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Artigo 6 min read

Como vender software como serviço?

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

Estamos em plena era da informação e, nesse contexto, o software de gestão empresarial é uma importante ferramenta para auxiliar os gestores de negócios a:

  • compreender a realidade atual da empresa; 
  • antecipar tendências futuras;
  • fornecer o suporte necessário para o planejamento da estratégia da empresa. 

Diante dessas necessidades, é importante que as empresas saibam como vender software como serviço.

Para vender nesse segmento, não basta utilizar boas técnicas de venda, mas sim entender os pormenores e complexidades do setor de software.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como vender software como serviço. Acompanhe!

Empresas SaaS

Normalmente, as empresas precisam usar vários programas diferentes para realizar as tarefas do cotidiano e em boa parte dos casos, esses softwares estão instalados individualmente na máquina de cada colaborador.

No fim das contas, o resultado é um computador com vários programas instalados que requerem atualizações e manutenção frequentes, que só podem ser feitas um a um.

Para mudar isso, surgiram os sistemas SaaS que oferecem a opção de acessar todos esses programas em uma plataforma 100% online. 

Esse tipo de plataforma também oferece espaço para acesso em diferentes dispositivos como: computadores, smartphones e tablets.

Por exemplo, em tempos onde o Home Office se tornou uma necessidade do dia para a noite, como na Pandemia do Coronavírus de 2020, empresas que ofereciam SAAS se tornaram fundamentais, pois permitiram que os usuários acessassem os softwares empresariais com mais facilidade de qualquer lugar. 

Um levantamento feito pela Cushman & Wakefield em 2020 e publicado pela InfoMoney mostrou que 40,2% das empresas tinham interesse em se manter trabalhando remotamente.

Esse tipo de comportamento de mercado, acaba gerando uma reação em cadeia, pois mudam-se as formas de recrutamento e seleção de colaboradores, a dinâmica de trabalho e principalmente as necessidades da empresa.

É certo, que dentro desse cenário, tudo que seja um facilitador ao trabalho híbrido ou 100% remoto será de grande necessidade, por isso a importância de saber como vender software como serviço!

Aprenda como vender software como serviço: 5 passos

1 – Tenha um bom sistema de CRM

O software CRM é uma ferramenta completa projetada para dinamizar e profissionalizar as equipes de vendas. Sim, você leu certo: até a profissionalização da equipe é passível de ser feita tendo como apoio um CRM.

Ao contratar um sistema de CRM, os vendedores acabam adotando uma abordagem de vendas específica, para que a empresa possa padronizar sua equipe comercial.

Além do processo geral de integração, o trabalho do CRM aqui é ajudar a determinar as métricas de desempenho e isso é indispensável na hora de construir um bom processo de vendas.

Esse é o primeiro passo se você quer entender como vender software como serviço!

Se você ainda não escolheu um CRM para sua empresa, fique tranquilo. Você pode testar gratuitamente as funcionalidades do Zendesk Sell. Com ele é possível montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhem as expectativas do cliente e tenham visibilidade total do pipeline.

2 – Otimize para gerar leads

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma das maneiras mais eficazes de gerar leads e clientes para o seu negócio.  

No entanto, também é um dos aspectos mais complexos e em constante mudança do marketing digital, então pode ser preciso preparação prévia para lidar com essas ferramentas.

De forma resumida, otimizar seu site e conteúdo para as palavras-chave certas pode atrair mais visitantes dos mecanismos de pesquisa.  

Uma estratégia de SEO focada no crescimento pode ajudá-lo a atrair mais leads de alta qualidade que podem se converter em clientes. 

Se você disser ao seu cliente que esse software pode ajudá-lo a expandir seus negócios atraindo mais visitantes e leads, sua venda pode ser mais fácil! 

O segredo é saber o que está vendendo para captura de leads B2B. 

3 – Invista em uma comunicação clara e eficiente 

Muitas vezes, os profissionais de vendas nas áreas de tecnologia têm pouco tempo para comunicar de forma clara e objetiva todas as capacidades, recursos e implicações do uso de software no dia a dia de seus negócios.

Para pensar em como vender software online, é preciso primeiro pensar no que os clientes querem e buscam na hora de contratar seu serviço. Tente reforçar esses pontos.

Uma simples palavra ou frase em uma carta de vendas ou anúncio pode determinar se uma pessoa comprará seu SAAS ou não. 

Sendo assim, você precisa usar conteúdo que descreva seu produto de forma persuasiva. Vale tudo: falar de benefícios, recursos e muito mais. 

Veja os exemplos de pontos a destacar  na comunicação que podem ajudar nas vendas:

  • economia de tempo, facilidade de uso e ser multitarefa são características que chamam a atenção;
  • automatizar várias funções de forma mais rápida e fácil é um diferencial;
  • fácil instalação, configuração rápida, carregamento rápido. tudo que é rápido ganha pontos com o comprador;
  • enfatizar que você oferece downloads rápidos e suporte gratuito pode ajudar seu cliente a optar pelo seu software.

Em resumo, os sistemas de gestão permitem automatizar tarefas manuais e otimizar os processos de negócio. 

Dessa forma, seu cliente reduz o custo e o risco das atividades de negócios.

Lembre-se que é isso que você deve focar se quiser entender como vender software como serviço. Afinal, passar confiança do produto ajuda muito na venda!

4 – Crie valor e cative o seu cliente

O comportamento de preços é um desafio à parte, e oferecer descontos neste momento pode afetar futuras negociações com clientes. 

Se você não souber negociar, os compradores podem exigir condições semelhantes em novas aquisições ou evitar renegociar contratos.

Sendo assim, além de aprender vendas de forma geral, é importante conhecer a fundo seu mercado e o software que você vende. Com um atendimento melhor, você facilita a decisão de compra do cliente, sem necessariamente precisar oferecer algum desconto.

5 – Ofereça um suporte premium ao cliente

Quando o assunto é tecnologia, softwares e muitos usuários a tendência é que haja uma alta demanda por suporte e é muito importante cuidar desse setor na sua empresa.

A venda não acaba quando o contrato é fechado, um bom atendimento no pós vendas é essencial para que a empresa continue a renovar os serviços com você e ainda aumentar a sua reputação perante o mercado.

Para gestores de negócios na era da informação, o uso de software de gestão empresarial é indispensável para compreender a realidade atual da empresa e fornecer suporte para o planejamento estratégico. 

Vender neste segmento exige conhecimento dos pormenores e complexidades do setor de software. As empresas SaaS surgiram como solução para a complexidade de trabalhar com vários programas diferentes. É importante saber como vender software como serviço para se manter competitivo no mercado.

Com a dinâmica de trabalho em constante mudança, a necessidade de facilitadores ao trabalho em casa aumentou, o que é o caso dos softwares empresariais oferecidos por empresas SaaS. 

Para vender software como serviço, é fundamental ter um bom sistema de CRM, otimizar para gerar leads e investir em comunicação clara e eficiente. Com um software de qualidade, como o Zendesk Service, é possível atender a essas necessidades e vender software como serviço com eficiência.

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