Ir para o conteúdo principal

Artigo

Técnicas PNL para vendas: quais são? Como utilizá-las? Entenda!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

PNL é a sigla que significa Programação Neurolinguística. Quando utilizada nas vendas tem como intuito melhorar a relação com o cliente entendendo a maneira que ele se comporta e age enquanto consumidor.

Mas, como utilizar a neurolinguística nesse processo? Conhecer as principais técnicas PNL para vendas é o primeiro passo!

Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para compreender de uma vez por todas como fazer vendas com PNL. Continue a leitura e otimize a relação da sua empresa com seus clientes!

O que é PNL?

Programação Neurolinguística, ou PNL, é entendida basicamente como uma estratégia de vendas. Se bem feita, é possível que as vendas do seu negócio aumentem.

Para isso, é necessário focar em um melhor relacionamento com seu cliente e entendê-lo a fundo. Mas, como fazer isso?

Com a PNL usa-se técnicas para vendas que irão focar no conhecimento mais profundo dessa pessoa. Ou seja: 

  • maneiras de pensar;
  • valores que mais considera;
  • formas de ver o mundo;
  • como enxerga os produtos ou serviços da sua empresa;
  • maneiras que essa pessoa consome.

A partir disso, o vendedor pode estabelecer uma comunicação mais assertiva com o seu cliente visando a conversão em venda. Portanto, ao fazer vendas com PNL sua empresa estará criando uma relação melhor com o seu cliente. 

Também pode te interessar: Como descobrir e captar clientes potenciais: 13 dicas para te ajudar.

Como funciona?

Para alcançar o sucesso em vendas com PNL, é preciso entender a maneira que essa programação funciona. Como é um processo de identificação e relacionamento com os clientes da sua empresa, a estratégia analisa os consumidores a partir de três perfis.

  • Visuais;
  • Auditivos;
  • Sinestésicos.

O perfil de clientes visuais são aqueles que são mais atraídos quando observam o que está sendo oferecido ou então conseguem ter a imagem nítida em suas mentes. Os auditivos focam mais no tom de voz utilizado pelo vendedor para considerar a compra de um produto ou serviço. 

Os sinestésicos são aqueles que querem sentir o produto ou experienciar a sensação ou sentimento que ele pode causar. Em todos os três casos é preciso adequar a maneira de se comunicar para atrair de maneira que cada cliente avalie sua experiência.

Para te ajudar a aplicar a neurolinguística nas vendas existem diversas técnicas PNL para vendas. Continue a leitura para saber como utilizá-las. 

[LISTA] 7 principais técnicas PNL para vendas

Até aqui você já entendeu o que é PNL, os perfis analisados pela estratégia e o que é preciso para alcançar o sucesso em vendas com PNL. Mas, para aplicá-la com eficiência é necessário que algumas técnicas sejam utilizadas. 

Existem várias, mas sete se destacam, são elas:

  • analise e identifique o perfil do comprador;
  • entenda quais as necessidades e desejos do cliente;
  • aplique a técnica do espelho;
  • olhe nos olhos e seja flexível;
  • aplique técnicas de persuasão;
  • seja empático e atencioso;
  • seja influenciador.

Confira os detalhes de cada uma das principais técnicas PNL para vendas a seguir.

1- Analise e identifique o perfil do comprador

Como explicamos anteriormente, ao fazer vendas com PNL é preciso estar atento aos perfis do comprador. O motivo é que a neurolinguística nas vendas funciona a partir da observação e adaptação da linguagem e abordagem a partir do que for analisado. 

Isso significa dizer, por exemplo, que se um cliente tem o perfil visual o ideal é estabelecer uma comunicação onde ele possa observar o que está sendo passado. 

2- Entenda quais as necessidades e desejos do cliente

Para construir uma comunicação efetiva com seu cliente, é preciso entender os motivos que podem fazê-lo querer seu produto ou serviço. A partir disso o agente de vendas da sua empresa conseguirá elaborar uma melhor relação com o cliente. 

Leia também: O que é escuta ativa, qual a sua importância e como desenvolvê-la?

3- Aplique a técnica do espelho

Uma das técnicas PNL de vendas mais conhecida é a do espelho. Ela funciona a partir da análise da linguagem falada e corporal do consumidor. 

A partir dessa avaliação, o vendedor “imita” a maneira que o cliente se comunica. Mas, atenção, faça com que essa reprodução de movimentos e maneiras de se portar e falar sejam naturais. 

Caso contrário pode passar a impressão de algo caricato. O que não irá agradar nem um pouco o cliente.

4- Olhe nos olhos e seja flexível

É muito importante que enquanto a relação de confiança com o cliente esteja sendo estabelecida o vendedor olhe nos olhos dele. Além disso, é importante que o agente seja a parte flexível dessa relação e não o consumidor. 

5- Aplique técnicas de persuasão

Na área de vendas é muito importante que se saiba convencer alguém que o produto ou serviço que está sendo exposto vale a pena ser adquirido. Para isso, treinar e aplicar técnicas de persuasão é essencial.

Quando bem aplicadas, os vendedores só têm a ganhar nas habilidades para se expressar com os consumidores. Confira abaixo o TED Talk do psicólogo Adam Galinsky onde ele fala da importância e como ter sucesso nesse processo de persuasão. 

Aperte o play!

How to speak up for yourself | Adam Galinsky

6- Seja empático e atencioso

Em toda relação com o seu cliente é essencial que se crie um ambiente empático. Portanto, converse, entenda o que ele quer além dos seus medos e receios e a partir disso proponha soluções que o atenda.

7- Seja influenciador

A última das sete dicas para ter sucesso em vendas com PNL é atuar como um influenciador e nunca como manipulador. Ou seja, agir corretamente demonstrando como seu produto ou serviço poderão ajudar, de fato, o seu cliente.

CRM de vendas: otimize seus processos 

Agora que sabe o que é PNL e a importância de aplicar as principais técnicas dessa estratégia, que tal oferecer mais produtividade no suporte e gerenciamento dos clientes e leads? É o que faz um CRM de vendas.

Softwares de vendas como o CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) ajudam o trabalho dos profissionais de vendas e atendimento. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel.

A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência

Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Sell e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

Como identificar o perfil do cliente ideal? Guia completo

Descubra como identificar o perfil do cliente ideal para a sua empresa, a importância dessa definição e como ela afeta os resultados do seu negócio.

Artigo
12 min read

Taxa de conversão: 7 maneiras de melhorar a métrica!

Veja o que é taxa de conversão, qual a importância e impacto dessa métrica para sua empresa + 7 dicas para melhorar esse índice!

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.