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TICs Tecnologia da informação e comunicação: como usar em sua empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Imagine a seguinte cena: você está em um restaurante esperando para ser atendido, mas não lhe oferecem cardápio ou anotam seu pedido. O garçom compreendendo sua dificuldade indica um QR code na mesa, que é responsável pela automação do cardápio aos clientes e por ali mesmo os pedidos são feitos. Tecnologia demais para você?

Pois essa é a realidade de muitos estabelecimentos, principalmente nas grandes metrópoles. E esse cenário não se restringe apenas à  gastronomia, muitas outras áreas estão aderindo a inovações tecnológicas para agilizar e qualificar seus processos, tornando a experiência do cliente uma verdadeira imersão nas funcionalidades do mundo moderno.

As TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação estão popularizando a inteligência artificial (AI) e integrando novos espaços como a educação, alimentação, transporte, lazer e comunicação

Elas chegaram não só para otimizar tempo e recursos, como também para oferecer uma experiência mais exclusiva e funcional para as necessidades do cotidiano.

Segundo o relatório State of AI in 2020 da empresa de consultoria empresarial americana, McKinsey, 79% das empresas de vendas e marketing estão crescendo muito mais em relação a desempenho e receita, após aderirem a inteligência artificial para o bom resultado de seus projetos.

Essa integração entre informação e comunicação torna tal realidade possível e escalável, movimentando investimentos altos em setores que eram identificados como problemáticos ou estagnados, mudando esse quadro radicalmente. 

Neste artigo vamos te explicar melhor o que é tecnologia da informação e comunicação, e como utilizá-la em sua empresa.

O que é TIC?

Se o seu único contato com o TI (Tecnologia da Informação) foi em busca do concerto da impressora, saiba que esse departamento é um dos mais importantes para qualquer empresa e que muito além de impressoras e wifi, essa tecnologia aposta em inovação, segurança e funcionalidade.

TIC ou Tecnologia da Informação e Comunicação, alia evolução tecnológica e soluções digitais, a comunicação qualificada e atendimento ao cliente. Ou seja, é a integração da tecnologia com a comunicação assertiva, de modo a melhorar a eficiência dos processos e redução de custos, por meio de automação.

Muitas empresas já utilizam ferramentas que integram tais funcionalidades, como é o caso de clínicas, universidades, e-commerces, entre outros, através de recepções automatizadas, centrais de ajuda inteligente e atendimento segmentado. Algumas delas são: Google, Netflix, IFood e etc.

Quais são as TIC’s – Tecnologias da Comunicação e Informação presentes no dia a dia?

O grande objetivo das tecnologias de informação e comunicação é facilitar o cotidiano da sociedade de modo geral, reduzindo custos, tempo e ampliando as oportunidades. Neste sentido, podemos identificar diversos ambientes em que as TIC’s estão presentes e você, muito provavelmente, não notou.

Alimentação

Como mencionamos no início deste artigo, os restaurantes são um dos grandes impulsionadores da inteligência artificial e das relações entre cliente e empresa. Mas precisamos ter em mente que essa inovação vai muito além de cardápios e pedidos automatizados.

Segundo a BetaLabs – empresa especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico – 800 novos clubes de assinatura foram lançados em 2020 e a gastronomia aderiu completamente a este formato, com a criação de serviços de assinaturas de comida.

Entretenimento

As redes sociais são o exemplo mais comum desta integração entre informação e comunicação e operam com cada vez mais funcionalidades, seja para a entrega de conteúdos exclusivos e personalizados ou para estabelecer uma comunicação dinâmica e estratégica com os clientes.

Segundo a empresa de consultoria de gestão global, Bain & Company, uma grande expansão da inteligência artificial está por vir e esse crescimento amplia seu valor de mercado, passando de 22,6 bilhões de dólares em 2020, para 126 bilhões de dólares em 2025.

Grandes empresas como Netflix, TV Globo e Sky lucram milhões com novas funcionalidades que já fazem parte do cotidiano social. Além disso, outras empresas do setor também já estão trilhando o mesmo caminho, uma tendência quase obrigatória para as empresas que buscam se destacar em um mercado tão competitivo.

Bancos digitais

O mercado financeiro tem uma maturidade ainda maior quando o assunto é tecnologia. As fintechs estão aí para esquentar o setor com soluções inovadoras, utilizando as TIC’s – Tecnologia da Informação e Comunicação – para suprir uma demanda cada vez mais alta.

