Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

8 livros sobre inovação para você superar os bloqueios de criatividade

Por Zendesk

Última atualização em 11 Mai 2023

Quantos livros sobre inovação você já leu? Pode parecer besteira, mas aprender sobre inovação pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.

Muitos países do chamado “primeiro mundo”, utilizam a inovação como principal vetor de desenvolvimento de suas nações, por isso, estão sempre criando novidades tecnológicas, que as fazem pioneiras em diversos segmentos. 

A inovação é algo tão importante que hoje pauta políticas públicas que envolvem saúde, educação, e muito mais, e em países como a Suíça, Reino Unido, Holanda e os Estados Unidos, a inovação e criatividade não são um talento, mas sim uma forma de agir, que garante desenvolvimento real e sustentável.

No Brasil, os investimentos em inovação não passam dos 0,5% do PIB, segundo a CNI, por isso, investir em livros sobre inovação pode ser a melhor maneira de se educar sobre o assunto no país. 

Veja a seguir uma lista de 8 livros sobre inovação e criatividade, que te ajudarão a entender quais as melhores estratégias para implementar na sua vida e principalmente no seu negócio. 

Aproveite para conferir mais cinco leituras para abrir sua mente, ainda em 2021!

8 livros sobre inovação e criatividade para ler

O dilema da inovação — de Clayton M. Christensen

Um dos livros de maior sucesso sobre a temática de inovação aberta. O dilema da inovação retrata o olhar de Clayton M. Christensen sobre uma inovação disruptiva, que vai além da novidade momentânea.

O autor propõe que as empresas deixem de ter foco apenas no produto, e repare mais no problema que estão solucionando, olhando além da linha do horizonte para alcançar o sucesso tão almejado. 

Essa é uma leitura fundamental para quem busca ampliar o entendimento do conceito de inovação e dos riscos que ela pode causar, pois, é como o próprio subtítulo do livro diz: “novas tecnologias levam empresas ao fracasso”, por isso é importante saber identificar os riscos envolvidos por trás desta novidade. 

Outliers (Fora de Série) — de Malcolm Gladwell

O livro Outliers foi escrito por Malcolm Gladwell, autor de outros best sellers como “Blink — a decisão num piscar de olhos”, e “Ponto de Virada — como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença”.

Trata-se de um conteúdo bem escrito, descontraído, fácil e rápido de ler, onde Gladwell faz análises sobre o brilhantismo inovador de algumas personalidades mundialmente conhecidas, como Bill Gates, Elon Musk e Steve Jobs.

Um livro interessante, que mostra o motivo de algumas pessoas serem consideradas “fora de série”, levantando insights sobre mitos e verdades a respeito de personalidades consideradas geniais. 

Como pensar sobre as grandes ideias — de Mortimer J. Adler

O livro “Como pensar sobre as grandes ideias” é uma leitura mais filosófica, proposta pelo autor Mortimer Adler, no intuito de fazer com que todas as pessoas compreendam suas capacidades intelectuais de criar soluções.

Essa obra tem como base a transcrição do programa de televisão estadunidense The Great Ideas, e descreve diversos conceitos importantes como democracia, lei, emoção e aprendizado.

É importante dizer que o livro “Como pensar sobre as grandes ideias” é um dos livros de inovação e criatividade mais relevantes atualmente. 

Originais — de Adam Grant

No livro Originais, o autor Adam Grant quebra as principais crenças a respeito de mentes consideradas criativas, mostrando que independentemente das condições, utilizando as técnicas certas qualquer pessoa pode aprimorar sua criatividade.

Esse best seller mostra como a originalidade pode ser o ponto de impulsão para quem deseja combater o conformismo e romper com tradições obsoletas. E todas as técnicas bem-sucedidas apresentadas por Grant, tem base em estudos e histórias reais do mundo dos negócios. 

