6 canais de Marketing Digital para auxiliar sua estratégia
Última atualização em 13 dezembro 2022
A estratégia do marketing digital da sua empresa está diretamente alinhada com os resultados e com os canais utilizados durante o processo. Dessa forma, o que vai definir a eficácia desse planejamento é a utilização dos canais de marketing digital mais importantes para sua buyer persona. Ou seja, para aqueles que realmente fazem sentido no seu dia a dia.
O grande objetivo da sua estratégia e deste alinhamento é conseguir se conectar genuinamente com seu lead e guiá-lo até o fundo do funil de vendas. Ao longo deste caminho, muitas etapas importantes precisam ser seguidas, porém tendo como base alguns critérios de avanço para cada uma delas.
Esse conceito precisa estar muito claro em sua estratégia, pois a comunicação e a oferta de soluções serão feitas utilizando estes canais e suas funcionalidades, uma ligação direta do seu produto com as necessidades do cliente.
O objetivo deste artigo é te guiar por este percurso e conseguir aplicar todas as etapas da sua estratégia com os melhores canais.
Continue a leitura e defina os melhores canais de marketing digital para ampliar as oportunidades da sua empresa.
O que é marketing digital?
A principal diferença entre o marketing digital e as estratégias dos canais de comunicação offline, é que no digital você consegue medir exatamente o que está acontecendo e se os resultados pretendidos estão sendo alcançados.
O marketing digital e a internet começaram a andar praticamente juntos, se adaptando às mudanças da tecnologia e da sociedade ao longo do tempo. O que antes se fazia com banners e panfletos, passou a utilizar as redes como canais de marketing digital, alcançando cada vez mais pessoas e se tornando uma estratégia valiosa.
Logo o Google assumiu o título de buscador, abrindo novos espaços para empresas e profissionais disputarem um bom posicionamento, o que se faz até os dias de hoje, porém com algumas atualizações.
A comunicação comercial que antes estava retida ao físico, chega às mãos e olhos dos consumidores com novos formatos, como vídeos, podcasts, artigos e até interações sociais, agregando valor à marca e ao produto, contribuindo também para o aumento das expectativas do público.
É aí que os canais de marketing digital passam a realmente fazer diferença em um negócio.
O produtor agora segmenta seus investimentos em marketing digital, aplicando naqueles que mais se enquadram no objetivo estabelecido. Em pouco tempo conseguem obter resultados e relatórios sobre as estratégias aplicadas, podendo tornar esse plano um ciclo de renovação, a depender do comportamento do consumidor.
Abaixo vamos explorar um pouco mais esses canais de marketing digital e compreender de que forma seu negócio pode utilizar estas ferramentas valiosas para impulsionar uma marca, produto, serviço ou profissional. Vamos lá!
O que são canais de marketing digital?
Idealização, desenvolvimento, divulgação, análise de métricas. Etapas muito importantes para sua estratégia e que se tornam possíveis através de canais de marketing digital específicos, definidos em um planejamento inicial, pensando em atender as necessidades da persona e realizar um alto volume de conversões.
Para definirmos o significado de canais de marketing, podemos utilizar um exemplo prático. O seu smartphone, seu carro, suas roupas e sapatos percorreram um longo caminho até chegar a você e cada uma dessas etapas utilizou de diferentes canais para entregar a melhor solução para sua necessidade.
De acordo com a escritora e professora de marketing, Anne Coughlan, em seu livro “Canais de Marketing” – com sua 7ª edição publicada em 2011 – esses canais “são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para o consumo”.
A possibilidade dessa aplicação no marketing digital, se dá por meio de metodologias e estratégias para atingir sua persona dentro do universo online, ou seja, utilizando plataformas digitais para estabelecer tal contato.
Principais canais de marketing digital
Antes de escolher os melhores canais para sua estratégia, você precisa definir quais as necessidades da sua persona e mapear os principais canais de marketing digital que atendam as exigências para o sucesso da sua estratégia.
Existem seis principais canais de marketing que estão entre os mais utilizados pelos usuários e que apresentam excelentes resultados para diversos segmentos. Vamos conhecê-los.
