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7 estratégias e exemplos de copy para Whatsapp para converter mais vendas

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

O WhatsApp é uma das plataformas mais utilizadas em diversos países, tendo ultrapassado a marca de 2 bilhões usuários no mundo todo, de acordo com o site Techtudo

O Brasil está, segundo matéria no G1, em sétimo lugar entre os países que mais utilizam o aplicativo, tendo 91% de seus usuários da internet, com idades entre 16 e 64 anos, utilizando esta ferramenta. Isso corresponde a 108,4 milhões de brasileiros! 

Números impressionantes, não é mesmo? 

Com tanta gente utilizando o aplicativo, não é à toa que as empresas têm considerado esta ferramenta no cotidiano de seus negócios, como por exemplo como um dos canais para a realização de vendas. 

De acordo com pesquisa da eCGlobal Solutions em parceria com a eCMetrics, há certa receptividade por parte dos usuários do Whatsapp para receberem conteúdo relevante das marcas. O estudo apontou que 64% dos entrevistados gostariam de receber ofertas e promoções, 45% adorariam receber conteúdo exclusivo e 28% gostariam de receber vídeos divertidos da marca.

No entanto, uma das coisas que ajuda a ser bem sucedido na abordagem nesta plataforma é utilizar técnicas de venda pelo Whatsapp que sejam eficazes e tenham uma linguagem persuasiva. Nesse sentido, é necessário saber como fazer uma copy bem feita. Mas, como?

Para ajudar sua equipe nisso, vamos apresentar exemplos de copy para Whatsapp para acertar na abordagem nessa ferramenta e converter mais vendas!

Resumo

  • Copy (ou copywriting) é o conteúdo com caráter persuasivo, escrito com base em gatilhos para despertar o interesse do leitor, a fim de gerar conversões e vendas.
  • No WhatsApp, uma das formas de usar copy é por meio do modelo FAB, baseado no esquema: descrever as características do produto ou serviço > destacar suas vantagens > explorar seus benefícios.
  • Você pode estruturar um plano de comunicação via WhatsApp pautado na configuração de mensagens de boas-vindas, de ausência e acompanhamento de venda. O importante é manter a conversa com o potencial cliente sempre ativa!
  • Para potencializar os resultados da sua estratégia de WhatsApp, use ferramentas de apoio, como um software de atendimento ao cliente, que integra diferentes canais de contato e ainda permite o uso de IA para gerar conversas mais ágeis e igualmente acolhedoras com os clientes.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é copy?

O termo copy está diretamente ligado a copywriting, ou seja, à estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.

O copy, nesse sentido, é o conteúdo que o redator deve escrever pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar o interesse do leitor, a fim de gerar conversões e vendas.

Mas, quem pensa que este conceito é novo, está enganado.

O termo “copy” foi usado pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e, ao contrário de sua tradução literal – “cópia” –, o termo se referia a “algo original que deve ser imitado na escrita e impressão”.

Essa definição caiu em desuso na literatura, mas persistiu entre jornalistas que, em meados da década de 1870, passaram a utilizá-la para definir o redator que escreve anúncios, diferenciando essa atividade do redator tradicional.

Os copywriters do século XX, portanto, nada mais eram do que redatores publicitários. Porém, com a popularização da internet e a ascensão do Marketing Digital, a estratégia de copywriting foi reformulada e se distanciou da publicidade, havendo uma diferença importante entre eles.

Enquanto o copywriting é mais adequado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, em que o processo de vendas se estende por um longo processo de persuasão; a redação publicitária continua sendo um instrumento voltado para a venda direta.

Qual o principal objetivo do copywriting?

O CTA (Call to Action, ou  “chamada para ação”) é um dos principais elementos de um copy. 

Nesse sentido, o principal objetivo do copywriting é fazer com que, ao longo da jornada do cliente, o leitor realize alguma ação como, com exemplo, assinar uma newsletter, baixar um conteúdo aprofundado ou apenas continuar no blog e ler outro post. O melhor CTA depende da estratégia que foi definida.

É a partir desta técnica que o redator consegue convencer e captar a atenção do usuário para um site ou blog e fazê-lo seguir as instruções que lhe são dadas.

Esse profissional educa o cliente potencial sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.

Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade, como postagens em blogs, infográficos, e-books, webinars, dentre outras opções.

Para aprender como fazer uma copy bem feita, veja a seguir alguns dos elementos e técnicas de persuasão que podem ser utilizados em mensagens para vendas no Whatsapp. 

Modelo de copy para vendas no Whatsapp

São vários os modelos de copy que podem ser utilizados na sua estratégia de vendas. Um deles é o  FAB – Features, Advantages and Benefits (traduzindo: Características, Vantagens e Benefícios). 

