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Vendas pelo facebook: o que fazer para potencializar seus resultados?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 15 julho 2022

O consumidor atual está muito mais exigente e  tem buscado novas opções e formatos. De acordo com a pesquisa Mudanças no Comportamento do Consumidor Brasileiro feita pela McKinsey & Company – empresa de consultoria empresarial americana – 85% dos brasileiros experimentaram novas marcas em busca do valor agregado.

Isso indica que a fidelização com as marcas tem diminuído, abrindo novas discussões na busca cada vez mais intensa por diferenciais e representatividade, assim como o valor agregado dos produtos consumidos.

Desse modo, para não perderem suas fatias no mercado, as empresas devem se reinventar e lançar mão de novas estratégias para, assim, oferecer as melhores experiências para sua audiência. 

Neste cenário, os canais de comunicação se tornam ainda mais diversos, inserindo as marcas e empresas em todos os ambientes sociais, inclusive nas próprias redes, que são responsáveis por uma grande parcela dos conteúdos veiculados na internet. 

Esse é o caso do Facebook, atual Meta, que hoje, representa um valioso canal de vendas, com diversas funcionalidades que ajudam o gestor a crescer e ampliar oportunidades, deslanchando suas vendas pelo Facebook.

De acordo com o estudo Social Media Trends 2019, o Facebook já faz parte da realidade de mais de 90% das empresas. Além disso, 70% dos usuários estão diretamente conectados a uma página corporativa, impulsionando um engajamento milionário. 

Esses dados só reforçam a importância do vínculo das empresas com a plataforma, uma forte aliada na estratégia de vendas do seu negócio. 

Neste artigo queremos te mostrar de uma vez por todas, como vender pelo Facebook e alcançar resultados excelentes na plataforma, com passos simples e práticos que podem ser implementados hoje mesmo.

O que é  preciso saber antes de iniciar as vendas pelo Facebook?

Seja você um iniciante ou não, as boas práticas do Facebook devem ser respeitadas e seguidas para garantir o bom desempenho da sua página e dos resultados que virão. 

Antes de qualquer divulgação e compartilhamento, é preciso planejar e pontuar alguns fatores que merecem a sua atenção antes mesmo de começar a vender.

Conheça os termos e políticas do Facebook

Se o seu objetivo é  melhorar o desempenho da sua empresa nas redes sociais e aprender de forma correta como vender pelo Facebook, é essencial  ficar muito atento às políticas e normas que regem a plataforma. Isso porque muitas páginas corporativas são punidas e até bloqueadas por não se adequarem às regras de conduta impostas pela rede.

O Facebook segmenta essas regras em alguns pilares: políticas comerciais, recursos da plataforma, termos de serviço, eventos e lives, política de dados e padrões da comunidade. Para facilitar este processo, a plataforma disponibiliza todas essas normas em um único lugar. 

Se você não quer ser penalizado pelo Meta, o ideal é estar atualizado com relação a estas normas, que a cada ano tem se tornando ainda mais exigentes. Os conteúdos tidos como sensíveis alcançaram outros segmentos e para não correr o risco, é bom estar ciente dos seus direitos e principalmente deveres na hora da venda e também para os conteúdos.

Página corporativa ou perfil pessoal?

Muitas pessoas ainda utilizam os perfis pessoais para divulgação e compartilhamento de conteúdos institucionais, mas aos olhos da plataforma e dos próprios usuários, essa prática não transmite profissionalismo.

Além disso, o algoritmo da rede entende que aquele conteúdo é muito mais social do que empresarial, derrubando seu engajamento e comprometendo sua credibilidade. 

De acordo com dados fornecidos pela própria plataforma em 2018, 60% dos usuários já usam o Facebook como canal de compra e busca por produtos e serviços.

Portanto, sua empresa precisa utilizar os recursos fornecidos pela rede com responsabilidade e profissionalismo, estabelecendo um contato mais próximo e social com seus clientes, mas sem esquecer a segurança e confiabilidade que precisa passar mesmo em uma rede social.

Como vender pelo Facebook e decolar seus resultados? 

Agora que algumas regras foram estabelecidas neste relacionamento, podemos partir para a parte prática. Papel e caneta na mão e vamos lá!

