Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Como melhorar o relacionamento com o cliente usando o Facebook para empresas?

Por Zendesk

Última atualização em 21 março 2023

O Facebook para empresas quando bem utilizado é uma importante ferramenta para fortalecer a sua presença na vida de qualquer consumidor.

Até porque, de acordo com o Facebook Statistics para 2022, a rede social conta com 1,9 bilhão de usuários ativos diariamente em todo o mundo. Esse é um crescimento de aproximadamente 6% em relação ao ano passado.

Portanto, é de se notar que existe um tremendo potencial não só para divulgar os seus produtos pela rede social, como também aumentar a interação com os seus clientes.

Afinal, muita gente prefere ser atendido pelo mensageiro do Facebook do que por um telefonema. E neste artigo vamos mostrar como você pode usar o Facebook para empresas para alavancar os resultados do seu negócio. Boa leitura!

O que é o Facebook para empresas?

O Facebook para empresas é uma ferramenta criada pela maior rede social do mundo para ajudar os empreendedores a ampliarem a sua presença digital, aumentando as vendas e o próprio relacionamento com os usuários.

Se você tem um sistema CRM, dá inclusive, para automatizar um suporte via chat pelo próprio Facebook, ampliando a experiência do cliente com seu negócio. Além disso, você melhora a sua estratégia de marketing.

Pois, você segmenta os seus clientes, encontrando o público-alvo ideal para o seu negócio. E com o uso do Messenger, Instagram Direct e WhatsApp você inclui conversas que vão diretamente para o seu cliente.

Quais são os recursos oferecidos pelo Facebook para empresas?

Quando você cria uma página para o seu negócio no Facebook e passa a usá-la, há muitos recursos que estão à sua disposição, como:

  • Gerenciador de Negócios;
  • Estúdio de Criação;
  • Insights;
  • Anúncios e Impulsionamento;
  • Lojas;
  • Facebook Blueprint;
  • Facebook Business Suite.

Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de negócios é uma ferramenta que organiza as ações de marketing da sua empresa. Principalmente em relação aos anúncios que são pagos pela plataforma.

É através desse recurso que você cria e rastreia anúncios, inclui funcionários ou agências prestadoras de serviço e passa a ter uma visão geral sobre o seu cliente.

Estúdio de Criação

Essa é uma ferramenta para publicar, gerenciar e medir o impacto do conteúdo que você produziu na sua página.

Por meio dela você lê e responde comentários em um só lugar, acompanha as estatísticas da sua página, cria e agenda publicações.

E você também gerencia postagens, acompanha a reprodução dos seus conteúdos originais e fica de olho nos seus direitos autorais.

Insights

Esse é um recurso muito interessante que alia a análise demográfica dos usuários que veem sua página com as pessoas que usam o Facebook.

Com ele você tem uma percepção do cenário, e como consequência, cria anúncios mais assertivos nas redes sociais. Em suma, você tem mais informações sobre quem você deseja alcançar.

Anúncios e impulsionamento

Para aumentar o seu alcance, o Facebook também disponibiliza a possibilidade de impulsionar os seus anúncios. Inclusive, eles podem aparecer no feed dos usuários sem serem publicados na sua página.

Ainda que o impulsionamento pareça complicado, ele é bem simples de ser feito. Inclusive, o próprio Facebook direciona você para encontrar o melhor público e objetivo para aquela determinada ação.

No entanto, é importante dizer que no longo prazo é fundamental ter uma estratégia de marketing bem definida para garantir mais efetividade.

Lojas

Uma outra ferramenta que está disponível no Facebook para empresas é vender através da rede social. Existe dentro do Facebook um recurso chamado Gerenciador de Comércio que permite configurar a sua loja virtual por lá.

Você pode, dessa maneira, incluir itens do seu estoque, ou importá-los de sites como Shopify e BigCommerce. Lembrando que a finalização da compra acontece dentro do próprio Facebook, a não ser que você queira direcioná-lo para outra página.

Leia também:

Facebook Blueprint

O Facebook Blueprint nada mais é que conteúdos educacionais oferecidos pelo próprio Facebook no formato e-learning para quem quer aprender mais sobre marketing digital.

Dentre os conteúdos disponibilizados estão: anúncios e impulsionamentos, como ganhar dinheiro no Facebook, como configurar uma loja, marketing pela rede social e até mesmo cursos sobre como vender online.

Facebook Business Suite

Essa é uma das ferramentas mais recentes lançada pelo Facebook. Ela foi introduzida à rede social em 2020 e tem algumas funcionalidades parecidas com o estúdio de criação.

Em resumo, ela reúne todas as ações necessárias em um só lugar, e você vê os insights, cria e agenda publicações, responde mensagens e comentários e interage com os seus consumidores em tempo real.

Como melhorar o relacionamento com o cliente pelo Facebook?

Vimos até aqui que o Facebook para Empresas disponibiliza vários recursos para melhorar a presença do seu negócio na rede social. Mas é preciso oferecer um bom suporte via chat facebook para garantir um relacionamento ainda melhor.

Esse relacionamento é feito através do messenger do Facebook. Mas, afinal, o que é o Facebook Messenger? Esse é um chat no qual a empresa se comunica diretamente com os seus clientes.

Seja para tirar dúvidas, ou até mesmo oferecer suporte de vendas. A sua boa utilização serve como base para que suas campanhas na rede social tenham resultados ainda mais efetivos.

Uma forma de melhorar a sua presença pelo chat do Facebook para empresas é através da automação. Até porque, é uma maneira de segmentar os clientes e levá-los diretamente para o setor responsável.

E como automatizar o chat do Facebook?

Para automatizar o chat do Facebook é necessário adquirir uma plataforma CRM. É por meio dela que você padroniza os primeiros contatos com seu lead e depois direciona-os para o setor responsável.

E uma das plataformas que automatiza o seu negócio é o Zendesk Service. Com ela você garante um atendimento mais humanizado via chat do Facebook e conhece melhor o seu consumidor.

Por meio do sistema, você não só melhora suas campanhas, como também se aproxima dos usuários que estão sempre presentes nessa rede social. Gostou? Então solicite uma demonstração grátis.

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!