Bancos como Neon, XP Investimentos, entre outros, já operam em um regime totalmente digital, facilitando a resolução de tarefas, otimizando o tempo dos usuários e entregando experiências e funcionalidades essenciais para o novo perfil do consumidor.

Educação

A aplicação das TICS Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, permite ao professor ampliar seu contato com uma enorme variedade de conhecimento, aprimorando as técnicas utilizadas em sala de aula e tornando a aprendizagem mais completa, com a utilização, por exemplo, do lúdico no processo de ensino.

Além disso, permite provocar o olhar e as reflexões críticas sobre assuntos diversos da sociedade, promovendo a interação com os alunos e entre eles.

Outro papel importante ocupado pela tecnologia nas salas de aula e para além delas é a expansão do acesso à informação atualizada, ultrapassando matérias tradicionais, alimentando a comunicação colaborativa.

A integração destas novas mídias e tecnologias às atividades escolares deve compor o processo de ensino-aprendizagem, cabendo a instituição de ensino aderir a este ambiente digital da melhor maneira para a promoção do desenvolvimento escolar e pessoal dos alunos.

Computadores, tablets, notebooks e até aparelhos que utilizam tecnologias ainda mais avançadas, como a robótica, já estão presentes nos currículos escolares de diversas escolas particulares e instituições independentes de ensino extensivo.

Essa utilização instiga a curiosidade dos alunos, aumenta a criatividade e a interação em sala de aula, além de possibilitar o trabalho de diversos estímulos para o aprendizado, que acaba se tornando mais atrativo e divertido, deixando de lado o ensino tradicional e antiquado das lousas e cópias.

Saúde

Um dos segmentos que mais se beneficia com o avanço tecnológico é a saúde. Consultas, diagnósticos e exames podem ser realizados pela internet, possibilitando o acesso a especialidades dentro e fora da sua região de residência, é a chamada telemedicina, presente em diversos cantos do mundo.

As teleconsultas, por exemplo, são consultas normais, só o que muda realmente é o meio de interação utilizado. Além disso, o CFM exige que os registros sejam guardados por 20 anos e que a primeira consulta, caso o paciente resida em grandes metrópoles, seja feita presencialmente.

A realidade do Brasil colabora para que esse novo formato seja positivo na vida de milhares de pessoas, principalmente aquelas que moram em regiões mais afastadas, onde não há acesso a postos de atendimento à saúde e especialidades específicas. 

Neste sentido, as faculdades de medicina também estão em busca de atualizações sobre como exercer a profissão tendo como barreira as limitações das telas e distâncias, por isso, conciliar a tecnologia com atendimentos presenciais de tempos em tempos, também se faz necessário.

Tendências para os próximos anos

Em entrevista ao Fórum Econômico Mundial, Sundar Pichai – CEO do Google, afirmou “a inteligência artificial continuará evoluindo, tornando-se responsável por uma das maiores transformações da sociedade moderna”. Segundo ele, seu impacto no desenvolvimento humano será ainda maior que a descoberta do fogo ou da eletricidade.

Alinhada a esta impactante ideia de evolução tecnológica, podemos definir quais são as tecnologias de comunicação e informação que se tornarão tendências nos próximos anos, com base em avanços no desempenho e evolução de pesquisas do setor.

  • inovação em aparelhos para otimizar o home office;

  • veículos automatizados;

  • inteligência artificial no metaverso

  • novos modelos de linguagem entre máquinas e humanos;

  • segurança cibernética;

  • AI sem código;

  • tecnologia cloud;

  • Smart Home Devices;

  • Edge Computing.

Para a aplicação destas novas funcionalidades que estão por vir, o mercado e os profissionais precisam buscar atualizações constantes, de forma a acompanhar a evolução da sociedade e das formas de interação e produção que temos atualmente.

Neste sentido, as empresas também devem se adaptar às inovações

e adaptações, não só para facilitar o processo de produção e comércio, mas também como uma forma de se mostrar mais atrativo e inovador em um mercado altamente concorrido.

Novas áreas e profissões estão surgindo, exigindo uma enorme demanda de mercado, outras estão sumindo, dando lugar a tecnologia que passou a executar atividades operacionais com maestria, aumentando a exigência de profissionais e empresas mais atualizados e preparados para mudanças mercadológicas.

