que eles ajudam a obter respostas mais rápidas.

Ou seja, pensar em aliar as ferramentas de inteligência artificial e a personalização da experiência do cliente é um caminho que tende a levar a sua marca a bons níveis de satisfação, a partir de uma comunicação:

  • individualizada;
  • segmentada;
  • ágil;
  • assertiva.

Siga conosco para conferir tudo sobre o assunto!

Resumo

  • Os recursos de inteligência artificial contribuem para personalizar as interações com cada cliente, pois podem prever comportamentos, antecipar tendências e entregar respostas compatíveis com as demandas de cada um.
  • Esses são exemplos de uso da inteligência artificial aliada à personalização: recomendações customizadas, chatbots e assistentes virtuais, interfaces adaptadas, automação de marketing personalizado e anúncios sob medida.
  • É vital contar com um software que propicia a criação de bots capazes de estabelecer conversas relevantes e personalizadas em escala, a partir da IA. Eles trazem as informações corretas, rapidamente, nos canais de mensagens.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Como a inteligência artificial transforma a experiência do cliente?

A inteligência artificial transforma a experiência do cliente ao permitir a personalização da comunicação da empresa com cada comprador. Para isso, ela usa dados, acessa históricos, compila comportamentos e aprende a cada interação. Isto é, a IA permite que a interação do comprador com a marca seja única.

Isso é importante por diversas razões, entre elas o fato de que 62% dos consumidores  acharem que recomendações personalizadas são melhores do que as genéricas e 60% identificarem essas indicações como valiosas.

Por exemplo, se um lead recebe uma recomendação que esteja alinhada ao comportamento e aos interesses que ele possui, as chances de conversão são maiores, não é mesmo

Imagine que você gerencie um e-commerce de roupas infantis e crie uma campanha de e-mail marketing para divulgar a nova coleção outono-inverno. 

Em uma comunicação genérica, você manda um e-mail para toda a base de leads informando sobre as novas peças. 

Já uma mensagem personalizada inclui enviar um e-mail especial para cada grupo de compradores, como: leads com filhos meninos, de 5 a 8 anos, que gostam de roupas de super-herói. 

Um e-mail diferente seria enviado para leads com filhas meninas, de 5 a 8 anos, que gostam de princesas. E por aí vai. 

Perceba que, quando o lead abrir o e-mail, vai sentir que você preparou aquele material para ele e que compreende suas necessidades. 

Se o lead tem uma filha de 5 a 8 anos e que gosta de princesas, a reação mais natural ao receber um e-mail que fala justamente sobre isso é clicar para ver suas ofertas. 

Na prática, você aumenta as taxas de abertura de e-mail, clique e, potencialmente, conversão.

Mas fazer isso depende do uso de uma tecnologia de IA que consiga fazer esse trabalho de identificação de comportamento e interesse, concorda? Manualmente, isso não é viável!

Aliás, a recomendação personalizada de produtos não é o único exemplo de como a inteligência artificial e a personalização podem agir juntos para melhorar os resultados da sua empresa. 

A seguir, listamos alguns exemplos de como a inteligência artificial transforma a experiência do cliente dentro das empresas. 

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

5 exemplos de como usar a inteligência artificial e personalização

Confira, a seguir, 5 exemplos práticos de IA na personalização da experiência do cliente:

  • recomendações personalizadas;
  • chatbots e assistentes virtuais;
  • personalização de interfaces;
  • automação de marketing personalizado;
  • personalização de anúncios online.

Logo adiante, veja na prática como é a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente.

#1 Recomendações personalizadas

Um dos exemplos mais comuns de uso da inteligência artificial para engajamento do cliente é a recomendação personalizada, como já adiantamos.

Ela acontece quando você sugere produtos, serviços ou conteúdos de maneira individualizada, considerando o comportamento e os interesses de um comprador em específico.

Essas informações são coletadas por meio de ferramentas diversas, como softwares de automação de marketing ou mesmo um CRM de vendas, o que depende do processo comercial e do tipo de empresa.

#2 Chatbots e assistentes virtuais

Chatbots são plataformas de comunicação por mensagem de texto ou voz, que não dependem de atendentes humanos para responder às demandas que chegam até elas.

A partir da inteligência artificial, os sistemas de chat conseguem entender a mensagem do lead e respondê-la. 

Atualmente, as ferramentas são capazes de buscar informações-chave, como o histórico do cliente, para responder de forma personalizada e humana a esse contato.

Ao fazer isso, respondem perguntas, fornecendo suporte e orientação, a partir da simulação da interação humana. 

Já as assistentes virtuais dotadas de IA, como Alexa (Amazon) ou Siri (Apple), podem ser personalizadas para fornecer respostas e recomendações personalizadas de acordo com as interações com seus usuários. Conforme interagem, são capazes de se adaptar ao estilo de vida e às preferências.

As empresas podem criar seus próprios assistentes virtuais, como foi o caso do Bradesco, que criou a BIA, uma IA que contribui para a escolha das melhores opções de  investimentos, lembra sobre datas de pagamento e muito mais. 

#3 Personalização de interfaces

Com base nos dados do cliente e no comportamento de busca dele, a IA pode personalizar a interface de sites, e-commerces e aplicativos para atender às preferências individuais. 

Ou seja, em sites com esse tipo de recurso, cada usuário que acessar o endereço será impactado com uma home, além de produtos, ofertas e conteúdos diferentes. 

O objetivo é elevar o nível de personalização da experiência, tornando-a mais relevante.

Entre os resultados esperados estão melhores taxas de conversão.

#4 Automação de marketing personalizado

A relação entre inteligência artificial e personalização é muito importante para o marketing digital.

Por meio da tecnologia, pode-se segmentar o público e automatizar as mensagens, conforme o usuário interage com cada campanha. 

Por exemplo, considere que a base de leads recebeu o e-mail “A”. Em sequência, quem abriu o material receberá o e-mail “B” e quem não abriu receberá o e-mail “C”. 

Quem clicar no e-mail “B” lerá uma mensagem com a oferta “X” e quem não clicar no e-mail “C” receberá um SMS com o conteúdo “Y”. 

Toda essa sequência é realizada automaticamente por uma ferramenta de automação que compreende o comportamento do cliente e responde a ele.

Ao fazer isso, aprimora a experiência e direciona o comprador às etapas finais do processo de decisão. 

#5 Personalização de anúncios online

A união entre inteligência artificial e personalização também pode ser usada para segmentar anúncios online em plataformas como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads, a partir do histórico de navegação e comportamento dos usuários, por exemplo. 

Esse tipo de estratégia amplia as chances de cliques, assim como aumenta a conversão de leads e o volume de vendas, porque leva compradores mais qualificados para suas páginas. 

Cada empresa precisa adaptar suas ações de acordo com seu público e segmento, mas, de maneira geral, todas podem aproveitar os benefícios da personalização da experiência do cliente.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Conte com o software que alia inteligência artificial e personalização

Para colocar tudo isso em prática, conte com a ajuda da tecnologia da Zendesk, que oferece soluções para a criação de bots capazes de estabelecer conversas relevantes e personalizadas em escala, a partir da IA. 

Por sinal, os bots criados com a Zendesk fornecem as informações corretas rapidamente aos clientes nos canais de mensagens. Veja agora uma demonstração gratuita e, em seguida, escolha o plano que corresponde às suas demandas.

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.