Artigo

Como um ERP facilita a organização dos negócios

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 fevereiro 2021
Última atualização em 18 fevereiro 2021

O ERP é um sistema que centraliza as informações de uma empresa. Nele, é possível cadastrar os produtos, emitir notas fiscais, integrar com plataformas de e-commerce e marketplaces, gerenciar as contas a pagar e a receber, entre outras funcionalidades.

Empresas que não fazem uso desse sistema costumam gerenciar seus negócios através de diversas planilhas eletrônicas ou acessando múltiplos sites. Essa realidade torna a gestão mais difícil, pois as informações não estão reunidas.

Sendo assim, o ERP se torna um aliado na gestão, permitindo que sejam feitas análises através de relatórios, facilitando o processo de decisão na hora de comprar mercadorias, investir em reformas e até na hora de contratar funcionários. Neste conteúdo, vamos apresentar três benefícios de um ERP que vão tornar seu dia a dia mais fácil e ágil. Boa leitura. 

Benefícios de um sistema ERP para sua empresa

O sistema ERP pode ser utilizado por empresas de diferentes ramos, como por exemplo, uma loja física ou um e-commerce. Com ele, os processos de tornam mais assertivos e com menor possibilidade de erros. 

Um relatório realizado pela Panorama Consulting Solutions no ano de 2016, afirma que 81% das organizações já haviam começado o processo de implementação de um software ERP, 14% dos entrevistados estavam selecionando um sistema para utilizar e 5% se encontravam em processo de melhoria/atualização do software que possuíam. 

Percebemos que a mudança nas empresas está acontecendo há tempo, e os sistemas se tornaram mais robustos para atender a diferentes necessidades empresariais. Independente da especialidade de cada um, podemos verificar alguns dos benefícios de utilizar um ERP na gestão de sua empresa:

Melhora na rotina

A rotina de uma empresa engloba todas as tarefas que precisam ser realizadas diariamente. Uma rotina organizada faz com que os processos sejam otimizados, com economia de tempo e menor possibilidade de erros.

Com um ERP, existe uma padronização da rotina, onde cada usuário sabe a forma ideal de  receber um pedido do e-commerce, emitir notas fiscais e enviar as encomendas aos clientes. 

Sendo assim, todos os dias, cada pessoa consegue realizar as atividades em ordem e de uma forma pré-estabelecida. Além de tornar o trabalho mais fácil, facilita o treinamento de novos integrantes do time.

A padronização também permite um melhor controle sobre a gestão de uma empresa. Quando algo não for realizado conforme o combinado, será possível identificar e ainda corrigir as ações. 

Automação

A economia de tempo é gerada pela melhora na rotina. E esta pode ser consequência de uma automação bem feita. A diminuição do tempo gasto para cada atividade faz com que seja possível realizar mais tarefas e também sobram momentos preciosos para focar nas estratégias da empresa.

A automação ainda faz com que sejam diminuídas as chances de erros acontecerem. Com um sistema integrado a outros, como plataforma de e-commerce ou marketplaces, não é necessário copiar informações de um sistema para que sejam coladas em outro. Tudo é interligado, evitando que algum dado seja informado de forma incorreta, por exemplo. Ainda, se as regras fiscais já estiverem cadastradas corretamente no ERP, ao emitir as notas não será preciso fazer cálculos de impostos, pois tudo é automático. 

Essas pequenas rotinas, quando estão automatizadas, permitem que o usuário tenha mais facilidade e segurança a cada etapa. Ele não precisa se preocupar, porque sabe que tudo está acontecendo da melhor forma.

Centralização dos dados

Reunir todas as informações de uma empresa em um ERP faz todo sentido. Dessa forma, os gestores podem acessar os dados sempre que precisarem tomar qualquer decisão. É uma forma organizada de gerenciar uma empresa, sendo ela um comércio, serviço, e-commerce ou indústria. 

Na hora de comprar mercadorias, é importante saber como está o estoque atual da empresa, certo? Para isso, relatórios precisos de um ERP podem ajudar. Ainda, é interessante saber quais são os clientes que mais compram, o ticket médio das vendas e quais canais estão performando melhor. 

Reunir as informações de uma empresa faz com que ela se torne mais profissional, sem necessidade de acessar diversas planilhas ou sistemas para realizar análises ou encontrar qualquer dado necessário.

ERP como solução para seu negócio

Utilizar um ERP para gestão de empresas é uma boa solução para torná-la mais eficiente. Com ele, as informações de um negócio ficam reunidas para que seja possível acessá-las facilmente, tornando mais fácil a tomada de decisão. 

Sempre que precisar realizar consultas ou analisar resultados, não será preciso buscar dados em múltiplos sistemas ou conversar com diversas pessoas que trabalham na empresa. Tudo é documentado, o que garante confiabilidade das informações.

Existem diversas opções de ERP para que você escolha. O ideal é utilizar o que possui os recursos necessários para seu negócio. O Tiny é um ERP especialista em e-commerce, que reúne diversos recursos para transformar sua rotina, tornando-a mais eficiente e assertiva. Se faz sentido para o seu negócio, conheça e experimente grátis por 30 dias.

Este guest post foi escrito pela Daniela Borsoi, que trabalha no time de Marketing do Tiny, um ERP especialista em gestão de e-commerce que otimiza a rotina do seu negócio.