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Artigo 13 min read

7 tipos de marketing para aplicar no seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O uso de estratégias digitais para lançar produtos e alcançar novos clientes é uma realidade para a maioria das empresas. Mas entre tantas opções, é necessário conhecer os principais tipos de marketing para entender quais desses modelos são mais indicados para o seu negócio.

Como você verá a seguir, alternativas não faltam. Contudo, para a escolha do modelo mais indicado, é necessário avaliar o mercado, a concorrência e até mesmo seus objetivos.

Afinal, um bom planejamento pode fazer toda a diferença neste momento. Então, ter bem definido as metas, assim como o público-alvo e onde se quer chegar é essencial para definir os tipos de estratégias de marketing que serão utilizadas.

Vale lembrar que nenhuma decisão é definitiva. Até mesmo porque não é assim que o marketing funciona. Pelo contrário, precisamos pensar nos modelos que são adequados de acordo com o momento que a empresa está. 

Se, em um futuro próximo, o posicionamento mudar, por exemplo, então vale a pena pensar nos tipos mais adequados para a realidade da organização. Além disso, é possível aplicar diferentes estratégias de marketing ao mesmo tempo. Ou seja, optar por um não irá excluir as chances de usar outros tipos.

O importante é ter um plano de ação eficiente para que cada etapa do planejamento seja executada com o objetivo de maximizar os resultados. Afinal, as estratégias de marketing possuem grandes vantagens para a imagem da marca e para o relacionamento com o cliente, como veremos a seguir.

Então, quer saber mais sobre os principais exemplos e tipos de marketing que existem? Entendendo as suas definições e diferenças, você poderá descobrir qual modelo aplicar em seu negócio. Boa leitura!

Marketing e planejamento estratégico

Não tem como pensar nos principais tipos de marketing sem antes falar sobre a importância do planejamento estratégico nessa área. Afinal, o marketing já é considerado um dos principais investimentos que uma empresa pode fazer pela sua própria imagem.

É o que mostra a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”. Nela, foi revelado que das empresas analisadas, 94% utilizam a estratégia de marketing digital para o crescimento próprio.

Mas como sempre dizem, marketing não é uma fórmula mágica. Mais do que isso, não existe uma receita pronta para dizer o que vai funcionar ou não. Independentemente do tipo escolhido, muitos testes devem ser realizados até que se encontre o formato mais adequado para a realidade do negócio.

Afinal, nenhuma empresa funciona da mesma maneira ou tem as mesmas soluções, objetivos ou clientes. Muitas podem ser parecidas e disputam o mesmo público, contudo, não dá para afirmar que o que funciona para uma irá trazer os mesmos resultados para outra.

Por isso, um bom planejamento estratégico precisa acompanhar o desenvolvimento daquilo que é importante para o crescimento da sua organização. Alguns desses elementos são:

  • Comportamentos de consumo: essenciais para conhecer melhor os hábitos de consumo do seu público-alvo e persona, que contribui para outras áreas para além do marketing, como vendas, atendimento ao cliente, entre outros;
  • Análise de mercado: para se ter uma visão mais realista do segmento, como uma maneira de identificar possíveis tendências e expectativas. Tudo isso pode ajudar na tomada de decisões mais assertivas;
  • Comportamento da concorrência: fundamental para monitorar e gerar insights estratégicos. O que eles fazem de melhor e que dá certo? Colete referências de ações e estratégias utilizadas para inspirar o seu negócio;
  • Acompanhamento de metas e objetivos: esses indicadores devem servir como norteadores de toda estratégia. É preciso que eles sejam específicos, mensuráveis e realistas. Mais importante do que estabelecê-los é acompanhá-los com frequência e entender o que está sendo feito para alcançá-los. 

Considerando que a maioria das empresas possui investimentos em marketing digital, ter um planejamento que seja estratégico e eficiente pode ser um grande diferencial de competitividade empresarial.

Afinal, em um cenário com tantas companhias fazendo mais do mesmo, esses detalhes podem fazer a diferença para ganhar destaque e superar expectativas. 

Importância do marketing para outras áreas

Ao mesmo tempo, ao usar diferentes tipos de estratégias de marketing, outras áreas da empresa podem ser beneficiadas. 

A principal delas é a equipe de vendas. Afinal, muitas das técnicas de marketing são voltadas para captação de leads, reconhecimento da marca e atração de público, com a ideia de que essas pessoas sejam revertidas em clientes. 

Mas a relevância do marketing para o atendimento ao cliente também não pode ser deixada de lado. A experiência do consumidor será priorizada, com estratégias que o colocam no centro de tudo. Uma das principais vantagens disso é a possível fidelização.

Contudo, vale ressaltar: é fundamental que a companhia valorize o trabalho em conjunto de todos esses departamentos se quiser bons resultados

Isso porque é muito comum que haja uma divisão e, em alguns casos, até mesmo uma rivalidade entre as áreas. Mas, no fim, trata-se de um modelo equivocado que precisa ser urgentemente reformulado. 

