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Artigo 10 min read

Staff on demand: o que é e 8 dicas de como adotar na sua empresa

Por Zendesk

Última atualização em 29 junho 2023

Staff on demand é uma expressão em inglês que significa “equipe sob demanda”. Ou seja, é o ato de contratar funcionários temporários apenas quando a empresa realmente precisar deles para realização de algum projeto específico ou para o atendimento de um grande pedido, por exemplo. 

Na verdade, de uns tempos para cá, as organizações têm repensado a forma de compor sua força de trabalho. 

Isso pode ser atribuído à evolução tecnológica, à transformação digital nas empresas ou às flexibilizações que recentemente se tornaram viáveis no mercado de trabalho.

E uma das alternativas para contratação de pessoal é o staff on demand. Você já tinha ouvido falar nela?

Imagine ter uma empresa sem nenhum funcionário, será possível? Muitas organizações, especialmente as que se intitulam “exponenciais”, já operam com o quadro de funcionários praticamente zerado, obtendo resultados financeiros bastante expressivos.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e descubra:

  • o que são organizações exponenciais;
  • o que é serviço sob demanda;
  • quais são níveis da implementação de staff on demand;
  • os principais benefícios do staff on demand.

Além disso, você também confere nas próximas linhas 8 dicas fundamentais para adotar o modelo de staff on demand com sucesso na sua empresa, além de quais serviços podem ser contratados nessa modalidade. Continue lendo e confira!

O que são organizações exponenciais?

Organizações exponenciais são empresas focadas em atingir um nível de crescimento acelerado, mas, ao mesmo tempo, sustentável. Elas recebem esse nome porque seus resultados são exponencialmente superiores ao observado em empresas consideradas “tradicionais” e que competem com elas pelo mesmo mercado.

Além disso, o tempo que essas organizações levam para atingir resultados tão expressivos é bem menor do que a média geralmente vista nas outras empresas.

Outras características das organizações exponenciais são a capacidade de inovação e de identificar oportunidades e também a escalabilidade a baixos custos.

Somando esses três fatores, essas companhias se destacam rapidamente no mercado e, por isso, recebem o nome de exponenciais, que retrata seu ritmo de crescimento acelerado.

Para compreender melhor, confira este exemplo que trouxemos para você. A AirBnB não tem nenhum imóvel próprio e seu número de empregados é bem reduzido. 

Já uma rede hoteleira tradicional gasta milhões na manutenção de imóveis e no pagamento de impostos territoriais sobre eles, além de terem milhares de empregados. No entanto, hoje, a AirBnB é considerada a maior rede de hospedagem do mundo.

Desse modo, ela cresce rapidamente e ainda assim mantém um quadro reduzido de colaboradores, com um custo bem menor que os tradicionais hotéis. Isso, sim, é uma organização exponencial. Agora, siga com a leitura e descubra o que é staff on demand!

>>>> Leia também: 4 lições aprendidas com as startups para encantar os clientes

O que é serviço sob demanda?

Staff on demand é um modelo de contratação de mão de obra sob demanda. Ele normalmente ocorre quando uma empresa contrata profissionais que ela necessita para concretizar um serviço, sem que eles necessariamente façam parte do quadro de funcionários fixos da companhia. Ficou claro?

Normalmente essa aquisição de mão de obra é feita de maneira independente, sem vínculo empregatício. O que existe é um contrato em que ficam especificados os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas. 

Por falar nisso, muitas empresas que recorrem a um força de trabalho externa fazem isso na intenção de alocar melhor esses recursos tendo em vista a sua capacidade e a sua necessidade.

Qual a diferença entre staff on demand e outros modelos de contratação de colaboradores?

A principal diferença entre staff on demand e outros modelos de contratação de colaboradores é, justamente, o porquê. 

No serviço sob demanda, como falamos, as empresas buscam funcionários para atender a demandas específicas. Porém, eles não precisam fazer parte do quadro de colaboradores das companhias. 

