Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Como reconhecer o trabalho de sua equipe?

Por Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

Entender como reconhecer o trabalho de sua equipe pode ser um passo decisivo na construção de um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador. 

E quem atesta essa afirmação são as pesquisas, como esta, da GPTW, que mostra que 37% dos colaboradores disseram que mais reconhecimento pessoal os encorajaria a produzir trabalhos melhores com mais frequência. 

Além disso, o estudo mostra que o reconhecimento pode ser um driver para a alta performance. 

A pesquisa aponta que, em comparação com aqueles que não se sentem reconhecidos consistentemente no trabalho, as pessoas que sentem a validação de seus gestores têm:

  • 2,6 vezes mais chances de achar que as promoções são justas;
  • 2,2 vezes mais chances de impulsionar a inovação e trazer novas ideias adiante.

Entende o valor estratégico do reconhecimento de colaboradores? Então continue a leitura deste artigo para entender como aplicar na sua rotina. 

A importância do reconhecimento do trabalho da sua equipe

O aumento da produtividade e da motivação foram dois dos fatores mencionados no início deste artigo como consequências positivas de compreender como reconhecer o trabalho de sua equipe.  

Mas a verdade é que há muito mais para destacar. A seguir, você conhece mais alguns pontos positivos de desenvolver uma rotina que reconheça e valide boas práticas no cotidiano corporativo. 

1. Fortalecimento da cultura da empresa

Reconhecer boas práticas é uma forma efetiva de mostrar às equipes o que endossa a cultura da empresa. É uma forma de dizer “esta atitude está alinhada aos nossos princípios, e é isso que esperamos de vocês”.

2. Estímulo à inovação 

Uma vez que bons projetos passem a ser reconhecidos, a tendência é que as equipes e os colaboradores se sintam estimulados a pensar fora da caixa. Cria-se um ciclo virtuoso de aprendizado contínuo. 

3. Aproximação das lideranças e seus times

Quem não aprecia um bom elogio? Serem reconhecidos pelos esforços é um desejo de grande parte dos colaboradores. 

Nesse sentido, lideranças que sabem aplicar boas técnicas para validar atitudes positivas recebem, em retorno, consideração, proximidade e lealdade de seus times. 

4. Redução de turnover

Colaboradores valorizados tendem a enxergar o senso de propósito em seu trabalho na empresa. 

Isso faz com que se dediquem com afinco a seus projetos e não desejem deixar seus cargos, o que impacta diretamente na redução da taxa de turnover do negócio. 

5. Promoção da marca empregadora

Colaboradores motivados tornam-se, além de funcionários exemplares, promotores da marca.

Isso significa que, mesmo fora dos limites da empresa, não pouparão esforços para destacá-la como um bom lugar para trabalhar.

Mas, se os benefícios são tantos, por que muitas empresas ainda não sabem como reconhecer o trabalho de sua equipe? Bom, a verdade é que há alguns dificultadores no processo. Falaremos sobre eles a seguir. 

Desafios ao promover o reconhecimento de colaboradores

Em geral, empresas que não conseguem promover o reconhecimento dos colaboradores esbarram em algumas questões relacionadas à Gestão de Processos e Pessoas. 

Mencionamos algumas dessas questões nos próximos parágrafos, e te convidamos a refletir sobre a existência de alguma delas em sua rotina. 

1. Mensuração de performance

Como reconhecer atitudes de destaque em uma equipe que não mede a performance de seus colaboradores? Pois é. 

Realizar ciclos de avaliação é fundamental para identificar comportamentos que destoam do esperado –  de forma negativa ou positiva. 

Conheça mais sobre as avaliações de performance e supere este obstáculo na sua empresa! 

2. Gestão de rotina

Em outros casos, o dinamismo da rotina é o principal dificultador da identificação de performances de destaque. 

Processos desorganizados, acumulados e que sobrecarregam os colaboradores, em geral, sufocam as possibilidades de entregas acima do esperado.  

3. Clima da empresa 

Se a empresa, como um todo, enfrenta um momento desafiador, entenda: o clima pode sofrer mudanças. 

Isso significa que os funcionários podem trabalhar mais ansiosos, preocupados, desanimados ou estressados. Consequentemente, fica mais difícil encontrar comportamentos de destaque para premiar ou reconhecer. 

4. Estresse ocupacional 

Estresse ocupacional é o nome dado aos sintomas desencadeados por uma rotina excessivamente intensa. Nesse caso, a causa da patologia (o stress) é o ambiente de trabalho.  

Se houver casos como estes em seu setor ou organização, saiba: o ambiente será pouco frutífero para boas práticas ou comportamentos inovadores.

