WhatsApp para equipe de vendas: como ele pode aumentar suas conversões?
Última atualização em 13 dezembro 2022
Você sabia que 80% dos usuários de Whatsapp no Brasil usam o aplicativo para se comunicar com as empresas? A pesquisa realizada pela Opinion Box e pelo site Mobile Time revelou ainda que a maior parte (82%) quer alguma informação sobre o produto ou o serviço oferecido.
Ou seja, o WhatsApp para equipe de vendas e de atendimento está sendo cada vez mais o canal de contato escolhido pelo público.
Desde o começo da pandemia, o aplicativo foi o que teve maior crescimento no número de tickets gerados, com um aumento de 370% em relação a 2021, de acordo com o Relatório CX Trends da Zendesk.
A equipe comercial da sua empresa já implementou o uso desse canal no processo de vendas? Se ainda não, confira este artigo completo sobre como aumentar as vendas com o uso desse aplicativo, com dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp.
WhatsApp para equipe de vendas: benefícios
Como você já deve imaginar, são muitos os benefícios oferecidos pelo uso do WhatsApp para vendedores.
A maior parte das empresas opera com esse canal para enviar notificações aos clientes, responder dúvidas, qualificar leads, acompanhar pedidos, oferecer suporte técnico, fornecer token de acesso, entre outras finalidades.
Logo, o WhatsApp para equipe de vendas pode ser usado de uma forma estratégica que engloba muitas ações que atraem e conquistam leads até que virem clientes fiéis e satisfeitos.
Um resumo de como aumentar as vendas pelo uso do aplicativo de mensagens é: gerar e qualificar leads para manter um fluxo de nutrição personalizado do marketing com o intuito de fornecer conteúdos ricos e relevantes que guiem o contato pelo funil de vendas da empresa.
Outra vantagem em adotar o WhatsApp para vendedores é a possibilidade de unir as equipes de marketing e de vendas em prol de um objetivo comum: captar leads qualificados e torná-los clientes da marca.
Veja mais benefícios em utilizar o WhatsApp para equipe de vendas:
- melhora a interação do cliente com a empresa;
- facilita e acelera o processo de comunicação;
- gera maior conexão do vendedor com o cliente;
- possibilidade de envio de diversos formatos de mensagens;
- permite a integração com sistemas de CRM que automatiza mensagens e gerencia conversas e contatos;
- contribui para a escalabilidade do negócio pela possibilidade de uso de chatbots e mensagens automáticas;
- melhora a experiência do potencial cliente;
- reduz custos operacionais.
Continue aprendendo: Como fazer um fluxo de nutrição de leads de sucesso? 7 passos!
WhatsApp para negócios
Outro ponto que merece ser destacado é a criação de outras versões do aplicativo que são voltadas para os negócios, como o WhatsApp Business e o WhatsApp API.
Entenda por que usar o WhatsApp Business para vendedores:
- é gratuito;
- oferece espaço para inserção de catálogo de produtos e serviços;
- permite o envio de mensagens automáticas;
- pode-se colocar mais informações no perfil comercial, como endereço, descrição da empresa, e-mail e site;
- criação de respostas rápidas, que podem ser salvas e reutilizadas quando for preciso. Elas incluem, normalmente, respostas para as perguntas mais comuns que são feitas frequentemente;
- ajuda a organizar os contatos ou as conversas com uso de etiquetas.
Já o WhatsApp Business API é uma versão paga, feita principalmente para empresas de médio e grande porte, que permite a integração do aplicativo com sistemas de CRM e outras ferramentas tecnológicas.
Mas, para que todo o potencial desse aplicativo seja usado para melhorar a performance da equipe, é necessário implementar estratégias condizentes com as características desse canal. Além do mais, é preciso seguir as diretrizes do WhatsApp para não ser considerado SPAM e acabar banido da conta.
Quer saber melhor sobre isso? Veja a seguir como abordar o cliente no WhatsApp.
