O que é SMS corporativo? Será que vale a pena para empresas?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 Mai 2020
Última atualização em 18 Agosto 2020

O SMS corporativo é um recurso que permite que empresas enviem mensagens curtas (de até 160 caracteres) para os celulares de diferentes audiências, como clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores. 

Objetivando oferecer uma comunicação ágil e eficiente, o envio do sms corporativo acontece em larga escala por meio da Internet. Assim, as companhias encaminham informações que englobam:

  • compartilhamento de atualizações importantes;
  • notícias sobre a comunidade;
  • lembretes e avisos;
  • campanhas de endomarketing ;
  • descontos e promoções;
  • agendamento de reuniões;
  • comunicados internos;
  • pesquisas de satisfação, entre outras. 

Mas... o SMS não morreu?
De acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box, não, como você pode observar no gráfico abaixo. Inclusive, o seu uso registrou um pequeno crescimento de 2018 para 2019.

Nesse sentido, é válido destacar que o relatório também aponta uma boa diferença entre envio e recebimento de SMS. Isto acontece porque esse canal não é muito utilizado para que as pessoas troquem mensagens entre si. 

O mesmo não acontece no mundo dos negócios. Afinal, o SMS para empresas vem sendo abraçado por companhias de todos os portes. 

Uma das razões para isso é o seu caráter universal. Isso porque esse tipo de mensagem pode chegar a qualquer tipo de aparelho, mesmo que ele não conte com elevada tecnologia. Além disso, o SMS corporativo é entregue mesmo que a pessoa não esteja com o seu recurso de tráfego de dados acionado. 

Quais são as vantagens do SMS corporativo?

O SMS para empresas conta com vantagens relevantes. Confira, agora, as principais. 

1. Alta taxa de abertura e visualização de mensagens

Cerca de 98% das mensagens de sms corporativo são abertas e lidas por seus destinatários. Esse número impressiona, não é mesmo? Ainda mais se considerarmos que a taxa média de abertura de email, por exemplo, é  de 20%. 

Em outras palavras, além de ser uma comunicação rápida, a leitura de uma mensagem desse gênero é praticamente garantida. 

2. Custo baixo 

A verdade é uma só: pequenas e médias empresas querem enxugar seus custos ao máximo, certo? 

No entanto, isso não significa que essas organizações não devam direcionar uma parte de seus recursos para estratégias de marketing. Aí o SMS corporativo cai como uma luva, pois alia eficiência e custo reduzido. 

3. Personalização

Segundo estudo da Infosys, 31% dos consumidores desejam que sua experiência de compra seja mais personalizada do que a atual. Nesse contexto, o SMS para empresas também se destaca. 

Em primeiro lugar porque o celular é um dispositivo bastante pessoal. Logo, além das pessoas visualizarem mais rapidamente suas mensagens, elas se sentem mais compelidas a responder também. 

Sendo assim, se o seu negócio aproveitar essa deixa e enviar mensagens customizadas a seus clientes, o potencial de que essa estratégia dê resultado é ainda maior, percebe?

4. Comunicação eficiente 

Pelo fato da mensagem do SMS empresarial poder ter no máximo 160 caracteres, a comunicação não se torna enfadonha ou imprecisa. 

Muito pelo contrário, o limite de caracteres favorece que a mensagem seja transmitida com eficiência, um ponto importante da sociedade moderna, que está sempre com pressa e em busca de otimizar tempo. 

5. É rastreável e mensurável

Um SMS corporativo pode ser facilmente rastreável e mensurado. Isso porque os provedores que fornecem esse serviço também contam com relatórios de entrega. 

Logo, com esses dados em mãos, é possível avaliar, com precisão, o sucesso de suas campanhas e, caso necessário, mudar de estratégia

Aliás, nesse contexto, para se comunicar de modo mais pessoal e efetivo, você pode adotar o SMS da Zendesk

Como colocar o SMS corporativo em prática?

De acordo com Evan Aldrich, chefe de suporte ao cliente na Favor - um serviço de entrega de Austin com grande crescimento: 

“Nossos clientes preferem interagir via SMS, fazendo dessa opção uma peça chave da nossa estratégia de suporte. Utilizar o Zendesk para oferecer esse suporte via SMS é fácil e se encaixa perfeitamente na nossa rotina de trabalho.”

Para isso, você contar com o Zendesk Talk, que nada mais é do que software de call center baseado na nuvem e integrado ao sistema de tickets do Zendesk Support. 

Com ele, as equipes podem fornecer suporte por telefone da mesma plataforma que elas usam para gerenciar todos os outros canais. 

Com o histórico completo do cliente, a criação automática de tickets e a gravação de chamadas, os agentes podem se concentrar mais nas conversas e menos no fluxo de trabalho.

Além disso, essa solução permite que seus agentes recebam mensagens de texto, automatizam alertas e enviem mensagens proativas. 

Todas as conversas se tornam tickets, com fluxos de trabalho integrados, relatórios e histórico completo dos clientes. E o melhor de tudo? Você não precisa de código nem software adicionais.

Para saber mais e, assim, promover um diálogo fácil e descomplicado entre clientes e agentes, não deixe de assistir ao vídeo a seguir:

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