Artigo

O que ler em 2021? 5 livros para abrir a mente!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 setembro 2021
Última atualização em 21 setembro 2021

Dos romances às biografias, das obras históricas às de autoajuda, faz um bem enorme se dedicar aos livros para abrir a mente – não só para você, mas também para a sociedade. Sabe por quê?

Além de os livros permitirem a visão de mundo sob outra perspectiva, dois estudos das universidades canadenses de York e de Toronto mostraram que a leitura nos deixa mais aptos a entender as pessoas. 

Em outras palavras, o ato de ler promove a empatia e ajuda na nossa inteligência emocional. Se o assunto te interessa, seja muito bem-vindo!

Nesta matéria, daremos 5 dicas de livros para desenvolver o intelecto, que podem ser muito úteis para você. São eles:

  1. Homo Deus (Yuval Harari);
  2. Notas sobre a pandemia (Yuval Harari);
  3. Storytelling com dados (Cole Nussbaumer Knaflic);
  4. O andar do bêbado (Leonard Mlodinow);
  5. O sol é para todos (Harper Lee).

Pronto para aumentar seu conhecimento? Então, literalmente, boa leitura!

5 dicas dos melhores livros para abrir a mente

1. Homo Deus

Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. 

Em Homo Deus, temos contato com o mundo humano (e tecnológico) dos próximos anos. Com uma narrativa envolvente e simplificada, Harari fala sobre ciência, história, religião, política e filosofia – e, claro, da relação da humanidade com os lados positivos e negativos de tudo isso.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos faz ter uma nova visão sobre aspectos “urgentes” na vida humana, tais como a busca incessante pela felicidade e pela imortalidade – e como a ciência e a tecnologia impactam isso.

Por exemplo, Homo Deus aborda o tema da engenharia genética – capaz de mudar características físicas e depois psicológicas, até levar os humanos para mais longe de sua natureza. Aí ficam as perguntas: 

  • Até onde ir? 
  • Onde encontrar os princípios éticos dessa história toda?
  • E em relação ao acesso à informação? Seriam os dados a nova religião mundial?

Enfim, Homo Deus é um daqueles livros para amadurecer a mente – pois traz reflexões interessantes sobre a essência do ser humano, bem como a consciência de quem somos, onde estamos e para onde vamos (mesmo que não queiramos).

Confira também: 10 melhores livros de gestão de projetos

2. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus

Pegando carona na obra de Yuval Harari, outra publicação interessante é Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus.

Essa é uma coletânea de diversos posicionamentos do autor sobre a covid-19, com artigos e entrevistas publicados originalmente em revistas (como a Times) e jornais (como The Guardian e Financial Times).

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos provoca a pensar de forma crítica e mostra que são as nossas atitudes que influenciam o mundo – mesmo com o “inimigo invisível” da pandemia.

É uma leitura necessária, contemporânea e que pode servir para tirarmos uma bela lição desses tempos tão difíceis. Afinal, como Harari mesmo diz:

Como em pandemias anteriores, em relação à covid–19, a coisa mais importante a lembrar é que os vírus não moldam a história. Os humanos, sim.”

Fonte: esse trecho traduzido foi retirado da resenha da Estudos Nacionais, intitulada “Breve resenha crítica de ‘notas sobre a pandemia’”.

3. Storytelling com dados

Unir uma ferramenta atualíssima com uma habilidade fundamental para sobreviver no dia a dia corporativo. Esse é o objetivo da autora Cole Nussbaumer Knaflic em seu livro Storytelling com dados.

Enquanto a arte de contar histórias (o famoso storytelling) é usada como uma das mais eficientes técnicas de envolver pessoas e se comunicar com elas, os dados auxiliam a tomada de decisões – que não podem mais ser baseadas em achismos.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque permite que você visualize os dados e interprete-os de maneira muito fácil – e saiba o jeito certo de comunicar (e cativar) o público em relação a eles.

Ou seja, transformar as informações técnicas (muitas vezes incompreensíveis para o público leigo) em histórias pode fazer a diferença nas suas relações empresariais.

Confira também: Top 15 livros sobre marketing digital e vendas que você precisa ler

4. O andar do bêbado

O andar do bêbado é mais um dos livros para amadurecer a mente, pois fala como o acaso se manifesta em nossa vida – cujo funcionamento é, muitas vezes (e quase sempre), baseado em eventos aleatórios.

Apoiado por conceitos científicos – como a física, a matemática e a psicologia –, o escritor Leonard Mlodinow faz um paralelo interessante ao retratar as variáveis da vida como um andar embriagado. Isto é, que oscilam, são imprevisíveis e não seguem uma constante.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos mostra que nem tudo na vida dá para controlar. Às vezes ficamos presos em padrões, procurando respostas para todos os acontecimentos – mas não compreendemos que eles podem ser obra do acaso.

Conviver melhor com isso pode nos ajudar a sofrer menos com o que não depende de nós – e fazer com que vivamos com mais bem-estar.

5. O sol é para todos

O livro O sol é para todos é um clássico da escritora Harper Lee. A história, recheada de sensibilidade e com uma narrativa incrível, se passa nos Estados Unidos dos anos 1930.

Ali, uma menininha chamada Scout convive com a pressão da sociedade em relação a seu pai – um advogado que defende um homem negro, acusado (sem provas) de cometer um crime contra uma pessoa branca.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque aborda racismo e outros tipos de preconceito, mas sob o ponto de vista de uma criança, que não compreende o porquê de tanto ódio e de tanta intolerância.

Por essas e outras, a obra é muito atual (apesar de ter sido escrita em 1960) – e é um dos livros pensativos que nos ensinam sobre justiça, amor e, acima de tudo, respeito.

Confira também: Customer Success: 8 livros com insights incríveis

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis