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TED talks de atendimento ao cliente: 10 sugestões para inspirar a sua equipe!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Se você precisa motivar e incentivar a sua equipe, um TED talk de atendimento ao cliente pode lhe ajudar.

Trata-se de vídeos curtos, com aproximadamente 20 minutos, de palestras gravadas ao vivo e disponibilizados gratuitamente.

Com temas que vão de tecnologia à entretenimento, aos TEDs talks servem como fonte de aprendizado e também de reflexão para profissionais dos mais variados segmentos.

O sucesso é tamanho que o canal da TED no Youtube conta com mais de 17,1 milhões de inscritos e mais de 1.840 bilhões de visualizações.

Considerando tudo isso, e com o propósito de ajudar no crescimento da sua equipe e da sua empresa, fizemos uma lista com 10 TED talks de atendimento ao cliente.

O que é TED Talk?

Mas antes de partirmos para a seleção de vídeos motivacionais de atendimento ao cliente que separamos, é interessante que você saiba um pouco mais sobre o que é TED talks.

A TED é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal disseminar ideias

Para isso, desde 1984 a empresa disponibiliza gratuitamente em seu canal vídeos de palestras realizadas com especialistas que tratam de diferentes temas, disponíveis em mais de 100 idiomas.

Entre os temas é possível encontrar vídeo sobre atendimento com qualidade, vídeo motivacional de atendimento ao cliente, vídeo de vendas e muitos outros temas.

10 TED talks de atendimento ao cliente 

Para facilitar a distribuição de conhecimento com a sua equipe, escolhemos alguns TEDs talks de atendimento ao cliente para você.

O que os consumidores querem — Joseph Pine

O primeiro TED talks de atendimento ao cliente que trouxemos faz uma retrospectiva de como era a oferta de produtos e serviços antes, até chegar à fase que estamos agora, no qual a personalização se tornou tão importante.

O palestrante Joseph Pine evidencia a necessidade de entendermos essa evolução de consumo e do quanto promover boas experiências ao cliente é essencial. 

Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir — Julian Treasure

A comunicação é fundamental em qualquer relação, porém, quando estamos lidando com clientes, merece ainda mais atenção.

Neste TED talks de atendimento ao cliente Julian Treasure aborda a importância de saber falar, mas também de ouvir o consumidor

Lembrando que, para conquistar um cliente não bastam bons produtos e serviços, é preciso trabalhar a empatia, ter conhecimento sobre o que está sendo vendido e flexibilidade para contornar de maneira satisfatória diferentes situações.

Fui seduzido por um atendimento excepcional ao cliente — John Boccuzzi Jr. 

A palestra de John Boccuzzi Jr reforça quanto a excelência no atendimento é essencial para promoção de boas experiências.

Segundo o palestrante, o cliente só se tornará fiel a uma marca se for conquistado com experiências positivas.

Para reforçar e dar veracidade a esse conceito, Boccuzzi Jr traz um fato acontecido com ele mesmo na década de 1990.

O poder da vulnerabilidade — Brene Brown

Neste vídeo, Brene Brown fala sobre conexão humana e a habilidade de sentirmos empatia uns pelos outros.

O que torna esse conteúdo um TED talk de atendimento ao cliente? A palestrante nos traz uma reflexão sobre a necessidade de desenvolvermos nossa inteligência emocional.

O que aprendi dos 100 dias de rejeição — Jia Jiang

Receber um sonoro “não” de um cliente faz parte do dia a dia de qualquer profissional de atendimento ou de vendas.

Neste ,Jia Jiang divide a experiência de que teve com sucessivas rejeições, desde pedir empréstimo a um estranho, até um “refil” de hambúrguer em um restaurante. 

Ao se expor a essas condições, Jiang descobriu que solicitar algo, ainda que tenha grandes chances de uma negativa, pode ser um caminho com boas possibilidades.

Para início de conversa — Carolina Nalon

Este vídeo entra na lista de TED talks de atendimento ao cliente por falar sobre o poder da comunicação não violenta.

Carolina Nalon, que é formada em biologia, trocou de carreira por acreditar que a empatia é o segredo para encantar as pessoas.

Assim, passou a trabalhar com desenvolvimento humano, criando inclusive um projeto chamado “Caminho da Comunicação Autêntica”.

Considerando que a comunicação é um dos gatilhos para um bom atendimento, este se torna um conteúdo bem interessante para profissionais que lidam diretamente com os clientes.

Sua linguagem corporal molda quem você é — Amy Cuddy

Da linguagem verbal partimos para a não verbal. Segundo a psicóloga Amy Cuddy, palestrante deste TED talk, as expressões do nosso corpo impactam na maneira como somos vistos, mas também em como nos vemos.

Dito isso, já parou para pensar como a linguagem corporal da sua equipe está sendo vista pelos clientes?

No vídeo Cuddy fala sobre a importância de manter uma postura confiante, mesmo quando a pessoa não está se sentindo assim, e quanto isso pode resultar no sucesso ou no fracasso do que está sendo feito.

A chave do sucesso? A determinação — Angela Lee Duckworth

Quem nunca quis saber qual era a chave do sucesso, não é? Angela Lee Duckworth acredita ter desvendado.

Depois de deixar seu elevado cargo na área de consultoria, a palestrante passou a dar aulas de matemática para alunos de escolas públicas de Nova Iorque.

Foi assim que Lee Duckworth descobriu que determinação era tão, ou mais importante, que conhecimento.

Trazendo isso para o mundo das vendas, é possível entender que mais importante do que conhecer o que está sendo vendido, é persistir no processo

Como aprender? Com os erros — Diana Laufenberg

Quantas vezes as pessoas repetem os mesmos erros? Se isso vem acontecendo com a sua equipe, pode ser sinal de que a lição não está sendo aprendida.

Diana Laufenberg traz, neste TED talk, três lições sobre diferentes formas de aprendizado, especialmente o que pode ser aprendido com os erros.

Como grandes líderes inspiram ação — Simon Sinek

Mas para a formação de uma boa equipe é preciso um bom líder. 

Simon Sinek fala neste TED talk de vendas quanto a liderança impacta nos resultados de um time. Tanto que pode ser um dos fatores de sucesso, ou não, de uma empresa.

Como exemplo de lideranças inspiradoras Sinek traz Martin Luther King e os irmãos Wright, tidos pelos americanos como os pioneiros da aviação.

Outras formas de engajar as equipes de atendimento e de vendas

Mas além de sugerir um vídeo motivacional de atendimento ao cliente, existem outras maneiras de engajar suas equipes.

Além de treinamentos para conhecer melhor o produto ou serviço vendido, ou técnicas de como lidar com os clientes e, assim, promover boas experiências, a oferta de ferramentas e soluções adequadas também são indicadas.

A Zendesk conta com diversos produtos que ajudam a otimizar o trabalho dos seus agentes, aumentar a produtividade, além de facilitar a comunicação com os clientes.

Para conhecer cada um deles acesse o site da Zendesk.

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