Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

O que ler em 2021? 5 livros para abrir a mente!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 21 setembro 2021

Dos romances às biografias, das obras históricas às de autoajuda, faz um bem enorme se dedicar aos livros para abrir a mente – não só para você, mas também para a sociedade. Sabe por quê?

Além de os livros permitirem a visão de mundo sob outra perspectiva, dois estudos das universidades canadenses de York e de Toronto mostraram que a leitura nos deixa mais aptos a entender as pessoas. 

Em outras palavras, o ato de ler promove a empatia e ajuda na nossa inteligência emocional. Se o assunto te interessa, seja muito bem-vindo!

Nesta matéria, daremos 5 dicas de livros para desenvolver o intelecto, que podem ser muito úteis para você. São eles:

  1. Homo Deus (Yuval Harari);

  2. Notas sobre a pandemia (Yuval Harari);

  3. Storytelling com dados (Cole Nussbaumer Knaflic);

  4. O andar do bêbado (Leonard Mlodinow);

  5. O sol é para todos (Harper Lee).

Pronto para aumentar seu conhecimento? Então, literalmente, boa leitura!

5 dicas dos melhores livros para abrir a mente

1. Homo Deus

Esta é uma obra de Yuval Harari, o consagrado autor do também ótimo “Sapiens: uma breve história da humanidade”. 

Em Homo Deus, temos contato com o mundo humano (e tecnológico) dos próximos anos. Com uma narrativa envolvente e simplificada, Harari fala sobre ciência, história, religião, política e filosofia – e, claro, da relação da humanidade com os lados positivos e negativos de tudo isso.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos faz ter uma nova visão sobre aspectos “urgentes” na vida humana, tais como a busca incessante pela felicidade e pela imortalidade – e como a ciência e a tecnologia impactam isso.

Por exemplo, Homo Deus aborda o tema da engenharia genética – capaz de mudar características físicas e depois psicológicas, até levar os humanos para mais longe de sua natureza. Aí ficam as perguntas: 

  • Até onde ir? 

  • Onde encontrar os princípios éticos dessa história toda?

  • E em relação ao acesso à informação? Seriam os dados a nova religião mundial?

Enfim, Homo Deus é um daqueles livros para amadurecer a mente – pois traz reflexões interessantes sobre a essência do ser humano, bem como a consciência de quem somos, onde estamos e para onde vamos (mesmo que não queiramos).

Confira também: 10 melhores livros de gestão de projetos

2. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus

Pegando carona na obra de Yuval Harari, outra publicação interessante é Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus.

Essa é uma coletânea de diversos posicionamentos do autor sobre a covid-19, com artigos e entrevistas publicados originalmente em revistas (como a Times) e jornais (como The Guardian e Financial Times).

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos provoca a pensar de forma crítica e mostra que são as nossas atitudes que influenciam o mundo – mesmo com o “inimigo invisível” da pandemia.

É uma leitura necessária, contemporânea e que pode servir para tirarmos uma bela lição desses tempos tão difíceis. Afinal, como Harari mesmo diz:

Como em pandemias anteriores, em relação à covid–19, a coisa mais importante a lembrar é que os vírus não moldam a história. Os humanos, sim.”

Fonte: esse trecho traduzido foi retirado da resenha da Estudos Nacionais, intitulada “Breve resenha crítica de ‘notas sobre a pandemia’”.

3. Storytelling com dados

Unir uma ferramenta atualíssima com uma habilidade fundamental para sobreviver no dia a dia corporativo. Esse é o objetivo da autora Cole Nussbaumer Knaflic em seu livro Storytelling com dados.

Enquanto a arte de contar histórias (o famoso storytelling) é usada como uma das mais eficientes técnicas de envolver pessoas e se comunicar com elas, os dados auxiliam a tomada de decisões – que não podem mais ser baseadas em achismos.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque permite que você visualize os dados e interprete-os de maneira muito fácil – e saiba o jeito certo de comunicar (e cativar) o público em relação a eles.

Ou seja, transformar as informações técnicas (muitas vezes incompreensíveis para o público leigo) em histórias pode fazer a diferença nas suas relações empresariais.

Confira também: Top 15 livros sobre marketing digital e vendas que você precisa ler

4. O andar do bêbado

O andar do bêbado é mais um dos livros para amadurecer a mente, pois fala como o acaso se manifesta em nossa vida – cujo funcionamento é, muitas vezes (e quase sempre), baseado em eventos aleatórios.

Apoiado por conceitos científicos – como a física, a matemática e a psicologia –, o escritor Leonard Mlodinow faz um paralelo interessante ao retratar as variáveis da vida como um andar embriagado. Isto é, que oscilam, são imprevisíveis e não seguem uma constante.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque nos mostra que nem tudo na vida dá para controlar. Às vezes ficamos presos em padrões, procurando respostas para todos os acontecimentos – mas não compreendemos que eles podem ser obra do acaso.

Conviver melhor com isso pode nos ajudar a sofrer menos com o que não depende de nós – e fazer com que vivamos com mais bem-estar.

5. O sol é para todos

O livro O sol é para todos é um clássico da escritora Harper Lee. A história, recheada de sensibilidade e com uma narrativa incrível, se passa nos Estados Unidos dos anos 1930.

Ali, uma menininha chamada Scout convive com a pressão da sociedade em relação a seu pai – um advogado que defende um homem negro, acusado (sem provas) de cometer um crime contra uma pessoa branca.

Por que este é um dos livros para abrir a mente?

Porque aborda racismo e outros tipos de preconceito, mas sob o ponto de vista de uma criança, que não compreende o porquê de tanto ódio e de tanta intolerância.

Por essas e outras, a obra é muito atual (apesar de ter sido escrita em 1960) – e é um dos livros pensativos que nos ensinam sobre justiça, amor e, acima de tudo, respeito.

Confira também: Customer Success: 8 livros com insights incríveis

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.