A lógica do Cisne Negro — de Nassim Nicholas Taleb

A lógica do Cisne Negro é um livro não tão recente, lançado em 2008, mas ainda muito lido. Trata-se de uma leitura reflexiva, onde Taleb utiliza o Cisne Negro como a representação do inesperado, e ao longo de toda a leitura o autor explica os motivos desse inesperado impactar tanto nossas vidas.

Trazendo a analogia do livro para os dias atuais, podemos dizer que a pandemia do COVID-19 é um Cisne Negro, assim como foram o 11 de setembro, as crises financeiras de 1929 e 2008, dentre tantas outras crises para as quais ninguém estava preparado.

Segundo Nassim Nicholas Taleb, as pessoas só enfrentam Cisnes Negros por não enxergarem a necessidade de saber sobre eles com antecedência, por isso, diversos eventos no mundo ainda causam surpresa, quando poderiam ser previstos de forma inovadora e criativa. 

Criatividade S.A. – de Ed Catmull

Para os empreendedores que buscam por inspiração, a leitura do livro sobre inovação “Criatividade S.A.”, de Ed Catmull, presidente da companhia Pixar, uma das maiores empresas de animação, mostra em seu livro que nem sempre as boas ideias surgem de insights geniais.

Em Criatividade S. A., Catmull fala sobre a importância de ter pessoas mais inteligentes do que você ao seu redor, tornando o ambiente mais propenso às inovações. O livro é repleto de informações e conselhos, sendo um excelente livro sobre inovação para quem deseja empreender.

A startup enxuta – de Eric Ries

O livro sobre inovação “A startup enxuta”, foi escrito por Eric Ries, e já vendeu mais de 1 milhão de cópias. 

Os conceitos apresentados giram em torno do “lean startup”, uma estratégia que visa eliminar os desperdícios ao longo do desenvolvimento de empresas, por isso, essa é uma leitura considerada essencial para quem pretende construir e aprender sobre ciclo virtuoso no crescimento de startups.  

Esse livro é um manual para quem pensa em ter uma startup de sucesso e precisa economizar recursos, por isso é considerado um dos livros de inovação e criatividade fundamentais para o desenvolvimento de empreendedores iniciantes.

Ries também é autor no livro “O estilo startup”, outra leitura sobre inovação obrigatória para quem deseja substituir velhas práticas por atitudes inovadoras nos negócios e na vida.

Ágil do jeito certo — de Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez

Ágil do jeito certo é um livro que faz os leitores pensarem sobre o atual uso da expressão “ágil”, e a forma com que a agilidade tem sido aplicada erradamente nos processos, transformando ideias criativas em um grande caos.

Essa obra mostra a visão de três consultores da Bain & Company, sobre a forma como gestores estão aplicando o “ágil” na rotina das suas equipes, mostrando inúmeros erros que podem ser evitados na construção de estratégias. 

Como tornar a leitura um hábito?

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” apontou que 44% dos brasileiros não leu nenhum livro no ano de 2019, e essa mesma pesquisa constatou que 47% dos brasileiros dizem que não leem por falta de tempo.

A leitura é um hábito maravilhoso, que além de nos proporcionar o conhecimento de conteúdos específicos, nos ajuda a:

  • fortalecer a memória;
  • melhorar nosso senso crítico;
  • melhorar a escrita;
  • reduzir o estresse;
  • dentre outros inúmeros benefícios para o cérebro.

Veja a seguir como tornar a leitura um hábito diário, com as dicas que Pedro Pacífico deu em uma palestra no TEDxCampinas, e escolha um dos livros desta lista para começar a praticar esse hábito agora mesmo.

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!

Artigo
7 min read

Melhores livros de atendimento ao cliente [Parte 2]: +7 dicas

Qual o melhor livro de atendimento ao cliente? Confira uma lista atualizada com mais 7 sugestões de leitura indispensáveis para o customer success.

Artigo
11 min read

10 livros para abrir a mente e por que eles realmente funcionam

Top 10 livros para abrir a mente: sugestões de leitura para expandir seu conhecimento, amadurecer a mente e melhorar, como pessoa e profissional.