Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

Diversidade no ambiente de trabalho: saiba a importância e as vantagens

Última atualização em 7 março 2022

A diversidade no ambiente de trabalho possibilita novos olhares, estimula o debate, propõe novas ideias e tudo isso traz benefícios incalculáveis para as empresas. Segundo o estudo realizado pela McKinsey, empresa de consultoria empresarial, empresas que se preocupam com a diversidade no ambiente de trabalho apresentaram resultados 25% melhores que as demais.  

Quando se pensa em uma empresa é preciso pensar, também, em seu papel social. Nesse contexto, a diversidade no ambiente de trabalho deve ser um valor de todos os modelos de negócio.

É preciso entender que muito mais que um negócio, a sua empresa é uma reunião de pessoas, como uma comunidade, e a pluralidade dentro dela é sempre algo a se prestar atenção.

Da mesma maneira, quanto mais plural for a sua empresa, mais ela tem a ganhar em termos de inovação, criatividade, responsabilidade social e participação no desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.  

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Ethos com 500 empresas brasileiras, a falta de inclusão é assustadora, as vagas ocupadas por pessoas com deficiência representam apenas 2% (o mínimo exigido por lei), por exemplo.

No caso do desequilíbrio entre homens e mulheres o cenário também não é nada bom, 58,9% das vagas do nível de estagiário são ocupadas por mulheres, mas apenas 13,6% são para cargos executivos. 

No quesito salário, as mulheres recebem em média 30% a menos que os homens para ocuparem a mesma função dentro de uma empresa, além disso dessas empresas apenas 4,7% dos negros ocupam os cargos executivos e nenhuma delas possui um indígena nessas funções.

Nesse sentido,  a diversidade no ambiente de trabalho é a busca pelo fim dessas diferenças entre os grupos.

Todos esses grupos fazem parte da sociedade como cidadãos. Eles consomem, produzem, geram riquezas, possuem experiências e olhares diferentes sobre necessidades, desejos e problemas da sociedade e da parcela da população que eles próprios representam. 

Essa pluralidade no ambiente de trabalho permite uma rica troca de experiências e vivências entre pessoas de realidades diferentes, o que gera um ganho de experiências sejam elas técnicas ou humanas. Tudo isso, por si só, já representa um grande potencial engrandecedor para uma organização.

Em um ambiente onde todas as pessoas seguem o mesmo padrão é muito provável que todos vivam as mesmas situações e não tenham tanto o que acrescentar para outros membros da mesma comunidade, enquanto que a troca de grupos distintos têm um potencial agregador e de troca muito maior.

Além disso, o tema da diversidade no ambiente de trabalho deve fazer parte de uma auto análise de gestores, diretores, executivos e de colaboradores. 

Por que não há pessoas negras na área de gestão de uma organização? 

Quantos profissionais LGBTQIA+ compõem o quadro de colaboradores na empresa? 

Qual o percentual de mulheres ocupando cargos de liderança?

Há acessibilidade para pessoas com deficiência ocuparem todos os cargos que desejarem?

Esse olhar crítico, esse questionamento, deve ser feito não apenas na nossa vida pessoal, mas também na profissional. Ele é o primeiro passo para um movimento de inclusão e diversidade que é rico para a sociedade e para as organizações profissionais.  

Quais as vantagens da gestão de diversidade no ambiente de trabalho?

O principal aspecto de uma cultura empresarial que preza pela diversidade no ambiente de trabalho, como foi destacado acima, é o da troca de experiências que podem trazer novos conhecimentos e um engrandecimento tanto técnico quanto pessoal para a empresa.

Além disso, quando existe diversidade no ambiente de trabalho a sensação de estar em um ambiente de acolhimento e empatia fica latente e deixa todos mais confortáveis para trabalhar sem medo de descriminação.

Para ser mais diretos, separamos algumas vantagens da gestão de diversidade no ambiente de trabalho:

  • Melhores resultados de rendimento

  • Maior capacidade de atração e retenção de talentos

  • Menor taxa de conflitos internos

  • Equipes mais criativas

  • Boa imagem da empresa

Para que você possa entender, na prática, a real importância de adotar esse elemento à cultura empresarial, confira os dados abaixo. 

Melhores resultados de rendimento

Segundo um estudo da McKinsey, empresas com diversidade de gênero possuem 15% mais chances de ter rendimentos acima da média, se a diversidade for étnica e racial esse percentual é de 35%

Esses dados comprovam que investir em uma cultura empresarial que encare a diversidade no ambiente de trabalho como prioridade é um caminho lucrativo para a organização e que na prática gera mais vantagem competitiva para o negócio. 

Pessoas que estão em um ambiente plural enxergam as pessoas como iguais e não temem a falta de reconhecimento uma vez que todos recebem oportunidades independente das diferenças.

Quando você mostra isso de verdade ao seu colaborador, a mensagem que você passa a ele é de que se dedicar e fazer o melhor trabalho possível é o que vai te fazer crescer na empresa e não a cor da sua pele ou orientação sexual, isso deixa todos mais produtivos e o reflexo no resultado é certeiro.

Maior capacidade de atração e retenção de talentos

De acordo com pesquisas, dois terços dos candidatos a uma vaga de emprego indicavam que a diversidade no ambiente de trabalho é importante na avaliação de empresas e ofertas de emprego.

Quando se está em um ambiente em que as diferenças não existem, ou existem pontualmente, as pessoas que são, de alguma forma, fora do padrão da empresa tendem a   se sentirem inseguras, e a consequência é a demissão com mais frequência.

