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Artigo 5 min read

Importância da sondagem nas vendas: saiba como vender mais em 5 passos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 27 junho 2022

Existem diversas técnicas e ferramentas para fazer com que um negócio aumente suas vendas. Geralmente atreladas às equipes de marketing, vendas e atendimento, um ponto em comum entre elas é relacionado à experiência do cliente.

Uma dessas estratégias é a sondagem de clientes. Você sabe o que ela é? Ou então qual a importância da sondagem nas vendas?

Se a resposta foi não, então chegou ao lugar certo!

Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para que sua empresa e equipes não percam vendas que poderiam acontecer com uma boa sondagem. Continue por aqui para entender sobre os tópicos abaixo.

  • O que é sondagem de clientes?;

  • Importância da sondagem nas vendas;

  • Como fazer sondagem em 7 passos;

  • CRM de vendas: um aliado na sondagem.

Boa leitura!

O que é sondagem de clientes?

Antes de entender o que é e como fazer a sondagem de clientes nas vendas, você sabe o que é essa técnica? Ela pode ser entendida basicamente como uma das etapas para se prospectar novos clientes. 

Nela as equipes de vendas e marketing precisam estar unidas para realizar uma abordagem eficaz. O motivo é que a partir dessa sondagem sua empresa terá mais noção de como é seu potencial cliente, das dores que ele carrega e o que é necessário para resolvê-las. 

Saber fazer as perguntas na sondagem de vendas é imprescindível para compreender o que é, de fato, importante para as estratégias utilizadas pela sua empresa. Além de que com elas suas equipes poderão mapear melhor por quais canais pode acontecer uma comunicação mais eficaz com o público do seu negócio.

Também pode te interessar: Storytelling para vendas: use histórias para vender mais.

Importância da sondagem nas vendas

Agora que sabe o que é essa técnica para prospectar novos clientes, qual a importância da sondagem nas vendas? Como explicamos acima, uma sondagem bem feita se mostra eficaz no processo de compreensão do cliente.

Ela serve basicamente como um guia para que o potencial cliente mostre suas necessidades, anseios e desejos. Esse fator é muito importante para o andamento das vendas, pois demonstra um real interesse em oferecer uma solução para o cliente.

Mas, você sabia que não basta saber quais perguntas fazer na sondagem de vendas? É preciso estar ciente também sobre qual tipo de sondagem será utilizado. Existem dois:

  • sondagem aberta: as perguntas funcionam como uma conversa. Nesta sondagem o cliente fica mais livre para falar o que considera em sua jornada de compra;
  • sondagem fechada: vai mais direto ao ponto. Funcionam como um formulário com respostas “sim” ou “não”, sem dar muito espaço para que o potencial cliente fuja do foco requerido pela empresa.

Como fazer sondagem em 5 passos

Até aqui você já entendeu:

  • o que é sondagem de clientes ✅

  • importância da sondagem nas vendas ✅

Mas, não basta compreender apenas esses dois aspectos da sondagem de vendas. Afinal, como se beneficiar dessa técnica sem saber como fazê-la?

Para te ajudar nesse caminho, separamos os cinco principais passos para realizar uma sondagem de clientes em vendas eficaz. São elas:

  • saiba quem são seus potenciais clientes;

  • conheça as metas e objetivos da empresa;

  • atenção às perguntas na sondagem de vendas;

  • não interrompa!;

  • reconheça a hora de parar a sondagem.

Confira os detalhes de cada um abaixo.

1- Saiba quem são seus potenciais clientes

O primeiro passo, acontece antes da sondagem. É muito importante que as equipes de marketing e vendas conheçam as características dos seus clientes atuais. 

O motivo é que a partir desse conhecimento a prospecção acontece de maneira mais focada em pessoas que possam se interessar de fato pelos seus produtos ou serviços. A gente sabe que você quer fazer com que sua empresa venda mais, mas isso não se faz “atirando para todos os lados”.

Tenha foco!

2- Conheça as metas e objetivos da empresa

Por falar em foco, a sondagem de clientes nas vendas precisa ter base em algo. Além de entender quais as características para a prospecção, é essencial que se saiba onde a empresa quer chegar utilizando essa estratégia.

Essa comunicação mais aberta é muito importante, pois assim as equipes que farão a sondagem vão trabalhar para alcançar metas e objetivos comuns. 

Leia também: Metas a curto, médio e longo prazo: como planejar seus objetivos?

3- Atenção às perguntas na sondagem de vendas

Como explicamos anteriormente, existem duas maneiras de fazer as perguntas em uma sondagem de vendas: aberta ou fechada. Mas, é preciso muita atenção ao utilizá-las, principalmente no modelo fechado.

O motivo é que respostas monossilábicas podem não oferecer o grau de informação que suas equipes necessitam para avançar no processo de vendas. Prefira sempre realizar a sondagem aberta primeiro e, se julgar necessário, complete com uma sondagem fechada só para ter certeza do que foi dito inicialmente. 

4- Não interrompa!

Muitas vezes a ansiedade de querer uma resposta rápida pode influenciar na experiência desse potencial cliente. Portanto, enquanto ele estiver respondendo às perguntas da sondagem, não interrompa. 

Deixe que o prospect termine seu pensamento e fique atento ao que for falado. Lembre-se sempre que uma experiência completa e bem sucedida requer escuta ativa.

5- Reconheça a hora de parar a sondagem

Vamos ser sinceros: ninguém gosta do vendedor ou atendente insistente! É importante reconhecer a hora de parar a sondagem quando o cliente não tiver interesse pelo produto ou serviço.

Tenha em mente que nem todos vão querer efetuar uma compra, mesmo sendo o perfil da sua empresa. E tudo bem! Ofereça um atendimento e venda humanizada, além de uma boa experiência que, talvez, em uma próxima oportunidade, esta pessoa relembre da sua empresa e se torne um cliente. 

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