Este é um modelo simples e de fácil aplicação, pois se baseia em características práticas do produto ou serviço, além de explorar bem as vantagens e benefícios do que é oferecido. Tudo isso com palavras que direcionam o leitor para a conversão. Assim, na hora de criar uma abordagem de vendas no Whatsapp, é válido:

  • Descrever as características do produto ou serviço; 
  • Destacar as vantagens que o seu produto ou serviço tem;
  • Falar dos benefícios do seu produto ou serviço, ou como isso vai resolver um problema na vida do cliente.

Veja alguns exemplos de texto pronto para vendas no Whatsapp que utilizam tanto do modelo FAB quanto de gatilhos mentais

Templates de texto pronto para vendas no whatsapp

Template 1:

Está procurando [nome do produto ou serviço oferecido]?
Conheça os modelos/planos que disponibilizamos para você!
Trabalhamos com [descrever as características e vantagens]. Fique atento às nossas ofertas e garanta agora melhores resultados em [descrever os benefícios em se adquirir o produto ou contratar o serviço].
Estamos à disposição para atender você. Como podemos lhe ajudar?  

Template 2:

Sempre quis implementar uma solução de [nome da solução oferecida pela sua empresa] na sua organização? Aproveite esta semana com descontos exclusivos! Até sexta-feira todos os planos com até 50% off. A nossa ferramenta oferece diversos recursos, como [descrever características]. Facilitamos o dia a dia na sua organização ao [descrever vantagens]. Otimize os processos organizacionais e alcance [descrever benefício]. Podemos agendar uma reunião para apresentar na prática como nossa ferramenta será útil a você?

Template 3:

Quer saber como [benefício oferecido pelo seu produto ou serviço –por exemplo: melhorar o atendimento ao cliente]? Com a nossa solução completa em [nome do produto/serviço], você conta com [descrever características], que lhe ajudarão a [descrever as vantagens –exemplo: fornecer suporte e responder a perguntas no canal mais conveniente para seus clientes]. Responda essa mensagem para receber mais informações! 

Modelos de mensagens automáticas no Whatsapp

Além das mensagens que o vendedor pode enviar proativamente, a configuração de respostas automáticas é bastante útil na abordagem de vendas no Whatsapp. Veja alguns exemplos de respostas automáticas para clientes:

Mensagem de saudação

“Oi! Agradecemos por entrar em contato com [nome da empresa]. Nossa equipe trabalhará para responder a você nas próximas 24 horas. Se você precisar de assistência imediata, ligue para [número de telefone comercial] a qualquer momento entre [informar o horário de funcionamento].

Enquanto isso, sinta-se à vontade para consultar nossa lista de perguntas frequentes aqui – [URL de perguntas frequentes do site] ou nossa página do Facebook para obter as últimas notícias e atualizações – [URL comercial do Facebook]”.

Acompanhamento de venda

“Olá, [nome do cliente]! Agradecemos por adquirir recentemente a solução oferecida pela [nome da empresa]. Você acabou de se juntar à nossa comunidade de milhares de pessoas que usam as nossas soluções para [descrever os problemas que o seu produto/serviço resolve]!

Envie-nos um e-mail para [endereço de e-mail comercial] ou responda a esta mensagem abaixo a qualquer momento se quiser entrar em contato com nosso time de atendimento ao cliente. Um abraço”.

Atualização de envio

“Oi, [nome do cliente]! Trazemos boas notícias! Viemos avisar que seu pacote [número do pedido] da [nome da empresa] está a caminho da sua casa.”

Agora que já vimos alguns dos exemplos de respostas automáticas para clientes, confira dicas de estratégias e exemplos de copy para Whatsapp para impulsionar as vendas.

7 estratégias e exemplos de copy para Whatsapp

Alguns elementos e gatilhos mentais, utilizados como parte da estratégia de copywriting, podem ajudar sua equipe na hora de elaborar mensagens para vendas no Whatsapp que sejam eficazes. 

Apresentamos, a seguir, dicas de como utilizá-las na abordagem de vendas e os respectivos exemplos de copy para Whatsapp:

1. Instigue o senso de urgência

É comum que as pessoas procrastinem uma decisão, a menos que esta tenha que ser feita com urgência. Portanto, a mensagem não deve apenas atrair a atenção do usuário, mas envolvê-lo de tal forma que o faça tomar uma atitude rápida que gere a conversão.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar, por exemplo:

  • Quer aumentar a conversão na sua empresa e gerar mais vendas hoje? Confira como a nossa solução ajuda você nisso.
  • Aproveite a semana do frete grátis! Até sexta-feira, todos os pedidos têm entrega sem custo nenhum!

2. Crie a ideia de escassez

O senso de urgência está muito ligado à ideia de escassez, uma vez que algo que está prestes a acabar desperta em nós um alerta para tomada de decisão. 

