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3D no e-commerce: da teoria à prática. Entenda!

Por Zendesk

Última atualização em 1 Abril 2023

A tecnologia 3D no e-commerce usa representações gráficas do produto com as quais os consumidores possam interagir. 

Suponha que um comprador queira ter uma visão mais próxima de uma determinada parte do produto. Então, ele pode aumentar o zoom, girá-lo e vê-lo em movimento. 

Essa imagem do produto é um salto gigantesco em relação à maneira tradicional como os itens são exibidos em sites de comércio eletrônico e capacita os clientes a tomar decisões de compra mais assertivas. 

Além disso, o conteúdo 3D aumenta as conversões de uma empresa em até 27,96%, segundo este estudo da Mobile Marketer. 

Quer trazer esses resultados para o seu negócio? 

Então, continue a leitura e tire todas suas dúvidas. 

O que é 3d no e-commerce? Entenda o conceito!

A tecnologia 3d no e-commerce é um recurso que dá ao comprador a possibilidade de olhar para o produto como se realmente estivesse em uma loja física. Isso traz mais visibilidade para seu negócio, aumenta as vendas e proporciona um diferencial competitivo

Essa ferramenta é útil, sobretudo, para comércios eletrônicos de roupas e calçados, que têm a oportunidade de mostrar uma peça a partir de todos os ângulos. 

Adicionalmente, os setores de produtos esportivos, decoração e de bijuterias também se beneficiam desta ferramenta. 

Embora traga tais benefícios, é importante frisar que a tecnologia 3D ainda exige um alto investimento para uma loja virtual. Em contrapartida, ela tende a se popularizar, o que pode tornar o valor mais acessível. 

Aliás, você quer entender na prática como funciona? É só dar o play no vídeo abaixo: 

Como funcionam sites com imagens 3D?

A criação de imagens 3D pode ser concluída por meio de três métodos diferentes: digitalização 3D, fotogrametria e projeto 3D. Eles são responsáveis por trazer conteúdos incríveis para os clientes. 

Quer conhecer mais detalhes? Confira:

Digitalização 3D 

Um scanner projeta luz em um objeto e cria uma nuvem de pontos 3D, que é uma representação digital da forma e aparência dos itens. Este é um método vantajoso porque captura todos os detalhes do produto. 

Fotogrametria

É quando você usa uma câmera digital para tirar fotos do objeto de diferentes ângulos. Todas essas imagens são unidas para criar uma visão abrangente do produto. 

Projeto 3D

Um designer pega todas as informações disponíveis sobre os itens, como imagens, medidas e outros dados para criar um modelo realista. 

Tal método é útil caso você tenha um pequeno número de produtos. Por outro lado, sua loja pode ter problemas de escalabilidade à medida que cresce.

Por que é importante investir em recursos 3D no e-commerce? 

São benefícios da tecnologia 3D no e-commerce: aumento da taxa de conversão, redução de custos, experiência do consumidor otimizada e diferencial competitivo para o seu negócio. 

E quem sentiu na prática os efeitos desse investimento foi a Rebecca Minkoff, marca de moda e acessórios femininos. 

A empresa oferece um recurso para que seus clientes possam experimentar a peça como se estivesse em um provador físico. 

Para quem pensa em investir em uma peça de grife, como uma bolsa, mochila ou até um par de óculos de sol, ter a oportunidade de experimentar o produtos antes de finalizar a compra é essencial. 

Mas você deve estar se perguntando: “como funciona o sistema?”

Bem, o cliente em potencial, por meio de poucos cliques, pode compreender o tamanho real da bolsa desejada e se a cor de fato combina com seu estilo. 

E os resultados comprovam a força do investimento. Veja só: 

  • os visitantes  que usaram modelos 3D estavam 44% mais inclinados a adicionar o produto ao carrinho do que os visitantes que não o fizeram;
  • aqueles que usaram o recurso 3D tiveram 27% mais chances de fazer um pedido. 

Quer outros exemplos? Então, continue conosco e veja cases de sucesso da tecnologia 3D no e-commerce. 

