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Inteligência artificial em vendas online: principais vantagens + como aplicar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 Fevereiro 2021
Última atualização em 8 Fevereiro 2021

Quando pensamos em inteligência artificial, assim como qualquer conceito futurista, pensamos em extremos cenários de ficção científica, com robôs que substituem os humanos e coisas do tipo. No entanto, isso desvia do fato de que tecnologias assim já são uma realidade, a exemplo da inteligência artificial em vendas.

A realidade é bem mais simples do que parece, ao menos na prática. O objetivo de uma IA

é simular o raciocínio entre assimilar uma informação e reagir a ela. Como o ser humano tende a repetir certos hábitos, sobretudo na forma como faz suas compras, a inteligência artificial se torna perfeita para o e-commerce.

E isso não é de hoje. A última década em especial viu uma série de avanços na área da inteligência artificial em vendas e no atendimento ao cliente. Não se trata de um cenário pré-apocalíptico onde as máquinas irão dominar os humanos.

No atual contexto, as IAs servem para tornar uma tarefa recorrente, repetitiva e demorada em algo muito mais ágil e quantitativo. São capazes de coletar uma enorme quantidade de dados, analisar os resultados, fornecer insights e responder a solicitações de clientes.

Inteligência sobre esforço em vendas

A que se deve tanta demanda por inteligência artificial em vendas, seja no mercado físico ou online?

O ano de 2017 foi classificado como o ano das inteligências artificiais. Presente na maior parte das inovações tecnológicas esperadas na época, seu objetivo principal de aumentar a produtividade e agilidade no atendimento ao cliente trazia um grande atrativo para o mercado.

A concorrência cresce, o consumidor cada vez mais pesquisa e demanda mais informações, sempre com muita pressa. Tudo isso torna quase impossível que uma equipe consiga atender todos os chamados com assertividade.

Alguns clientes têm dúvidas simples, outros apresentam reclamações ou exigem respostas mais completas. A dúvida era: como atender cada caso de forma humanizada, mas sem investir muitos recursos em uma interação de baixo retorno?

Aí entra a inteligência artificial em vendas, que automatiza esses atendimentos, avança para uma interação emulando o comportamento humano, totalmente personalizada, e promove uma sensação positiva para a experiência do cliente.

Além disso, permite que a equipe de vendas se concentre nas decisões estratégicas e que realmente exigem a interação humana, guardando importantes recursos para atividades realmente necessárias.

Principais vantagens de IAs para o e-commerce

Com o ganho de tempo, disponibilidade 24h e respostas instantâneas às dúvidas mais comuns dos clientes, estima-se que 45% das atividades de atendimento poderiam ser automatizadas, de acordo com pesquisas do instituto McKinsey.

E a tendência é que o uso de inteligência artificial em vendas se torne cada vez mais mainstream, com foco especial na otimização da customer experience.

Segundo a Gartner, nos próximos anos 47% das empresas irão usar chatbots para atendimento ao cliente, enquanto 40% pretendem utilizar assistentes virtuais de venda. Quem acha que essas tendências são muito estrangeiras, também se engana. 

Um dos principais cases do segmento no Brasil, a Lu, do Magazine Luiza, já apresenta uma taxa de 8,5 milhões de interações mensais, 1,4 milhão de atendimentos e mais de 6 mensagens trocadas com cada usuário.

Mais que isso, a Lu representa toda a nova identidade de atendimento da marca, atuando como influencer digital e transformando discretamente a tradicional Magazine Luiza na intimista e moderna Magalu.

Exemplos práticos de inteligências artificiais em uso

Você deve estar se perguntando sobre como é usada a inteligência artificial em vendas na prática. São muitos os exemplos de IA em atividade, utilizando diferentes configurações para interagir com o cliente na hora certa.

De início, temos os previamente mencionados chatbots. Robôs de atendimento com perguntas e respostas pré-programadas, que servem para responder às dúvidas mais frequentes. Presentes nas lojas virtuais e até mesmo em redes sociais, como WhatsApp Business e Facebook.

O mais interessante desse sistema é quando aliado ao machine learning, que otimiza a inteligência artificial para aprender com os resultados de cada interação com os clientes, tornando o sistema cada vez mais eficaz.

Outra aplicação prática da inteligência artificial em vendas está presente nos aplicativos das marcas. A maioria das lojas virtuais e físicas estão lançando aplicativos próprios para interagir com os clientes, o que fica ainda mais interessante com um toque de IA.

Temos no Brasil o exemplo do Grupo Pão de Açúcar, que ao detectar que o cliente está em uma de suas lojas, entrega notificações de ofertas locais em tempo real, trabalhando a compra por impulso de um jeito totalmente digital e eficiente.

Por fim, uma apresentação bem acessível da inteligência artificial em vendas está presente em softwares CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes, em Português).

O CRM é uma ferramenta para organização, análise e estratégia de vendas. Nele são registradas as informações e histórico de interações com os leads. Entenda melhor sobre o que é o CRM no vídeo abaixo do Portal Administradores:

Integrar CRM e Inteligência Artificial proporciona um ganho exponencial na qualidade das suas vendas, que mantém o acesso facilitado às informações relevantes do cliente e permite direcionar seus esforços com total precisão.

Conheça a solução de vendas da Zendesk

A Zendesk trabalha para desenvolver soluções para seus clientes e com Zendesk Sell, sua equipe ganha tempo e inteligência para otimizar os relacionamentos com os clientes e alavancar suas vendas.

Confira os diferenciais do Zendesk Sell:

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