Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

Saiba o que é a gestão do conhecimento e os 6 passos necessários para implementar na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 11 junho 2021

Um dos pilares do sucesso de qualquer empresa é a maneira como ela armazena, organiza e utiliza os seus conhecimentos agregados para transformá-los em ações estratégicas e práticas que culminem no seu desenvolvimento e crescimento contínuo.

Para atingir esse objetivo é fundamental saber o que é a gestão do conhecimento e como colocá-la em prática. Isso irá servir para a organização tomar decisões mais precisas e inovar cada vez mais dentro da área em que atua.

Atualmente, lidamos com uma carga muito alta de dados, informações e conhecimento. Para se ter ideia da dimensão disso, uma pesquisa de 2011 indicava que já naquela época estávamos expostos a um volume de informações equivalentes a 174 jornais por dia. Isso tudo foi ainda mais intensificado com a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos.

A sua empresa com certeza não fica fora dessa estatística e provavelmente já produziu uma quantidade de dados e conhecimentos ao longo do anos de existência do negócio que foram fundamentais para manter-se relevante no mercado.

Mas a sua organização está tirando o melhor proveito possível desse conhecimento acumulado? Ele está de fato organizado, acessível e tem sido usado estrategicamente? Pensando em como fazer isso, vamos te mostrar neste texto tudo sobre o que é a gestão do conhecimento, quais suas funções, importância, benefícios e como colocá-la em prática.

O que é a gestão do conhecimento nas empresas?

A gestão do conhecimento é responsável por analisar, identificar, avaliar, agregar, criar, gerenciar e distribuir os conhecimentos disponíveis na empresa, além de buscar outros saberes indispensáveis para o seu crescimento.

Basicamente, são todos os conhecimentos necessários que a sua empresa utiliza para manter o funcionamento no dia a dia, ou seja, é a gestão do capital intelectual do seu negócio.

Esse capital intelectual está presente em dados, informações e conhecimento. Entenda a diferença entre cada um:

  • dados: um fato, conceito ou estatística que pode ser analisada e produzir uma informação posteriormente;
  • informações: são dados aprimorados com contexto, categoria, correção e cruzamento, tornando-se mensagens com uma finalidade definida e que podem produzir significado para a organização. Por exemplo, pode ser uma série de estatísticas organizadas para a avaliação de um planejamento;
  • conhecimento: é a união de diferentes dados e informações que tem como resultado um conjunto de conclusões significativas. O conhecimento tem relação direta com ações e estratégias da empresa.

Além de entender a diferença entre dados, informações e conhecimento, é importante saber que existem dois tipos de conhecimento circulando dentro das organizações:

  1. tácito: esse tipo de conhecimento é o que aprendemos na prática e que não está formalizado e sistematizado em documentos, mas está presente no dia a dia dos colaboradores e da empresa;
  2. explícito: é o conhecimento formalizado de maneira online ou offline, por meio de normas, manuais e outros documentos que são acessíveis aos colaboradores.

Esses conhecimentos podem ser transformados em novas ações, processos, atividades, produtos, além de servir para aprimorar setores como o da comunicação, do atendimento ao cliente, das vendas, entre outros.

Para isso, a gestão do conhecimento deve ser feita por meio de uma abordagem multidisciplinar, sempre com o objetivo de auxiliar a empresa a atingir seus principais objetivos. Isso é feito usando as melhores práticas estabelecidas por meio do conhecimento já agregado ao longo do histórico da organização e análises de concorrência e do mercado em que atua.

Por meio dessa gestão, a sua empresa garante a atualização dos colaboradores e a descentralização do conhecimento, reduzindo os riscos de concentração de saberes cruciais para a organização em apenas algumas pessoas.

Para que a gestão do conhecimento funcione, é preciso compartilhar todos os conhecimentos da empresa com os colaboradores. Ela irá servir tanto para o crescimento da empresa quanto dos funcionários.

Qual é a função da gestão do conhecimento?

Além de entender o que é a gestão do conhecimento é preciso compreender quais são as suas funções. A principal é conectar todas as fontes que geram conhecimento dentro da empresa, entender onde eles precisam ser aplicados e colocar isso em prática.

Todo esse processo tem como objetivo facilitar a transferência de conhecimento dos geradores desse conteúdo para aqueles que necessitam na execução de processos, ações e estratégias da organização.

Há três formas principais de facilitar essa transferência de conhecimento:

  1. criando repositórios para armazenar o conhecimento de forma estruturada, em manuais, documentos, apresentações e artigos, que possam ser acessados de maneira fácil, de acordo com a demanda dos funcionários;
  2. por meio da educação corporativa, que é a maneira escolhida para estruturar e educar os colaboradores, a partir dos objetivos definidos. Ela vai além do treinamento e capacitação, e leva em consideração o potencial do colaborador para desenvolver aquele conhecimento;
  3. criando políticas internas de incentivo ao compartilhamento do conhecimento.