1. Redes sociais
Há diversas formas de estabelecer uma conexão forte com sua persona e as redes sociais assumem este papel de forma muito mais descontraída. É na conexão online destas redes que sua empresa conseguirá atingir o maior número de público, entregando soluções e criando uma proximidade muito boa.
De acordo com a empresa Bornlogic, em sua pesquisa “Market Review 2021”, 71% dos entrevistados compram majoritariamente pela internet. Além disso, 49% pretendem aumentar seu volume de compras em 2022. Esses dados nos mostram o potencial incrível das redes sociais e colocam em evidência a importância da presença digital.
2. Email Marketing
Entre os seis principais canais de marketing, existe aquele que opera de forma mais tradicional se comparado aos demais. O email marketing atua por meio do repasse de informações do usuário, em troca de conteúdos exclusivos e interessantes para sua buyer-persona. Essa ação tem como objetivo nutrir o lead, levando-o a realizar uma ação.
A empresa Pew Research Center constatou em pesquisa que 92% dos adultos presentes online utilizam o email, sendo que 61% deles o utilizam diariamente.
Ao projetar uma campanha forte de email marketing a empresa consegue adquirir uma boa visibilidade frente ao público e realizar boas conversões graças a sua entrega de valor.
3. Tráfego orgânico
Esse é um dos canais de marketing digital mais utilizados pelas empresas, principalmente em suas fases iniciais. É por meio do tráfego orgânico que sua empresa pode construir autoridade e relevância, entregando conteúdos ricos e instigantes.
Para aumentar a assertividade destas entregas, o SEO (Search Engine Optimization) é a melhor estratégia, pois possibilita a entrega de soluções para uma busca orgânica feita pelo usuário. Estar entre os melhores resultados indicados pelo Google aumenta a visibilidade e a autoridade da sua empresa, impulsionando suas conversões.
4. Tráfego direto
O tráfego direto é aquele feito por meio da URL do seu site, ou seja, o usuário já conhece sua empresa e muito provavelmente já visitou sua página, retornando em busca de mais conteúdos ou informações sobre suas soluções.
Uma entrega valiosa para o usuário facilita muito este tipo de tráfego, levando-o a favoritar sua página para visitas posteriores e também aumenta a possibilidade de indicações para novos usuários.
5. Tráfego de Referência
O tráfego de referência é feito por meio de links inseridos no corpo do texto da sua página ou na de terceiros.
Essa ação torna o seu conteúdo um referencial para os mecanismos de busca, indicando que esse tipo de conteúdo pode ser pertinente para outros usuários, aumentando o volume de entregas e subindo sua empresa nos resultados de busca.
6. Mídia Paga
A mídia paga é o equilíbrio e direcionamento para sua estratégia de marketing digital, pois deve ser planejada e aliada ao tráfego orgânico, como forma de indicar aos canais de marketing digital utilizados, qual o perfil de consumidor ideal para sua empresa e para aquele conteúdo específico.
Existem alguns exemplos de mídia paga que podemos elencar como os mais comuns em qualquer estratégia digital.
- links patrocinados;
- conteúdos impulsionados;
- campanhas robustas de tráfego pago.
7. Blogs
Quem acredita que conteúdos de blog são ultrapassados e não auxiliam na captação de leads qualificados muito provavelmente não compreende o potencial desse importante canal de marketing digital, ou nunca conseguiu utilizá-lo de forma correta dentro da estratégia da marca.
Conteúdos ricos e bem planejados demandam um objetivo muito claro e detém potencial para alavancar vendas e aumentar a autoridade de empresas e profissionais, mas nem todas as empresas conseguem utilizar essa ferramenta do jeito certo, o resultado é um conteúdo raso ou sem qualquer ligação com a persona.
Não basta só produzir conteúdos sobre sua empresa, produtos, serviços e movimentações no mercado que atua, é preciso analisar a concorrência, as tendências do mercado, compreender o que a sua audiência está precisando e de que forma ela espera obter esse resultado ideal.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Hubspot, empresas que se dedicam de forma estratégica a conteúdos de blog, tem 13 vezes mais chances de contabilizar um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo. Ainda segundo o estudo, 81% das empresas consideram os blogs corporativos importantes e úteis para suas estratégias.
