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Artigo 9 min read

Funil de vendas com chatbot: entenda a estratégia que converte!

Por Zendesk

Última atualização em 7 fevereiro 2024

Funil de vendas chatbot

Você já ouviu falar no funil de vendas com chatbot? O recurso de inteligência artificial hoje é usado como um upgrade ao já tradicional pipeline de marketing, trazendo interações mais assertivas e resultados comerciais bem mais vantajosos em tempos de transformação digital.

Negociações exigem planejamento, e muitas empresas apostam na estratégia do funil de vendas para alcançar seus resultados e fidelizar clientes

O método, que nutre leads e os torna consumidores de uma marca, foi sofrendo mudanças com o passar dos anos. Especialmente nos dias de hoje, em meio a tanta tecnologia, processos de automação e aprendizado de máquina foram introduzidos no tradicional funil, tornando-o mais dinâmico e autônomo.

A efetividade dos processos de automação, aliás, é facilmente evidenciada por dados. Pesquisas do site Facile Way mostram que os recursos aumentam a produtividade das empresas em 14.5% e reduzem o tempo de gerenciamento dos processos de vendas em 12.2%.

Adicionalmente, a Inteligência Artificial mudou a forma como as pessoas interagem com empresas. Agora, um funil de vendas inteligente é necessário para que um cliente chegue até a etapa final do funil, o que se tornou muito mais difícil, já que a concorrência no mundo digital é muito grande.

Por isso, usar um funil de vendas com chatbot pode guiar os leads para o caminho desejado, afinal, um atendente virtual sempre disponível pode ser uma peça essencial na conversão de clientes. 

Não acredita? Então continue a leitura e confira os motivos para seguir as etapas de funil de vendas inteligente.

O que é funil de vendas com chatbot?

Antes de entender como funciona um funil de vendas com chatbot, é importante que não existam dúvidas sobre o que são ambos e para que funcionam no dia a dia de uma empresa.

Funil de vendas 

Funil de vendas é um processo difundido a muito tempo no mercado. Trata-se de uma estratégia que acompanha todas as etapas da relação de uma pessoa com uma empresa, até que se torne cliente.

O precursor do pipeline (termo inglês original) data ainda do final do século XIX quando era chamado de Modelo AIda. Foi criado por Elias St. Elmo Lewis e é considerado a primeira sistematização de um planejamento comercial que considera desde a atração do cliente até a conclusão da venda.

Na segunda metade do século XX, Philip Kotler ajudou a popularizar o conceito da forma como conhecemos hoje e a transformação digital na década de 90 adaptou todo o processo para os canais de marketing e vendas que conhecemos hoje, como:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • motores de busca, como Google, Yahoo e Bing. 

Na forma clássica, o funil se divide em três etapas, organizadas entre: aprendizado e descoberta (topo de funil), reconhecimento do problema e consideração da solução (meio de funil), e decisão de compra (fundo de funil), sendo uma estratégia de marketing muito eficiente.

Atualmente, muitos teóricos levam em consideração a introdução de uma quarta etapa, que consiste na fidelização por meio de técnicas de pós-venda, como o upsell e o cross-sell.

Chatbot

A era digital e a difusão de tecnologias de inteligência artificial trouxeram novos recursos que muito agregaram à jornada de compra do cliente em cada uma das etapas do funil de vendas.

O Chatbot, por exemplo, é um software criado para simular uma conversa guiada por Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

Por meio dessa ferramenta automatizada, as empresas conseguem oferecer atendimento rápido e eficiente para os clientes, cada dia mais exigentes, sem deixar de lado a qualidade no serviço.


Na lógica dos chatbots, um robô nutrido por uma enorme base de dados e procedimentos algorítmicos realiza um primeiro atendimento para tentar solucionar o problema do cliente com algumas respostas prontas e habituais.

Esse robô é que conhecemos por bot. Ele pode ser acionado, por exemplo, em páginas estratégicas de visitação dos clientes para iniciar uma conversa assertiva e que traga soluções práticas.

Dessa forma, mensagens automatizadas de robôs servem tanto para captar leads para uma marca, como também para fazer ofertas assertivas e personalizadas de acordo com as informações recebidas do histórico de interações com o cliente.  Não é incrível?

Para se aprofundar nas estratégias, leia também: O que é funil de vendas e qual é sua importância, e O que é chatbot? Para que ele serve e como funciona?

Funil de vendas inteligente: por que usar?

Acompanhar a jornada do consumidor por meio das etapas do funil de vendas sempre foi e será uma das estratégias de marketing mais usadas por empresas. 