Para compreender melhor essa diferença, explicamos como funcionam os modelos de terceirização de mão de obra e de contratação de funcionários fixos para você. Confira!

Terceirização

Na terceirização de serviços, as empresas contratam outras companhias para ter acesso a um serviço. Porém, aqui não são chamados profissionais, mas uma espécie de pacote completo. 

Só para exemplificar, um serviço de limpeza ou de segurança. Logo, tudo é mediado por uma outra firma que, por sua vez, costuma ter vínculos com as pessoas que prestam os serviços. 

Contratação de funcionários fixos

Enquanto a contratação de funcionários fixos, as companhias formam um vínculo, geralmente de longo prazo, com os profissionais. 

Isso significa que eles não são contratados apenas para realizar uma atividade. Eles fazem parte do quadro de colaboradores da empresa. Portanto, trabalham de forma contínua e sob um contrato sem prazo para terminar. 

Freelancers 

Ainda existe o modelo de contratação freelancer, que vem se tornando bastante comum, e possui certas semelhanças com o staff on demand. Entretanto, aqui os colaboradores não possuem nenhum vínculo empregatício com as empresas que os contrataram. 

Porém, eles também costumam ser chamados para realizar determinadas atividades e tem seus direitos e deveres garantidos por contrato. Ainda é muito comum que esse tipo de serviço seja realizado de maneira online. 

Quais são os níveis de staff on demand?

A utilização de staff on demand ocorre a partir de níveis que vão do mais simples ao mais complexo. Confira a seguir quais são eles e o que cada um faz.

Nível 1: tarefas de pouco valor estratégico

Esse nível de staff on demand é o mais comum de ser observado. Ele ocorre na terceirização de serviços como limpeza, jardinagem, segurança, manutenção etc.

Nível 2: contratação de mão de obra especializada

Neste segundo nível, a empresa contrata uma outra empresa que fornece profissionais especializados em alguma área específica e de significativo valor estratégico, como RH, marketing, TI, contabilidade etc.

Por exemplo, você pode contratar uma equipe de staff on demand para cuidar do atendimento aos clientes da sua empresa, focando em entregar uma experiência personalizada a cada um deles. 

Aliás, saiba que isso é mais do que essencial, como mostrou o relatório de tendências de 2023 da Zendesk. Nele, vemos que 62% dos consumidores preferem recomendações personalizadas e você não quer ficar para trás, certo?

Nível 3: integração entre equipe interna e externa

Aqui, os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da empresa trabalham em conjunto com o staff on demand. Em outros termos, no mesmo espaço físico e atuando em conjunto para terminar os projetos.

Nível 4: o staff on demand se torna indispensável para o funcionamento da empresa

Neste último nível, os profissionais que trabalham sob demanda se tornam indispensáveis para a empresa continuar suas atividades. Exemplo disso são startups como AirBnb, Uber, GetNinjas e Quinto Andar, que dependem deles para existir.

Afinal, como a AirBnb oferece locações, se não tiver ninguém disposto a trabalhar com ela? Impossível, certo?

Quais são as áreas de atuação do staff on demand?

Muitas áreas essenciais para o funcionamento das empresas podem ser beneficiadas com a utilização do serviço sob demanda e estes são exemplos de staff on demand bem comuns atualmente:

  • recursos humanos; 
  • atendimento ao cliente;
  • suporte administrativo; 
  • controle de finanças; 
  • marketing;
  • e muitas outras. 

E aí, ficou com vontade de saber mais e, quem sabe, utilizar esse modelo no seu negócio? Siga com a leitura e veja as principais vantagens que o staff on demand traz para as empresas!

Quais os benefícios de implementar o modelo de staff on demand?

O modelo de staff on demand pode trazer uma série de benefícios para as empresas que o adotam. A começar pela otimização dos custos com contratação de pessoal. Há também o aumento da eficácia na alocação de recursos e a maior produtividade das equipes.

