Ir para o conteúdo principal

O que é SMS corporativo? Será que vale a pena para empresas?

Por Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

O SMS corporativo é um recurso que permite que as companhias enviem mensagens curtas (de até 160 caracteres) para os celulares de diferentes audiências, como clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores. 

Objetivando oferecer uma comunicação ágil e eficiente, o envio do SMS para empresas acontece em larga escala por meio da internet, encaminhando informações que englobam:

  • compartilhamento de atualizações importantes;
  • notícias sobre a comunidade;
  • lembretes e avisos;
  • campanhas de marketing por SMS;
  • descontos e promoções;
  • agendamento de reuniões;
  • comunicados internos;
  • pesquisas de satisfação
  • entre outras. 

Mas… o SMS não morreu? De acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box, não, o SMS não morreu.

Nesse sentido, é válido destacar que o relatório também aponta uma boa diferença entre envio e recebimento de SMS. Isto acontece porque esse canal não é muito utilizado para que as pessoas troquem mensagens entre si. 

Aliás, no mundo dos negócios, o SMS empresarial continua sendo abraçado por companhias de todos os portes. 

Uma das razões para isso é seu caráter universal, pois esse tipo de mensagem pode chegar a qualquer tipo de aparelho, mesmo que não conte com elevada tecnologia. Além disso, o SMS corporativo é entregue mesmo que a pessoa não esteja com o recurso de tráfego de dados acionado. 

O que é SMS corporativo? Quais são os tipos?

O SMS corporativo é um mecanismo de envio de mensagens curtas entre a empresa e o destinatário via smartphone. Essas mensagens podem tanto ser direcionadas para colaboradores, sócios e parceiros comerciais, como também para os clientes. 

Dentre os vários tipos de SMS corporativo, podemos destacar: 

Campanhas de marketing por SMS

O SMS é um excelente canal corporativo para a realização de campanhas de marketing, seja com os clientes ou o público interno. Para se comunicar com seus consumidores, você enviar SMS corporativo de: 

  • ofertas e promoções;
  • lançamentos de produtos;
  • atualizações de compras e encomendas;
  • autenticação para cadastros e logins em plataformas da marca;
  • e assim por diante.

Dessa forma, é possível manter uma relação mais estreita, personalizada e espontânea com os clientes. Assim como o e-mail, o SMS para empresas fatalmente será visto pelo destinatário, pois cairá direto em sua caixa de entrada. 

Enquanto isso, conteúdos enviados pelas redes sociais são mais difusos e têm alcance mais impreciso. 

Por sinal, um dos excelentes exemplos de marketing por SMS é o endomarketing, que são as iniciativas voltadas para colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e sócios. 

A ideia aqui é promover uma relação mais saudável com esses stakeholders com ações de branding, reconhecimento profissional, anúncios de workshops e outras iniciativas de integração.

Lembretes e avisos 

O SMS corporativo é um eficiente canal para envio de lembretes e avisos pontuais, rápidos e que não demandem um conteúdo mais extenso e complexo. 

Por sinal, o SMS é uma ferramenta notável por ser simples e ter limite de caracteres, além da impossibilidade do carregamento de imagens e recursos gráficos.

Portanto, empresas podem utilizar esse canal para:

  • lançamento de faturas para os clientes;
  • aviso de atraso no pagamento;
  • lembrete de consultas e eventos;
  • alertas de segurança.

Adicionalmente, ele pode ser direcionado ao público interno para fazer anúncios sobre feriados, mudanças no expediente de trabalho, avisos de reunião, mudanças estruturais e outros lembretes do dia a dia organizacional como um todo. 

Comunicados internos 

Deseja melhorar os fluxos e processos da sua empresa? Então, o SMS corporativo pode ser um grande aliado.

Utilize essa ferramenta para atualização de escalas de trabalho, anúncio de atualização de políticas internas e, como já mencionamos, lembretes de reuniões e informações relevantes para determinada equipe ou todos os colaboradores.

O SMS pode ser um canal adotado até mesmo para o envio do link de uma newsletter corporativa, integrando assim cada colaborador com notícias e anúncios determinantes para a rotina da organização.

Nova sede será aberta? Há uma seleção para colaboradores no setor X? Um equipamento de ponta finalmente foi adquirido? 

O SMS corporativo para comunicados internos que não só informa os colaboradores, mas que também é crucial para o sucesso na consolidação de uma cultura organizacional homogênea e eficaz.  

Pesquisa de satisfação 

Outra maneira de otimizar o gerenciamento e desempenho operacional é utilizando o SMS empresarial para colher feedbacks e realizar pesquisas de satisfação com os públicos interno e externo.

Com os consumidores externos, pode-se mensurar o nível de satisfação com o processo de compra, o produto em si ou o suporte ao cliente, por exemplo.

E, com os colaboradores, o envio de SMS pode avaliar a satisfação com o ambiente de trabalho, a relação com outros colegas e lideranças, a implementação de novos processos e por aí vai.

Em seguida, a reunião e o cruzamento de todos esses dados propicia uma análise geral para o aprimoramento e a otimização de processos com o intuito de melhorar a performance e satisfação dos colaboradores, além de oferecer a melhor experiência do cliente possível.

