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Quais são os 4Ps da Inovação e por que investir neles?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A cultura da inovação está presente no dia a dia das empresas, motivando insights e estratégias de otimização e transformação, tanto nos projetos, quanto no comportamento dos consumidores, e para implementar essa cultura é importante que os negócios conheçam bem os 4Ps da inovação.

Esses 4Ps são pilares capazes de auxiliar os negócios a gerir inovações em suas estruturas, e, utilizando esses elementos de maneira conjunta, as empresas tendem a desenvolver excelentes resultados.

A fim de explicar com mais detalhes quais são esses 4Ps da inovação, e como implementá-los a uma estratégia focada em crescimento e qualidade, reunimos neste conteúdo às seguintes informações:

  • o que são os 4PS da inovação?;
  • entendendo o significado dos 4Ps da inovação;
  • como aplicar os 4Ps da inovação no seu negócio?;
  • quais os benefícios dos 4Ps da inovação?;
  • qual a importância da inovação no atendimento ao cliente?;

Aproveite a leitura!

O que são os 4Ps da inovação?

O modelo de 4Ps da inovação é uma estratégia de gestão e planejamento estratégico, utilizada para que as empresas organizem sua capacidade de inovação, a fim de torná-las mais competitivas e diferenciadas no mercado.

A estratégia dos 4Ps da inovação foi desenvolvida pelos dois professores da University of Exeter, John Bessant e Joe Tidd, do Reino Unido, autores do livro “Gerenciando a Inovação — Integrando Mudanças Tecnológicas, de Mercado e Organizacionais”, onde apresentaram o modelo de 4Ps.

Uma estrutura de gerenciamento, utilizada para organizar e concentrar esforços em inovações dentro de um negócio, sendo essa uma ferramenta capaz de ajudar a identificar mudanças, a partir do estudo dos propósitos, processos, pessoas e políticas. 

Leia também: “19 podcasts sobre tecnologia e inovação para começar a ouvir”, e aprenda ainda mais sobre os 4Ps da inovação.

Entendendo o significado dos 4Ps da inovação

A estratégia baseada nos 4Ps da inovação oferece aos negócios uma visão ampla das mudanças no mercado, oferecendo insights poderosos de planejamento e fortalecimento das táticas que podem ser implementadas na estrutura das empresas. Esse método se baseia em quatro elementos, sendo eles:

Propósito de inovar

Toda inovação visa ganhos em receita e redução de custos nos processos dos empreendimentos, portanto, é fundamental que o negócio consiga determinar qual o propósito da inovação do seu produto ou serviço, e em que ele mudará o mercado. 

Inovações se baseiam em ideias de mudança, que, de alguma forma tornam processos mais ágeis, ou estruturas menos burocráticas, aumentando os ganhos e diminuindo os gastos da empresa. 

Processos para inovar

Quando o negócio tem seus processos bem determinados, o próximo passo é desenvolver os processos que farão parte dessa inovação.

A fase ligada aos processos, diz respeito ao alinhamento das estratégias inovadoras com as metas da organização, e o pensamento de como transformar novas ideias em lucro e crescimento, com base na implementação de novos produtos e serviços ao negócio.

Pessoas para inovar

As pessoas são a força capaz de transformar ideias em realidade. Nenhuma inovação se transforma sem que pessoas inovadoras estejam à frente desses processos, e para isso, é importante que as empresas contem com pessoas empreendedoras e gestoras.

As pessoas empreendedoras são capazes de perceber oportunidades, e encarar bem as mudanças em uma empresa. Já as gestoras, desenvolvem bem a flexibilidade, e são fáceis de serem orientadas em situações transformadoras. 

Políticas para inovar

O P que diz respeito às políticas para inovar, diz respeito as condições criadas pelo negócio, para que a inovação realmente aconteça. Ou seja, de nada adianta que uma organização crie uma cultura de inovação, se a estrutura do negócio não propiciar isso.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas utilizem tipos de inovação baseados em políticas de contratação, remuneração, cultura organizacional, dentre outras, sejam desenvolvidas, garantindo assim uma estrutura adequada para o desenvolvimento pleno das inovações no negócio. 

Como aplicar os 4Ps da inovação no seu negócio?

Para que uma empresa consiga aplicar de forma assertiva os 4PS da inovação, três passos são fundamentais.

  • Definição de inovação: apesar do termo parecer óbvio, cada negócio precisa ter bem definido o que é a inovação, e o que ela significa para o seu empreendimento, isso auxilia na hora de criar ideias inovadoras na empresa.
  • Ineditismo: tudo pode ser inédito! Mesmo uma ideia antiga, quando reformulada e reinventada, pode se tornar um tipo de inovação. Não importa o que sua empresa considera inovador, se ela comprovar essa inovação, possivelmente a marca será reconhecida por isso.
  • Simplificação da gestão da inovação: a inovação deve ser simples, e o estímulo das ideias no negócio também. Todos no negócio devem pensar em inovação como algo fácil, para que os insights sejam desenvolvidos como um brainstorming
  • Quais os benefícios dos 4Ps da inovação?

    De forma direta, podemos dizer que utilizar os 4Ps da inovação auxilia as empresas a se fixarem no mercado, se diferenciando de seus concorrentes, graças às suas estruturas inovadoras e focadas em desenvolvimento e redução de custos.

    Além disso, com um sistema focado em  4PS da inovação, as empresas podem notar:

    • aumento no volume de ideias;
    • aumento no comportamento empreendedor dos colaboradores;
    • mais qualidade nos produtos e serviços ofertados;
    • redução de custos; 
    • metas mais objetivas;
    • dentre outros.

    Qual a importância da inovação no atendimento ao cliente?

    Soluções inovadoras e tecnológicas, podem estimular diversas experiências satisfatórias e focadas em Customer Experience em um negócio, sendo elas fundamentais para o crescimento dos empreendimentos.

    Existem diversos tipos de inovação focadas em melhorar os processos de atendimento de uma empresa, e dentre eles, os com mais destaque atualmente são:

    • inteligência artificial;
    • atendimento omnichannel;
    • atendimento via redes sociais;
    • chatbots e assistentes virtuais;
    • internet das coisas
    • dentre outras soluções.

    Outro tipo de inovação que tem fortalecido os atendimentos, e transformado os processos de vendas, são estruturas de CRM, que proporcionam mais produtividade, assim como melhoram a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas. 

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