Com a transformação digital e o uso da Inteligência Artificial, esse acompanhamento tornou-se ainda mais amplo e a metodologia — que antes se aplicava principalmente via e-mails — ganhou espaço na internet como um todo.

A evolução digital tornou o funil de vendas inteligente ao ligar suas etapas ao uso de uma ferramenta automatizada, como o chatbot, possibilitando não só a conversão de visitantes em leads e clientes, mas também a:

 A consequência direta dessas implementações é o aumento drástico na eficiência dos processos do funil de vendas e, o mais importante, o aumento de vendas da fidelização dos consumidores. 

Atrelar as etapas do funil de vendas aos chatbots vai de encontro com diversas pesquisas que apontam como ambas as estratégias podem ser complementares, principalmente em um período onde o uso de aplicativos se tornou comum. Veja:

Esses são apenas alguns números que mostram o crescimento e a eficiência do uso dos bots. Tal entendimento, unido a um gerenciamento eficiente das etapas do funil de vendas, ajudará na atração de visitantes, na conversão de oportunidades, no aumento de clientes e principalmente na fidelização dos consumidores.

Etapas do funil de vendas com inteligência artificial

Vamos mostrar agora como funciona o funil de vendas com chatbot na prática É hora de entender, de forma clara, cada um dos estágios desse processo.

Confira!

Topo do funil

O topo do funil é a etapa de aprendizado e descoberta, onde o consumidor descobre a empresa, e então passa a desejar o que ela produz. 

Nessa fase, o chatbot pode ser usado no site da companhia, oferecendo ajuda na navegação, ou interagindo, como forma de primeiro contato com o futuro lead. Sendo assim, o chatbot é uma ótima ferramenta de captação de leads.

Veja como um sistema com chatbot é fundamental para conhecer melhor seus clientes e assim otimizar as etapas do funil de vendas:

Meio do funil 

No meio do funil, os leads captados precisam ser nutridos de informações. É importante, portanto, que o conteúdo desenvolvido seja direcionado para o perfil de cada lead, uma vez que, nessa fase, o chatbot inicia a segmentação dos potenciais clientes. 

No meio do funil também inicia a nutrição automatizada, sem que nenhum cliente fique sem informação, educando o lead para se tornar um consumidor da empresa.

Mensagens automáticas de e-mail marketing ou por meio do WhatsApp são uma ótima pedida para manter os leads munidos de informações interessantes que o levem a avançar para o fundo do funil.

Esse momento já permite uma abordagem mais personalizada e voltada para as dores do lead. Um e-mail mostrando como determinados produtos ou serviços oferecidos pela empresa são interessantes para solucionar as demandas do cliente são bem-vindas.

Fundo do funil

A fase final do funil de vendas inteligente ocorre quando o lead finalmente se torna um cliente e consumidor convertido da empresa. 

Nesse momento, o chatbot é fundamental para incentivar a efetivação da compra, usando a base de dados criada pelas etapas anteriores, que fica armazenada no sistema do bot.

Com os dados colhidos, o chatbot consegue criar mensagens personalizadas, anúncios e conteúdos informativos para cada lead, a fim de fazê-lo se sentir único, e então, finalmente fechar negócio.

Nessa etapa, abordagens mais agressivas, com promoções, bundle de produtos e CTAs com palavras que vendem para páginas de conversão são estrategicamente positivas.

Principais benefícios do funil de vendas com chatbot

São diversos os benefícios que o uso do funil de vendas com chatbot pode levar para uma marca, principalmente porque,  com a  automatização, a empresa consegue contato com um maior número de pessoas, segmentando melhor seu banco de dados. 

Além disso, esse processo inteligente possibilidade a criação de oportunidades, como:

  • atendimento mais eficaz;
  • aumento da conversão de leads em clientes;
  • aumento das vendas;
  • oferta de experiência diferenciada para os clientes.

Apostar na estratégia do funil de vendas com chatbot tende a elevar os ganhos, e em virtude do atendimento mais eficaz, melhora também a experiência do cliente, tornando essa uma ótima fórmula para melhorar o desempenho da captação de leads de uma empresa.

Usar a plataforma de automatização Zendesk para atendimento ao cliente é uma ótima maneira de começar a usar o funil de vendas com chatbot na sua empresa. 

O software da Zendesk oferece automação e bots com IA, capaz de personalizar a experiência de cada cliente. Assista a demonstração!

Além disso, a Zendesk conta com uma ferramenta de CRM de venda com chatbot para gerenciar a geração de leads e acompanhar ações de conversão em vendas de forma mais simples e efetiva!

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo sobre funil de vendas com chatbot e, claro, das soluções que apresentamos para seu negócio! Para mais dicas, fique de olho nas atualizações do nosso blog! Até a próxima!

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