Como aplicar as TIC’s Tecnologias da Informação e Comunicação na minha empresa?

Agora que você já sabe o que é TIC e compreende seus impactos em diversos setores, está na hora de trazer esse conceito para a sua realidade, aplicando alguns métodos e funções na rotina da sua empresa.

Gestão automatizada

A automação dos processos através de uma gestão tecnológica, possibilita a ampliação de novas oportunidades de mercado e evolução nas entregas, resultando em: 

  • gestão financeira mais eficiente;

  • otimização de tempo;

  • processos mais eficientes;

  • mais segurança no controle de processos.

Segurança de dados

Inovar também significa apostar em soluções mais seguras para sua empresa, garantindo mais tranquilidade para operar e desenvolver processos complexos, sem comprometer seus dados.

Atendimento ao cliente

Seja por meio do Whatsapp Business, do chatbot do Facebook ou das interações automatizadas de diversas outras plataformas, sua empresa precisa estabelecer uma comunicação eficiente e qualificada com seus clientes e o consumidor moderno quer muito mais do que ofertas e cupons de desconto.

Está mais do que na hora de automatizar o seu atendimento ao cliente e eliminar problemas como tempo de resposta muito longo, falta de praticidade nos repases e questionamentos, erros no atendimento e satisfação do cliente. Proporcione ao usuário uma experiência única e ele nunca mais esquecerá a sua marca e isso também se aplica a situações negativas.

Com o uso da TIC Tecnologia da Informação e Comunicação para atender a estas necessidades, sua empresa poderá concentrar seus esforços em inovações criativas, na entrega de valor e em oportunidades valiosas para seu crescimento. 

Vantagens e desvantagens das TICs

O avanço tecnológico faz parte das mudanças sociais, alcançando um nível de performance muito superior a algumas décadas, quando o homem ainda buscava formas de se comunicar com outras partes do mundo, ou quando a inteligência artificial era algo impensado.

Mas como toda mudança, a TIC Tecnologia da Informação e Comunicação, também tem seus lados bons e ruins frente a sociedade. Para compreender melhor a usabilidade, precisamos analisar a sua aplicação como um todo. Vejamos a seguir.

Vantagens

  • largo alcance, melhorando a comunicação e entrega em nível mundial;

  • extenso poder de conhecimento e inovação;

  • segurança e controle de riscos;

  • otimização de tarefas;

  • potencialização e estimulação de projetos;

  • melhoria na interação com os clientes;

  • redução de custos e falhas operacionais;

Desvantagens

  • alto nível de dependência das TICs;

  • cyberbullying;

  • disseminação de fake news;

  • substituição de cargos e profissões;

  • ciberterrorismo;

  • aumento na poluição;

  • diminuição das interações sociais.

A realidade das TIC’s Tecnologias da Informação e Comunicação

Depois desta leitura, temos certeza que você já sabe o que é tecnologia da informação e comunicação, e de que forma ela pode impactar nos rendimentos e resultados da sua empresa. O importante é ter a clareza de que as TIC’s são flexíveis e funcionais, pois se adaptam a qualquer segmento e as necessidades variadas do seu cliente.

O próximo passo é automatizar, enfim, os processos da sua empresa. Então que tal iniciar pelo atendimento ao cliente? Esse é um setor chave para sua empresa, pois estabelece uma comunicação direta com o usuário e obtém métricas valiosas que podem qualificar ainda mais a estratégia do seu negócio.

Neste cenário, as tecnologias da informação e comunicação entram para atuar com mais eficiência e qualidade, entregando processos inovadores e instigantes, assim como experiências inesquecíveis para seus clientes e colaboradores, aumentando o volume de buscas e indicações do seu produto e da sua marca.

Não basta entregar qualidade e agilidade, é preciso realmente surpreender e neste sentido, a Zendesk tem o software perfeito para as suas necessidades e de seus clientes, personalizando suas funções para entregar uma experiência realmente exclusiva. 

Já está na hora de deixar os processos desatualizados e as demandas reprimidas de lado. Essa é uma solução eficaz e ágil que qualifica sua empresa, destacando-a no mercado. Entre em contato e conheça a solução de atendimento ao cliente ideal que só a Zendesk tem para oferecer.

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