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Inteligência Artificial para vendas: estratégias e vantagens

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 6 Mai 2021
Última atualização em 12 Mai 2021

O mundo tem se apoiado em inovações tecnológicas, e com as vendas isso não seria diferente. A implementação da inteligência artificial para vendas tem impactado positivamente os números do setor, e esse auxílio tecnológico foi o que manteve muitas empresas vivas durante a pandemia do coronavírus.

Antes mesmo da pandemia, que fez com que muitas empresas precisassem se reinventar através da tecnologia, a Oxford Insights já levantava dados pertinentes a respeito das vantagens da inteligência artificial.

Através do relatório Al Readiness Index 2019, a Oxford Insights constatou que a implementação dessa tecnologia movimentará US$ 15 trilhões no mundo todo até 2030, além de mostrar um aumento de um ponto percentual do PIB do Brasil até 2035, graças a utilização da inteligência artificial, o que representa um grande impulso econômico.

Utilizar técnicas de inteligência artificial para vendas, pode diminuir o tempo de realização de muitas tarefas, deixando sua equipe mais disponível para focar na experiência do cliente, e esse é só um dos motivos do sucesso dessa tecnologia aplicada às vendas.

Confira agora a importância e as demais vantagens da inteligência artificial nas vendas, e se você ainda não utiliza essa tecnologia, se convencerá agora que deve começar a usá-la.

Leia também: Inteligência artificial e coronavírus: a tecnologia como aliada no atendimento em meio à crise.

Entendendo o que é Inteligência Artificial

Uma máquina de aprendizagem, aprendizagem profunda, processamento de linguagem natural, uma máquina que consegue imitar características humanas: todos esses termos representam o que é a inteligência artificial.

O conceito da inteligência artificial foi criado pelo professor e matemático John McCarthy, em 1956. Nas décadas seguintes, os computadores e processadores foram evoluindo, armazenando cada vez mais dados, e foi essa crescente que motivou a evolução da inteligência artificial, até chegar nos padrões que conhecemos hoje.

São diversos os níveis de complexidade da inteligência artificial, que atua de acordo com a necessidade das empresas e seus objetivos. Um bom exemplo de inteligência artificial nas vendas é a Lu, do Magalu, um modelo de IA que interage bem com o público, tira dúvidas e ajuda nas vendas da empresa.

Cada aplicação dessa tecnologia mostra os impactos da inteligência artificial na vida das pessoas, e é pensada para uma interação mais ágil, eficiente, inteligente e engajada, seja por meio de mapa de navegação, um assistente artificial, dentre tantas funções que ela pode exercer, a fim de facilitar a vida das pessoas e das empresas.

Vantagens de aplicar Inteligência Artificial para vendas

Aplicar uma estratégia de inteligência de vendas é fundamental para qualquer empresa que vive disso, mas nos dias atuais, acreditar que todos os processos podem ser feitos manualmente, foge da realidade.

Ter noção da importância de inteligência artificial é fundamental para que empresas de vendas não percam boas possibilidades de negócios, e apostar em ferramentas que usam desse artifício tecnológico, deixam as empresas propensas a positivos impactos da inteligência artificial.

Dentre esses positivos impactos da inteligência artificial para vendas, destacamos:

  • O uso mais eficaz dos dados;
  • Maiores taxas de conversão em sites;
  • Redução de custos;
  • Experiência do cliente mais positiva.

Vantagens para os vendedores

Além dos impactos da inteligência artificial, é importante deixar bem claro os benefícios diretos que uma equipe de vendas pode ter com essa tecnologia. 

Em destaque, essas são as três principais vantagens de inteligência artificial para os vendedores:

  • Dados capturados automaticamente, auxiliando que os vendedores foquem em etapas mais ligadas a experiência do consumidor;
  • Assistência digital como auxílio para o relacionamento com os clientes, tornando as interações mais rápidas;
  • Velocidade e inteligência em todas as experiências de vendas oferecidas aos clientes.

Estratégias de inteligência artificial para vendas

Se a Inteligência Artificial está atrelada à inteligência de vendas, quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas para que uma empresa potencialize seus resultados e venda muito mais?

A primeira resposta óbvia que surge é: CRM e Inteligência Artificial! Não há dúvidas que unir uma tecnologia de aprendizado de máquinas, conhecida como machine learning, com um software que automatiza as tarefas, pode ajudar equipes de vendas a melhorar seus resultados.

CRM e Inteligência Artificial agindo em conjunto nas vendas já se tornou uma realidade a algum tempo, e mais algumas estratégias podem ser adotadas para que a inteligência de vendas da sua empresa se fortifique. Confira:

Utilizando Analytics na recomendação de follow-up

Não existe nada pior que perder tempo tentando conquistar um cliente que não tem interesse no seu produto, e muitas empresas já perceberam isso. 

Por esse motivo, a fim de aumentar os leads e melhorar o engajamento e as vendas, as empresas têm apostado na utilização da tecnologia de perfilamento e pontuação, a fim de identificar e gerar follow-up de forma mais rápida e eficaz.

Essa tecnologia de perfilamento é um formato de inteligência artificial para vendas que tem ajudado no engajamento das empresas com os clientes certos, mostrando a importância da inteligência artificial na prospecção de clientes.

Convertendo através de chatbot

O principal objetivo de uma empresa ao utilizar CRM e Inteligência Artificial, é levar os leads para uma jornada de compra, e não existe melhor forma de fazer isso acontecer do que através de um bate-papo.

Um chatbot programado estrategicamente com inteligência de vendas, estará conectado com todos os outros sistemas da empresa, e oferecerá uma experiência verdadeira e positiva aos potenciais clientes.

Usando a Inteligência Artificial para expandir o negócio

A inteligência artificial permite que uma empresa realize diversos testes, pois os dados estão sempre disponíveis para utilização, e não usá-los não seria o mais adequado para empresas que buscam crescimento. 

A importância de inteligência artificial para vendas é muito representativa, pois, através de todos os dados obtidos pelas interações que essa tecnologia permite, se tornam possíveis diversos insights, isso mostra o quão impactante essa tecnologia pode ser para empresas que souberem utilizá-la.

Agora que você já conhece as vantagens da inteligência artificial, não deixe de conhecer o Answer Bot, a inteligência artificial que a Zendesk criou pensando em quem busca auxílio desse recurso tecnológico sem complicação, perfeito para potencializar o atendimento ao cliente e as vendas da sua empresa.