Isso porque temos uma inclinação a valorizar o que perdemos ou estamos prestes a perder. Para explorar esse instinto, a escassez também pode ser colocada em prática no texto com palavras que trazem essa ideia:

  • Não perca essa oportunidade! Essa oferta é válida só até amanhã!
  • Última chance para contratar nossos serviços com este desconto incrível!
  • As vagas estão acabando. Garanta já o seu lugar no nosso curso de capacitação! 

3. Estabeleça conexão

Usar elementos textuais que gerem conexão com o usuário é essencial no copywriting orientado à conversão. Para isso, estabeleça um tom conversacional, fazendo perguntas. 

Também vale utilizar os verbos no modo imperativo, usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de pedidos, sugestões ou conselhos. 

Alguns exemplos que mostram como a conexão pode ser aplicada no texto são:

  • Está procurando uma solução para ajudar sua empresa a vender mais? Conheça os nossos planos para todos os tamanhos de organização!
  • Você conhece as possibilidades e funções do Whatsapp para vendas? Nossa consultoria ajudará sua organização a vender mais nessa plataforma!

4. Crie afinidade

Esse princípio mostra que as pessoas tendem a se conectar com aqueles que são semelhantes a elas, seja emocionalmente, historicamente, seja por características e habilidades.

Na hora de abordar o cliente no Whatsapp, uma dica para o profissional é lembrar que, antes de ser um vendedor, ele é uma pessoa que também realiza suas próprias compras. Se colocar nesse lugar ajuda no processo de criar afinidade com o interlocutor. 

Exemplo:

  • Eu tenho este produto em casa e ele entrega o que promete.
  • Embora este modelo entregue o que promete, como você quer algo mais robusto, sugiro este outro modelo.

5. Gere reciprocidade

Esse gatilho mental segue na linha “gentileza gera gentileza”, apontando que o ser humano tem uma tendência natural de responder a ações positivas com outras ações positivas.

Assim, forneça ao seu leitor informações valiosas e relevantes para cultivar nele o interesse em procurá-lo no futuro – como algo realizado voluntariamente.

Nesse sentido, a abordagem no Whatsapp pode utilizar este princípio ao oferecer manuais, e-books gratuitos e posts instrutivos em blogs. Seja ou não relacionado ao produto ou serviço fornecido pela sua empresa, a tendência é ser útil primeiro, conquistar a confiança do público e, só então, vender.

Algumas formas de abordar isso na mensagem:

  • Caso se interesse em aprender técnicas de recrutamento e seleção no atendimento ao cliente, confira nosso e-book gratuito!
  • Baixe gratuitamente nosso manual sobre Experiência do cliente e aprenda estratégias para melhorá-la!

Por falar nisso, você já baixou o nosso Guia definitivo para automação de emails de vendas? É grátis!

6. Seja específico

Outro elemento do copywriting voltado para a conversão é a especificidade. É preciso ser o mais específico possível na mensagem, descrevendo em detalhes o que sua empresa oferece.

Quando se é específico, despertam-se na mente das pessoas curiosidade e autoridade. Para isso, uma dica é utilizar números:

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7. Venda exclusividade

Na hora de elaborar a mensagem de venda no Whatsapp, destaque os diferenciais do produto ou serviço da sua empresa. Vale explicar porque são exclusivos e porque apenas a solução oferecida pela sua organização irá resolver o problema do usuário. 

Ao destacar  na mensagem as características e benefícios exclusivos, além de agregar mais valor ao produto ou serviço em questão, isso atrai a atenção dos usuários. Por exemplo:

  • Apenas o nosso software transforma você em campeão no atendimento ao cliente!
  • Impulsione seus resultados com o nosso premiado CRM de vendas!
  • Nossa exclusiva funcionalidade [descrever funcionalidade] fará você alcançar os resultados desejados! 

Ferramentas complementares: turbine os resultados da sua atuação no WhatsApp

Agora que você já conhece exemplos de copy para Whatsapp para uma abordagem de vendas mais certeira, o que acha de turbinar os resultados com o apoio de boas ferramentas?

Uma sugestão é o Zendesk Service, software de atendimento ao cliente da Zendesk. Por meio da ferramenta, é possível gerenciar múltiplos canais de contato (incluindo o WhatsApp), garantindo a personalização das entregas e o encantamento dos clientes.

Adicionalmente, o Service oferece um complemento de inteligência artificial, que, entre outros recursos, oferece a possibilidade de criar chatbots de IA generativa. Na prática, o recurso amplia a capacidade de aprendizado de máquina, tornando as conversas geradas pelos bots mais humanizadas e adequadas às demandas do cliente. 

Faça uma avaliação grátis das ferramentas da Zendesk e surpreenda-se!

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