Como abordar o cliente no WhatsApp?
O WhatsApp para equipe de vendas é uma forma prática e ágil de conversar com os leads e satisfazer melhor o público. Porém, há algumas “regras” a seguir para tornar esse canal de contato realmente eficiente e eficaz em fechar novos negócios.
Por isso, é preciso saber como abordar o cliente no WhatsApp sem ser incômodo ou repetitivo. Vamos lá?
A primeira dica é elaborar um script de vendas específico para cada canal, seguindo, é claro, os mesmos processos de vendas da empresa. A ideia não é mudar a comunicação corporativa, mas apenas adaptar algumas práticas para os diversos canais de contato com o cliente.
Um script de venda é um documento para orientar os vendedores. Ele inclui todo o passo a passo do processo comercial, táticas de negociação para serem usadas em cada etapa da jornada de compra, exemplos de mensagens para enviar pelo WhatsApp, entre outras informações.
Outro fator relevante para oferecer a opção de WhatsApp para equipe de vendas e para o cliente, é divulgar o número e/ou o link de acesso. Isso pode ser feito no site da empresa, nas redes sociais, no blog e também no cartão de visitas do vendedor. Ao atrair clientes para o seu WhatsApp, eles já terão dado “permissão” para o uso desse canal.
Mais uma ação a ser planejada e executada é o conhecimento aprofundado sobre o cliente e a identificação de qual etapa do funil de vendas ele se encontra. Dessa forma fica muito mais fácil usar o marketing de conteúdo para guiar esse contato pelas fases do funil e realizar uma conversão.
O marketing de conteúdo cria diversos formatos informativos e educativos sobre assuntos relevantes para o público. Assim, é possível enviar arquivos e links pelo WhatsApp com textos e apresentações que agradem o cliente e o faça confiar na sua empresa.
Aprenda como usar essa ferramenta a seu favor com os textos “10 dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo” e “Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?”
Afinal, é difícil que, logo após o primeiro contato com o lead, ele já compre com você. É preciso nutrir esse lead e impactá-lo com ações de marketing e remarketing. Nunca se esqueça de seguir cada etapa da jornada do cliente para que o material enviado faça sentido ao momento e às necessidades do lead.
Enfim, para saber como abordar o cliente no WhatsApp, prepare o terreno com as seguintes dicas:
- estude as necessidades e as expectativas do seu cliente para escolher o tom de voz mais adequado;
- determine um objetivo em cada etapa do funil de vendas para reunir links e materiais relevantes para serem enviados;
- treine a equipe comercial para que ela saiba utilizar o máximo potencial do aplicativo e como abordar o cliente no WhatsApp.
Por fim, ressaltamos a importância de adotar estratégias de inbound sales para facilitar a abordagem pelo WhatsApp. As práticas de outbound marketing poderão ser usadas em casos específicos, dependendo do cliente e da complexidade da venda.
Se quiser entender melhor esses dois conceitos, leia o artigo “Inbound Sales: o que é, como fazer e quais as diferenças para Outbound Sales?”
Dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp
Agora que você já entendeu todos os benefícios de implementar o WhatsApp para equipe de vendas e como o time deve se preparar para saber como abordar o cliente por esse aplicativo, é hora das dicas práticas!
Prepare-se para anotar todas as dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp e potencializar os resultados obtidos pelos vendedores.
1. Respostas ágeis e objetivas
Ninguém gosta de ficar esperando horas ou dias para ter um retorno da empresa, certo? Até porque, essa situação abre espaço para o lead procurar outra marca e acabar escolhendo o concorrente.
Por isso, é de extrema importância que a equipe de vendas esteja bem-treinada para responder o potencial cliente de forma mais rápida e precisa, sem enrolação.
Uma boa tática aqui é usar as mensagens automáticas do WhatsApp Business. O vendedor pode escrever uma mensagem de saudação agradecendo o contato e dizendo que, em breve, retornará. Ou então inserir no texto o horário de funcionamento para que o cliente entenda até quando e a qual hora ele pode esperar uma resposta da empresa.
