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Funil de vendas com chatbot: entenda a estratégia que converte leads em clientes

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 Abril 2021
Última atualização em 29 Abril 2021

Negociações exigem planejamento, e muitas empresas apostam na estratégia do funil de vendas para alcançar seus resultados e fidelizar clientes. Esse método, que nutre leads e os torna consumidores de uma marca, foi sofrendo mudanças com o passar dos anos, e hoje, em meio a tanta tecnologia, o funil de vendas com chatbot pode se tornar um diferencial. 

A Inteligência Artificial mudou a forma que as pessoas interagem com empresas, e agora, um funil de vendas inteligente é necessário para que um cliente chegue até a etapa final do funil, o que se tornou muito mais difícil, já que a concorrência no mundo digital é muito grande.

Por isso, utilizar um funil de vendas com chatbot, pode guiar os leads para o caminho desejado, afinal, um bot sempre disponível pode ser uma peça essencial na conversão de clientes. Não acredita? Então continue a leitura e confira por que apostar no funil de vendas com chatbot.

Esclarecendo o que é chatbot e funil de vendas

Antes de entender como funciona um funil de vendas com chatbot, é importante que não existam dúvidas sobre o que são ambos, e para que funcionam no dia a dia de uma empresa.

Funil de vendas é um processo difundido a muito tempo no mercado, e é uma estratégia que acompanha todas as etapas da relação de uma pessoa com uma empresa, até que ela se torne um cliente.

Esse funil se divide em três etapas, organizadas entre: aprendizado e descoberta (topo de funil), reconhecimento do problema e consideração da solução (meio de funil), e decisão de compra (fundo de funil). E é uma estratégia de marketing muito eficiente.

Chatbot é um software criado para simular uma conversa por meio da Inteligência Artificial. Através dessa ferramenta automatizada, as empresas conseguem oferecer atendimento rápido para os clientes, cada dia mais exigentes, sem deixar de lado a qualidade no serviço.

Para se aprofundar nas estratégias, leia também: O que é funil de vendas e qual é sua importância, e O que é chatbot? Para que ele serve e como funciona?

Funil de vendas com chatbots: por que usar?

Acompanhar a jornada do consumidor através das etapas do funil de vendas sempre foi e será uma das estratégias de marketing mais utilizadas por empresas. Com a transformação digital e o uso da Inteligência Artificial, esse acompanhamento se tornou ainda mais amplo e a metodologia que antes se aplicava principalmente através de e-mails, ganhou espaço na internet como um todo.

A evolução digital, tornou o funil de vendas inteligente ao ligar suas etapas ao uso de uma ferramenta automatizada, como o chatbot, o que possibilitou não só a conversão de visitantes em leads e clientes, mas também a segmentação de públicos, a nutrição de leads, a interatividade e o dinamismo no atendimento, e como consequência, o aumento de vendas. 

Atrelar as etapas do funil de vendas com chatbots, vai de encontro com diversas pesquisas que apontam como ambas as estratégias podem ser complementares, principalmente em um período onde o uso de aplicativos se tornou comum. Veja:

Esses são apenas alguns números que mostram o crescimento e a eficiência do uso dos bots, e isso unido as etapas do funil de vendas ajudarão na atração de visitantes, na conversão de oportunidades, no aumento de clientes e principalmente na fidelização dos consumidores.

Etapas do funil de vendas com chatbot

Topo do funil

O topo do funil é a etapa de aprendizado e descoberta, onde o consumidor descobre a empresa, e então passa a desejar o que ela produz. Nessa fase, o chatbot pode ser usado no site da empresa, oferecendo ajuda na navegação, ou interagindo, como forma de primeiro contato com o futuro lead. Sendo assim, o chatbot é uma ótima ferramenta de captação de leads.

Meio do funil

No meio do funil, os leads captados precisam ser nutridos de informações, e é importante que cada conteúdo desenvolvido seja direcionado para o perfil de cada lead, ou seja, nessa fase o chatbot inicia a segmentação dos leads, e também a nutrição dos mesmo, tudo de forma automatizada, sem deixar nenhum lead sem informação, educando o lead para que ele se torne um consumidor da empresa.

Fundo do funil

A fase final do funil de vendas inteligente, é onde um lead finalmente se torna um cliente, consumidor da empresa. Nesse momento o chatbot é fundamental para incentivar leads a efetivar sua compra, utilizando a base de dados criada pelas etapas anteriores da captação do lead, que ficam armazenadas no sistema do bot.

Com os dados colhidos, o chatbot consegue criar mensagens personalizadas, anúncios e conteúdos informativos para cada lead, a fim de fazê-lo se sentir único, e então, finalmente fechar negócio.

Principais benefícios do funil de vendas com chatbot

São diversos os benefícios que o uso do funil de vendas com chatbot podem levar para uma marca, principalmente porque através da automatização, a empresa consegue contato com um maior número de pessoas, e segmenta melhor seu banco de dados. 

Além disso, através do funil de vendas com chatbot são criadas oportunidades como:

  • Atendimento mais eficaz;
  • Aumento da conversão de leads em clientes;
  • Aumento das vendas;
  • Oferta de experiência diferenciada para os clientes.

Apostar na estratégia do funil de vendas com chatbot tende a elevar os ganhos, e em virtude do atendimento mais eficaz, melhora também a experiência do cliente, tornando essa uma ótima fórmula para melhorar o desempenho da captação de leads de uma empresa.

Utilizar a plataforma de automatização Zendesk para atendimento ao cliente é uma ótima maneira de começar a usar o funil de vendas com chatbot na sua empresa. O software da Zendesk oferece automação e bots com IA, capaz de personalizar a experiência de cada cliente. Assista a demonstração!

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