Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

10 livros para abrir a mente e por que eles realmente funcionam

Por Zendesk

Última atualização em 2 julho 2024

Dos romances às biografias, das obras históricas às de autoajuda, faz um bem enorme se dedicar aos livros para abrir a mente – não só para você, mas também para a sociedade. Sabe por quê?

Além de ajudar a ver o mundo sob outra perspectiva, os estudos das universidades canadenses de York e de Toronto mostraram que a leitura nos deixa mais aptos a entender as pessoas. 

Em outras palavras, o ato de ler promove a empatia e ajuda na nossa inteligência emocional. Se o assunto te interessa, siga em frente! 

Nesta matéria, trazemos 10 dicas de livros para desenvolver o intelecto. São eles:

  1. Homo Deus (Yuval Harari);
  2. Notas sobre a pandemia (Yuval Harari);
  3. Storytelling com dados (Cole Nussbaumer Knaflic);
  4. O andar do bêbado (Leonard Mlodinow);
  5. O sol é para todos (Harper Lee);
  6. O Gorila Invisível – e outros equívocos da intuição (Christopher Chabris e Daniel Simons);
  7. Microtendências (Mark J. Penn);
  8. O cérebro eficiente (Sandra de Carvalho Martins);
  9. Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella);
  10. Desmistificando a inteligência artificial (Dora Kaufman).
Resumo
  • a leitura pode estimular a saúde mental, desenvolver o intelecto, expandir o conhecimento e exercitar o cérebro, além de promover amadurecimento e inteligência

  • os melhores livros para abrir a mente abordam uma grande variedade de temas, afinal, descobrir informações novas é essencial para o seu crescimento como profissional e pessoa

  • criamos uma lista com 10 sugestões de leitura, mas convidamos você a enriquecer essas recomendações e buscar mais conteúdos de alto valor intelectual

Conteúdos relacionados:

Pronto para aumentar seu conhecimento? Então, literalmente, boa leitura!

Importância da leitura para amadurecer a mente

Antes de listar a nossa seleção de livros para abrir a mente, é essencial explicar o motivo de buscar esse conhecimento, para começo de conversa. Nesse contexto, os principais benefícios da leitura são:

  • exercita o cérebro;
  • desenvolve a capacidade de raciocínio;
  • expande o conhecimento sobre assuntos diversos;
  • estimula a criatividade;
  • desperta emoções e sensações;
  • auxilia no relaxamento;
  • desenvolve inteligência e o controle emocional;
  • expande o vocabulário;
  • estimula a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Quando você lê, automaticamente interpreta palavras e frases, a fim de dar sentido a elas. Esse é um exercício básico e, simultaneamente, importantíssimo para treinar o cérebro.

Da mesma forma, quando o autor descreve sensações e emoções detalhadamente, você pode imaginá-las ou até senti-las. Assim, até mesmo um conteúdo ficcional é relevante, por promover sinapses, estimular a criatividade e auxiliar no relaxamento.

É claro, livros cansativos, mais técnicos e conceituais, são ótimas maneiras de expandir o seu vocabulário e habilidade comunicacional. 

Também vale ressaltar que o aprendizado e o desenvolvimento, tanto intelectual quanto profissional, estão diretamente ligados ao hábito de leitura e à busca por informações novas.

E nunca foi tão fácil adquirir esse conhecimento. Com livros digitais, audiobooks e outras ferramentas, “ler” está cada vez mais acessível e interessante.

Trabalha com atendimento ao cliente? Aqui vai uma sugestão de leitura que pode expandir seus horizontes:

E-book | Recrutamento no Atendimento ao Cliente

10 melhores livros para abrir a mente

Agora, sim, vamos aos melhores livros para abrir a mente. Esperamos que goste das sugestões. Confira!

1. Homo Deus

Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. 

Em Homo Deus, temos contato com o mundo humano (e tecnológico) dos próximos anos. Com uma narrativa envolvente e simplificada, Harari fala sobre ciência, história, religião, política e filosofia — e, claro, da relação da humanidade com os lados positivos e negativos de tudo isso.

Esta leitura nos faz ter uma nova visão sobre aspectos “urgentes” na vida humana, como a busca incessante pela felicidade e pela imortalidade — e como a ciência e a tecnologia impactam este processo.

Por exemplo, Homo Deus aborda o tema da engenharia genética — capaz de mudar características físicas e depois psicológicas, até levar os humanos para mais longe de sua natureza. Aí ficam as perguntas: 

  • Até onde ir? 
  • Onde encontrar os princípios éticos dessa história toda?
  • E em relação ao acesso à informação? Seriam os dados a nova religião mundial?

