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Diferença entre meta e objetivo: como definir + exemplos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 31 Mai 2022
Última atualização em 31 Mai 2022

Em um cotidiano cada vez mais corrido, muitas vezes fica difícil dar atenção a fatores importantes que fazem a vida andar mais tranquilamente. Um bom exemplo é realizar algum tipo de planejamento para deixar esse caminho mais organizado.

Existem vários tipos de planejamento. Entre eles podemos citar: planejamento pessoal, profissional ou até mesmo da sua empresa. 

Parte integrante desses diversos tipos de planejamento, está a definição de metas e objetivos. Afinal, o motivo final é o que vai fazer você persistir em uma vida mais organizada. 

Mas, você sabe o que significam essas duas palavrinhas tão importantes? E mais, qual a diferença entre meta e objetivo? 

Se a resposta para as questões foi não, pode considerar que hoje é seu dia de sorte! O motivo é que preparamos um conteúdo guia com tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Confira abaixo os tópicos que serão abordados:

  • diferença entre meta e objetivo;
  • o que é meta?;
  • tipos de metas;
  • o que é objetivo?;
  • tipos de objetivos;
  • definição de metas e objetivos empresariais;
  • como definir metas?;
  • como definir objetivos?;
  • importância de definir metas e objetivos.

Boa leitura!

Diferença entre meta e objetivo

Quantas vezes já parou para se fazer o seguinte questionamento: onde quero estar daqui a um mês, ou um ano? Esse tipo de pensamento é super comum, afinal faz parte de uma necessidade humana. 

A necessidade de autorrealização é a que está no topo da Pirâmide de Maslow. Essa teoria, criada pelo psicólogo Abraham Maslow, mostra que o ser humano possui cinco tipos de necessidades básicas, são elas:

  • fisiológicas;
  • segurança;
  • social;
  • estima;
  • autorrealização.

Sabemos que você pode estar se perguntando: como isso se conecta com a definição de metas e objetivos e suas diferenças? Bom… Tudo!

A necessidade de autorrealização está intimamente relacionada com satisfação pessoal. E, quais as melhores maneiras de ter foco para alcançar esse propósito?

Exatamente! Criando metas e objetivos.

Mesmo que as duas façam parte de um mesmo planejamento, elas possuem uma distinção. Basicamente, a diferença entre meta e objetivo é que uma é mais detalhista que a outra. 

Na maioria dos casos a meta está inserida em um objetivo. Para entender melhor essa diferença e o funcionamento de cada uma, continue a leitura!

O que é objetivo?

Como explicamos acima, a diferença entre meta e objetivo é que um deles é mais generalista. Esse é o caso do objetivo. 

Imagine ele como algo que queira muito alcançar. Não importa se essa realização seja de curto, médio ou longo prazo.

É importante deixar claro que um objetivo pode ser traçado em qualquer âmbito da sua vida. Além disso, eles podem ser diferentes. Observe melhor no exemplo de objetivo abaixo.

  • Objetivo pessoal: ser fluente em inglês em dois anos;
  • Objetivo profissional: conseguir uma promoção em um ano;
  • Objetivo empresarial: abrir outra franquia do seu PetShop em três anos.

Percebe como os exemplos de objetivo são o geral de uma realização? O “roteiro” para conseguir alcançá-los fica à serviço das metas, mas vamos comentar sobre elas mais à frente, quando entenderá melhor a diferença entre meta e objetivo.  

Antes, é preciso saber que existem tipos de objetivos. Entender em qual deles a sua realização se encaixa é mais um fator que pode te ajudar na organização do seu planejamento pessoal, profissional ou empresarial.

Tipos de objetivos

Objetivos rotineiros

Os objetivos rotineiros são aqueles decididos diariamente. Entre os exemplos de objetivos rotineiros podemos citar: 

  • fazer exercícios físicos por no mínimo 30 minutos;
  • realizar 100 vendas diárias;
  • engajar cada vez mais os funcionários.

Objetivos de aperfeiçoamento

Já os objetivos de aperfeiçoamento, como o próprio nome já indica, são os que servem para melhorar algo. É importante citar que esse “algo” não necessariamente precisa estar ruim para ser melhorado.