Qualquer funcionário tem muito mais vontade de trabalhar com afinco em um ambiente onde possa expressar suas diferenças sem ser julgado por isso

Ter uma política clara de diversidade no ambiente de trabalho dá muito mais segurança e sensação de acolhimento aos colaboradores, o que os deixa com vontade de permanecer.

Com isso você vai perceber que os talentos gerados ou descobertos pela sua empresa vão prezar e recomendar esse ambiente que a empresa incentiva. 

Menor taxa de conflitos internos

Segundo um estudo feito pela Harvard Business Review, empresas onde a diversidade é reconhecida e respeitada os conflitos chegam a ser 50% menor do que ambientes menos plurais.

Pode parecer que “misturar demais” o ambiente com pessoas com características e pensamentos diferentes gere uma maior propensão a conflitos devido essas diferenças, mas na verdade o que acontece é o inverso.

Quando a empresa passa a ver as diferenças como qualidades e torna o seu time o mais plural possível o que acontece é um índice menor de conflitos, uma vez que todos se veem representados não há aquela sensação de que um grupo vai sempre suprimir os demais.

Pense bem, em lugares onde existem “maiorias” a tendência é que as preocupações comuns a elas sejam sempre tomadas como prioridades, isso porque tem ali mais pessoas pensando assim. 

Quando você diversifica o ambiente isso fica nivelado e as pessoas não se sentem sofrendo uma injustiça, tão facilmente.

Equipes mais criativas

Pesquisa realizada pela Forbes com empresas globais indica que 85% delas entendem que a diversidade no ambiente de trabalho é elemento fundamental para fomentar a inovação nas empresas. Isso acontece, porque a diversidade possibilita uma mistura de diferentes conhecimentos.

Nada mais natural que uma equipe plural traga diferentes pontos de vista, diferentes bagagens e visões que vão agregar ideias novas. 

Afinal, se a equipe criativa for formada apenas por um grupo isso limita demais o potencial de inovação e a capacidade criativa, que vai estar sempre atrelada à visão do mesmo grupo. 

A troca constante, permitida por um local que priorize a diversidade no ambiente de trabalho, faz com que as ideias floresçam, o repertório aumente e a inspiração cresça dentro da sua equipe. 

Boa imagem da empresa

As empresas hoje estão muito mais acessíveis e por isso tem um papel social facilmente identificável. 

Empresas de grande porte estão optando por incentivar a pluralidade em suas equipes porque sabem que não cabe mais em pleno 2020 um pensamento segregacionista.

Portanto incluir pessoas diferentes trás uma boa reputação a sua empresa que passa a ser vista pelo público como uma marca que se importa com essa questão tão em alta e tão relevante na sociedade.

Como tornar suas empresa mais diversa?

O maior desafio que implementar a diversidade no ambiente de trabalho representa é claro a resistência das pessoas ao que é visto como mudanças, o que liga o alerta de autopreservação do status quo.

Naturalmente, pessoas de mente mais fechada tendem a ver essa tendência como uma ameaça a sua condição atual e a resistência vai acontecer, por isso a questão importante aqui é mostrar a todos que a ideia não é de troca de privilégios, mas de busca de pluralidade e igualdade.

Passa pelos líderes e gestores o trabalho de implementar essa cultura organizacional a partir da comunicação interna, para que esse assunto vá se enraizando até que todos estejam na mesma sintonia. 

A diversidade não deve ser vista como mudança, mas como um acontecimento natural.

Tabus e paradigmas precisam ser quebrados e é preciso tentar mostrar isso a todos, mas como fazer isso? Veja a seguir. 

RH atento e comprometido

De nada adianta a gerência se preocupar com a diversidade no ambiente de trabalho se o RH é quem vai contratar os funcionários e de fato implementar essa pluralidade na empresa a partir da gestão de pessoas.

Essa mudança precisa acontecer, pois como dissemos, além de ser algo importante por diversos fatores éticos, também representa melhorias efetivas de produtividade e nos resultados da empresa.

Por isso cabe ao setor de recursos humanos a implementação de um sistema onde os mais diversos grupos possam dar sua contribuição e incentivar o aprimoramento das competências e habilidades que esses grupos apresentam.

Programas de inclusão

Uma das formas de mudar o cenário de exclusão no ambiente de trabalho, e colher os bons frutos no que se refere a melhoria da produtividade e o fortalecimento da imagem da marca, são os programas de inclusão como os processos de trainee direcionados a minorias.

Ao identificar os grupos que contam com baixa ou nenhuma representatividade na sua empresa, fazer um programa de atração de talentos focado ou com vagas para esses grupos ajuda muito a trazer essa diversidade para dentro da empresa, ainda mais se forem cargos que preparam o funcionário para as vagas de liderança.

Como vimos, negros, mulheres e índigenas por exemplo possuem uma paritcipação menor em cargos mais altos e melhor remunerados. Quando você prepara e treina para chefia pessoas desses grupos está mostrando a todos (colaboradores ou não) que é possível chegar lá, o que incentiva e melhora a produção como já vimos anteriormente.  

Troca cultural

Outra forma de mostrar a importância e relevância da diversidade no ambiente de trabalho é fazer uma troca cultural buscando desmistificar certos preconceitos e trazer conhecimento sobre outras realidades.

Através dessa troca você aproxima grupos diferentes e começa a mostrar a sua preocupação com a diversidade para os seu funcionário de forma mais gradativa e vai preparando terreno enquanto estimula esse pensamento neles.

É interessante aqui apostar em ações em datas simbólicas, trazendo pessoas conhecidas, se

E aí conseguiu entender um pouco melhor sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a importância dela na sua empresa?

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.