Nesse sentido, a troca de experiências e a boa comunicação devem ser estimulados em reuniões e treinamentos.

Lembre-se: quando todas áreas se comunicam bem, o cliente e a empresa saem ganhando. Afinal, as equipes no trabalho exercem suas funções com um mesmo objetivo: alcançar bons resultados para o negócio. Então, nada mais justo que trabalhem em sintonia, certo?

Quais os principais tipos de marketing?

Agora que falamos sobre a importância de um bom planejamento estratégico e o impacto que isso também tem em outras áreas, vamos conhecer quais os principais tipos de marketing que existem. São eles:

  1. Outbound marketing
  2. Inbound marketing
  3. Marketing de conteúdo
  4. Marketing de performance
  5. Marketing de relacionamento
  6. Marketing institucional
  7. Marketing H2H

Mas antes de falar em detalhes sobre cada um deles, precisamos evidenciar as diferenças entre o marketing tradicional e digital, dada a relevância para as estratégias.

Marketing tradicional vs marketing digital

Uma das maiores diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital são os canais de comunicação utilizados.

Enquanto o primeiro trabalha com os meios mais clássicos, como televisão, rádio, outdoors e mídia impressa (jornais e revistas), o digital atua na web, com uma grande relevância nas redes sociais. 

Mas não se resume apenas a isso. Até mesmo porque, algumas estratégias de marketing tradicional também podem ser utilizadas nos meios digitais, como veremos a seguir.

Então, a principal diferença entre os dois está relacionado ao tipo de abordagem. Enquanto o tradicional é mais direto e incisivo, o digital costuma ser menos intrusivo. 

Contudo, não podemos dizer que um é melhor que o outro. Os dois possuem importância histórica dentro do contexto e do objetivo das empresas que utilizam essas estratégias.

Ainda assim, vale ressaltar que uma das principais distinções entre o marketing tradicional e o digital é o valor do investimento. Propagandas na televisão e no rádio, por exemplo, normalmente custam muito mais do que um anúncio na internet.

Essa é uma das razões do marketing digital ter se popularizado. Ao mesmo tempo, devemos lembrar que atualmente é impossível pensar na nossa vida sem internet. Exatamente por isso, a maioria dos tipos de marketing listados aqui são mais facilmente explorados no meio digital.

Até mesmo porque, considerando o alto número de compras online feitas nos últimos anos, dá para entender a importância de atrair o público certo diretamente pela internet. 

Então agora, tendo esclarecido essa questão fundamental quando falamos sobre modelos de marketing, vamos conhecer em detalhes mais sobre cada tipo.

  • Outbound marketing

O outbound é considerado uma estratégia de marketing tradicional, exatamente pelo tipo de abordagem ao consumidor que apresenta. Ou seja, o foco dessa técnica está em ir ativamente atrás dos potenciais clientes, oferecendo diretamente os seus produtos ou serviços, normalmente com abordagens mais incisivas.

Citamos anteriormente os principais meios em que esse tipo de marketing pode ser utilizado, como nas televisões e revistas. Contudo, ele também está presente no mundo digital.

É só pensar nos anúncios que surgem no meio de um vídeo no YouTube, pop-ups que aparecem em alguns sites ou banners de propaganda em jornais. 

  • Inbound marketing

Diferentemente da estratégia anterior, o inbound marketing é conhecido por fazer o cliente vir até você, até que demonstre interesse pelo que sua empresa oferece. Até mesmo por isso, é conhecida como “marketing de atração”.

Mas como isso é feito? Por meio da construção de conteúdos de qualidade, que sejam relevantes para o público. Alguns dos principais meios utilizados para isso são:

  • Blogs;
  • Estratégias de SEO (Search Engine Optimization);
  • E-mail marketing;
  • Newsletter;
  • Landing pages.

Você pode ver mais sobre isso neste conteúdo: Ações de Inbound Marketing: venda mais com a estratégia + 5 exemplos

Como você pode perceber, o outbound e o inbound marketing são estratégias que trabalham sob perspectivas diferentes. Enquanto um vai atrás, o outro busca atrair. Contudo, os dois tipos oferecem tanto benefícios quanto desafios. E, inclusive, eles podem ser bem utilizados em conjunto.

  • Marketing de conteúdo

Esse modelo de marketing está diretamente relacionado ao anterior. Afinal, se a ideia do inbound é atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, então o uso da estratégia de marketing de conteúdo parece essencial, certo?

A ideia por trás dessa técnica é divulgar esses artigos e outros materiais, mas sem que eles estejam diretamente promovendo a marca da empresa. Exatamente porque o objetivo é ajudar a persona a resolver dúvidas que eles tenham.