Isso porque o conhecimento não deve estar apenas reunido, mas deve ser compartilhado, servir como aprendizado e ser transformado em ações concretas para a empresa.

Além disso, a gestão do conhecimento tem como uma de suas principais funções gerar valor para a empresa e aumentar a sua competitividade dentro do mercado em que atua.

Qual é a importância da gestão do conhecimento nas empresas?

O conhecimento é fundamental para tomar decisões importantes dentro da empresa, especialmente para saber separar quais informações são relevantes para a estratégia do seu negócio.

A sua empresa tem muito conhecimento agregado. Ao tentar compreender o que é a gestão do conhecimento, pense nas pesquisas e análises de mercado que já fez, as novas experimentações que tentou, tudo que deu certo e errado.

Entre os conhecimentos que a sua empresa já tem de alguma maneira, sejam estruturados ou não, estão:

  • análises de mercado já feitas;
  • análise do histórico da empresa;
  • os processos de produção, venda e distribuição feitos antigamente e atualmente;
  • os processos de comunicação externa e interna;
  • as melhores práticas de atendimento ao cliente.

É aqui que entra a importância de entender o que é a gestão do conhecimento e colocá-la em prática. Ela serve para agregar todos esses saberes e distribuí-los amplamente dentro da empresa.

Isso vai ajudar os colaboradores a trabalharem em sintonia, fazendo o negócio evoluir e aumentar seu sucesso.

Ela também é importante para:

  1. Troca de conhecimento entre os setores;
  2. Aumentar a conectividade e colaboração entre os funcionários;
  3. Ter novas ideias e favorecer a inovação nos produtos e serviços;
  4. Acelerar processos internos;
  5. Valorizar o conhecimento interno;
  6. Aumentar a transparência interna.

Mais um dado que demonstra a sua importância é essa pesquisa da International Data Corporation, na qual se indica que as companhias que não contam com boas práticas de gestão do conhecimento apresentam prejuízos de mais de US$ 31 bilhões por ano.

Além disso, ela é importante pois está interligada com as transformações que ocorrem dentro da empresa. Com a evolução da tecnologia, muitos processos e conhecimentos podem se tornar obsoletos. Por isso, é importante se atualizar e inovar o gerenciamento do fluxo de trabalho. Mas isso só é possível com o conhecimento histórico e atual sistematizado.

6 passos para implementar a gestão do conhecimento

Agora que a sua empresa já entendeu o que é a gestão do conhecimento e porque é tão importante implementá-la é hora de saber como colocá-la em prática.

São necessários 6 passos para isso.

1 – Identificar e diagnosticar os conhecimentos na organização

O primeiro passo é identificar quais são os conhecimentos tácitos e explícitos indispensáveis para o funcionamento da empresa.

Esse mapeamento deve levar em consideração três pilares:

  1. Pessoas: é necessário ter os dados de todos os colaboradores, quais seus papéis estratégicos dentro da empresa, entender como se comunicam, se há o compartilhamento de informações abertamente ou em grupos fechados e, principalmente, saber quais conhecimentos possuem;
  2. Processos da empresa: também é preciso entender quais são os principais processos e atividades que a organização desempenha, além de mapear entre os diferentes setores e perceber as divergências que existem entre o planejamento estratégico e a sua execução;
  3. Conteúdo já agregado: aqui é preciso identificar se o conteúdo de conhecimentos da empresa está atualizado e quais são as principais contribuições internas e externas necessárias para atualizá-lo.

Além disso, é importante entender como é a cultura organizacional da empresa e se ela facilita o processo de valorização da gestão do conhecimento.

Também é importante entender se a estrutura de comunicação favorece uma boa gestão do conhecimento e se a empresa tem e está usando as melhores soluções tecnológicas e ferramentas para a gestão do conhecimento, com o intuito de armazenar e transmitir os saberes agregados.

2 – Planejar a gestão do conhecimento

O segundo passo é planejar como será feita a gestão do conhecimento da empresa.

Isso deve levar em consideração a visão, os valores, a cultura organizacional, os objetivos e estratégias da empresa a longo prazo.

É preciso identificar e priorizar os conhecimentos mais urgentes de serem compartilhados e aprendidos, fazer uma escala de implementação e saber como esses saberes serão ensinados.

O que vai ser feito? O método de ensino depende do perfil das pessoas treinadas. Entre as possibilidades de educação corporativa estão:

  • pequenas conversas;
  • microlearning (pílulas de conhecimento);
  • mentorias;
  • trabalho em parceria;
  • processos de brainstorming.

Também é necessário pensar quais setores, líderes e funcionários serão os responsáveis pelo processo e listar quais atividades precisam ser realizadas.

3 – Fazer um teste

Depois de definida como será feita a implementação, é necessário fazer um teste, por meio de uma etapa exploratória.