3D no e-commerce: confira 5 cases de sucesso

Empresas como a IKEA, Fatboy, Garten und Freizeit e Bumbleride são ótimos exemplos do uso da tecnologia 3D no e-commerce. Com esse recurso, percebe-se um aumento das conversões, taxa de retorno reduzida e maior envolvimento do cliente. 

A seguir, você confere como a tecnologia é usada em cada uma destas marcas e os seus principais benefícios. 

Vamos a eles! 

1- IKEA

Foi uma das pioneiras a usar a tecnologia 3D no e-commerce. Em 2017, a marca lançou seu aplicativo, que permite adicionar virtualmente modelos em escala real, antes de concluir o pedido. 

Ou seja: você pode testar quais cômodos da casa são mais adequados para colocar um sofá novinho ou armário. 

Além disso, o IKEA Place permite que os usuários testem não apenas os diferentes tipos de produtos, mas também vejam qual tamanho ou cor se encaixa melhor em seu espaço doméstico.

Como resultado, a marca revela que houve um aumento de 43% nas vendas online.  

2- Fatboy

Essa empresa de design holandesa cria produtos icônicos de estilo de vida, como seus famosos pufes.

De maneira geral, estes foram os benefícios que a marca obteve ao investir no 3D. 

  • maior envolvimento do cliente;
  • uma oportunidade de mostrar a singularidade do produto (por exemplo, cores reais, textura e muito mais);
  • aumento da taxa de conversão;
  • taxas de retorno reduzidas.

3- Garten und Freizeit

Garten und Freizeit é uma rede varejista online, especializada em móveis para áreas externas. 

O CEO da empresa, Juergen Schuster, admite que, embora seus produtos sejam elegantes e atraentes, eles também são grandes. Portanto, comercializá-los por meio de imagens 2D não era suficiente .

Para resolver esse problema, Garten und Freizeit implementou a tecnologia de visualização 3D e, rapidamente, viu suas conversões de vendas aumentarem em até 60% .

4- Bumbleride

A Bumbleride é uma varejista de carrinhos ecológicos que integrou a modelagem 3D em sua estratégia de marketing para mostrar seus produtos.

Com recursos 3D, os clientes em potencial podem testar os carrinhos em tempo real Fazer isso é extremamente útil para os futuros pais, pois eles compreendem o quanto o carrinho ocuparia de espaço em suas residências. 

Além disso, a visualização 3D permite que os pais tenham uma noção do produto em tempo real, incluindo seu modelo, cor, textura e muito mais.

Tudo isso trouxe resultados incríveis para a Bumbleride, confira: 

  • crescimento de 33% na taxa de conversão de carrinhos;
  • aumento de 21% no tempo médio de permanência dos visitantes na loja online da marca .

5- Nike

A Nike foi uma das primeiras empresas multinacionais a incluir tecnologias 3D em seus negócios de comércio eletrônico.

Em 2013, trouxe a ferramenta para a fabricação de calçados como um teste. Ao longo dos anos, o teste foi um sucesso, permitindo a criação de  produtos novos e inovadores.

Atualmente, a Nike usa modelos AR e 3D em sua estratégia de marketing. 

Por exemplo, o recurso Nike by You da empresa permite que o usuário personalize seus chutes favoritos e o compartilhe nas mídias sociais.

Tal recurso aumenta o envolvimento do usuário, pois os clientes em potencial experimentam não apenas a aparência dos sapatos, mas também como eles se sentiriam na vida real.

Ao implementar as tecnologias 3D, a Nike aumentou sua taxa de conversão para 11%.

Resumindo: 

Há alguns anos, grandes empresas como IKEA ou Nike estavam entre as primeiras a introduzir tecnologias 3D em suas estratégias de marketing.

Como seus exemplos provaram ser bem-sucedidos e escaláveis, mais e mais marcas em todo o mundo estão dispostas a seguir seus passos para ver resultados tangíveis na experiência do usuário, engajamento, satisfação e vendas.

Como fazer imagens 3D no e-commerce? 

Primeiramente, é preciso tirar entre 24 a 72 fotos da peça, o que varia de acordo com o grau de perfeição que a animação exige. Ademais, processe tais imagens em softwares específicos, que gerem arquivos em vários formatos, tais como: Flash, HTML 5 ou GIF. 

