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Staff on demand: o que é esse modelo de contratação de profissionais e 8 dicas de como adotar na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 3 Dezembro 2020
Última atualização em 3 Dezembro 2020

Staff on demand é uma expressão em inglês que significa “equipe sob demanda”, isto é: a contratação de funcionários temporários somente quando a empresa realmente precisar deles para realização de algum projeto específico ou para o atendimento de um grande pedido, pode xemplo. 

Na verdade, de uns tempos para cá, as organizações têm repensado a forma de compor sua força de trabalho. Isso pode ser atribuído à evolução tecnológica, à transformação digital nas empresas e às flexibilizações que recentemente se tornaram viáveis no mercado de trabalho.

E uma das alternativas para contratação de pessoal é o staff on demand. Você já tinha ouvido falar?

Imagine ter uma empresa sem nenhum funcionário, será possível? Muitas organizações, especialmente as que se intitulam “exponenciais”, já operam com o quadro de funcionários praticamente zerado, obtendo resultados financeiros bastante expressivos.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e descubra:

  • O que são organizações exponenciais;
  • O que é staff on demand;
  • Os níveis da implementação de staff on demand;
  • Os benefícios do staff on demand.

Além disso, você também vai conferir nas próximas linhas 8 dicas fundamentais para adotar o modelo de staff on demand com sucesso na sua empresa, além dos 4 níveis de staff on demand:

  1. Tarefas de pouco valor estratégico;
  2. Contratação de mão de obra especializada;
  3. Integração entre equipe interna e externa;
  4. O staff on demand se torna indispensável para o funcionamento da empresa.

Veja também: E-book “Planejando e Reduzindo Custos de Atendimento”

O que são organizações exponenciais?

Podemos definir o que são organizações exponenciais como as empresas focadas em atingir um crescimento acelerado e sustentável.

Elas recebem essa denominação porque seus resultados são exponencialmente superiores ao observado em empresas mais “tradicionais” e que competem com elas no mesmo mercado.

Além disso, o tempo que essas organizações levam para atingir resultados tão expressivos é bem menor do que a média geralmente vista nas outras empresas.

Outras características das organizações exponenciais são a capacidade de inovação e de identificar oportunidades e também a escalabilidade a baixos custos.

Somando esses três fatores, essas empresa acabam se destacando rapidamente no mercado e, por isso, recebem o nome de exponenciais, que retrata deu ritmo de crescimento acelerado.

  • Veja este exemplo de empresa exponencial: a AirBnB não tem nenhum imóvel próprio e seu número de empregados é bem reduzido. Já uma rede hoteleira tradicional gasta milhões na manutenção de imóveis e no pagamento de impostos territoriais sobre eles, além de terem milhares de empregados. Na entanto, hoje, a AirBnB é considerada a maior rede de hospedagem do mundo.

Isso sim é uma organização exponencial!

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O que é staff on demand?

O que é staff on demand? Esse conceito pode ser definido como um modelo de contratação de mão de obra sob demanda. O staff on demand ocorre quando uma empresa contrata profissionais sem que eles necessariamente façam parte do quadro de funcionários da empresa.

Essa aquisição de mão de obra é feita de maneira independente, sem vínculo empregatício. O que existe é um contrato em que ficam especificadas as responsabilidades de ambas as partes.

Empresas que recorrem a um força de trabalho externa fazem isso na intenção de alocar melhor esses recursos tendo em vista a sua capacidade e a sua necessidade.

Níveis de staff on demand

A utilização de staff on demand ocorre a partir de níveis; do mais simples ao mais complexo.

Nível 1 - Tarefas de pouco valor estratégico

Esse nível de staff on demand é o mais comum de ser observado. Ele ocorre na terceirização de serviços como limpeza, jardinagem, segurança, manutenção etc.

Nível 2 - Contratação de mão de obra especializada

Neste segundo nível, a empresa contrata uma outra empresa que vai fornecer profissionais especializados em alguma área específica e de significativo valor estratégico, como RH, marketing, TI, contabilidade etc.

Nível 3 - Integração entre equipe interna e externa

Aqui, os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa trabalham em conjunto com o staff on demand.

Nível 4 - O staff on demand se torna indispensável para o funcionamento da empresa

Neste último nível, os profissionais que trabalham sob demanda se tornam indispensáveis para que a empresa continue suas atividades. Exemplo disso são startups como AirBnb, Uber, GetNinjas e Quinto Andar.

Quais os benefícios de implementar o modelo de staff on demand?

O modelo de staff on demand pode trazer uma série de benefícios para as empresas que o adotam.

A começar pela otimização dos custos com contratação de pessoal. Há também o aumento da eficácia na alocação de recursos e a maior produtividade das equipes.

Vale citar como vantagem desse modelo a maior agilidade para gerar novas ideias e a facilidade para escalar as operações, especialmente no caso de startups.

Além disso, a contratação de funcionários sob demanda é menos burocrática.

8 dicas para adotar o modelo de staff on demand na sua empresa

Se você está interessado em adotar o modelo de staff on demand na sua empresa, aqui vão algumas dicas fundamentais:

  1. Crie um planejamento para a contratação sob demanda;
  2. Avalie as reais necessidades do seu modelo de negócio;
  3. Identifique quais tarefas valem a pena terceirizar;
  4. Avalie os custos dessa terceirização;
  5. Faça uso de indicadores de desempenho para avaliar sua estratégia de staff on demand
  6. Ofereça um ambiente de trabalho favorável aos funcionários externos;
  7. Avalie a necessidade de treinamentos;
  8. Fique atento à legislação e o que ela diz sobre a terceirizar determinadas atividades.

Agora que você já sabe o que é staff on demand, que tal fazer uso dessa modalidade no seu modelo de negócio?

Muitas empresas terceirização seu atendimento ao cliente, mas, para isso, é importante que o fornecedor conte com uma ferramenta especializada, integrada e omnichannel, que oferece dados de inteligência para para a tomada de decisão, como as ferramentas da Zendesk.

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