Enfim, Homo Deus é um daqueles livros para amadurecer a mente, pois traz reflexões interessantes sobre a essência do ser humano, bem como a consciência de quem somos, onde estamos e para onde vamos (mesmo que não queiramos).

Confira também: 10 melhores livros de gestão de projetos

2. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus

Pegando carona na obra de Yuval Harari, outra publicação interessante é “Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus”.

Essa é uma coletânea de diversos posicionamentos do autor sobre a covid-19, com artigos e entrevistas publicados originalmente em revistas (como a Times) e jornais (como The Guardian e Financial Times).

A leitura incentiva e provoca, ao nos fazer pensar de forma crítica e mostrar quais são as nossas atitudes que influenciam o mundo — mesmo com o “inimigo invisível” da pandemia.

É uma leitura necessária, contemporânea e que serve para tirarmos uma bela lição desses tempos tão difíceis. Afinal, como Harari mesmo diz:

Como em pandemias anteriores, em relação à covid–19, a coisa mais importante a lembrar é que os vírus não moldam a história. Os humanos, sim.”

Fonte: esse trecho traduzido foi retirado da resenha da Estudos Nacionais, intitulada “Breve resenha crítica de ‘notas sobre a pandemia’”.

3. Storytelling com dados

Unir uma ferramenta atualíssima com uma habilidade fundamental para sobreviver no dia a dia corporativo. Esse é o objetivo da autora Cole Nussbaumer Knaflic em seu livro Storytelling com dados.

Enquanto a arte de contar histórias (o famoso storytelling) é usada como uma das mais eficientes técnicas de envolver pessoas e se comunicar com elas, os dados auxiliam a tomada de decisões — que não podem mais se basear em achismos.

O livro permite que você visualize os dados e interprete-os de maneira muito fácil — e saiba o jeito certo de comunicar (e cativar) o público em relação a eles.

Ou seja, transformar as informações técnicas (muitas vezes incompreensíveis para o público leigo) em histórias pode fazer a diferença nas suas relações empresariais.

Confira também: Top 15 livros sobre marketing digital e vendas que você precisa ler

4. O andar do bêbado

O andar do bêbado é mais um dos livros para amadurecer a mente, por falar como o acaso se manifesta em nossa vida — cujo funcionamento é, muitas vezes (e quase sempre), baseado em eventos aleatórios.

Apoiado por conceitos científicos — como a física, a matemática e a psicologia —, o escritor Leonard Mlodinow faz um paralelo interessante ao retratar as variáveis da vida como um andar embriagado. Isto é, que oscilam, são imprevisíveis e não seguem uma constante.

A obra nos mostra que nem tudo na vida dá para controlar. Às vezes, ficamos presos em padrões, procurando respostas para todos os acontecimentos — mas não compreendemos que eles podem ser obra do acaso.

Conviver melhor com isso pode nos ajudar a sofrer menos com o que não depende de nós — e fazer com que vivamos com mais bem-estar.

5. O sol é para todos

O livro O sol é para todos é um clássico da escritora Harper Lee. A história, recheada de sensibilidade e com uma narrativa incrível, se passa nos Estados Unidos dos anos 1930.

Ali, uma menininha, chamada Scout, convive com a pressão da sociedade em relação a seu pai — um advogado que defende um homem negro, acusado (sem provas) de cometer um crime contra uma pessoa branca.

É uma leitura que provoca e abre a mente, por abordar temas sérios e, infelizmente, ainda pertinentes, como racismo e outros tipos de preconceito. Porém, o faz do ponto de vista de uma criança, que não compreende o porquê de tanto ódio e de tanta intolerância.

Por essas e outras razões, a obra é muito atual (apesar de ter sido escrita em 1960) — e é um dos livros pensativos que nos ensinam sobre justiça, amor e, acima de tudo, respeito.

6. O Gorila Invisível — e outros equívocos da intuição

Às vezes, o que mais precisamos é quebrar paradigmas e deixar de lado todo viés ou vestígio de intuição que carregamos. Essa é a proposta dos autores Chabris e Simons em “O Gorila Invisível — e outros equívocos da intuição”.

O livro traz uma verdade, muitas vezes difícil de aceitar, a respeito dos nossos sentidos. Em poucas palavras, eles não são tão confiáveis quanto pensamos. Até mesmo especialistas, pensadores e pessoas extremamente racionais podem se iludir com o “achismo”.

A leitura mostra quais são os fatores que cegam nosso julgamento e limitam nossa visão do cotidiano. Para isso, traz uma série de experimentos e questionamentos com elementos reais, demonstrando como funcionam a atenção seletiva, a memória, a intuição e a autoconfiança, mesmo quando elas se enganam.

