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Script de vendas pelo WhatsApp: como montar o seu? Comece agora!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 6 junho 2022
Última atualização em 6 junho 2022

Há quem ainda acredite que a negociação é praticamente pautada no improviso. Porém, bons vendedores possuem roteiros a serem seguidos em determinadas situações, deixando a improvisação apenas para responder algumas perguntas inesperadas, por exemplo.

Essa necessidade acontece tanto na negociação presencial ou online, como por aplicativos e e-mails. Você sabe como fazer um script de vendas pelo WhatsApp? Afinal, cada canal de contato com o cliente possui particularidades e é preciso saber explorar bem cada uma delas.

Continue a leitura e aprenda de uma vez por todas como montar a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp, com exemplos de scripts prontos para enviar e dar prosseguimento à negociação.

O que é script de vendas pelo WhatsApp?

O script de vendas é um guia detalhado para o vendedor usar durante seus processos de negociação. Como há diversos meios de contato com o cliente, como telefone, e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais, é necessário elaborar um script para cada forma de abordagem.

Esse documento pode ser feito no formato que mais se adequar à equipe e precisa incluir alguns pontos primordiais para orientar os representantes de vendas no modo de lidar com um potencial cliente.

Logo, ele precisa chamar a atenção do que é dito e motivar a pessoa a querer saber mais sobre suas soluções de produtos ou serviços.

O que é preciso incluir em um script de vendas pronto pelo WhatsApp?

  • A estrutura e a organização da operação comercial da empresa.
  • Todos os processos que precisam ser realizados e seguidos em cada etapa do funil de vendas.
  • Modelos de textos para vendas no WhatsApp em cada momento da negociação.

Com o objetivo principal de fechar negócio, esse roteiro precisa ser focado em técnicas de Inside Sales, com alguns pontos a serem abordados durante a negociação. 

Outra questão relevante, é que o script de vendas não deve ser engessado, até porque, cada vendedor tem suas próprias preferências e características comportamentais no momento da conversa. Logo, o script de vendas pelo WhatsApp deve servir como uma base, sem limitar ou reduzir a criatividade do colaborador.

Quanto mais os processos comerciais estiverem padronizados, maior será a produtividade do time de vendas e a qualidade durante as conversas com os potenciais clientes. Por isso, ele deve acompanhar o cenário atual do negócio e ser atualizado sempre que for preciso.

Benefícios do script de vendas

Elaborar um roteiro que inclua táticas de vendas pelo WhatsApp é o caminho certo do gestor que quer desenvolver uma equipe comercial de alta performance. Por que? Veja a seguir os principais benefícios dessa prática!

Treinamento de vendas

Ter um script de vendas pronto pelo WhatsApp é ideal para o treinamento de vendas de novos colaboradores. Assim, eles conseguem entender o passo a passo de todo o processo comercial corporativo e ter um material à mão para consultar em caso de dúvidas.

Aprenda mais: Treinamento de vendas: Guia completo para montar o seu

Alta produtividade

Modelos prontos de script de vendas ajudam a dar mais segurança ao vendedor, além de economizar tempo durante os primeiros contatos com o cliente em potencial.

E mais: a equipe comercial pode dar sugestões de ajustes e acréscimos de aspectos relevantes para o bom desempenho no trabalho.

Lembramos que quanto mais rápido for o contato do vendedor com o cliente, maiores são as chances de satisfazer o consumidor e fechar o negócio. O script de vendas pronto pelo WhatsApp torna o processo mais ágil, assertivo e estratégico.

Suporte em vendas complexas

A negociação de vendas complexas pode ser um fracasso se o vendedor se perder pelo meio do caminho. Além do uso de uma ferramenta adequada de CRM, o script de vendas consegue reunir todas as informações necessárias para uma abordagem adequada em cada etapa.

O funil de vendas para WhatsApp deve ser seguido à risca para tornar a conversa mais transparente, precisa e confiável. Pelo fato das vendas complexas demorarem mais tempo para serem finalizadas, o script consegue guiar o time para que nenhuma informação relevante seja esquecida.

Além desses benefícios, estruturar um completo script de vendas pelo WhatsApp ajuda a motivar e a engajar a equipe a dar o seu melhor durante o trabalho. Ele fornece mais segurança ao vendedor e reduz possíveis erros na construção do relacionamento com o cliente.

Estratégia de vendas pelo whatsapp

Com certeza você já sabe que há estratégias específicas para inside sales e outside sales. A abordagem muda se o vendedor está cara a cara, negociando presencialmente, ou se a conversa acontece por videoconferência, e-mail, telefone, redes sociais ou aplicativos de mensagem.

