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Artigo 6 min read

Como se preparar para o futuro da IA no ambiente empresarial?

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Manter-se atualizado sobre as inovações que o mercado oferece é essencial para garantir que sua empresa permaneça competitiva e relevante. Isso envolve acompanhar de perto as tendências e incorporar novas tecnologias. Pensando nisso, você sabe como se preparar para o futuro da IA? 

A inteligência artificial tem crescido e se desenvolvido em uma velocidade sem precedentes, transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

No ambiente corporativo então, nem se fala. Só para ter uma ideia, segundo o relatório CX Trends da Zendesk, cerca de 70% dos líderes de Customer Experience planejam integrar a IA generativa em diversos pontos de contato nos próximos dois anos.

É por isso que, neste artigo, vamos te ensinar como se preparar para o futuro da IA a fim de manter a sua empresa competitiva e relevante no mercado.

Ótima leitura! 

Quais são os desafios na implementação da inteligência artificial?

Ao conhecer os principais desafios na implementação da inteligência artificial em uma companhia, sua empresa pode antecipar potenciais problemas, desenvolver soluções mais eficazes e mitigar riscos, garantindo uma mudança mais bem-sucedida. 

Alguns desses desafios estão na lista abaixo. 

  • Dados insuficientes ou de baixa qualidade: a IA é altamente dependente de um grande volume de dados para que suas previsões sejam mais assertivas. Se os dados da sua empresa são escassos, desatualizados ou enviesados, os resultados da ferramenta podem ficar comprometidos. 
  • Questões de segurança e privacidade: é importante garantir que os dados coletados sejam armazenados com segurança e que informações pessoais de funcionários, parceiros, fornecedores e clientes sejam protegidas de acessos não autorizados.
  • Falta de especialização dos colaboradores: é preciso contar com funcionários qualificados e que saibam trabalhar com a IA, assim, a colaboração humano-máquina será melhor aproveitada. Promover treinamentos também é fundamental para manter a expertise das equipes. 
  • Resistência à mudança: muitas empresas, líderes e colaboradores podem apresentar certa resistência à adoção da IA devido a preocupações com perda de empregos ou falta de compreensão sobre a tecnologia. É importante comunicar sobre como a tecnologia pode melhorar processos, aumentar a eficiência e criar novas oportunidades de crescimento profissional.

Para superar esses desafios, é preciso ter um planejamento coeso e por etapas para a implementação de uma mudança. Mais à frente, neste conteúdo, abordaremos a melhor forma de criar esse planejamento. 

Agora, chegou a hora de descobrir como se preparar para o futuro da IA. 

Veja também: Automação e inteligência artificial a favor dos negócios: como usá-las?

Como se preparar para o futuro da IA?

Para obter o melhor do impacto da inteligência artificial nos negócios, é preciso estar sempre atualizado nas tendências, investir em uma boa infraestrutura de dados e em desenvolvimento de habilidades para as equipes, além de criar um ambiente corporativo de colaboração e inovação. 

Ao se atualizar nas tendências, é preciso acompanhar os avanços na pesquisa e desenvolvimento, explorar novas técnicas e entender como as outras empresas estão aplicando IA em diferentes setores. 

Enquanto isso, investir em infraestrutura de dados e desenvolvimento de habilidades é fundamental para garantir uma transição mais tranquila e eficaz. 

Já trabalhar em um ambiente corporativo de colaboração permite fomentar a troca de ideias entre equipes e o surgimento de soluções inovadoras. 

Com isso, sua empresa estará preparada para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA, impulsionando eficiência, inovação e crescimento. 

E se você ainda não sabe quais são as estratégias de adoção de IA para empresas, separamos 3 delas para você ficar por dentro. 

3 estratégias de adoção de IA para empresas

A seguir, confira 3 estratégias para incorporar IA na sua empresa. 

1- Automação de processos 

As organizações estão cada vez mais usando a IA como ferramenta de automação de tarefas repetitivas para reduzir erros e aumentar a eficiência operacional.

Um exemplo é o uso de chatbots em serviços de atendimento ao cliente para lidar com solicitações e perguntas comuns de forma automatizada e eficiente.

2- Análise preditiva

A análise preditiva usa um grande volume de dados para prever tendências futuras, identificar padrões e ajudar nas tomadas de decisões de forma mais informada, segura  e estratégica.

3- Personalização da experiência do cliente

Por meio da IA, também é possível personalizar as experiências dos clientes, oferecendo recomendações de produtos de acordo com as características de cada usuário, além de fornecer conteúdo e assistência virtual individualizada de forma rápida. 

 

Veja também: Inteligência Artificial para vendas: estratégias e vantagens

Como fazer a preparação para a automação empresarial?

A preparação para a automação empresarial é fundamental para a incluir novas soluções de forma estratégica, sem comprometer os resultados atuais. Esse movimento envolve, de modo geral, 5 etapas:

  • análise de processos: o primeiro passo é avaliar os processos atuais, identificando os desafios, as redundâncias e os gargalos que podem estar impactando a eficiência e a produtividade da empresa;
  • identificação de oportunidades: o segundo passo é, a partir da análise anterior, detectar as oportunidades de melhoria e definir as áreas que podem se beneficiar da automação e da IA a fim de melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a produtividade;
  • seleção de tecnologias: o terceiro passo é selecionar as tecnologias que melhor se adequam para atender às necessidades identificadas, levando em consideração a capacidade de integração com outros sistemas, custo, escalabilidade e suporte;
  • treinamento da equipe: o quarto passo é capacitar os colaboradores para que haja desenvolvimento de competências em IA. Assim, eles podem usar novas ferramentas de forma eficaz, enquanto há uma transição tranquila e bem-sucedida;
  • acompanhamento de desempenho: por fim, a quinta e última etapa é monitorar os resultados de desempenho e impacto na performance da empresa. É importante também realizar continuamente ajustes e melhorias sempre que necessário. 

E por falar em seleção de tecnologias, agora que você já sabe como se preparar para o futuro da IA, chegou o momento de conhecer uma ferramenta para incluir na sua estratégia de inovação: o software de atendimento ao cliente da Zendesk

Nossa solução emprega inteligência artificial e automação para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes de forma eficiente e personalizada. 

Com recursos avançados, como chatbots e análise de dados em tempo real, podemos ajudar sua empresa a fornecer um suporte proativo, resolver problemas mais rapidamente e criar experiências excepcionais para os consumidores. 

Quer saber mais? Faça agora mesmo uma avaliação gratuita da ferramenta ou solicite uma demonstração e mantenha sua empresa competitiva e relevante no mercado! 

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