O sentido de aperfeiçoamento também engloba desenvolver o que já está bom. Entre os exemplos desse tipo de objetivo, podemos citar:

  • aumentar a quantidade de alimentos saudáveis na refeição;
  • melhorar a fluência no inglês;
  • estar entre as três maiores empresas que oferecem planos de saúde.

Objetivos inovadores

O terceiro tipo de objetivo envolve algo totalmente novo. Nele, são agregados habilidades, ferramentas, entre outras coisas, que vão melhorar o âmbito pessoal ou profissional. Alguns exemplos são:

  • começar a investir parte da renda pessoal;
  • desenvolver a inteligência emocional no trabalho;
  • implantar a cultura de feedbacks na empresa.

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O que é meta?

Agora que já sabe o que são os objetivos e seus tipos, é preciso aprender mais alguma coisa para saber, de fato, a diferença entre meta e objetivo. Consegue imaginar o que seja?

Isso mesmo! Entender o que é meta e seus detalhes. 

Basicamente, uma meta está inserida em um objetivo. Ficou confuso? Calma que é bem simples de entender. 

Como explicamos acima, quando se pensa em um objetivo a reflexão acontece de um modo mais geral. Ou seja, o que você quer muito alcançar. 

Mas, como chegar até esse objetivo final? E é respondendo essa dúvida que a meta se encaixa.

Pode-se dizer que a meta funciona como um “roteiro” para o alcance de um objetivo. Vamos pegar um dos objetivos acima e visualizar qual o exemplo de meta para ele. 

  • Objetivo: desenvolver a inteligência emocional no trabalho;
  • Meta para esse objetivo: estudar sobre o assunto e colocar aos poucos em prática o que for proposto.

É importante citar também que, assim como os objetivos, as metas também possuem suas tipificações. Confira quais são a seguir.

Tipos de metas

Metas de resultado

O primeiro dos tipos de metas são as de resultado. Elas se assemelham um pouco com os objetivos, por serem mais generalistas que as outras tipificações de metas. 

No entanto, elas apresentam um grau maior de aprofundamento se comparado aos objetivos. Confira abaixo um exemplo de meta de resultado para o objetivo: estar entre as três maiores empresas que oferecem planos de saúde.

  • aumentar as vendas de planos de saúde da empresa em 5% ao mês, durante um ano.

Percebe como esse tipo de meta pode ser facilmente confundida com algum dos objetivos? Por esse motivo é tão importante entender a diferença entre meta e objetivo para realizar um planejamento eficaz. 

Metas de desempenho

Lembra que explicamos que as metas funcionam como um tipo de roteiro? Seguindo essa lógica, elas também possuem fases de realização para cada tarefa. 

No segundo grau de aprofundamento estão as metas de desempenho. Para defini-las você deve se fazer a seguinte pergunta: o que é preciso para alcançar a meta de resultado?

Utilizando do nosso caso anterior, confira a seguir o exemplo de meta de desempenho para ele.

  • fazer mais potenciais clientes conhecerem a marca;
  • gerenciar um contato mais persuasivo com essas pessoas.

O que é preciso para colocar essas metas em prática? Continue para saber.

Metas de processo

No terceiro degrau deste roteiro estão as metas de processo. Elas são as respostas sobre como colocar em prática as metas de desempenho. 

Levando em consideração os exemplos de meta anteriores, quais seriam as metas de processo? Tendo isso em mente, podemos pensar nas seguintes opções:

  • realizar campanhas publicitárias pensando no canal que seu público mais está presente;
  • fazer eventos nos pontos de venda para que as pessoas conheçam mais a sua marca;
  • desenvolver todas as equipes de vendas e atendimento ao cliente com cursos de aperfeiçoamento.

Definição de metas e objetivos empresariais

Agora que já entendeu um pouco mais sobre a diferença entre meta e objetivo, como defini-las na sua empresa? É certo afirmar que para um objetivo ou meta serem realizados é preciso um bom planejamento.

Caso contrário, a falta de organização pode influenciar na desistência de continuar o caminho para a realização. Além disso, é importante deixar claro que, algumas vezes, os planos podem não seguir como o “combinado”.

Nesses casos, é importante ter um bom desenvolvimento da inteligência emocional. O motivo é que com isso ao invés de entrar em desespero, analisará a situação com mais atenção ao que pode ser melhorado. 

Dito isto, vamos ao que interessa: como realizar uma definição de metas e objetivos eficaz? Confira a seguir.

