Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

WhatsApp para equipe de vendas: aumente suas conversões!

Por Zendesk

Última atualização em 5 março 2024

O WhatsApp para equipe de vendas e de atendimento está sendo cada vez mais o principal canal de contato escolhido pelo público.

Você sabia que 80% dos usuários de Whatsapp no Brasil usam o aplicativo para se comunicar com as empresas? A pesquisa, realizada pela Opinion Box e pelo site Mobile Time, revelou ainda que a maior parte (82%) quer alguma informação sobre o produto ou o serviço oferecido.

Nesse contexto, a principal pergunta é: a equipe comercial da sua empresa já implementou o uso do canal no processo de vendas? 

Se ainda não, confira este artigo completo sobre como aumentar as vendas com o uso do aplicativo, com dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Além disso, você ainda pode ver como aproveitar a Inteligência Artificial a favor do seu negócio. Boa leitura!

Quais os benefícios do WhatsApp para a equipe de vendas?

Como você já deve imaginar, são muitas as vantagens oferecidas pelo uso do WhatsApp para vendedores.

A maior parte das empresas opera com esse canal para enviar notificações aos clientes, responder dúvidas, qualificar leads, acompanhar pedidos, oferecer suporte técnico, fornecer tokens de acesso, entre outras finalidades.

Logo, o WhatsApp para equipe de vendas pode ser aproveitado de uma forma estratégica, englobando muitas ações que atraem e conquistam leads, até que virem clientes fiéis e satisfeitos.

Para te ajudar a entender como aumentar as vendas pelo uso do aplicativo de mensagens, aqui está uma dica central do que você deve buscar: gerar e qualificar leads, mantendo um fluxo de nutrição personalizado do marketing, com o intuito de fornecer conteúdos ricos e relevantes que guiem o contato pelo funil de vendas da empresa.

Outra vantagem de adotar o WhatsApp para vendedores é a possibilidade de unir as equipes de marketing e de vendas em prol de um objetivo comum: captar leads qualificados e torná-los clientes da marca.

Veja mais benefícios do uso do WhatsApp para equipe de vendas:

  • melhora a interação do cliente com a empresa;
  • facilita e acelera o processo de comunicação;
  • gera mais conexão do vendedor com o cliente;
  • possibilita o envio de diversos formatos de mensagens;
  • permite a integração com sistemas de CRM que automatizam mensagens e gerenciam conversas e contatos;
  • contribui para a escalabilidade do negócio pela possibilidade de uso de chatbots e mensagens automáticas;
  • melhora a experiência do potencial cliente;
  • reduz custos operacionais.

Continue aprendendo:Como fazer um fluxo de nutrição de leads de sucesso? 7 passos

WhatsApp para negócios

Outro ponto que merece destaque é o desenvolvimento de outras versões do aplicativo voltadas para os negócios, como o WhatsApp Business e o WhatsApp API.

Entenda por que usar o WhatsApp Business para vendedores:

  • é gratuito;
  • oferece espaço para inserção do catálogo de produtos e serviços;
  • permite o envio de mensagens automáticas;
  • é possível colocar mais informações no perfil comercial, como endereço, descrição da empresa, e-mail e site;
  • possibilita a criação de respostas rápidas, que podem ser salvas e reutilizadas quando for preciso. Elas incluem, normalmente, respostas para as perguntas mais comuns, feitas frequentemente;
  • ajuda a organizar os contatos ou as conversas com uso de etiquetas.

Já o WhatsApp Business API é uma versão paga, feita principalmente para empresas de médio e grande porte, que permite a integração do aplicativo com sistemas de CRM e outras ferramentas tecnológicas.

Porém, para que todo o potencial desse aplicativo seja usado para melhorar a performance da equipe, é necessário implementar estratégias condizentes com as características desse canal. 

Além do mais, é preciso seguir as diretrizes do WhatsApp para que seu conteúdo não seja considerado SPAM e acabe banido da conta.

Quer saber melhor sobre esses pontos? Então, veja a seguir como abordar o cliente pelo WhatsApp.

Como abordar o cliente no WhatsApp?

O WhatsApp para equipe de vendas é uma forma prática e ágil de conversar com os leads e satisfazer melhor o público. Contudo, há algumas “regras” que devem ser seguidas para tornar esse canal de contato realmente eficiente para fechar novos negócios.

Por isso, é preciso saber como abordar o cliente no WhatsApp sem ser incômodo ou repetitivo. Vamos lá?

1- Elabore um script de vendas

A primeira dica é elaborar um script de vendas específico para cada canal, seguindo, é claro, os mesmos processos de vendas da empresa. 

A ideia não é mudar a comunicação corporativa, apenas adaptar algumas práticas para os diversos canais de contato com o cliente.

Um script de venda é um documento para orientar os vendedores. Ele inclui todo o passo a passo do processo comercial, táticas de negociação para serem usadas em cada etapa da jornada de compra, exemplos de mensagens para enviar pelo WhatsApp, entre outras informações.

