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Artigo 6 min read

O que é SMS interativo e quais as suas principais funções?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você ainda usa SMS? Apesar de parecer uma coisa ultrapassada, o uso de SMS como mensagem interativa no atendimento ao cliente cresceu 75%, segundo o Relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, e muitas empresas têm investido no uso de SMS interativo para fortalecer o relacionamento com os clientes.

Boa parte desses investimentos são motivados pelo grande número de pessoas utilizando celulares móveis no Brasil, que, conforme um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações, em dezembro de 2020, eram cerca de 234 milhões de usuários acessando a internet por meio de aparelhos móveis.

Por isso, aproveitar o uso de uma ferramenta de comunicação bastante funcional e barata se tornou um atrativo para os negócios, que, percebendo a grande demanda disponível no mercado, decidiram readequar a utilização do SMS, aplicando-o às suas estratégias de relacionamento com o cliente.

Neste post, você aprenderá mais a fundo o que é SMS interativo, e quais as principais funções desse tipo de mensagem interativa no atendimento ao cliente. Confira! 

O que é SMS?

Como sabemos bem, o serviço de mensagens curtas, conhecido popularmente pelo acrônimo SMS, é o serviço de mensagens padrão que as operadoras de telefonia móvel disponibilizam para seus clientes, e servem para a troca de mensagens de texto curtas.

Esse canal de comunicação já foi muito utilizado, mas, hoje em dia foi substituído pela troca de mensagens via aplicativos, como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros. 

Por esse motivo, o SMS passou a ter uma utilidade mais ligada à comunicação e ao marketing de relacionamento das empresas com seus consumidores, e, por essa ferramenta ter um excelente custo-benéfico, ela se tornou um ótimo canal para os negócios divulgarem produtos, eventos e promoções de maneira interativa.

O que é SMS interativo?

Como percebemos no tópico acima, o uso do SMS passou de um canal de comunicação muito utilizado pelas pessoas, para um canal de atendimento com campanhas  e comunicações interativas das empresas, e desse novo modo de usar essa ferramenta foi que surgiu o SMS interativo.

Para entender melhor o que é SMS interativo, basta lembrar daquela mensagem que às vezes recebemos do banco, para confirmar se realmente realizamos alguma transação de valor alto no cartão. 

Esse tipo de relação entre os empreendimentos e seus clientes é considerado interativo, pois, muitas das vezes, as mensagens podem ser respondidas de maneira simples, isso gera confiança e um sentimento de importância entre consumidores e empresas.

Sendo assim, podemos dizer que o SMS interativo é uma ferramenta fortíssima para o marketing de relacionamento das empresas, além de ser um formato barato e seguro de interagir com os clientes.

Como usar SMS interativo?

O SMS interativo pode ser utilizado para diversas finalidades, como para a comunicação de promoções, anúncios, informações básicas, ou para realizar pesquisas de satisfação com os clientes. 

E todas essas interações podem acontecer manualmente, no caso de pequenos negócios, ou utilizando plataformas de suporte, que disponibilizem um API capaz de otimizar o disparo de SMSs.

O jeito mais fácil de encaminhar mensagens interativas para um grande número de pessoas, sem sombra de dúvidas é investindo em um sistema de automação de marketing, dessa forma a empresa consegue formular uma boa estratégia de comunicação com seus consumidores, e ainda otimiza o tempo dos agentes de atendimento.

Principais funções do SMS interativo

Com base no nome da ferramenta, a principal função do SMS interativo é a potencialização da interatividade do negócio, que é fortalecida quando a empresa usa a automação de marketing e atendimento em suas estratégias de relacionamento com os consumidores.

Além disso, com o uso de mensagens interativas integradas a um software de suporte ao clientes, as empresas conseguem programar o disparo de sms de:

  • lembretes de consultas;
  • agendamentos;
  • informações gerais;
  • propagandas específicas;
  • campanhas promocionais;
  • pesquisas de satisfação;
  • enquetes;
  • dentre outras funções.

3 motivos para você incluir o SMS interativo no seu suporte ao cliente

Nenhuma empresa adota uma ferramenta de relacionamento somente por ela proporcionar interatividade com os consumidores. Atualmente, espera-se muito mais das estratégias de atendimento ao cliente, pois, oferecer só interatividade não é o suficiente para alcançar os melhores resultados.

Pensando nisso, confira a seguir 3 motivos relevantes que podem te convencer a incluir o SMS interativo em suas estratégias de relacionamento com os consumidores.

1. Métricas de desempenho

A maioria das plataformas que oferecem a possibilidade de disparo de SMS, também são capacitadas para avaliar as taxas de respostas das campanhas criadas.

Essas ferramentas possibilitam que as empresas avaliem o desempenho de diversas métricas ligadas não só o SMS interativo, mas também a outros formatos de comunicação (isso quando a ferramenta é omnichannel), dessa forma, se torna muito mais fácil entender o alcance real dos SMSs.

2. Personalização das mensagens

Geralmente, as plataformas de automação de marketing e atendimento possibilitam o envio de SMS ‘s interativos personalizados, utilizando a base de dados dos consumidores.

Isso permite que os conteúdos enviados para cada cliente sejam muito mais relevantes, criando um relacionamento muito mais dinâmico da empresa com seus clientes.

3. Possibilidade de integrar SMS interativo com redes sociais

O alcance do SMS interativo é muito grande, mas, quando essa ferramenta é alinhada com o disparo de mensagens interativas pelas redes sociais, a experiência oferecida aos consumidores pode ser ainda mais ampla.

O relatório CX Trends Report 2021, já citado neste artigo, mostrou uma série de vantagens das mensagens de texto comerciais, como:

  • a preferência dos clientes em trocar mensagens com as empresas, por ser um meio de comunicação conveniente e mais pessoal;
  • a vantagem dos SMS ‘s e das conversas por redes sociais terem um alto índice de satisfação e engajamento.

Portanto, é importante que os negócios disponibilizem experiências de comunicação omnichannel, compostas com ferramentas de SMS interativo, mensagens em redes sociais, e todas as outras possibilidades, dessa forma sempre terão presença garantida em todos os meios de comunicação, proporcionando as melhores experiências aos clientes.

Aproveite a oportunidade e conheça o Zendesk para vendas, o CRM de vendas da Zendesk que proporciona integração de outras ferramentas da empresa, e conta com um API de notificações para envio de mensagens por WhatsApp e SMS, a fim de personalizar a interação e as vendas dos negócios

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