Como definir objetivos?

Para compreender como definir objetivos é preciso antes estar ciente de uma coisa: não existe fórmula mágica ou receita pronta. Afinal cada negócio possui sua especificidade e, portanto, objetivos únicos. 

Nesse sentido, tenha sempre em mente que tudo bem se inspirar em outros casos, mas adeque a realidade da sua empresa. Pois, muitas vezes, o sentido de sucesso para um negócio, pode não ser o do seu. 

Como não se perder nesse processo? Confira a seguir as três principais dicas para aprender a como definir objetivos que combinem com seu negócio. 

1- Pense no que realmente é importante para a empresa

O primeiro passo para definir bem os objetivos que tem para sua empresa é conhecê-la. Entender o que é primordial para o crescimento do seu negócio é muito importante para ter a motivação necessária para não parar no caminho.

Faça um check-up completo da sua organização. Entenda quais áreas precisam de maior atenção. Compreenda a relação da empresa com os clientes e quem são esses clientes. 

Se preciso, volte no tempo e relembre o que o fez criar a empresa, quais eram as motivações na época. Reavalie se elas ainda são importantes e então amadureça as ideias com objetivos mais factuais. 

2- Não tenha medo de sonhar alto

Aliado à primeira dica está o medo ou receio que se tem em sonhar alto ao pensar nos objetivos. Mas essa ação pode muitas vezes acomodar uma empresa com um grande potencial.

Portanto, não deixe de sonhar alto se esse objetivo fizer sentido para o seu negócio. É válido citar que quanto maior a realização maior é o processo até alcançá-lo. 

3- Divida objetivos muito grandes

A terceira dica vai te ajudar com objetivos que à primeira vista parecem ser enormes. Caso essa seja a sua realidade, divida esse grande objetivo em várias partes. 

Com essa ação terá vários objetivos mais simples de serem realizados. Isso vai fazer com que a motivação não seja perdida no caminho.

Como definir metas?

Entender como definir metas não é tão diferente de aprender como definir objetivos. Ambas precisam ter como base a empresa e a situação dela. 

Além disso, existem outros pontos em comum nessa definição. São eles:

  • o planejamento precisa ser organizado;
  • é preciso entender qual é o público da empresa;
  • as metas assim como os objetivos podem não ser alcançados;

Mesmo com esses pontos em comum, você já sabe que existe uma diferença entre meta e objetivo. Portanto, existem tópicos importantes que não possuem semelhanças. Confira a seguir três dessas principais dicas para aprender como definir metas. 

1- Monte um plano de ação

Como explicamos acima, a organização é essencial para que as metas sejam alcançadas. Nesse sentido, montar um plano de ação é um ótimo caminho a se seguir

É importante citar que um plano de ação é adaptável conforme a meta a ser conquistada. Ele funcionará como um roteiro prático do passo a passo até a conclusão da meta. 

Leia também: Plano de ação de vendas: guia completo para começar o seu

2- Aplique o método SMART

A segunda dica para ter metas bem definidas é aplicar um método a elas. O método SMART é uma solução simples e útil para estabelecer um caminho factível. 

Neste método cada letra significa uma característica a ser priorizada na definição de metas. Veja abaixo.

  • Specific: seja específico, muitas vezes o caminho é bem mais simples do que parece basta ser claro no que quer;
  • Measurable: é preciso ter condições de acompanhar a evolução de uma meta, portanto ela precisa ser mensurável;
  • Attainable: seja realista! As metas precisam ser alcançáveis;
  • Realistic: a importância de conhecer seu negócio também aparece aqui. Afinal, para uma meta fazer sentido ela precisa ter relevância;
  • Time-bound: sempre coloque prazos para a conclusão das metas. A temporalidade ajuda com que elas sejam de fato realizadas. 

3- Avalie o progresso

Avaliar o progresso das primeiras metas definidas é muito importante. O motivo é que com essa análise é possível entender se está seguindo o caminho certo ou se será necessário definir outras metas.

Evolua junto com sua equipe!

Esse guia para entender a diferença entre meta e objetivo possui uma finalidade: compreender como fazer seu negócio se desenvolver de maneira saudável e organizada. E não é segredo dizer que parte dessa evolução se faz com uma equipe forte.

A Zendesk é uma ótima opção para te ajudar ainda mais nesse caminho. Com o seu software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

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