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Artigo 5 min read

Motivação no atendimento ao cliente: 9 ideias para uma equipe mais motivada

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

A motivação no atendimento ao cliente é um fator crucial para que a empresa gere novas oportunidades de vendas, fortaleça o relacionamento com seu público e aumente a fidelização de clientes.

Esse sentimento tem a ver com a força de vontade, dedicação e comprometimento dos colaboradores ao desempenhar suas funções.

Especificamente no atendimento, a motivação da equipe de trabalho tem um valor fundamental para os resultados do negócio. Assim, pode-se garantir a satisfação dos clientes, a boa imagem da empresa no mercado, a integração dos colaboradores e o cumprimento dos objetivos.

Mas o que falar para motivar uma equipe?

Neste artigo, confira 9 ideias para promover a motivação no atendimento ao cliente. Dessa forma, você cria times verdadeiramente empenhados em alcançar as metas propostas e oferecer a melhor experiência possível.

Motivação no atendimento ao cliente: 9 ideias para motivar a equipe

Quando os atendentes encontram-se motivados no dia a dia do trabalho, cria-se um clima organizacional bastante favorável ao alcance de resultados cada vez mais satisfatórios.

Além disso, o entusiasmo e a motivação do atendente resultam em um atendimento de qualidade. O cliente, então, percebe isso e fica mais inclinado a estender seu relacionamento com a empresa por mais tempo, gerando fidelização.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora 9 infalíveis ideias para motivar sua equipe de atendimento.

1 – Ofereça aos colaboradores condições de trabalho adequadas

A motivação passa necessariamente pela qualidade do ambiente e das condições de trabalho que a empresa oferece aos colaboradores.

Para a construção de equipes engajadas e motivadas, é indispensável que você disponibilize todos os recursos, ferramentas e espaço adequados para o exercício das funções diárias.

Isso inclui, por exemplo:

  • computadores e equipamentos de comunicação que funcionem bem;
  • local bem iluminado, ventilado e seguro;
  • cadeiras e mesas ergonômicas;
  • possibilidade de pausas breves durante o expediente para ir ao banheiro,  alimentar-se e alongar o corpo;
  • espaço pessoal;
  • redução de ruídos externos;
  • políticas internas contra o assédio moral e sexual.

2 – Defina as metas de atendimento da forma mais clara possível

Quando os colaboradores não têm muita clareza sobre os resultados que se esperam deles, a tendência é que não alcancem essas metas e se sintam mais desmotivados por isso.

Portanto, seja claro ao estabelecer e comunicar as metas de atendimento. Para tal, procure utilizar o método SMART, o qual consiste em definir metas:

  • específicas (specific);
  • mensuráveis (measurable);
  • alcançáveis (achievable);
  • relevantes (relevant);
  • com prazo (time-based).

Veja também: Diferença entre meta e objetivo – como definir + exemplos

3 – Invista em treinamento e capacitação dos atendentes

Para que os atendentes possam alcançar as metas propostas e desempenhar melhor suas tarefas diárias, é fundamental que estejam devidamente capacitados.

Se você quer aumentar a motivação na equipe de trabalho, invista em treinamentos que ensinem sobre:

  • melhores práticas organizacionais;
  • técnicas e ferramentas de atendimento;
  • gestão de tempo e organização;
  • especificidades sobre o perfil do público-alvo.

4 – Demonstre confiança nos seus colaboradores e dê autonomia a eles

A autonomia é outro fator que contribui para a motivação dos funcionários. Mostre que você confia no seu time de atendimento e dê a esses profissionais a autonomia para conduzir suas tarefas, gerenciar o próprio tempo e tomar decisões.

No caso, estabeleça limites e permita que seus colaboradores atuem como bem entenderem dentro deles.

Leia também: Manual de atendimento ao cliente (glossário) com 30 termos importantes

5 – Crie um programa de incentivo e recompensas

Para que os colaboradores possam se sentir mais motivados no trabalho, você pode disponibilizar incentivos e recompensas condicionados a determinadas metas.

Crie um programa com esse foco e ofereça diferentes prêmios conforme os “níveis” de resultados.

Aqui,vale ressaltar que esses prêmios devem ser relevantes para seus atendentes. Caso contrário, eles podem se sentir desmotivados em perseguir as metas propostas.

6 – Ofereça remuneração competitiva

É difícil encontrar um fator mais desmotivador do que uma remuneração injusta e abaixo da média praticada no mercado, não é mesmo?

Por isso, ofereça salários competitivos e compatíveis com as funções exercidas por seus colaboradores e pelo tempo que eles dedicam diariamente à empresa e aos clientes.

7 – Saiba reconhecer os esforços do time

Afinal, o que falar para motivar uma equipe de atendimento e reconhecer os esforços? Bom, você pode fazer elogios e apontar ações, condutas e decisões que foram bem-sucedidas.

Pequenos gestos assim, vindos do gestor, já fazem muita diferença para dar aquele gás que o time precisa.

8 – Convide os colaboradores a participar de decisões importantes

Quando o colaborador se sente verdadeiramente parte da empresa e percebe o quanto você valoriza o ponto de vista dele, mais motivado ele tende a ficar.

Sendo assim, convide seus funcionários a contribuir com suas percepções e vivências, participando do processo de decisões importantes que impactam o coletivo – direta ou indiretamente.

9 – Ouça o que seus atendentes têm a dizer sobre sua gestão

Indo na mesma direção do que acabamos de dizer na dica anterior, é muito importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre sua atuação e o que eles acreditam que possa ser melhorado no time.

Esse feedback é extremamente valioso, pois demonstra que você valoriza o time e se preocupa em promover a melhoria contínua.

Bem, o que você achou das dicas que trouxemos aqui?

Dedicar-se à motivação no atendimento ao cliente é extremamente valioso para atingir os objetivos estratégicos da companhia.

Os atendentes são os profissionais que lidam diretamente com os clientes e exercem influência sobre a percepção que estes terão sobre a marca.

Pensando nisso, é primordial que a empresa disponibilize as ferramentas de trabalho adequadas.

O Zendesk Service, por exemplo, é uma solução completa que atende às demandas dos seus clientes internos e externos, em múltiplos canais e de maneira integrada.

Em paralelo, a configuração do software é bem fácil e prática. E mais: esse sistema conta com recursos colaborativos que permitem otimizar o tempo dos agentes de atendimento e melhorar a comunicação interna.

Assista a uma demonstração e faça um teste grátis da nossa ferramenta.

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