2- Divulgação do número e/ou link

Outro fator relevante para oferecer a opção de WhatsApp para equipe de vendas e para o cliente é divulgar o número e/ou o link de acesso

Isso pode ser feito no site da empresa, nas redes sociais, no blog e também no cartão de visitas do vendedor (até por QR Code, para facilitar o processo). 

Assim, ao atrair clientes para o seu WhatsApp, eles já terão dado “permissão” para o uso deste canal.

3- Conhecimento do cliente

Mais uma ação a ser planejada e executada é o conhecimento aprofundado sobre o cliente e a identificação de qual etapa do funil de vendas ele se encontra. Dessa forma, fica muito mais fácil usar o marketing de conteúdo para guiar esse contato pelas fases do funil e realizar uma conversão.

Para contextualizar, é importante saber que o marketing de conteúdo explora diversos formatos informativos e educativos sobre assuntos relevantes para o público. Assim, é possível enviar arquivos e links pelo WhatsApp com textos e apresentações que agradem o cliente e o façam confiar na sua empresa.

Aprenda como usar a ferramenta a seu favor com os textos: 

Lembre-se de que é difícil que, logo após o primeiro contato com o lead, ele já compre com você. É preciso nutri-lo e impactá-lo com ações de marketing e remarketing

Portanto, nunca se esqueça de seguir cada etapa da jornada do cliente para que o material enviado faça sentido ao momento e às necessidades do potencial comprador.

Para saber mais sobre como abordar o cliente no WhatsApp, prepare o terreno com as seguintes dicas:

  • estude as necessidades e as expectativas do seu cliente para escolher o tom de voz mais adequado;
  • determine um objetivo em cada etapa do funil de vendas para reunir links e materiais relevantes para serem enviados;
  • treine a equipe comercial para que saiba utilizar o máximo potencial do aplicativo, bem como para abordar o cliente no WhatsApp.

Por fim, ressaltamos a importância de adotar estratégias de inbound sales para facilitar a abordagem pelo WhatsApp. Além disso, as práticas de outbound podem ser usadas em casos específicos, dependendo do cliente e da complexidade da venda.

Se quiser entender melhor esses dois conceitos, leia o artigo:Inbound Sales: o que é, como fazer e quais as diferenças para Outbound Sales?

Como aumentar as vendas? WhatsApp + IA

Integrar o WhatsApp com inteligência artificial pode ser uma estratégia eficaz para equipes de vendas. Aqui estão algumas maneiras de usar essa combinação para aprimorar as operações comerciais:

  1. Assistente virtual no WhatsApp: desenvolva um assistente virtual baseado em inteligência artificial que possa interagir com clientes na rede. Permita que o assistente responda a perguntas comuns, forneça informações sobre produtos e serviços, e até mesmo auxilie no processo de compra.
  2. Automatização de respostas: use chatbots para automatizar respostas a perguntas frequentes, permitindo que a equipe de vendas se concentre em interações mais complexas e estratégicas.
  3. Notificações proativas: configure notificações proativas para alertar a equipe quando um cliente potencial estiver altamente engajado ou expressar interesse em um produto ou serviço específico.
  4. Rastreamento de conversas e histórico: use sistemas de inteligência artificial para analisar o histórico de conversas no WhatsApp e identificar padrões que ajudem a melhorar as estratégias de vendas.
  5. Personalização da experiência: implemente algoritmos de personalização para adaptar as interações com clientes com base em dados como histórico de compras, preferências e comportamento on-line.
  6. Integração com sistemas CRM: integre o WhatsApp com sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente para garantir que todas as interações e dados estejam centralizados e acessíveis à equipe de vendas.
  7. Feedback automático: implemente sistemas de feedback automatizado para coletar informações sobre a satisfação do cliente após as interações no WhatsApp e use esses dados para melhorar continuamente os processos de vendas.

Ao implementar as estratégias acima, é importante garantir que o uso da inteligência artificial no WhatsApp seja ético, transparente e esteja em conformidade com as regulamentações de privacidade. 

Além disso, monitore continuamente o desempenho do sistema e faça ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.

Dicas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp

Agora que você já entendeu todos os benefícios de implementar o WhatsApp para a equipe de vendas e como o time deve se preparar para saber como abordar o cliente por meio do aplicativo, é hora das dicas práticas!

Prepare-se para anotar as sugestões de atendimento ao cliente pelo WhatsApp e potencializar ainda mais os resultados obtidos pelos vendedores.

1. Respostas ágeis e objetivas

Ninguém gosta de ficar esperando horas ou dias para ter um retorno da empresa, certo? Até porque, essa situação abre espaço para o lead procurar outra marca e acabar escolhendo o concorrente.

Além disso, o WhatsApp é conhecido por ser um canal de atendimento que prioriza a rapidez, em contraste com o e-mail, por exemplo.