Ademais, recomenda-se que você tenha o mesmo cuidado em relação à qualidade das imagens tradicionais. São eles: 

  • confira o formato da imagem, se é quadrado ou retangular;
  • investigue qual a capacidade mínima de pixels exigidas no e-commerce;
  • use imagens abaixo de 16 megabytes;
  • priorize conteúdos visuais com maior número de pixels, pois oferece mais nitidez; 
  • equilibre as imagens com o design do site;
  • capriche na iluminação;
  • tenha cuidado com o flash;
  • fotografe a peça em um fundo branco. 

Como medir o ROI da imagem 3D? 

O monitoramento de resultados do 3D no e-commerce pode ser feito por meio de ferramentas como o Google Analytics e a Análise de Inteligência Artificial (IA). Eles trazem pontos de melhoria e quais ações surtiram efeitos positivos para o seu negócio. 

Ficou curioso? Conheça cada um deles! 

Google Analytics

Ele exibe  métricas em todas as etapas do processo de vendas, tais como: a origem do tráfego (celular, tablet ou desktop), desempenho do produto e taxas de conversão.

Além disso, a função 360 oferece recursos de auditoria abrangentes, quase 100% de precisão e atualização de dados em quatro horas.

E, caso tenha interesse na versão paga, ela inclui modelagem de atribuição baseada em dados que aprendam continuamente sobre o comportamento do consumidor online.

Análise de Inteligência Artificial (IA)

O aprendizado de máquina coleta dados em tempo real e, com isso, oferece os seguintes benefícios para o seu negócio: 

  • enriquece os dados do usuário;
  • identifica clientes em vários dispositivos;
  • personaliza anúncios de forma inteligente;
  • aproveita análises preditivas.

Por fim, a IA usa processos de linguagem natural (NLP) para contextualizar e melhorar os resultados da pesquisa. 

Lembre-se que a implementação da tecnologia 3D em seu site ou aplicativo de comércio eletrônico não traz resultados do dia para a noite. 

Isto é: você precisa monitorar constantemente os resultados e ajustar seus esforços para obter um ROI mais lucrativo, ok? 

Afinal, por que investir em tecnologia 3D no e-commerce? Vivemos em um mundo visual onde uma imagem vale mais que mil palavras. A foto 3D permite que você leve essa visualização a outro nível e mostre a seus clientes todos os detalhes possíveis do produto. 

Além disso, você impacta diretamente as experiências dos clientes, pois ficam enriquecidas e eles estarão mais propensos a comprar os produtos. 

Outro benefício da imagem 3D é que ela é uma ótima maneira de alavancar o marketing omnichannel

Se você é proprietário de varejo físicos, pode conectar-se a uma loja de comércio eletrônico e utilizar a tecnologia 3D para adicionar uma nova dimensão à sua oferta de produtos. 

Como vimos acima, trata-se de tendência nova e duradoura, especialmente porque as pessoas hesitam em ir até uma loja física para adquirir um produto.

Tendo isso em mente, a imagem 3D permite que você forneça aos seus clientes uma experiência na loja, permitindo que eles testam produtos, antes de concluírem o pedido. 

Dica bônus: otimize a experiência do cliente 

Além de tudo que vimos até aqui, a tecnologia 3D no e-commerce não é a única possibilidade de otimizar a experiência do seu cliente. 

As ferramentas de IA da Zendesk, por exemplo, permitem que as empresas concentrem seus esforços onde realmente importa. 

E tudo isso é fácil de implementar, pois as equipes conseguem escalar suas operações de acordo com as expectativas cada vez maiores dos clientes, podendo assim ter acesso ao valor imediatamente. 

Ele fica mais inteligente com o tempo com o feedback de seus agentes, economizando tempo e dinheiro, além de permitir que eles se concentrem em interações relevantes.

E o melhor é que tudo isso já está aqui.

Quer saber mais? É hora da demonstração. 

Esta é sua porta de entrada para a Zendesk, que ajuda você a melhorar o relacionamento com seus clientes. 

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