Neste momento, é possível colocar em prática um repositório, uma palestra, ou um sistema de gerenciamento do conhecimento adotado para entender como os colaboradores se adaptam ao processo.

A partir deste teste, é preciso entender quais são os pontos fortes e fracos da estratégia de gestão do conhecimento adotada, e se ela abrange de fato as necessidades da empresa.

4 – Implementar o compartilhamento de conhecimentos

Esta é a etapa crucial da implementação da gestão do conhecimento, o momento de colocar em prática de vez a sua estratégia.

É preciso garantir a ampliação e o aperfeiçoamento das informações agregadas, além do compartilhamento dos conhecimentos tácitos e explícitos.

Além disso, é importante avaliar como anda a comunicação interna e ter um plano para aprimorar essa área, afinal as pessoas são parte essencial da execução desta gestão do conhecimento.

Por isso, é importante sempre reconhecer o público interno pela colaboração e participação na gestão.

Por fim, é preciso definir indicadores de sucesso, monitorar e avaliar as métricas escolhidas para perceber se o plano e as ações estão em sintonia.

5 – Formalizar e armazenar os conhecimentos explícitos

Após a implementação da educação corporativa, é preciso registrar e formalizar em documentos os conhecimentos agregados.

Isso pode ser feito por meio de artigos, gráficos e normas que estarão disponíveis no repositório definido pela empresa, que deve ser de fácil acesso para todas as pessoas da organização.

Por meio dessa formalização, a sua empresa estará transformando conhecimentos tácitos em explícitos e facilitando a implementação ampla deles dentro da organização.

6 – Incorporar a gestão dos conhecimentos à rotina da empresa

Depois de entender o que é a gestão do conhecimento e implementá-la, ela deve ser incorporada à rotina da empresa e fazer parte do trabalho de todos os colaboradores.

Isso significa que toda nova ideia, novo processo, novo insight, ou seja, todo novo conhecimento adquirido deve ser sistematizado e compartilhado de alguma maneira entre todos da empresa, por meio do repositório digital ou de palestras esquematizadas.

Dessa forma, a sua empresa garante que o conhecimento sempre será ampliado e multiplicado.

Inclusive, a cultura organizacional deve se transformar com a implementação da gestão do conhecimento para estimular o interesse e a participação dos colaboradores nesse processo de aprendizagem.

O ideal é que com o tempo a sua organização contrate pessoas que também estejam alinhadas a esse propósito de compartilhar saberes e conhecimentos internamente para o crescimento de todos da empresa.

Quais são os benefícios da gestão do conhecimento nas empresas?

Os principais benefícios de entender o que é a gestão do conhecimento e colocá-la em prática na sua empresa são:

  1. criar equipes mais colaborativas, informadas e unidas;
  2. dar mais agilidade para as equipes;
  3. aumentar o capital intelectual da empresa;
  4. melhorar processos internos;
  5. aumentar a qualidade dos produtos;
  6. reduzir custos com planejamento e desenvolvimento;
  7. ter ações mais bem planejadas e com mais conhecimento do que já deu certo e errado;
  8. tomar decisões mais acertadas e alinhadas com as tendências do mercado;
  9. se diferenciar dentro do mercado em que atua, se tornando mais competitiva;
  10. obter resultados mais satisfatórios.

Como você pode ter visto, a tecnologia é fundamental na geração de dados, informações, conhecimento e no compartilhamento amplo de tudo isso.

Para ajudar a sua equipe de atendimento ao consumidor, o software de suporte ao cliente da Zendesk permite o agrupamento, análise e compartilhamento dos dados mais relevantes do seu público.

Dessa forma, é possível fazer uma gestão do conhecimento eficiente dentro da equipe e facilitar o sucesso nas novas aprendizagens sobre as melhores práticas de atendimento ao cliente. Faça um teste gratuito!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

Pesquisa de satisfação online: 6 dicas para conhecer seu cliente

Crie relacionamentos duradouros com seus clientes. Aprenda a fazer uma pesquisa de satisfação online e descubra como promover a melhoria contínua!

Artigo
6 min read

Ferramenta de atendimento para WhatsApp: veja os benefícios!

Qual é a melhor ferramenta de atendimento para WhatsApp? Veja 8 soluções para aprimorar a experiência do cliente, com boas práticas do mercado!

Artigo
11 min read

Como fazer um bom atendimento via WhatsApp? Dicas efetivas!

Veja como fazer atendimento via WhatsApp de modo efetivo em 3 passos, além de conhecer o potencial da versão Business do aplicativo de mensagens.

Artigo
11 min read

Tudo sobre gestão de processos organizacionais: dicas práticas!

Entenda o que é gestão de processos organizacionais, como fazer de modo efetivo e o passo a passo para organizar as demandas, elevando os resultados.