Porém, há alguns passos a serem seguidos em todas essas formas de abordagem. Isto é, há uma base que sustenta as negociações e ela precisa estar dentro do seu script de vendas pelo WhatsApp.

Veja agora dicas essenciais para incluir no seu script de vendas pelo WhatsApp:

  • precisão: o cliente não tem tempo de sobra para assistir e ouvir uma apresentação de vendas que dure uma hora ou mais. Por isso, invista em uma apresentação com argumentos concisos, claros, objetivos e encantadores;
  • solução: foque em resolver os problemas dos potenciais clientes, sem enrolação ou histórias muito longas. Mostre o quanto os clientes da empresa estão satisfeitos e, se possível, conte alguns cases de sucesso da empresa;
  • criatividade: perceba quais táticas de vendas pelo WhatsApp podem encantar e conquistar o potencial cliente e gerar interesse para a negociação prosseguir.

Ou seja, a equipe comercial deve ter como base técnicas e táticas aprendidas durante o treinamento de vendas e precisa conhecer seu público para agir com personalização, sabendo o que o cliente deseja.

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Como montar um script de vendas pelo WhatsApp?

Agora que você já entendeu o que é um script de vendas e sua importância para a alta performance do time comercial, veja o passo a passo completo de como montar um script de vendas pelo WhatsApp.

1. Estude profundamente o público

O tom de voz da negociação será definido a partir das características da persona e do público-alvo da empresa. 

Por isso, é vital para o sucesso da negociação que o vendedor saiba com quem está falando e invista em um discurso de venda que desperte interesse e confiança.

No WhatsApp isso fica ainda mais evidente. Por exemplo, se o potencial cliente for mais jovem, é possível utilizar emojis durante a conversa. Caso ele seja mais formal, essa prática pode criar um ruído na comunicação e gerar desconfiança.

2. Determine um objetivo

O objetivo a ser conquistado varia de acordo com a etapa da jornada de compra que o cliente em potencial está.

Por exemplo, se o cliente ainda está na primeira fase, a de descoberta, ele não está interessado agora em explicações mais aprofundadas ou testes gratuitos sobre suas soluções. Ele precisa descobrir o seu problema e como ele pode ser solucionado.

Logo, não se esqueça de incluir no seu script um passo a passo completo de funil de vendas para WhatsApp.

O que falar em cada etapa? Quais links e materiais relevantes enviar em cada fase? Quais informações que não podem ser esquecidas? Quais dados podem enriquecer o argumento de vendas? 

3. Defina os tipos de abordagens

Após determinar os objetivos a serem alcançados em cada etapa do funil, é hora de esmiuçá-los e escolher o que fornecer e como agir para enriquecer a conversa desde o começo.

Veja alguns exemplos:

  • primeiro contato: seja cordial e amigável. Faça uma breve apresentação da empresa e busque mais informações e dados sobre o potencial cliente. A ideia aqui é gerar uma conexão e identificação;
  • investigação: faça as perguntas certas para descobrir os problemas e as necessidades do cliente e crie uma conversa empática que mostre o seu verdadeiro interesse em ajudá-lo;
  • informação: eduque o cliente. Envie materiais relevantes produzidos pela empresa, que podem ser documento em PDF, apresentações, vídeos, textos em blogs etc;
  • oferta: incentive o cliente a fechar a compra com depoimentos de clientes mais antigos e cases corporativos de sucesso. Coloque-se sempre à disposição para tirar dúvidas e acompanhe o pós-venda também.

4. Revise o script de vendas pelo WhatsApp

A revisão é uma etapa fundamental em qualquer projeto ou processo que você realiza ao longo da vida. Na elaboração de uma estratégia de vendas pelo WhatsApp não seria diferente.

Portanto, após terminar a montagem do script de vendas pelo WhatsApp, releia e peça para mais outros vendedores e/ou gestores também revisarem o documento. Avaliem se ele precisa de reajustes, se esqueceu de inserir alguma informação e se pode ser reduzido e ficar mais objetivo, sem perder qualidade.

É importante destacar que o processo de revisão é algo que deve ser contínuo e periódico. Afinal, processos mudam e novas visões ou necessidades precisam ser reajustadas no script.

A revisão regular permite que as táticas de vendas pelo WhatsApp estejam sempre atualizadas com realidade e em consonância com os objetivos corporativos.

5. Divulgue e eduque a equipe

O último passo é tão importante quanto os outros: a divulgação do documento para a equipe de vendas e o seu treinamento.