1. Configure sua página corretamente

Você tem um produto ou serviço que atende as demandas da sua persona e já percebeu que o Facebook é uma das principais redes utilizadas por esse cliente ideal, mas mesmo assim você não consegue estabelecer um contato e sua empresa não aparece nas buscas dessa persona. Esse é um cenário bem ruim, não é? 

Para conseguir ser localizado de fato pelo cliente, você  deve configurar a sua página corretamente, utilizando os recursos disponibilizados pela rede, o que facilita a busca do usuário e melhora sua visibilidade.

Muitas empresas cometem erros na hora de configurar suas páginas ou não exploram a ferramenta da melhor forma, deixando de alcançar leads qualificados e perdendo o impacto que seu serviço/produto pode ter frente ao número gigantesco de usuários ativos todos os dias.

Para não correr o risco de perder oportunidades confira abaixo se todas as configurações estão corretas em sua página:

Nome e descrição 

Nada de números, ícones, siglas ou abreviações, o seu nome precisa ser algo muito claro ao usuário, de forma que ele identifique sua empresa de imediato. Se você está começando agora, faça uma boa pesquisa na rede sobre o nome utilizado, pois a concorrência pode dificultar a localização e entrega da sua página.

No caso da descrição, é com ela que você se apresenta aos seus futuros seguidores e clientes, utilizando até 155 caracteres. Essa descrição também irá facilitar a busca do usuário, principalmente se você utilizar palavras-chave do seu nicho durante o texto, o que impacta diretamente nos mecanismos de busca do Facebook.

Imagem de capa e perfil

A foto de perfil é a identificação da sua empresa, por isso pense bem em como quer ser visto pelos usuários durante suas buscas. Muitas marcas, pensando na identificação rápida, optam por incluir a logo da marca.

Com relação à  capa, fique atento aos tamanhos exigidos pela plataforma (828x315px) e insira textos curtos, caso seja necessário, apenas para facilitar o conhecimento de informações básicas, como contato, por exemplo.

Definindo seu público ideal

Não tenha pressa. Segmente seu público com cautela, pois a entrega dos seus conteúdos será feita pensando nestas especificações. Localização, idade, gênero, interesses e idiomas, quanto mais nichado, melhor.

Defina o macro (público alvo), mas não deixe de focar no micro (persona), ou seja, o cliente ideal precisa ser uma prioridade e um mapeamento muito claro na estratégia. Os conteúdos direcionados para uma dor específica, uma necessidade segmentada podem ser aproveitados de forma ainda mais eficiente.

Para ajudar neste sentido, a RD Station em parceria com a Rock Content desenvolveram uma ferramenta muito poderosa, o Fantástica Gerador de Personas, que pode te ajudar a alinhar esse perfil. 

Localização

Se você tem um estabelecimento fixo, não deixe de indicá-lo com endereço completo na aba sobre. Muitos usuários buscam por empresas no Google e essa localização vai facilitar a sua indicação aos clientes.

2. Produza conteúdos exclusivos 

Pense nas necessidades do seu cliente e produza conteúdos específicos para atendê-lo. Muitas empresas optam por compartilhar publicações de terceiros e isso pode ser feito de vez em quando, com os devidos créditos, mas a exclusividade vai te ajudar a passar mais comprometimento e cuidado com sua persona. 

Lembre-se de destacar seus diferenciais nestas publicações, não entregue o “mais do mesmo”  e nem conteúdos rasos apenas para preencher o feed. Planeje, analise, teste e faça o melhor em cada publicação.

Comece traçando uma linha editorial para seus conteúdos, com assuntos que fazem sentido para seu nicho e negócio, mas que tenham relação com os temas de interesse da persona. Nada de assuntos e conteúdos técnicos em 100% da página, procure trazer a linguagem especializada para uma narrativa mais clara e leve.

Depois de estipular sua linha editorial, está na hora de começar a planejar os conteúdos que serão veiculados no perfil. Procure variar entre as editorias e dê espaço para atualizações e abordagens de última hora. Planeje bem sua produção e leve em consideração o SEO, que também tem impacto nas redes sociais.

3. Princípio de Pareto 80/20

O economista Vilfredo Pareto observou um padrão em diversas situações. Segundo ele, “a menor parcela dos recursos é responsável pela maior parte dos resultados” e essa lei também se aplica a conteúdos e estratégias de vendas pelo Facebook.