A partir do mesmo que o público vai se educando e entendendo que possui um problema dentro de determinada área, passa a buscar por soluções. A sua empresa, que o manteve informado durante todo esse tempo, provavelmente será uma das principais opções.

Mas toda pessoa que ler o seu conteúdo irá, de fato, se tornar seu cliente? Com certeza não. Exatamente por isso, essa é uma estratégia mais demorada e que envolve um bom planejamento, desde a nutrição de leads até a consideração do funil de marketing.

Além disso, vale lembrar que esse conteúdo pode ser entregue ao público de diferentes maneiras:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Whitepapers;
  • Redes sociais (com lives, vídeos ou mesmo com texto);
  • Blogs;
  • E-mails.
  • Marketing de performance

O marketing de performance é uma estratégia digital que foca em campanhas e ações fundamentadas em análise de dados

Então, o seu objetivo é que você pague pela publicidade digital de acordo com a performance do anúncio. Ou seja, esse tipo de marketing consegue, com facilidade, observar se os investimentos feitos nas mídias digitais estão dando retorno.

Uma das principais características dessa metodologia é o acompanhamento de relatórios muito completos, avaliando os principais indicadores (como taxa de conversão, de cliques, etc.), para avaliar, com objetividade, os resultados alcançados.

  • Marketing de relacionamento

O principal propósito do marketing de relacionamento é a fidelização. Para isso, possui uma cultura centrada no cliente, com uma visão a longo prazo, incentivando as boas experiências e o contato contínuo.

Esse tipo de marketing deve trabalhar ativamente em conjunto com as equipes de suporte ao consumidor. Afinal, para conseguir manter o cliente próximo, é necessário pensar em boas estratégias de atendimento.

Mas, além disso, esse modelo engloba estratégias para disseminação de marca, trazendo autoridade no mercado e tornando-se referência no segmento ou área. 

Neste conteúdo, você pode ver mais sobre as principais ações de marketing de relacionamento, incluindo exemplos práticos que podem ser aplicados em sua empresa.

  • Marketing institucional

Diferente de outras estratégias, o principal objetivo do marketing institucional não é a venda de produtos e serviços, mas sim cativar o público e trabalhar a identidade da marca.

Então, a ideia é que a empresa seja reconhecida pelos seus valores, missão e visão. Afinal, atualmente não basta ter bons produtos ou oferecer um serviço de qualidade para ter a atenção do público ou se destacar no mercado.

Por isso, esse tipo de marketing é muito importante para as organizações, principalmente quando consideramos os hábitos de consumo, uma vez que os clientes estão cada vez mais preocupados em comprar de empresas que tenham princípios parecidos com os seus.

  • Marketing H2H

A abordagem do marketing H2H, ou Human to Human, vem como um destaque para as companhias que focavam apenas no B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), mas acabam deixando de lado um elemento importante: o relacionamento que só pode ocorrer entre pessoas.

Exatamente por isso, o marketing feito por pessoas e para pessoas tem como foco priorizar essa relação, gerando proximidade e estabelecendo um contato de confiança na relação entre cliente e empresa.

Como disse Bryan Kramer, em seu livro “There is no more B2B or B2C: It’s Human to Human“:

“Empresas não possuem emoções, as pessoas sim. As pessoas querem fazer parte de algo maior do que elas mesmas. As pessoas querem sentir algo. As pessoas desejam ser incluídas. As pessoas querem entender e serem entendidas. As pessoas são humanas. Isto é H2H. Isto significa de ser humano para ser humano”.

Indicação de leitura: O que é H2H? Conheça a nova tendência do marketing Human to Human

Qual é o melhor modelo de marketing? Conclusão

Gostou de conhecer os principais tipos de marketing? Lembre-se de que aqui, apesar de mostrar vários exemplos, não temos uma lista definitiva. 

Até mesmo porque, com a velocidade e dinamicidade que as coisas mudam, sempre pode surgir uma nova estratégia ou método para promover resultados consistentes.

Além disso, como dito, você pode aplicar diferentes tipos de marketing em sua estratégia, sem que um prejudique o outro. Pelo contrário, muitas vezes quando combinados, eles têm um potencial de crescimento.

O importante é reconhecer as vantagens que a aplicação dos modelos de marketing certos podem trazer para o negócio. Seja no crescimento da marca, no relacionamento com o cliente ou no planejamento comercial, tudo isso pode ajudar a empresa a alcançar resultados exponenciais.

Mas tudo isso pode ser ainda mais otimizado e potencializado com o uso do CRM. Afinal, não adianta pensar em estratégias para melhorar a visão que se tem sobre a sua marca, se os próprios consumidores não estão satisfeitos com o atendimento. 

A satisfação do cliente é essencial para o sucesso de uma empresa. E o uso de boas ferramentas ajudam a entregar experiências melhores e, com isso, elevar o nível de satisfação do seu público.

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