Após identificar alguns dos possíveis obstáculos do reconhecimento à equipe, fica mais fácil pensar em formas de driblar os desafios e manter o time engajado, certo? Então, é hora de abordar o assunto de forma prática.

Como reconhecer o trabalho de sua equipe? 5 ideias

Separamos 5 práticas de reconhecimento que podem te inspirar a desenvolver este aspecto de uma cultura corporativa motivadora e engajante. 

1. Premiando o funcionário destaque do ano

Uma das possibilidades é fazer uma avaliação anual de performance e reconhecer aquele colaborador cujas práticas se destacaram. Esta é uma maneira de manter o engajamento em alta no longo prazo. 

2. Estabelecendo uma cultura de feedback aos colaboradores

Quer entender como reconhecer o trabalho de sua equipe? Invista em uma cultura de feedbacks. 

Além de aproximar o time da liderança, a prática auxilia na identificação de performances de destaque e de atitudes que merecem reconhecimento.  

3. Criando espaços de escuta ativa

O reconhecimento dos colaboradores passa, invariavelmente, pela construção de um ambiente de troca. 

Por isso, torne-se uma liderança aberta à escuta ativa e permita que os funcionários criem projetos, desenvolvam soluções para problemas rotineiros e, sobretudo, que se sintam à vontade para compartilhar tudo isso com você. 

4. Flexibilizando a rotina

Ambientes de trabalho saudáveis são, ao mesmo tempo, formas de reconhecer um bom trabalho e de estimulá-lo. 

Por isso, crie espaços acolhedores, permita que as equipes descansem ao longo da jornada, adicione dias de trabalho remoto e de carga horária reduzida. 

5. Tornando os colaboradores protagonistas de ações na empresa

Um de seus colaboradores se destacou com uma ideia para otimizar processos? Envolva-o em um cronograma de divulgação da prática! Inclua entrevistas no canal de comunicação interna, viabilize workshops e permita que aquela prática positiva se torne um case de sucesso para toda a empresa. 

Presente de reconhecimento no trabalho: 3 opções

E aí, entendeu como reconhecer o trabalho de sua equipe? Lembre-se de que o processo é contínuo, e que, assim como qualquer aspecto cultural, deve ser trabalhado no médio/longo prazo. 

Para te ajudar a fixar a ideia de reconhecimento dos colaboradores, que tal premiar as práticas de destaque com alguns presentes? Aqui vão nossas sugestões. 

Presentes

O primeiro deles é um clássico: reconhecer os colaboradores com presentes. Um relógio de qualidade, um item para escritório e até uma placa gravada são algumas das possibilidades.  

Benefícios

Outra ideia de presente de reconhecimento no trabalho é a oferta de benefícios. 

Um dia de folga, a redução da jornada por um período pré-determinado ou mesmo um bônus em dinheiro podem te inspirar. 

Experiências

Por fim, que tal turbinar a motivação da equipe com experiências inesquecíveis? Dê aos funcionários-destaque um vale-jantar em um lugar especial, um day-use em hotel ou até mesmo uma viagem. 

Como valorizar colaboradores na rotina? Resposta: facilitando o seu trabalho! 

Além das ideias de ações e presentes de reconhecimento de equipes, é importante refletirmos sobre o papel da liderança na manutenção de um ambiente de trabalho favorável à inovação.  

Uma das maneiras de estimular boas ideias e projetos que “saiam da caixa” é adotando ferramentas que simplifiquem a rotina.

Este é o caso do Zendesk Service, o software de atendimento da Zendesk. Com ele, times de atendimento concentram as interações com o cliente em um só espaço, além de disporem de relatórios e pesquisas com base nas informações armazenadas pelo próprio sistema.  

Quer entender como o Service funciona na rotina? Faça um teste gratuito

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Comunicação eficaz: estratégias e habilidades para otimizá-la

Confira o guia completo de como estabelecer uma comunicação eficaz na sua empresa para fortalecer os processos e o relacionamento com clientes.

Artigo
8 min read

TOP 21 aplicativos de produtividade para melhorar seu dia a dia

Veja nossa lista com 21 aplicativos de produtividade para aplicar no dia a dia + 12 dicas bônus para trabalhar com organização e entregar mais!

Artigo
16 min read

Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor

Descubra seu estilo de liderança e transforme-se no líder que sua equipe (e clientes) merecem. Confira dicas essenciais para aprimorar suas habilidades!

Artigo
11 min read

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas

Entenda por que comunicação e liderança devem caminhar juntas e como essa combinação engaja e promove uma cultura de colaboração e alta performance.