Devemos lembrar que sua página está hospedada em uma rede social, ou seja, os usuários estão em busca de conexões interessantes e relações sociais, por tanto encher sua página de ofertas e produtos não é a melhor alternativa. Por isso o Princípio de Pareto auxilia no equilíbrio necessário.

Separe seus conteúdos da seguinte forma: 80% deve ser conteúdo de valor e do interesse da persona, sem necessariamente estar ligado à venda. Em contraponto, 20% é conteúdo publicitário, ou seja, a oferta do seu produto ou serviço. Faça o teste e logo você verá os resultados das suas vendas pelo Facebook mudarem.

4. Impulsione seus conteúdos

Esse é um dos principais recursos que sua empresa utiliza para alcançar novos usuários e nichar ainda mais seus conteúdos, atraindo leads qualificados. Por isso, invista em impulsionamentos chave e segmente com muito cuidado, utilizando sua pesquisa de persona. O Gerenciador de Anúncios do Facebook pode te ajudar neste ponto.

Os investimentos podem ser altos ou não, pois a plataforma permite essa flexibilidade, por isso faça um planejamento para estas ações e teste com pouco dinheiro, inicialmente. Seus primeiros anúncios ajudarão a compreender sua persona ainda mais e validar uma nova leva mais específica.

5. Atendimento ao cliente pelo Facebook

A comunicação é um dos principais pilares para sua empresa, pois é ela quem vai definir a sua relação com a persona. Neste sentido, algumas ferramentas podem te ajudar a otimizar o tempo de resposta com o usuário. O Facebook Messenger para empresas ocupa essa função, ampliar as possibilidades de comunicação e melhorar a recepção do seu público.

Chatbot do Facebook 

Quando o assunto é: como vender pelas redes sociais, os chatbots são um excelente apoio, pois são capazes de estabelecer uma comunicação com o usuário, de forma natural, leve e instigante, automatizando o atendimento ao cliente e diminuindo o tempo de resposta da sua página, aumentando sua entrega e impulsionando suas vendas pelo Facebook.

Praticamente todas as plataformas já utilizam o chatbot para redes sociais, mas no caso do Facebook, essa interação é feita exclusivamente pelo messenger. Esse atendimento via chat é o coringa da sua comunicação com os clientes e utiliza um método inteligente e eficiente para esse contato, ampliando as possibilidades de encantamento e atração.

O chatbot do Facebook utiliza inteligência artificial não apenas para estabelecer uma comunicação leve e dinâmica, mas para atrair, encantar, converter e fidelizar seus clientes, além de proporcionar uma experiência de qualidade, principalmente com relação ao atendimento ao cliente e atenção a solicitações e possíveis questionamentos.

De acordo com a pesquisa de mensagens divulgada pelo Facebook, 53% dos usuários têm grande possibilidade de comprar com empresas que utilizam mensagens como principal forma de contato. Ou seja, o chatbot para redes sociais se torna uma necessidade e um grande diferencial, que coloca a sua empresa em evidência.

Para te ajudar na construção do seu chatbot, aqui vão alguns passos que precisam ser seguidos:

  • defina um propósito, uma área de atuação e um problema a ser resolvido;

  • crie uma fluxo de comunicação instigante e leve para com seu usuário;

  • humanize seu chatbot, agregando personalidade a ele;

  • estipule CTA’s para seu usuário, fazendo-o interagir;

  • escolha a plataforma que mais tem a ver com sua marca.

Impulsionando as vendas pelo Facebook: conclusão 

Agora que você já entendeu as diversas etapas de construção e planejamento da imagem da sua empresa no Facebook e aprendeu como vender pelas redes sociais, adaptando as funcionalidades da plataforma às necessidades dos seus clientes, chegou a hora de colocar tudo isso em prática.

Para te ajudar nessa organização e ampliar os seus resultados, a Zendesk oferece uma solução para seus problemas com atendimento ao cliente, que atende completamente as necessidades do usuário de forma fácil e segura. 

Esse software utiliza a função chatbot para automatizar a comunicação, sem perder a personalidade e eficiência, qualificando seu atendimento via chat e encantando ainda mais seus clientes. Quer saber mais? Então entre em contato para conhecer a solução de atendimento ao cliente Zendesk e obtenha integração completa da plataforma.

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