O treinamento de vendas é essencial para que os vendedores entendam cada ponto e possam tirar dúvidas e dar sugestões. Além disso, a capacitação da equipe cria uma base sólida de aprendizado, sem precisar que cada um decore o que foi escrito. O conhecimento será fluido e verdadeiro.

A ideia é que o documento sirva como uma base, um guia. Portanto, é necessário interpretar as informações, entender os processos e adaptar a cada particularidade pessoal do vendedor.

O treinamento de vendas deve ser realizado com regularidade, principalmente após algum ajuste no script de vendas pelo WhatsApp.

Textos para vendas no WhatsApp

Para facilitar a criação do script de vendas da sua empresa, selecionamos alguns textos para vendas no WhatsApp, já prontos. 

É claro que o ideal é que eles sirvam como uma base e você adicione o tom de voz do seu público e uma pitada de criatividade para encantar o potencial cliente.

Script para pedido de orçamento

“Olá [nome do potencial cliente], como está? Eu me chamo [nome do vendedor/consulto] da [nome da empresa]. 

Vi o pedido de orçamento que você fez e, por isso, sou o seu consultor. Me conta um pouco mais sobre o que você precisa!”

Script para e-commerce

Responda à dúvida do cliente e, no final, pergunte se ele precisa de algo mais para fechar a compra.

Caso seja o preço ou o valor do frete, ofereça cupons de desconto ou frete grátis, por exemplo.

Script para follow up

“Olá, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Nos falamos na semana passada, mas percebi que você ainda está com dúvidas sobre a escolha do produto. Está precisando de alguma ajuda? Já conseguiu escolher? Estou à disposição!

OU

Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? 

Na semana passada enviei um material para você sobre os nossos serviços. Você conseguiu ver? O que achou? Se estiver com alguma dúvida, estou à disposição. Há apenas mais X atendimentos para o mês de [nome do mês]. Vamos marcar?

Script para prospecção

Olá, [nome da pessoa], tudo bem com você?

Meu nome é [nome do consultor], [nome do cargo] na [nome da empresa]. Por aqui, nós ajudamos empresas a venderem mais e atenderem melhor seus próprios clientes. Podemos conversar sobre seus desafios do momento? Tenho certeza que posso ajudar!

Dicas extras para vendas pelo WhatsApp

Para o seu script e a sua técnica de vendas pelo WhatsApp ficar ainda mais certeira, confira nossas dicas bônus e comece a aplicar agora mesmo!

  • Utilize o WhatsApp Business: essa versão é prática e realmente ajuda quem precisa contactar clientes pelo aplicativo. O vendedor pode enviar uma única mensagem para múltiplos usuários de uma só vez e consegue manter o engajamento dos clientes a longo prazo.
  • Use os botões de CTA: o WhatsApp oferece botões de Call to Action induzindo a outra pessoa a realizar uma ação específica, como fazer uma ligação, acessar um site ou um blog, envio de resposta rápida, entre outros.
  • Agrupe os clientes de acordo com as etapas do funil de vendas para WhatsApp: para nutrir seus potenciais clientes de conteúdo relevante e CTAs, é necessário agrupar seus contatos por etapa da jornada de compra. Outra opção seria também nomear o contato na sua lista com a etapa do funil em que ele se encontra.
  • Faça Stories pelo WhatsApp: conhece o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Pois é. Poste sempre nos stories do aplicativo conteúdo de valor e informações e promoções sobre seus produtos e serviços e mantenha-se exposto e disponível.
  • Planeje o conteúdo a ser enviado: para não afastar o cliente, faça um planejamento estratégico de envio de mensagens para que elas não sejam tão frequentes, mas não deixem o cliente se esquecer de você. Pense em assuntos interligados e mantenha a curiosidade aguçada.
  • Use chatbot para WhatsApp: essa funcionalidade eleva o nível de atendimento. Em um software de suporte ao cliente, todos os canais de contato são integrados a um só lugar e é possível automatizar o envio de respostas e mensagens. Ele agiliza o trabalho, encanta o cliente e organiza o processo de vendas.

Percebeu a importância de criar um próprio script de vendas pelo WhatsApp? A ferramenta possibilita diversas ações e aproxima o contato e o relacionamento com o cliente. Utilizar a tecnologia para agilizar o atendimento e a negociação com leads e prospects, torna a experiência de seu potencial cliente marcante e inesquecível.

Mostrar-se disponível e gentil, além de saber usar o aplicativo de forma adequada, sem cansar ou afastar os clientes, é o caminho para o sucesso de vendas pelo WhatsApp.

Se você está precisando vender mais e aumentar a produtividade e a eficiência do time comercial, conheça agora mesmo o sistema CRM de vendas da Zendesk e saiba como vender mais, com menos trabalho. 

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