A ideia aqui é: busque sempre ser mais rápido do que o seu concorrente. O uso de chatbot também facilita esse primeiro contato e a retenção do cliente em aguardar a sua resposta ou ser direcionado a algum atendente ou vendedor de acordo com suas necessidades.
2. Ofereça um contato exclusivo para negócios
Nada de misturar o número pessoal com o profissional, certo? Para mostrar maior profissionalismo e organização, tenha um contato exclusivo com a empresa.
Isso serve também para o cliente entender que há horários delimitados de atendimento e não sobrecarregar a equipe de vendas fora do expediente.
3. Elabore um plano de vendas
Sem planejamento, não se vai muito longe. E essa afirmação serve para a vida pessoal e profissional de todos.
Antes de implementar o WhatsApp para equipe de vendas, defina um objetivo para esse canal, elabore um planejamento com metas e ações a serem executadas.
Pense em como deve ser feita a abordagem e quais materiais podem ser enviados ao lead em cada etapa do funil, desde a atração até o pós-venda.
Afinal, a negociação muda em cada estágio. Um lead que acabou de conhecer a marca não deve receber o mesmo atendimento de quem já está apto a efetuar sua compra.
4. Contabilize e organize seus contatos
Para tornar um sucesso o uso do WhatsApp para equipe de vendas é preciso organizar para conseguir planejar.
Por exemplo, quando há uma estimativa do número de contatos que serão feitos por esse aplicativo, o trabalho do time comercial fica mais fácil, prático e produtivo. Pois assim é possível definir um fluxo de mensagens e os recursos que precisam ser alocados nessa área.
O registro e a organização dos contatos também ajudam a fazer uma previsão da quantidade de atendimentos para os próximos meses e tornar esse canal mais profissional e eficiente.
A melhor forma de realizar essa estimativa com maior precisão, registrar os contatos realizados e organizar os leads é a implementação de um sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente).
Esse software oferece diversas funcionalidades que dão suporte à criação do funil de vendas, a segmentação dos leads, a visualização do pipeline e ao acesso de todo o histórico de interações do cliente com a marca. Logo, ele não precisa repetir as mesmas informações a cada contato e pode receber um atendimento personalizado.
5. Acompanhe métricas de desempenho
Outra vantagem de integrar o WhatsApp para vendedores ao CRM é a possibilidade de acompanhar os KPIs de venda relevantes para o sucesso do negócio.
Apesar do próprio WhatsApp Business fornecer dados e estatísticas do perfil comercial, o CRM oferece um relatório completo, que também inclui a comparação com outros canais de contato com o cliente.
Ao acompanhar os indicadores que fazem sentido para a sua empresa, a gestão consegue identificar oportunidades de novos negócios e insights significativos para melhorar o processo comercial, de marketing e de suporte.
As métricas são um feedback completo e direto para os líderes e gestores. Veja algumas que são as mais analisadas pelas organizações:
- quantidade de atendimentos realizados;
- taxa de conversão;
- taxa de leitura e recebimento;
- taxa de resposta;
- tempo médio de resposta.
Os indicadores devem ser monitorados com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente e o fluxo do processo comercial.
Essas cinco dicas principais são uma verdadeira base para criar a sua estratégia de WhatsApp para equipe de vendas e começar a vender mais e melhor.
Porém, não se esqueça que é primordial que a equipe seja treinada constantemente para manter alto o nível de atendimento e, claro, de conversão por esse canal. Os recursos oferecidos pelo WhatsApp Business podem e devem ser usados a fim de potencializar a gestão do atendimento e de vendas.
Se você quer saber como implementar o WhatsApp para equipe de vendas e obter o melhor resultado com a integração de um CRM, entenda quais são as funcionalidades e as vantagens do sistema de CRM da Zendesk!

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