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Artigo 7 min read

Quer saber como aumentar o ROI do seu negócio? Confira essas 10 ações!

Por Zendesk

Última atualização em 1 junho 2023

O ROI é uma métrica fundamental para avaliar o sucesso financeiro de um investimento. No entanto, saber como aumentar o ROI é um desafio constante para muitas empresas.

De acordo com a pesquisa CX Trends 2023 da Zendesk, a satisfação do consumidor é um dos principais impulsionadores do ROI, já que clientes satisfeitos tendem a comprar mais e a recomendar a empresa para outras pessoas.

Segundo a pesquisa, empresas com alto nível de satisfação do cliente têm 1,5 vezes mais chances de ter um aumento significativo de receita em comparação com aquelas com baixo nível de satisfação do cliente.

Além disso, 75% dos consumidores disseram estar dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se receberem um melhor atendimento ao cliente.

Isso mostra como é importante adotar ações voltadas para garantir maior satisfação dos clientes para aumentar o ROI do seu negócio. E neste artigo, apresentaremos 10 estratégias infalíveis para ajudar você nessa caminhada. Boa leitura!

O que é o ROI?

O ROI é uma métrica utilizada para mensurar a relação entre o dinheiro investido e o retorno financeiro obtido. Essa métrica é calculada a partir da seguinte fórmula: ROI = [(Retorno Financeiro – Investimento) / Investimento] x 100.

O resultado indica o percentual de retorno sobre o investimento realizado. Por exemplo, se uma empresa investiu R$ 10 mil e obteve um retorno financeiro de R$ 12 mil, o ROI será de 20%.

Essa é uma métrica fundamental para as organizações, pois permite avaliar a eficácia dos investimentos realizados e tomar decisões mais assertivas no futuro.

Um ROI elevado indica que o investimento foi bem-sucedido e gerou um retorno financeiro significativo, enquanto um ROI baixo ou negativo indica que o investimento bom e não gerou um retorno financeiro expressivo.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é simples e pode ser realizado em poucos passos. Primeiramente, é preciso definir o período de análise, que pode ser trimestral, semestral ou anual, por exemplo.

Em seguida, é necessário levantar o valor do investimento realizado e o retorno financeiro obtido nesse período. Por fim, basta aplicar a fórmula do ROI.

Por exemplo, considere que uma empresa tenha investido R$ 100 mil em um novo projeto e obteve um retorno financeiro de R$ 120 mil no período de um ano. O cálculo do ROI seria:

  • ROI = [(120.000 – 100.000) / 100.000] x 100 = 20%

Isso significa que o investimento gerou um retorno de 20% sobre o valor investido em um ano. Para saber se esse valor é bom ou não, é necessário fazer um comparativo com outras ações realizadas no mesmo período.

Caso ele não tenha sido satisfatório, será necessário investir em estratégias para aumentar o ROI e assim garantir uma maior lucratividade para a empresa.

Leia também:

Como aumentar o ROI? 10 estratégias infalíveis!

Agora que você já sabe o que é o Return on Investment e como calculá-lo, vamos mostrar 10 estratégias infalíveis para você aumentar o retorno sobre investimento no seu negócio.

1. Defina objetivos claros

Definir objetivos claros é fundamental para direcionar seus esforços e investimentos de forma eficiente. Afinal, organizações que estabelecem objetivos claros tendem a ter um desempenho melhor do que aquelas que não os estabelecem.

Além disso, objetivos bem traçados aumentam a motivação e o engajamento dos colaboradores, que se sentem mais conectados com a missão da empresa e compreendem como seu trabalho contribui para os resultados.

Como consequência, os investimentos se tornam mais certeiros, e com isso o retorno sobre eles será muito mais expressivo. Pode ter certeza.

2. Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer bem o público-alvo é fundamental para desenvolver produtos e serviços mais adequados e criar campanhas de marketing mais eficientes.

Quando se conhece bem o público-alvo, as campanhas são melhor direcionadas, e consequentemente você terá mais retorno sobre o capital que foi investido.

Fora isso, esse conhecimento permite antecipar as necessidades dos consumidores e desenvolver soluções mais adequadas, o que pode gerar um diferencial competitivo.