Portanto, é de extrema importância que a equipe de vendas esteja bem treinada para responder o potencial cliente de forma mais rápida e precisa, sem enrolação.

Uma boa tática aqui é usar as mensagens automáticas do WhatsApp Business ou integrações com a inteligência artificial. 

O vendedor pode escrever uma mensagem de saudação agradecendo o contato e dizendo que, em breve, retornará. Ou então, pode inserir no texto o horário de funcionamento para que o cliente entenda até quando pode esperar uma resposta da empresa.

A ideia aqui é: busque sempre ser mais rápido do que o seu concorrente. O uso de chatbots também facilita o primeiro contato e a retenção do cliente, na medida em que faz com que aguarde a sua resposta ou seja direcionado a algum atendente ou vendedor de acordo com necessidades mapeadas.

2. Ofereça um contato exclusivo para negócios

Nada de misturar o número pessoal com o profissional, certo? Para mostrar mais profissionalismo e organização, tenha um contato exclusivo com a empresa.

Essa estratégia serve também para o cliente entender que há horários delimitados de atendimento e não sobrecarregar a equipe de vendas fora do expediente.

3. Elabore um plano de vendas

Sem planejamento, não se vai muito longe. Essa afirmação serve para a vida pessoal e profissional de todos.

Antes de implementar o WhatsApp para equipe de vendas, defina um objetivo para o canal e elabore um planejamento com metas e ações a serem executadas.

Pense em como deve ser feita a abordagem e quais materiais podem ser enviados ao lead em cada etapa do funil, desde a atração até o pós-venda.

Afinal, a negociação muda em cada estágio. Um lead que acabou de conhecer a marca não deve receber o mesmo atendimento de quem já está apto a efetuar sua compra.

4. Contabilize e organize seus contatos

Para tornar um sucesso o uso do WhatsApp para equipe de vendas, é preciso se organizar e planejar.

Por exemplo, quando há uma estimativa do número de contatos que serão feitos por meio do aplicativo, o trabalho do time comercial fica mais fácil, prático e produtivo. Afinal, assim é possível definir o fluxo de mensagens e os recursos que precisam ser alocados na área.

O registro e a organização dos contatos também ajudam a fazer uma previsão da quantidade de atendimentos para os próximos meses, tornando o canal mais profissional e eficiente.

A melhor forma de realizar a estimativa com maior precisão, registrar os contatos realizados e organizar os leads é a implementação de um sistema de CRM.

O software oferece diversas funcionalidades que dão suporte à criação do funil de vendas, à segmentação dos leads, à visualização do pipeline e ao acesso de todo o histórico de interações do cliente com a marca. 

Logo, não é preciso repetir as mesmas informações a cada contato e a oferta de atendimento se torna ainda mais personalizada. 

 

5. Acompanhe métricas de desempenho

Outra vantagem de integrar o WhatsApp para vendedores ao CRM é a possibilidade de acompanhar os KPIs de vendas relevantes para o sucesso do negócio.

Apesar do próprio WhatsApp Business fornecer dados e estatísticas do perfil comercial, o CRM oferece um relatório completo, que também inclui a comparação com outros canais de contato com o cliente.

Ao acompanhar os indicadores que fazem sentido para a sua empresa, a gestão consegue identificar oportunidades de novos negócios e insights significativos para melhorar o processo comercial, de marketing e de suporte.

As métricas são um feedback completo e direto para os líderes e gestores. Veja quais são as mais analisadas pelas organizações:

  • quantidade de atendimentos realizados;
  • taxa de conversão;
  • taxa de leitura e recebimento;
  • taxa de resposta;
  • tempo médio de resposta.

Os indicadores devem ser monitorados com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente e o fluxo do processo comercial.

Essas cinco dicas principais são uma verdadeira base para criar a sua estratégia de WhatsApp para equipe de vendas e começar a vender mais e melhor.

Porém, não se esqueça de que é primordial que a equipe seja treinada constantemente para manter alto o nível de atendimento e, claro, de conversão. 

Por que integrar o WhatsApp com outras soluções?

Sabemos que, para prestar um bom atendimento ao cliente, não basta uma única solução.

Como mencionado, integrar todas as informações em um único ambiente é essencial para otimizar o trabalho dos agentes, agilizando o atendimento e contribuindo para aumentar o nível de satisfação do público.

O CRM permite reunir todos os dados dos clientes, tais como nome e telefone, além de todas as interações que foram feitas com a empresa ao longo da sua jornada.

Além disso, é interessante unificar, em um único ambiente, todos os aplicativos de troca de mensagens usados pela empresa, como WhatsApp, Facebook Messenger, Mensagens Diretas do Twitter e LINE.

Quer saber como fazer isso? As soluções da Zendesk permitem essa integração, contribuindo para criar relacionamentos mais pessoais, diretos e dinâmicos com seus clientes.

Conheça melhor todas as vantagens e funcionalidades da ferramenta e turbine o seu negócio com o sistema de CRM da Zendesk!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!