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Mailing segmentado: como usá-lo com inteligência?

Por Zendesk

Última atualização em 17 março 2023

Você já ouviu falar em mailing segmentado? Quem trabalha com marketing já se adaptou com esse novo tema está crescendo constantemente no mercado.

A palavra mailing traduzida ao português significa enviar uma mensagem. Portanto, o termo representa a segmentação no momento de enviar uma notícia, promoção ou comunicado para o cliente.

Vale dizer que o mailing segmentado se relaciona diretamente com o marketing direto, pois está ligado aos conteúdos que os gestores enviarão para os seus leads.

Neste artigo vamos mostrar como os gestores podem usar o mailing segmentado com inteligência para otimizar os resultados da organização. Boa leitura!

O que é o mailing segmentado?

O mailing segmentado são listas que reúnem dados importantes dos clientes como nome, endereço, e-mail, telefone celular e outras informações pertinentes ao contato com o prospect, como por exemplo, a etapa do funil de vendas que se encontra.

Essa base de dados serve para os gestores elaborarem a estratégia de comunicação com o cliente pelos mais variados canais, como:

Quando bem segmentado, os gerentes de vendas e marketing criam campanhas focadas em cada etapa do funil, entregando para o cliente um conteúdo que faça sentido em sua vida.

Qual a importância da segmentação por lista de clientes?

A maior importância da segmentação de clientes é que a empresa cria estratégias mais efetivas para aumentar a taxa de conversão, reduzir custos de aquisição de clientes e melhorar a efetividade da equipe de vendas.

Para exemplificar imagine a jornada do consumidor. Ela é dividida em:

  • topo do funil;
  • meio do funil;
  • fundo do funil.

Portanto, um lead no topo do funil não está propenso a consumir como o cliente do fundo do funil. Cada um deles precisa receber conteúdos diferentes.

Sem uma boa segmentação os gestores pecam nisso. Afinal, ao invés de alimentar os leads no topo do funil para fazê-los avançar em sua jornada, enviam propostas que não fazem sentido para eles.

O resultado é que o custo de aquisição se torna mais caro, a taxa de conversão diminui, e a receita da empresa deixa a desejar quando comparada aos seus concorrentes.

Quais as vantagens do mailing segmentado?

O maior benefício do mailing segmentado é aumentar a prospecção e conversão dos clientes, uma vez que os conteúdos oferecidos são exatamente o que ele está precisando naquele momento.

Os gestores possuem mais embasamento para definir suas estratégias, tanto em termos de elaboração de conteúdos quanto em canais de comunicação. Afinal, cada cliente prefere ser comunicado de uma forma diferente.

Além do mais, pelo fato da empresa ter uma base mais elaborada e informações mais precisas sobre o consumidor, quando ele entra em contato com o seu negócio, será mais fácil dos atendentes solucionarem o problema que ele deseja.

O resultado é que a equipe de atendimento bem como a equipe de vendas ganha tempo com a otimização das informações que têm à sua disposição.

Como usar o mailing segmentado com inteligência?

Para a segmentação de clientes B2B bem como pessoas físicas, é preciso estabelecer alguns parâmetros. Até porque o propósito é dividir os clientes a fim de melhorar a comunicação com eles. Ela pode ser feita por:

  • necessidades dos clientes;
  • produtos que consome;
  • etapas da jornada do consumidor;
  • leads frios e leads quentes.

Enfim, não há uma regra a ser seguida. Cada gestor define os parâmetros que julga mais conveniente para sua organização, levando em consideração os objetivos que se pretende alcançar com isso.

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Segmentação por jornada de compras

A segmentação mais comum é a por jornada de compras. Ela tem como objetivo criar estratégias separadas. Por exemplo, para os clientes do topo do funil a estratégia é fazê-los avançar ao passo que para quem está no fundo do funil o objetivo é vender.

Por meio do mailing segmentado, os gestores melhoram as campanhas de marketing. Afinal, eles criam promoções e conteúdos focados na etapa em que cada consumidor está, evitando erros.

Segmentação por região

Outro tipo de segmentação utilizada pelas empresas é por região. Nesse caso ela é usada para estreitar a relação do gestor responsável por aquele setor com os clientes.

Além disso, facilita a elaboração de treinamentos, o entendimento sobre a cultura local, como gírias usadas, termos, hábitos de consumo, dentre outras informações relevantes para aumentar as vendas do negócio.

Tipos de empresa

Para organizações que vendem no formato B2B, um outro tipo de segmentação é por tipo de empresa. Imagine uma organização que comercializa software.

Ela pode ter como clientes grandes ou pequenas empresas, empreendimentos que atuam no comércio varejista ou na prestação de serviços. Enfim, para cada tipo de negócio é preciso pensar em módulos diferentes.

Por isso, a campanha de marketing, bem como a abordagem do cliente são distintos também. E a segmentação efetiva a comunicação.

Segmentação por faixa etária

Normalmente o público-alvo de uma empresa está dentro de uma faixa etária. Mas pode ocorrer de algumas organizações venderem produtos distintos que atinjam públicos de faixa etária diferente.

Nesse caso a linguagem e a forma de abordagem mudam. Por exemplo, um senhor de 60 anos, não usa os mesmos canais de comunicação, não lê os mesmos portais de notícia que um adolescente de 18 anos.

Se a empresa possui clientes nessas duas faixas etárias, ela precisa segmentá-los para definir os canais que eles serão contactados, bem como treinar os funcionários para atender os dois tipos de cliente da melhor forma possível.

A tecnologia no mailing segmentado

Para melhorar a segmentação dos clientes, a tecnologia é indispensável. Um bom sistema CRM permite conhecer mais a fundo os consumidores, gerando relatórios, e dividindo-os automaticamente.

Isso possibilita aos gestores uma tomada de decisão mais embasada, e mais rapidez na divisão do seu público-alvo. E quando o assunto é plataforma CRM para mailing segmentado, o Zendesk Service se destaca.

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