Que tal algumas dicas para começar a planejar o seu blog e torná-lo um dos seus canais de marketing digital mais ambiciosos?
- Tenha um mapa da persona bem traçado e detalhado para direcionar seus conteúdos;
- Crie uma linha editorial com os principais temas que a sua empresa quer comunicar e dialogar com o público;
- Defina um calendário de conteúdo definindo uma periodicidade estratégica;
- Mantenha a constância dos conteúdos;
- Utilize ferramentas para o planejamento, publicação e mensuração de resultados;
- Utilize técnicas de SEO para otimizar seus conteúdos e ranquear nos primeiros resultados dos principais buscadores;
- Análise a experiência do usuário e de que forma seu lead está se comportando na sua página;
- Atualize constantemente seus conteúdos e páginas;
- Busque por parcerias atrativas e backlinks de relevância para seus conteúdos;
- Use seus CTAs com sabedoria;
- Fique de olho na parte técnica do site de forma a evitar erros, falhas e penalizações.
Tipos de canais de marketing digital
Depois de entender o que são canais de marketing e quais os principais canais utilizados por empresas e produtores, atente-se ainda a forma como essa comunicação e os seus conteúdos chegam ao cliente final. Existem 3 formatos de canais de distribuição rotineiramente utilizados para uma entrega eficiente. Entendê-los auxilia e muito na sua estratégia de marketing digital, por isso vamos compreender cada um deles.
Canal Direto
A entrega do produto, serviço ou conteúdo é feita diretamente pela empresa, não há espaço para intermediários, possibilitando controle total por parte da empresa ou do produtor.
Existem pontos bons e ruins para este formato. Enquanto a liberdade de precificação e oferta está nas mãos do produtor, possibilitando uma maleabilidade, a possibilidade do alcance de um número grande clientes é complicada.
Um exemplo de profissional atuante neste formato é o vendedor por catálogo.
Canal Indireto
Aqui o contato sai das mãos do produtor e centraliza em uma rede de intermediários, estes disseminam a sua marca por diversos canais e com estratégias das mais variadas.
Neste caso, o produtor não tem controle total sobre os canais de marketing digital utilizados, mas em contraponto, tem a vantagem de conseguir um alcance de público muito maior, viabilizando a escalabilidade do produto ou serviço.
Aqui podemos exemplificar com a atuação do afiliado que promove a sua marca e o infoproduto em questão, ganhando uma comissão respectiva aos lucros e em alguns casos, recebendo um valor fixo para incentivo a expansão da identidade e dos valores da marca.
Canal Híbrido
Se você entendeu o regime híbrido como uma mistura dos dois canais anteriores, está certo! Esse é o modelo mais buscado pelos produtores, afinal com ele você consegue explorar os dois lados da distribuição.
Marcas que indicam distribuidores autorizados utilizam esse método.
Conclusão
Agora que você já sabe o significado de canais de marketing e conseguiu entender mais sobre os principais canais utilizados em diversas estratégias, está na hora de colocar a mão na massa e implementar alguns deles ou todos (porque não?) no planejamento do seu projeto.
Delimite setores que podem ser cruciais nesta estratégia e invista em fortalecê-los de modo a conseguir aumentar as oportunidades que irão surgir. Áreas como vendas, marketing e gestão financeira ganham um peso extra quando o assunto é crescimento e melhoria.
Para te ajudar nesta nova fase da sua empresa, onde os canais de marketing digital serão responsáveis pelo upgrade dos seus negócios, a Zendesk tem a melhor solução para expandir seus rendimentos e mudar completamente a realidade da sua empresa.
O CRM de Vendas Zendesk maximiza a produtividade do seu time, aumenta a visibilidade do funil de vendas e ainda facilita a sua gestão com um software altamente eficiente e automatizado, transformando leads em clientes fiéis. Entre em contato e solicite seu teste grátis.

Software de CRM de vendas completo
CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas
Software de CRM de vendas completo
CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas
Experimente grátis