Artigo | 6 min read

O que é business analytics e quais os benefícios dessa ferramenta?

Por Zendesk

Última atualização em 11 Mai 2023

Com o crescimento acelerado da tecnologia, o gerenciamento de muitas empresas passou a se basear na inteligência analítica, tornando a utilização de ferramentas como business analytics essencial. Mas você sabe o que é business analytics?

Business Analytics é o que chamamos intérprete de dados, usado para analisar informações de um negócio e gerar soluções a partir desses dados.

O que era visto como algo futuro, tornou-se usual, e hoje 63% dos empreendimentos já utilizam a inteligência artificial para potencializar seus resultados, como mostrou o levantamento da MCkinsey.

Esses sistemas se tornaram estratégias usadas para tornar as empresas mais ágeis, competitivas e assertivas, atuando na ampliação de muitos empreendimentos.

Para você entender um pouco mais a respeito do assunto, reunimos neste artigo algumas informações sobre o que é business analytics, e como utilizar essa ferramenta. Boa leitura!

O que é business analytics?

Para entender o que é business analytics, é importante dizer que essa ferramenta faz parte da inteligência analítica, ou seja, é uma estratégia usada para a verificação de informações, que podem se tornar soluções em uma empresa.

O business analytics (BA), ou análise de negócios, é um conjunto de práticas, ferramentas e serviços automatizados, utilizados na análise e exploração de dados de uma organização.

Trata-se de um formato de inteligência analítica artificial, que apesar da tradução livre do termo business analytics remete a análise, e o principal objetivo desse processo é sugerir melhorias para os sistemas com base nos dados analisados.

São características do BA a velocidade, otimização e entrega de resultados práticos, e suas análises são aplicadas para melhorar relatórios, noções qualitativas e quantitativas, estatísticas e muito mais.

Qual a diferença entre business analytics e business intelligence?

Agora que você já sabe o que é business analytics, é importante entender também qual o difere do business intelligence.

Apesar de muito parecidos, os conceitos de business analytics e business intelligence (BI) não são iguais, mas sim complementares. O BA surgiu do BI, a partir do desenvolvimento de novas técnicas, com base nas métricas antigas do business intelligence.

Isso não quer dizer que o business intelligence esteja ultrapassado, pelo contrário, é ele quem ajuda os gestores na elaboração de estratégias de planejamento. Porém, às vezes as informações do BI podem ser confusas, e é nessa hora que o BA entra em cena.

É o business analytics o grande responsável por desvendar as métricas do business intelligence e traduzi-las em sistemas fáceis de serem utilizados pelas empresas, por isso é certo dizer que essas inteligências analíticas são complementares. 

Quais os benefícios do business analytics e business intelligence nas empresas?

Ferramentas de business analytics e business intelligence costumam oferecer diversos benefícios e muita eficiência para que as utilizam, como:

  • agilidade nos planejamentos;
  • avaliação de relatórios do histórico da empresa;
  • elaboração de estratégias digitais personalizadas; 
  • redução de custos;
  • redução de falhas nos processos;
  • melhoria na organização dos planos e estratégias;
  • confiabilidade das informações;
  • dentre outros.

Como implementar o business analytics em uma empresa?

Ficou claro que a utilização de inteligências analíticas como o business analytics se tornaram parte do cotidiano dos negócios, e para que empresas que ainda não utilizam essas ferramentas implementem-nas em seus processos, algumas etapas devem ser seguidas.

Levante as necessidades do negócio

Quais processos precisam ser melhorados na empresa? Depois de entender o que é business analytics, essa é a primeira pergunta que quem pretende adotar a ferramenta analítica deve se fazer.

Para que o processo de business analytics dê certo, ele precisa ser direcionado para encontrar as soluções adequadas, e para isso, é necessário determinar quais dados estão disponíveis para a pesquisa, como eles podem ser utilizados, e se essas informações são suficientes para o resultado que se espera. 

Faça a análise dos dados

Nessa fase a filtragem dos dados é iniciada e o sistema de business analytics começa a ser usado, no intuito de explorar todas as informações encontradas e separá-las para análises futuras.

Com os dados mais organizados, a fase de identificação de problemas e soluções se torna mais fácil, isso ajuda a criar padrões mais eficientes e tornar os processos da empresa parte de uma inteligência analítica.

Identifique as melhores soluções 

Na etapa de implementação, com todos os dados analisados e organizados em setores pela ferramenta de business analytics, basta que o gestor identifique quais as melhores soluções propostas, conforme os problemas identificados.

A escolha deve seguir o óbvio, ou seja, o gestor deve optar pela solução final com menos probabilidade de erros, e mais alinhada aos resultados esperados pelo negócio. 

Tome as decisões certas

O business analytics sempre apontará para as melhores soluções possíveis, avaliando os dados e todos os possíveis cenários, mas a decisão final de aplicar as práticas propostas pela ferramenta sempre caberá ao gestor.

Portanto, assim como é importante que a empresa utilize o melhor sistema de business analytics disponível, é fundamental que o gestor esteja alinhado com a ferramenta, e saiba identificar as melhores soluções a partir das análises criadas pela inteligência analítica.

Foi exatamente isso que fez a Zendesk ao adquirir a empresa BIME Analytics, no intuito de escalar resultados, analisando e comparando o serviço de atendimento com as métricas de outros negócios. 

BIME Analytics by Zendesk: um case de sucesso de inteligência analítica

Sabendo o que é business analytics e sua importância nos processos de pesquisa, a Zendesk adquiriu a empresa BIME Analytics — pioneira na área de análise de dados desde 2009 — a fim de se transformar numa plataforma analítica de base de dados do cliente.

Hoje a BIME Analytics já está integrada ao nosso software de relatórios e análise, potencializando os resultados da nossa plataforma de atendimento ao cliente, por meio de insights obtidos nos relatórios que reúnem gráficos, números e planilhas de dados, que facilitam a gestão dos atendimentos.

Essa união tornou a plataforma da Zendesk em um canal mais robusto, acessível e personalizável, tornando as resoluções de tickets mais rápidas e aumentando a resolução e solicitações dos clientes. 

Teste agora mesmo nossa plataforma de atendimento, e aproveite todas as vantagens dos nossos relatórios objetivos, potencializados graças ao uso da tecnologia do business analytics!