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Artigo 6 min read

Inteligência Artificial e Business Intelligence: como unir IA + BI?

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2024

No mundo dinâmico dos negócios, em que cada decisão é uma peça fundamental no quebra-cabeças do sucesso, a busca por informações precisas e relevantes é uma constante. 

Tendo isso em vista, a combinação entre Inteligência Artificial e Business Intelligence pode te ajudar a explorar grandes volumes de dados e tomar decisões de negócio mais bem orientadas.

Imagine um cenário em que a montanha de dados é moldada em respostas claras, onde a complexidade se dissolve diante de informações acessíveis.

Nesse contexto, o Business Intelligence se destaca como o farol orientador, que transforma dados brutos em conhecimento útil. Adicionalmente, o poder da Inteligência Artificial é o que confere a essa transformação um brilho diferenciado.

Para entender melhor sobre esse assunto, convidamos você a continuar a leitura e conferir nas próximas linhas o que é Business Intelligence e como usar a IA para BI.

Resumo

  • O Business Intelligence visa coletar, organizar, analisar e monitorar os dados relevantes para o negócio. Nesse contexto, a Inteligência Artificial potencializa os resultados do BI, obtendo insights valiosos a partir dos dados coletados.
  • As aplicações da IA incluem: atendimento ao cliente, análise de dados avançada, personalização de marketing, previsão de demanda, otimização da cadeia de suprimentos, detecção de fraudes e automatização de tarefas.
  • Otimizar a BI com o apoio da IA possibilita: análise avançada de dados, análise preditiva de tendências futuras, processamento de linguagem natural (PLN), recomendações e insights contextuais e, ainda, aprendizado contínuo.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de tecnologias, processos, boas práticas e estratégias que visam coletar, organizar, analisar e monitorar dados e informações de relevância para determinado modelo de negócio.

O objetivo do BI é auxiliar nos processos de tomada de decisões e na elaboração de planos estratégicos. Para isso, a inteligência de negócios converte dados brutos em fonte de conhecimento acionável.

Assim, obtém-se insights de extremo valor para orientar as ações e os rumos da empresa.

Big Data e Business Intelligence

Big Data e Business Intelligence (BI) estão intimamente relacionados. É bastante comum usar ambos em conjunto para melhorar a tomada de decisões e a compreensão dos negócios.

No entanto, eles representam estágios diferentes no ciclo de gestão de dados e informações.

Enquanto o Big Data refere-se ao abundante volume de dados que é gerado a partir de várias fontes, é trabalho do Business Intelligence conduzir o processo de coleta, organização, análise, monitoramento e apresentação de informações relevantes para orientar as tomadas de decisão da empresa.

Veja também: O que é Business Intelligence, para que serve + exemplos

Quais as aplicações da Inteligência Artificial em negócios?

As aplicações da inteligência artificial em negócios são vastas e abrangem diversas áreas. Aliás, a IA possibilita que as empresas otimizem processos, melhorem a tomada de decisões e proporcionem experiências mais personalizadas aos clientes.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Atendimento ao cliente

Chatbots e assistentes virtuais, equipados com IA, podem fornecer suporte ao cliente 24/7, responder a perguntas rotineiras, resolver problemas e até mesmo conduzir transações básicas, aliviando a carga de trabalho dos atendentes humanos.

Análise de dados avançada

A IA pode processar e analisar imensos volumes de dados de maneira eficiente. Além disso, ela é capaz de identificar padrões, apontar tendências e trazer à tona insights ocultos.

Personalização de marketing

A inteligência artificial pode ser aplicada para rastrear o comportamento do cliente, viabilizando a personalização de campanhas de marketing e o direcionamento mais preciso das estratégias de comunicação.

Leia também: Campanhas sazonais: como elas podem fidelizar clientes?

Previsão de demanda

Com base em dados históricos e outras variáveis de relevância estratégica, a IA ajuda a prever a demanda por produtos ou serviços. Isso auxilia no planejamento de estoque e produção.

Otimização da cadeia de suprimentos

A IA é capaz de melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, otimizando rotas de entrega e a gestão de inventário.

Detecção de fraudes

Algoritmos de IA podem identificar movimentações e comportamentos atípicos em transações financeiras, o que ajuda a prevenir fraudes e a proteger as operações comerciais da empresa.

Automatização de tarefas

Tarefas repetitivas e que representam baixo valor podem ser automatizadas por meio da IA, liberando recursos humanos para atividades mais estratégicas, criativas e de maior valor para o negócio.

Inteligência Artificial e Business Intelligence: como funciona essa combinação?

A combinação entre Inteligência Artificial e Business Intelligence é uma aliança transformadora que potencializa a capacidade das empresas de obter insights mais profundos e acionáveis a partir de seus dados. 

Enquanto o BI é uma abordagem holística que capacita as organizações a aproveitar seus recursos de dados para tomar decisões mais inteligentes, identificar oportunidades de crescimento e enfrentar desafios de forma eficaz, a IA age como um catalisador para aprimorar as funcionalidades do BI.

A inteligência artificial favorece análises mais avançadas, preditivas e automatizadas dos dados empresariais.

Veja como a IA pode ser aplicada para aprimorar o BI:

  • Análise avançada de dados, identificando padrões complexos e correlações sutis entre variáveis;
  • Análise preditiva de tendências futuras, como a demanda do mercado ou a evolução das vendas;
  • Processamento de Linguagem Natural (NLP) de inteligências artificiais permite que as ferramentas de BI compreendam e processem a linguagem dos humanos, facilitando a obtenção de resposta e o acesso à informação;
  • Recomendações e insights contextuais, o que auxilia os tomadores de decisão a visualizar as implicações de suas escolhas;
  • Adaptação e aprendizado contínuo à medida que mais dados são coletados e analisados.

Como usar IA para BI?

A incorporação da inteligência artificial na inteligência de negócios tem o potencial de elevar significativamente os resultados e proporcionar percepções de maior profundidade.

De forma mais precisa e abrangente, a IA capacita os usuários a efetivamente explorarem vastos volumes de dados, abrangendo tanto os formatados quanto os não estruturados.

Além disso, as aplicações impulsionadas pela inteligência artificial demonstram uma capacidade aprimorada em identificar áreas prioritárias de maneira mais eficiente em comparação com as abordagens tradicionais de business intelligence.

6 exemplos de como otimizar BI com IA

Confira abaixo alguns exemplos de como otimizar BI com IA:

  1. Análise de sentimento em comentários nas mídias sociais, avaliações de produtos e feedbacks;
  2. Previsões de vendas precisas, levando em consideração sazonalidade, tendências econômicas, comportamento do consumidor, entre outros fatores;
  3. Segmentação de clientes avançada com base em características e comportamentos;
  4. Detecção de padrões e correlações que não seriam identificadas facilmente por análises manuais;
  5. Monitoramento contínuo de dados para identificar anomalias e comportamentos atípicos em tempo real;
  6. Manutenção preditiva, utilizando IA para prever quando equipamentos poderão falhar.

A combinação entre IA e BI não apenas amplia a profundidade da análise de dados, mas também aumenta a agilidade das empresas para responder às mudanças do mercado.

Por isso, é muito importante poder contar com ferramentas que aliem BI e IA, como é o caso das soluções da Zendesk.

Elas auxiliam a extrair insights valiosos de todo o imenso volume de dados gerados e a agilizar suas tomadas de decisão. Assim, te ajudamos a impulsionar a inovação do negócio e conquistar a tão sonhada vantagem competitiva.

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