Quais são as vantagens do SMS corporativo?

O SMS para empresas conta com vantagens relevantes. Confira, agora, as principais.

1. Alta taxa de abertura e visualização de mensagens

Cerca de 98% das mensagens de SMS corporativo são abertas e lidas pelos destinatários. Esse número impressiona, não é mesmo? Ainda mais se considerarmos que a taxa média de abertura de email, por exemplo, é de apenas 20%. 

Além de ser uma comunicação rápida, a leitura de uma mensagem desse gênero é praticamente garantida. 

2. Custo baixo 

A verdade é uma só: pequenas e médias empresas querem enxugar seus custos ao máximo, certo? 

No entanto, isso não significa que essas organizações não devam direcionar uma parte de seus recursos para estratégias de marketing. E é aí que o SMS corporativo cai como uma luva, pois alia eficiência e custo reduzido. 

3. Personalização

Segundo o estudo da Infosys, 31% dos consumidores desejam que sua experiência de compra seja mais personalizada do que a atual. Nesse contexto, o SMS para empresas também se destaca. 

Em primeiro lugar, porque o celular é um dispositivo bastante pessoal. Logo, além das pessoas visualizarem mais rapidamente suas mensagens, elas se sentem mais compelidas a responder também. 

Se o negócio aproveitar essa deixa e enviar mensagens customizadas aos clientes, o potencial de que essa estratégia dê resultado é ainda maior, percebe?

4. Comunicação eficiente 

Pelo fato da mensagem do SMS empresarial poder ter, no máximo, 160 caracteres, a comunicação não se torna enfadonha ou imprecisa. 

Muito pelo contrário, o limite de caracteres favorece que a mensagem seja transmitida com eficiência, um ponto importante da sociedade moderna, que está sempre com pressa e em busca de otimizar tempo. 

5. É rastreável e mensurável

Um SMS corporativo pode ser facilmente rastreável e mensurado, pois os provedores que fornecem esse serviço contam com relatórios de entrega. 

Com esses dados em mãos, é possível avaliar, com precisão, o sucesso das suas campanhas e, caso necessário, mudar de estratégia

Por falar nisso, para se comunicar de modo mais pessoal e efetivo, você pode adotar o SMS da Zendesk. Logo adiante, voltaremos a falar sobre esse ponto. Siga conosco!

Quais são os desafios do marketing por SMS?

Já vimos aqui como a implementação do SMS para empresas é vantajosa tanto para a comunicação externa quanto para o fortalecimento interno do endomarketing. 

Mas sua implementação é simples e o sucesso é garantido? Não necessariamente! É fundamental analisar bem as características do canal e medir sua eficácia com o perfil do negócio e, claro, com as demandas do seu público-alvo.

Em muitos casos, empresas possuem uma plataforma própria de interação entre colaboradores que pode, por si só, ser um espaço muito mais eficiente para que os funcionários leiam as mensagens e se sintam mais integrados.

Já no caso de consumidores externos, canais como o e-mail são bem mais relevantes para mensagens longas e complexas,  pois possibilitam usar mais caracteres e introduzir recursos gráficos.

Portanto, para inserir o SMS corporativo em sua estratégia, é preciso avaliar os custos, o formato de negócio e o perfil do seu público.

Após essa avaliação, o SMS pode sim ser um grande aliado para interações mais rápidas e espontâneas com o destinatário pela simplicidade em disparo em massa e, ainda, pelo formato perfeito para lembretes e avisos.

Como colocar o SMS corporativo em prática?

Já falamos das vantagens, dos desafios e do funcionamento do SMS corporativo, na prática. E, sem mais delongas, a questão-chave é: como implementar esse serviço no seu negócio e, assim, aproveitar seus benefícios?

Para isso, você pode contar com o Zendesk Talk, um software de call center baseado na nuvem e integrado ao sistema de tickets da solução Zendesk Support.

Para Evan Aldrich, chefe de suporte ao cliente na Favor, um serviço de entrega de Austin com grande crescimento:  

“Nossos clientes preferem interagir via SMS, fazendo dessa opção uma peça-chave da nossa estratégia de suporte. Utilizar o Zendesk para oferecer esse suporte via SMS é fácil e se encaixa perfeitamente na nossa rotina de trabalho.”

Com o Zendesk Talk, as equipes podem fornecer suporte por telefone da mesma plataforma que elas usam para gerenciar todos os outros canais. 

Veja mais detalhes sobre a ferramenta de SMS Zendesk Talk no vídeo abaixo:

Com o histórico completo do cliente, a criação automática de tickets e a gravação de chamadas, os agentes podem se concentrar mais nas conversas e menos no fluxo de trabalho.

A propósito, essa solução permite que seus agentes recebam mensagens de texto, além de automatizar alertas e enviar mensagens proativas. 

Todas as conversas se tornam tickets, com fluxos de trabalho integrados, relatórios e histórico completo dos clientes. E o melhor de tudo? Você não precisa de códigos, nem software adicionais.

Para promover um diálogo fácil e descomplicado entre clientes e agentes, não deixe de assistir ao vídeo a seguir:

Quer entender como esse recurso funciona na prática? Então, peça uma avaliação gratuita!