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Aplicativo CRM: veja como ele pode alavancar suas vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Um aplicativo CRM colabora para que sua empresa crie uma nova cultura de atendimento ao cliente. Até porque, muito mais do que um software, ele é uma verdadeira estratégia de relacionamento.

Com essa plataforma, a organização conhecerá mais profundamente sua base de clientes. E isso significa saber quais são suas necessidades, desejos e problemas, a fim de encontrar a melhor forma de se relacionar com eles.

Nesse sentido, uma estratégia CRM oferece o produto certo, na hora certa e pelo preço que o cliente está disposto a pagar. Por conseguinte, isso contribui para a fidelização dele e a recorrência.

Neste artigo, vamos entender o que é um app CRM, quais são os mais utilizados e como isso pode alavancar suas vendas.

O que é um app CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, traduzido ao português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, consiste em uma estratégia de gestão empresarial com foco no cliente.

Nesse contexto, um aplicativo CRM é aquele que une a tecnologia a essa estratégia. Ou seja, a ferramenta colabora para que sua empresa conheça os hábitos e o histórico do seu cliente.

Por ser um app, ele pode ser acessado de qualquer lugar pelos vendedores da empresa, que passam a ter informações valiosas em tempo real. Isso inclui: a quantidade mensal que o cliente compra, última transação feita por ele etc.

Qual a importância de um aplicativo CRM?

Um dos pontos mais importantes de um aplicativo CRM é a facilidade que ele traz para o dia a dia da empresa. Afinal, imagine um vendedor ter que abrir o laptop na hora do almoço e começar a procurar o e-mail de um cliente  na caixa de entrada.

Seria bastante trabalhoso, não? Com o aplicativo CRM, ele encontra todos os dados do cliente em poucos cliques, na palma da mão. Isso traz muito mais agilidade e fortalece o relacionamento com o cliente, que não precisa esperar tanto tempo pela resposta.

Até porque o vendedor se antecipa às necessidades e sabe a hora certa de entrar em contato com o consumidor. Nessa ocasião, ele tem a chance de ofertar o produto certo, o que aumenta a chance de conversão.

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Como funciona um app CRM?

Um aplicativo CRM funciona como uma verdadeira base de dados de quem faz negócios com a organização. Nele, é possível preencher todos os dados relevantes dos clientes e fazer uma integração com toda a equipe de vendas.

O resultado é que os vendedores, o time de marketing e os gestores têm sempre à mão as informações necessárias sobre seus consumidores. Em alguns casos, pode-se saber a etapa do funil em que eles se encontram.

Isso permite criar estratégias de visitas e até mesmo de comunicação assertiva, fortalecendo o relacionamento. Por exemplo, isso evita “atropelos” e até mesmo o eventual esquecimento de visitas.

Quais são as funcionalidades de um software CRM de vendas?

Uma das principais funcionalidades do software CRM de vendas é que ele permite fazer um mapeamento de cada cliente, sem perder tempo. Só para se ter uma ideia, pode-se ver a localização do consumidor em tempo real.

Além disso, ele ajuda os vendedores a organizar melhor suas tarefas no dia a dia, inclusive:

  • criando propostas comerciais;
  • marcando reuniões;
  • respondendo e-mails;
  • enviando orçamentos
  • fazendo contatos.

Em paralelo, o próprio app permite a sincronização para uso offline, caso o vendedor esteja em um local sem acesso à internet. Ou seja, a solução propicia uma verdadeira aproximação do cliente com a empresa.

Qual a necessidade da implementação da cultura CRM na empresa?

Embora um aplicativo de CRM seja de suma importância para o negócio, é essencial implementar a cultura CRM. Caso contrário, o software por si só não fará tanta diferença, pois as informações precisam ser atualizadas com frequência.

Conforme dissemos, o CRM é uma estratégia que visa criar a melhor experiência para os clientes. E isso consiste em:

  • entender suas necessidades;
  • antecipar-se a elas;
  • oferecer soluções para seus problemas;
  • fidelizar os clientes.

Todas essas etapas são fortalecidas por meio de um aplicativo CRM, entretanto, não é possível pensar em uma implantação desse tipo sem o “choque de cultura”. Em outras palavras, é vital colocar o cliente no centro do negócio.

Software CRM: exemplos

Está curioso em saber quais são os softwares CRM mais utilizados no Brasil? Por sinal, o próprio aumento da procura está ocasionando o aumento da oferta. Por isso, é muito importante procurar bem para encontrar aquele que atende às suas expectativas.

Primeiramente, é necessário adotar a cultura CRM na sua empresa, para depois encontrar um software que corresponda às demandas. O ideal é avaliar opções que permitam uma verdadeira adequação às suas necessidades para que a estratégia CRM seja aplicada em sua verdadeira essência, garantindo assim a máxima satisfação do seu cliente.

CRM de vendas da Zendesk

A Zendesk oferece para os empresários um aplicativo CRM que permite vendas mais inteligentes e com menos trabalho. Essa é uma forma de maximizar a produtividade e manter a visibilidade do pipeline, aumentando a receita.

Um ponto interessante é que, com a solução da Zendesk, pode-se montar equipes focadas em dados, de modo que sejam mais produtivas. Por exemplo, o CRM oferece desde gerenciamento de contato e oportunidade até monitoramento de atividades e geração de leads.

É uma forma de ver todas as informações dos clientes em um só lugar e se antecipar às suas dores e necessidades. E o vendedor pode acessar o aplicativo de qualquer lugar do Brasil.

Por meio dos gráficos, as informações relevantes ficam disponíveis de maneira interativa e prática. E isso inclui as relacionadas às vendas e visitas, bem como os demais dados pertinentes para o fechamento do negócio.

Portanto, para quem está em busca de implementar essa estratégia dentro da empresa, o Zendesk Sell realmente pode fazer a diferença para o seu negócio. Comece a demonstração grátis agora mesmo!

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