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Semana da Black Friday 2020: 5 dicas fundamentais para atender bem os clientes e potencializar as vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 22 Outubro 2020
Última atualização em 12 November 2020

Black Friday, que poderia ser traduzido como “sexta-feira negra”, não tem nada de obscuro, na verdade. Trata-se de uma data especial do comércio com grandes descontos nas vendas das mercadorias, principalmente online. O sucesso foi tão grande que de um dia na semana, passou para uma semana inteira e mesmo um mês, em algumas lojas. 

Segundo pesquisa da Ebit - Nielsen, em 2019 essa data levou o varejo brasileiro  faturar nada menos que 3,2 bilhões de reais, isso considerando somente a quinta e a sexta-feira da semana de descontos especiais.

Isso significa que houve um aumento de 23,6% nas vendas em relação à Black Friday de 2018.

Portanto, a Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Considerada como um aquecimento para as vendas natalinas, a “Sexta-Feira Negra” é bastante aguardada por comerciantes e consumidores.

Com descontos atraentes, a data aquece diferentes mercados de produtos e serviços e tem aumentado o faturamento do varejo a cada ano, como se viu na pesquisa.

Se você está pensando em aderir ao Black Friday em 2020, saiba que é preciso mais do que preços baixos para obter sucesso nessa importante data. É necessário oferecer um atendimento de qualidade; este será o seu diferencial competitivo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que é a Black Friday e quando ela ocorre.

Além disso, separamos aqui 5 dicas para atender bem o cliente e alavancar as suas vendas na semana da Black Friday 2020:

  1. Invista na capacitação dos seus atendentes
  2. Proporcione ao cliente uma experiência de atendimento omnichannel
  3. Aposte no autoatendimento
  4. Ofereça atendimento personalizado
  5. Não negligencie o pós-venda

Leia também: Preparados para a Black Friday? Dicas simples de como preparar sua equipe de atendimento

O que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos com o objetivo de alavancar as vendas do varejo a partir de descontos bastante atraentes. A data inaugura o período de compras para as festividades de final de ano.

A Black Friday começou tímida na década de 1990 e começou a ganhar força nos anos 2000, período em que outros países passaram a aderir esse evento de grandes descontos no mercado varejista.

No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010. Naquele ano, apenas 50 lojas toparam participar baixando os seus preços de maneira significativa.

Em seu primeiro ano, a sexta-feira de descontos brasileira conseguiu movimentar R$ 3 milhões apenas no e-commerce. Já no ano seguinte, em 2011, esse número saltou para R$ 100 milhões. Já em 2019, o faturamento do varejo online foi de R$ 3,2 bilhões.

Quando é a Black Friday 2020?

Tradicionalmente, a Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. A data sucede o feriado de Ação de Graças que, nos Estados Unidos, ocorre sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Em 2020, a Black Friday cairá no dia 27 de novembro. No entanto, muitas lojas no Brasil não restringem os seus descontos a essa única data e acabam estendendo o evento.

Para quem quer saber qual a semana da Black Friday, ela pode ocorrer do dia 22 ao dia 29 de novembro de 2020.

5 dicas para atender bem o cliente na semana da Black Friday

O que determina o sucesso das vendas de uma empresa que adere à semana da Black Friday vai muito além do preço baixo.

Um fator que costuma ser decisivo no processo de escolha dos consumidores é o atendimento e a experiência que cada marca oferece.

Confira a seguir 5 dicas para atender bem o cliente e alcançar bons resultados na semana da Black Friday 2020.

1. Invista na capacitação dos seus atendentes

Para atender bem os seus clientes na Black Friday, é importante contar com profissionais capacitados e bem treinados.

Portanto, ofereça treinamento para os atendentes e vendedores sobre regras de compliance, script de vendas e os “DOs” e “DON’Ts” do atendimento ao cliente.

2. Proporcione ao cliente uma experiência de atendimento omnichannel

A experiência de omnichannel ocorre quando a empresa oferece diferentes canais de compra e atendimento que funcionam de maneira integrada. Dessa forma, o cliente pode, por exemplo, iniciar uma compra pelo site e retirar o pedido na loja.

Essa estratégia torna a experiência mais confortável e satisfatória.

3. Aposte no autoatendimento

Durante a Black Friday, a demanda aumenta consideravelmente. Tendo isso em vista, apostar no autoatendimento é uma forma de desafogar os atendentes e reduzir os custo com a contratação de pessoal.

Por meio de chatbots com inteligência artificial, é possível oferecer um atendimento de qualidade e ágil para os seus clientes.

4. Ofereça atendimento personalizado

Oferecer um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença nos seus resultados da Black Friday. Busque fazer com que cada cliente se sinta único e especial. Um sistema de CRM pode te ajudar nisso.

5. Não negligencie o pós-venda

O Black Friday é uma grande oportunidade para atrair novos clientes. Portanto, após uma venda ser concluída, entre em contato com os clientes para saber como está sendo a experiência deles com o produto ou serviço adquirido na Black Friday.

Por meio de boas estratégias de relacionamento pós-venda, você conseguirá fidelizar os clientes conquistados na Black Friday e fazer com que eles comprem na sua loja em outras épocas do ano.

Bom, essas foram as nossas dicas para um bom atendimento na semana da Black Friday. Coloque-as em prática e impulsione suas vendas nesta que é uma das datas mais importantes para o comércio.

Saiba mais: Você conhece o Black Friday?

Contar com uma boa estrutura de atendimento durante a Black Friday é findamenat para seu varejo, por isso, use canais de atendimento omnichannel, como as soluções da Zendesk.

 

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