Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Como a inteligência artificial ajuda o marketing? Como usar IA?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

O marketing orientado por IA deve impulsionar 45% da economia global total até 2030, segundo o estudo “PwC’s Global Artificial Intelligence”. O que parece muito longe está apenas a alguns anos de acontecer. E, se ainda há dúvidas sobre como a inteligência artificial ajuda o marketing, este artigo é para você.

A boa notícia é que dá tempo de se atualizar e começar a investir no uso da inteligência artificial no marketing.

Se você continuar parado, o bonde vai passar e sua empresa tende a ficar perdida no tempo, desatualizada e com baixo potencial de competitividade.

Algo bem similar ao que aconteceu com as companhias que se recusaram a implementar o computador e a internet em suas rotinas, há poucas décadas.

Como temos certeza que não é isso que você quer e espera, continue lendo este artigo e entenda tudo sobre os benefícios da inteligência artificial no marketing.

Resumo

    • A IA ajuda a criar estratégias de marketing mais eficazes, melhorar a jornada do cliente, qualificar os leads, personalizar o conteúdo, aumentar o engajamento, automatizar tarefas, implementar um chatbot inteligente e mais.
    • O marketing preditivo visa prever o comportamento dos clientes, identificar tendências e tomar decisões embasadas. A inteligência artificial fornece as ferramentas necessárias para realizar essas previsões de maneira assertiva.
    • Os benefícios da IA no marketing incluem: melhora da experiência do cliente, redução de custos, otimização do gerenciamento de dados, aumento do ROI e posicionamento à frente do mercado, identificando e atendendo às demandas.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Afinal, como a inteligência artificial ajuda o marketing?

A inteligência artificial ajuda o marketing a partir de duas frentes de trabalho principais: o acesso a uma grande base de dados estrategicamente organizados e a possibilidade de automação e personalização da comunicação. Com isso, é possível antecipar o comportamento e otimizar cada etapa da jornada do cliente.

Na prática, isso significa que a IA pode auxiliar a:

  • criar estratégias de marketing mais eficazes;
  • melhorar a jornada do cliente;
  • qualificar de leads;
  • personalizar o conteúdo que será entregue;
  • aumentar o engajamento do cliente;
  • automatizar tarefas repetitivas;
  • otimizar o investimento em mídia paga;
  • criar um sistema de recomendação;
  • implementar um chatbot inteligente;
  • analisar grandes quantidades de dados;
  • e mais.

A partir desses resultados, a companhia tende a ampliar sua base de clientes, aumentando o retorno sobre o investimento e a competitividade no mercado.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

O que é marketing preditivo?

Responder à pergunta “como a inteligência artificial ajuda o marketing?” envolve a compreensão do que é marketing preditivo.

Por meio dele, sua empresa consegue prever quais serão os comportamentos dos clientes e, então, preparar-se para atendê-los.

Mas, antes de continuar, vamos com um pouco de conceito! O marketing preditivo e a inteligência artificial estão intimamente relacionados e, muitas vezes, são usados em conjunto para melhorar a eficácia das estratégias de marketing.

O marketing preditivo utiliza dados, métricas, indicadores e modelos analíticos para:

  • prever o comportamento dos clientes;
  • identificar tendências;
  • tomar decisões.

Já a inteligência artificial é quem fornece as ferramentas necessárias para realizar essas previsões de maneira assertiva.

Ou seja, a inteligência artificial ajuda o marketing ao permitir que a equipe acesse as informações necessárias para fazer suas previsões e tomar decisões que vão levar a um retorno sobre investimento maior.

Mas de onde vêm essas informações? Elas são geradas a partir da coleta e do uso de dados e recursos como o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural e, claro, a inteligência artificial, visando identificar padrões históricos.

Um dos usos é a previsão das tendências e dos comportamentos de clientes e do mercado.

Entre as informações que a IA é capaz de processar e compreender estão:

  • dados demográficos;
  • históricos de compras;
  • comportamento nas redes sociais.

Com os indicadores em mãos, a IA irá identificar as tendências e experiências que os clientes estão procurando dentro do setor.

A partir disso, a equipe decide quais produtos e serviços oferecerá para atender a essas demandas.

Afinal, é mais fácil fazer uma venda quando você sabe o que o cliente quer comprar, concorda?

Automação x inteligência artificial no marketing

Uma dúvida muito comum quando o assunto é o uso de inteligência artificial no marketing é qual é a sua relação com a automação.

Será que esses dois conceitos são sinônimos? A resposta é não.

A IA é um software desenvolvido para simular o pensamento humano, partindo da captação de uma informação, compreensão, análise e tomada de decisão em resposta ao estímulo recebido.

Já a automação de campanhas de marketing acontece a partir de um sistema programado para executar um conjunto específico de atividades, seguindo a ordem pré-determinada por um humano.

A inteligência artificial é autônoma, podendo aprender e melhorar seus processos e resultados, conforme interage com usuários e dados. Enquanto isso, a automação segue regras de maneira repetitiva até que outra regra seja programada.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

Leia também: Automação de marketing digital: o que é e como aplicar na sua empresa?

Benefícios da inteligência artificial no marketing

Agora que você entendeu como a inteligência artificial ajuda o marketing, é essencial que compreenda como tudo isso tem impacto nos seus resultados.

Afinal, implementar a tecnologia em um negócio tem como foco melhorar a produtividade, gerar mais resultados e trazer mais assertividade e excelência para cada etapa de trabalho, não é mesmo?

De maneira mais específica, os insights valiosos com inteligência artificial fazem com que o marketing alcance resultados como:

  • melhora da experiência do cliente;
  • redução de custos;
  • otimização do gerenciamento de dados;
  • aumento do ROI;
  • posicionamento à frente do mercado, identificando e atendendo às demandas dos compradores com velocidade.

Tudo isso tende a escalar seus resultados e fazer com que a companhia alcance a alta performance.

A execução desse trabalho, entretanto, depende do uso correto das ferramentas que oferecem o suporte para a criação de recursos que usem a IA, como os chatbots.

Por falar nisso, o Zendesk Service oferece um sistema que permite a criação de bots de conversa personalizáveis, respondendo os clientes nos canais de mensagens com assertividade e rapidez.

Faça agora mesmo uma avaliação gratuita e veja como podemos auxiliar sua empresa a alavancar os resultados.

Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus clientes com Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.