É uma ótima pedida para quem busca novas perspectivas para a sua rotina e deseja amadurecer a mente com benefícios para diversas áreas do seu cotidiano.

7. Microtendências

Falando sobre novas perspectivas, esse tema também está no centro do livro “Microtendências”, escrito por Mark J. Penn e E. Kinney Zalesne. A publicação se baseia em dados reais e pesquisas concretas para destrinchar “as pequenas forças por trás das grandes mudanças do amanhã”, conforme indica o seu subtítulo.

O autor aponta e descreve 75 mudanças comportamentais que, apesar de parecerem pequenas, influenciam e determinam o rumo das transformações culturais do mundo moderno.

Além disso, o livro auxilia o leitor e mostra como identificar as microtendências ao seu redor. É isso que faz a publicação continuar relevante depois de muitos anos do seu lançamento.

8. O cérebro eficiente

A psicóloga Sandra de Carvalho Martins assina o livro “O cérebro eficiente: 8 semanas para treinar a memória, o foco e a velocidade mental”. Essa é uma ótima oportunidade para exercitar o cérebro e desenvolver o raciocínio lógico, tornando-o mais eficaz, ágil e intuitivo.

Para isso, a leitura mostra como o pensamento é um mecanismo extraordinário e surpreendente, que precisa ser cultivado para se reinventar ao longo da vida. Apesar disso, reconhece que desânimo, confusão mental, problemas de memória e falta de concentração são desafios frequentes.

Geralmente, o cansaço ou mesmo a idade são desculpas comuns. Porém, segundo a autora, o principal fator é a falta de estímulos constantes.

Para reverter o quatro, o guia traz mais de 200 exercícios diferentes, distribuídos em um plano de oito semanas, desenvolvido especificamente para expandir os principais domínios do nosso cérebro. São eles:

  1. raciocínio lógico;
  2. linguagem;
  3. memória;
  4. atenção;
  5. raciocínio numérico;
  6. criatividade;
  7. capacidades visuoespaciais;
  8. velocidade de processamento.

9. Por que fazemos o que fazemos?

Mario Sergio Cortella é um dos mais renomados filósofos da atualidade. Também atuante como escritor, educador e palestrante, é o autor da obra “Por que fazemos o que fazemos?”.

O livro tenta desvendar as razões por trás de aflições comuns do cotidiano, envolvendo áreas como trabalho, carreira e realização profissional. Ao longo dos capítulos, o leitor descobre a importância de valores, propósito, motivação e comprometimento, tanto para si quanto para o próprio emprego.

Pode ser lido como um manual para superar momentos difíceis e recuperar o prazer em concluir tarefas no dia a dia, uma das mais simples e necessárias fontes de alegria e realização.

10. Desmistificando a inteligência artificial

A inteligência artificial é uma forte tendência mundial, que impacta diversas áreas e provoca questionamentos sobre ética, originalidade, economia e valorização da mão de obra humana.

É sobre isso que fala o livro “Desmistificando a inteligência artificial”, de Dora Kaufman. A obra é um compilado de artigos produzidos pela autora entre 2019 e 2022.

Para cumprir o propósito do seu título, a publicação usa uma linguagem objetiva e acessível, facilitando a compreensão sobre o tema e os apontamentos que defende. Essa temática é muito relevante e o livro é uma boa maneira de combater “monstros” e “mitos” extremistas, criados em torno das IAs.

Dica bônus: Relatório CX Trends Zendesk

Já que falamos sobre a inteligência artificial e tendências futuras, temos uma dica-bônus para abrir a mente e expandir seu conhecimento sobre IAs generativas e o potencial impacto dessas tecnologias.

O Relatório CX Trends, da Zendesk, traz uma visão ampla com 10 tendências da experiência do cliente, que podem determinar o futuro de equipes de suporte, marketing e vendas, separadas em três grupos principais, que são:

  1. IA e experiências inteligentes;
  2. Dados e experiências confiáveis;
  3. Experiências de próxima geração e imersivas.

É uma leitura obrigatória para compreender o cenário e se preparar para o futuro.

Acesse o relatório completo e baixe gratuitamente:

Relatório da Zendesk – CX Trends

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

Avaliação 90 graus: definição, impacto e melhores práticas

Conheça a avaliação 90 graus, um modelo de análise de performance que visa identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores e ajuda no direcionamento.

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!

Artigo
7 min read

Melhores livros de atendimento ao cliente [Parte 2]: +7 dicas

Qual o melhor livro de atendimento ao cliente? Confira uma lista atualizada com mais 7 sugestões de leitura indispensáveis para o customer success.