3. Use mais alternativas de divulgação

O marketing está se transformando em uma velocidade cada vez maior. Por isso, é fundamental explorar o maior número possível de alternativas de divulgação.

Com o advento do marketing digital surgiram inúmeras possibilidades, como a divulgação em rede social, o marketing de afiliados e até mesmo divulgação no Google.

Portanto, é crucial fazer um bom planejamento para ampliar as possibilidades de divulgação do seu negócio, e não se limitar somente à publicidade tradicional.

4. Acompanhe as métricas de desempenho

Acompanhar as métricas de desempenho é crucial para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas e consequentemente aumentar o ROI.

Métricas como taxa de conversão, custo por lead, tempo médio de permanência no site, entre outras, permitem identificar pontos de melhoria e ajustar suas estratégias para obter um ROI melhor.

Além disso, fica mais fácil de você antever as tendências do mercado e se antecipar a elas, garantindo assim um aumento de lucro no seu negócio.

5. Invista em treinamento e capacitação

Investir em treinamento e capacitação da equipe pode ser uma estratégia eficiente para aumentar a produtividade e a eficiência dos colaboradores.

Até porque, colaboradores capacitados tendem a produzir mais e com mais qualidade do que aqueles que não foram treinados adequadamente pela empresa.

Fora isso, o investimento em treinamento aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, que se sentem mais valorizados e percebem oportunidades de crescimento.

Como consequência você reduz a rotatividade dos funcionários e ganha em produtividade, fatores que contribuem para um aumento significativo do ROI.

6. Automatize processos

Automatizar processos pode ser uma estratégia eficiente para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Afinal, essa é uma forma de garantir mais produtividade.

Quando você automatiza os processos do seu negócio, diminui as tarefas repetitivas que antes eram feitas pelos colaboradores, e com isso, minimiza os erros que são muito comuns nesses tipos de tarefas.

Como consequência, quando você adota essas benfeitorias, acaba aumentando o ROI do seu negócio, que passa a ser ainda mais eficiente.

7. Otimize a gestão de estoque

A gestão de estoque é um ponto crítico para muitas empresas, especialmente aquelas que trabalham com produtos físicos.

Uma gestão eficiente contribui para reduzir custos, evitar perdas e garantir que os produtos estejam disponíveis para venda quando os clientes desejarem.

Portanto, otimizar a gestão de estoques, alocando o capital em outros setores é uma decisão importante que aumenta o ROI da sua empresa.

8. Tenha um bom relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para garantir a fidelização e a recomendação da marca. Clientes satisfeitos tendem a comprar mais e recomendar a empresa para outras pessoas, o que pode aumentar as vendas e o ROI.

Para isso é preciso investir pesado no atendimento ao cliente, aumentando a quantidade de canais que eles podem entrar em contato com a organização, investindo em inteligência artificial, dentre outras ações necessárias.

9. Faça parcerias estratégicas

Fazer parcerias estratégicas pode ser muito eficiente para aumentar o alcance da marca, conquistar novos clientes e alavancar as vendas.

Essas parcerias permitem que você amplie seu portfólio de produtos e serviços, gerando assim, novas oportunidades de negócios para sua empresa.

Por exemplo, se você tem um blog, poderá fazer uma parceria estratégica com outras empresas que também possuem um negócio parecido e assim ampliar a sua divulgação.

10. Invista em tecnologia

Por fim, investir em tecnologia ajuda a melhorar a eficiência e a qualidade dos processos, bem como reduzir custos. Por exemplo, um software CRM faz com que você tenha uma visão bem ampla dos seus clientes.

Como consequência fica mais fácil traçar campanhas mais embasadas, uma vez que você já conhece o perfil do seu consumidor com mais profundidade.

Fora isso, uma plataforma CRM auxilia no acompanhamento de métricas com muito mais precisão, aumentando assim o retorno sobre o investimento.

Agora que você já sabe como aumentar o ROI da sua empresa, é só começar. E se está em busca de uma plataforma CRM para te ajudar, conheça o Zendesk Service. Nós temos a solução que você precisa.

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