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Artigo 6 min read

Perfil de público: como ele te ajuda a criar experiências personalizadas?

Por Zendesk

Última atualização em 14 março 2023

Com a evolução do mercado, o cliente se tornou o centro do processo de vendas, desta forma as empresas precisam se atentar para o perfil de público que atendem para criar experiências personalizadas e encantar seus consumidores. Leia este artigo até o final para saber mais sobre como definir o público alvo. 

O que é perfil de público?

O perfil de público ou público alvo como também é conhecido, é o nome dado a um grupo de consumidores agrupados por interesses e características em comum, que geralmente representam o cliente ideal de um negócio, ou aquele que tem mais chances de comprar um produto e ter sucesso com ele. 

O perfil do público é identificado e segmentado pelas empresas que criam estratégias de marketing, vendas e atendimento para atingi-los.

Para definir o perfil de público que mais tem a ver com sua marca, é possível usar mecanismos como pesquisas de mercado, análise de dados internos, alcance da marca, o tipo de mídia que usam e mais. 

Como definir o público alvo da sua empresa?

Um público alvo pode ser uma parte ampla da população, por exemplo, mulheres, mães, a partir de 40 anos. No entanto, esse tipo de recorte compreende um número alto de pessoas, o que dificulta entender melhor o perfil do seu consumidor e, consequentemente, definir quais ações podem ser bem sucedidas.

Neste contexto, é importante fazer recortes mais específicos de público para que a comunicação seja mais assertiva e menos aleatória, facilitando o sucesso ou não de uma campanha.

Então, como definir o público alvo? A seguir, apresentamos algumas formas de começar a criar o perfil de público da sua empresa ou produto. Confira. 

Localização

Sua empresa pode até vender para todo Brasil, mas é preciso entender as características de cada região e compreender suas diferenças, para então criar as mensagens de marketing, vendas e atendimento, garantindo uma experiência personalizada.

Recorte demográfico

A segmentação demográfica inclui informações sobre:

  • idade, 

  • gênero, 

  • tipo de organização familiar, 

  • estado civil, 

  • ocupação, 

  • religião, 

  • geração, 

  • renda e mais. 

Perfil pessoal

Avançando no processo de como definir o público alvo vamos nos aprofundar em questões mais pessoais como:

estilo de vida,

valores, 

interesses, 

preocupações, 

personalidade, e mais. 

Perceba que aqui começamos a conhecer mais sobre o perfil de público da sua empresa, em relação ao que eles precisam e ao que buscam. Com essas informações fica mais fácil aprender como atingir o público alvo.

Perfil comportamental

Por fim, a forma com que seu cliente se comporta faz toda a diferença na hora de abordá-lo. Descobrir com que frequência ele usa/precisa de um produto ou serviço, qual o nível de interesse dele, o que ele mais valoriza (preço, qualidade, prazo etc) e porque ele compra aquilo, vai permitir que você alinha suas ações de marketing, vendas e atendimento, para fazer parte desse processo. 

O que são experiências personalizadas?

Todos esses dados que descrevemos anteriormente são excelentes formas de recortar seu público e começar a atingir nichos de mercado específicos. No entanto, todo esse conhecimento precisa ser usado na prática para criar experiências personalizadas para seus clientes.

O consumidor quer sentir que a marca se importa com a dor dele e está ali com uma solução para atender o seu problema. 

Quando uma empresa conhece bem o perfil do público que tem e usa técnicas apropriadas, ela é capaz de antever problemas e apresentar soluções de interesse do consumidor. Perceba como isso pode encurtar o ciclo de vendas, aumentando suas taxas de conversão

Quando você trabalha para oferecer experiências personalizadas para seus clientes, sua empresa só tem a ganhar, veja alguns dos benefícios:

  • aumento na taxa de fidelização,

  • ampliando do retorno sobre investimento em marketing,

  • aumento do engajamento do cliente com a marca;

  • aumento do ticket médio, entre outros.

Como o perfil de público pode te ajudar a criar experiências personalizadas para os seus consumidores?

Agora que você já viu um pouco de cada ponto sobre como definir o público alvo e qual a importância e relevância de cada um, vejamos como é possível usar as informações adquiridas ao conhecer melhor seu público para criar experiências personalizadas para seus clientes.

Desenvolva os perfis de clientes e crie personas

Os públicos alvos devem ser apenas o começo de uma relação entre você e seus clientes, para ter maiores chances de êxito você deve continuar a conhecer mais sobre os hábitos e comportamentos deles para saber o que eles querem de fato.

Para isso você deve aprimorar seu conhecimento sobre os tipos de clientes que você tem e desenvolver personas, com mais detalhamento sobre seus clientes e que serão o guia das suas campanhas.

Mantenha sua equipe alinhada e capacitada

Para que as ações tenham sucesso e impacto é preciso que os colaboradores estejam bem alinhados ao perfil do público e com o plano de ação. 

Isso nem sempre é uma tarefa simples, por isso, vale a pena apostar em treinamentos para que todos estejam mais capacitados para cumprir seu papel. Inclusive as lideranças precisam estar bem alinhadas no mesmo propósito.

Aposte em vários canais de atendimento

Hoje em dia quase todo mundo está conectado e cada um tem um ou mais meios de comunicação preferidos. Por isso, aposte em oferecer a maior quantidade possível de canais, mas tenha certeza se sua equipe dará conta de atender a todos, senão o efeito pode ser o contrário. 

Para otimizar esse processo considere a adoção de softwares de atendimento ao cliente, por exemplo. 

Ferramentas para a gestão de público alvo

Dentro da nova realidade do mercado, e da necessidade de personalização de cada experiência do cliente com a sua empresa, adotar uma ferramenta que ajude na gestão dos leads e clientes é fundamental. 

Entre essas ferramentas te apresentamos a Zendesk, que oferece soluções voltadas à gestão de vendas e atendimento da sua empresa, por meio de softwares que permitem, entre outras coisas, a coleta e análise de indicadores e a otimização da personalização da comunicação. 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito do sistema de CRM para equipe de vendas e do software de atendimento ao cliente. Nossas soluções vão contribuir para  definir o público alvo, para interagir com eles de forma eficiente e criar experiências realmente personalizadas. 

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