Vale citar como vantagem desse modelo a maior agilidade para gerar novas ideias e a facilidade para escalar as operações, especialmente no caso de startups. Além disso, a contratação de funcionários sob demanda é menos burocrática.

Continue lendo para ver um pouco mais sobre cada um desses benefícios!

1. Redução dos custos

O primeiro benefício do modelo de staff on demand é a redução dos custos para as empresas. Isso porque essa estratégia reduz drasticamente o esforço empregado durante a contratação de funcionários. 

Afinal, você não precisa agendar entrevistas, preparar treinamentos e se ater a outras questões trabalhistas, como férias e licenças. 

Devido a isso, os custos de implementação desse modelo é bem comum e ele traz mais retorno financeiro, já que os trabalhos continuam sendo realizados com sucesso. 

2. Agilidade na contratação de novos colaboradores 

Outra vantagem do staff on demand é que o tempo gasto com a contratação é relativamente menor. Imagine que, como falamos, você não precisa dedicar tempo a treinamentos específicos, uma vez que contrata especialistas. 

Fora isso, há menos burocracia durante o processo de contratação. Logo, você economiza bastante tempo. 

3. Aumento da produtividade

Como, normalmente, a estratégia de staff on demand é focada na contratação de especialistas, o serviço flui mais rapidamente. Assim, as companhias ganham mais eficiência empresarial no seu dia a dia. 

Outro ponto é que esses funcionários geralmente focam em uma única atividade, que é o motivo deles serem contratados. Em vista disso, tem-se um aumento da produtividade sem perder a qualidade do serviço. 

4. Redução de riscos 

No serviço sob demanda, pode-se diminuir problemas como desligamento de funcionários por má execução dos serviços. Afinal, eles são contratados para desempenhar uma função e, caso não a cumpram corretamente, o documento já prevê o afastamento. 

Além disso, há a redução dos riscos relacionados a prejuízos, como nos casos de baixa nas vendas, uma vez que as companhias não precisam manter um quadro de funcionários fixos e continuar arcando com os custos que isso implica, como salário e benefícios. 

5. Flexibilidade 

Por último, as empresas ganham mais flexibilidade. Isso ocorre porque no staff on demand, há a possibilidade de contratar novos colaboradores apenas quando for necessário. Ou seja, não é preciso manter um quadro de funcionários fixos, mesmo quando não há serviço o suficiente.

Fora isso, esse é um modelo bastante adaptável. Isso é possível adequá-los às necessidades das companhias, como o aumento de vendas em determinado período do ano. 

8 dicas para adotar o modelo de staff on demand na sua empresa

Se você está interessado em adotar o modelo de staff on demand na sua empresa, aqui vão algumas dicas fundamentais para ter sucesso na sua estratégia:

  1. crie um planejamento para a contratação sob demanda;
  2. avalie as reais necessidades do seu modelo de negócio;
  3. identifique quais tarefas valem a pena terceirizar;
  4. Analise os custos dessa terceirização;
  5. use indicadores de desempenho para avaliar sua estratégia de staff on demand
  6. ofereça um ambiente de trabalho favorável aos funcionários externos;
  7. estude a necessidade de treinamentos;
  8. fique atento à legislação e o que ela diz sobre a terceirizar determinadas atividades.

Agora que você já sabe o que é staff on demand, que tal fazer uso dessa modalidade no seu modelo de negócio?

Saiba que muitas empresas terceirizam seu atendimento ao cliente, mas, para isso, é importante que o fornecedor conte com uma ferramenta especializada, integrada e omnichannel, que oferece dados de inteligência para a tomada de decisão, como as ferramentas da Zendesk.

Além do mais, é preciso ficar atento às expectativas dos clientes. Por isso, indicamos conferir o relatório de tendências de 2023 da Zendesk. Nele você encontra tudo o que precisa saber para se destacar da concorrência e fidelizar mais consumidores!

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