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Como vender pelas redes sociais: passo a passo para aumentar resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 29 outubro 2022

Saber como vender pelas redes sociais pode ser a resposta que você tanto buscava para aumentar a sua lucratividade.

Mas, por que investir nessas plataformas? A resposta é simples: porque são nelas que o público está atualmente!

Entre os países da América Latina, o Brasil é o que mais utiliza as redes sociais. Pesquisas apontam que 88% dos brasileiros acessam plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

De acordo com a Statista, os usuários de redes sociais no Brasil passam, em média, 4 horas por dia nesses canais. Dados recentes da mesma fonte apontam que somos mais de 140 milhões de usuários nessas mídias.

Ou seja, o segredo é ver essas plataformas como mais um canal de vendas e aproveitar os momentos que o seu público está “navegando” para apresentar os seus produtos, serviços e interagir.

Mas como vender mais pela internet através das redes sociais? De modo geral, isso inclui bom planejamento, saber usar cada plataforma corretamente, entre outras.

Vantagens de vender pelas redes sociais

As redes sociais já estão presentes na vida de todas as pessoas, o que torna ainda mais vantajoso vender por meio delas. Dentre as vantagens podemos citar:

  • maior visibilidade da sua marca;

  • redução do ciclo de vendas;

  • nutrição e educação do lead;

  • aumento do tráfego para sua loja virtual;

  • retenção e fidelização do cliente.

Maior visibilidade da sua marca

Ao vender pelas redes sociais sua marca se torna mais conhecida. Afinal, os clientes verão a sua linha do tempo sem muito esforço.

Por isso, se uma empresa deseja aumentar a sua presença na vida dos seus consumidores, isso pode ser feito através das redes sociais.

Redução do ciclo de vendas

As redes sociais contribuem para agilizar o processo de decisão do cliente. Afinal, as pessoas buscam informações sobre a empresa antes de concretizar as vendas.

E se você estiver presente nas redes sociais, os usuários verão como você é qualificado, e então fecharão negócio com muito mais facilidade.

Nutrição e educação do lead

Quando você posta conteúdos de qualidade nas redes sociais para o seu público-alvo, terá muito mais chance de educá-lo e nutri-lo para fechar uma compra.

Essa proximidade da sua empresa com o potencial cliente também ajuda a entender mais a fundo as reais necessidades da sua audiência.

Aumento do tráfego para sua loja virtual

Pode-se dizer que atualmente o trabalho de vendas começa nas redes sociais e termina no site da sua empresa. Isso é bom para atrair mais pessoas para sua loja virtual.

Se você não está presente nas redes sociais, fica mais difícil do seu cliente te encontrar. Por isso, esse não é só um diferencial, mas também uma necessidade.

Retenção e fidelização do cliente

Por fim, as redes sociais são excelentes para atrair pessoas interessadas no seu produto. Inclusive, elas ajudam no encantamento ao cliente que contribui para fidelizá-lo.

O trabalho do pós-venda também é essencial para gerar novas oportunidades de negócios. Conhecendo bem o cliente você oferece produtos e serviços para sanar a sua dor.

Confira, agora, as principais estratégias de marketing nas redes sociais para alavancar o seu faturamento!

Passo a passo de como vender pelas redes sociais 

Assim como acabamos de mencionar, saber como vender pelas redes sociais pode ser o pontapé que faltava para aumentar a lucratividade do seu negócio.

No entanto, essa forma de atuação requer algumas estratégias e técnicas de vendas diferentes das utilizadas em outros canais, como uma venda presencial ou mesmo via telefone.

Um dos motivos é que a linguagem usada em cada plataforma tende a ser diferente, assim como o público que a usa.

Por exemplo, o Twitter tem uma abordagem muito mais descontraída, rápida e informal que o LinkedIn, que é uma rede voltada para assuntos mais profissionais.

Ou seja, além de conhecer as particularidades de cada plataforma, para saber como vender pelas redes sociais você também precisa saber em qual delas o seu público está e a maneira de chegar até ele.

Para esses, e outros pontos, há algumas práticas que você deve seguir para utilizar esses canais como fonte de venda, que são:

1. Faça um bom planejamento

2. Tenha o seu público-alvo bem definido

3. Crie conteúdos relevantes

4. Use cada plataforma adequadamente

5. Siga um calendário editorial

6. Invista em anúncios pagos

7. Use as ferramentas certas

8. Mantenha a interação e o engajamento com o seu público

9. Mensure os seus resultados

1. Faça um bom planejamento

Tudo começa com um bom planejamento, e para saber como vender pelas redes sociais, isso não seria diferente.

Por isso, o primeiro passo é planejar como será aplicada a sua estratégia de marketing digital para vendas.

O marketing digital ajuda a atrair o potencial comprador, convertê-lo em cliente da sua marca e estabelecer um relacionamento duradouro entre vocês.

Essa abordagem pode ser aplicada em diferentes vertentes, tais como na produção de conteúdos relevantes para o blog da sua empresa, na criação e no envio de e-mail marketing e, claro, para potencializar as suas redes sociais.

Mas para isso, é bem importante que você analise a estrutura necessária para colocar essa ideia em prática. 

Assim, questões como quem serão as pessoas responsáveis por suas mídias, quais ferramentas terão disponíveis para fazer as publicações, qual orçamento a sua empresa dispõe para essa estratégia são apenas alguns pontos que precisam ser observados e definidos.

Dica de leitura: “5 passos para vender mais com estratégias de marketing digital

2. Tenha o seu público-alvo bem definido

O segundo passo de como vender pelas redes sociais é definir bem o seu público-alvo. Isso quer dizer, identificar com clareza quem são as pessoas, ou empresas, que podem se beneficiar com as soluções oferecidas pelo seu negócio.

Por mais que essas plataformas estejam repletas de usuários todos os dias, concorda que não são todos que podem ser atendidos pelos seus produtos ou serviços?

Tendo essa definição você economiza tempo e dinheiro, pois direciona todos os esforços da sua estratégia para um alvo específico.

Uma das melhores maneiras de saber para quem publicar é criando a sua persona. Trata-se de um personagem semifictício que tem as características do como seria o cliente ideal para o seu negócio.

Por exemplo, imagine uma empresa voltada para a área de saúde que oferece pacotes de massagens relaxantes e cuidados com a pele.

Chegou-se à conclusão que a persona desse negócio é uma mulher entre 30 e 40 anos, casada, com filhos, que busca soluções para melhorar a sua saúde física e mental.

Concorda que, com base nessa informação, fica muito mais fácil criar conteúdos que realmente atraiam esse grupo de pessoas e, com isso, favoreça as vendas?

Dica de leitura “Organização e planejamento de vendas: crie um plano eficaz em 5 passos + 7 boas práticas para obter resultados melhores!

3. Crie conteúdos relevantes

E por falar em criação de conteúdos, eles são essenciais para quem quer saber como vender pelas redes sociais.

Um dos principais motivos é que, se as publicações não forem realmente interessantes para o público, todo o seu esforço pode ir “por água abaixo”.

Quando falamos em conteúdos relevantes, isso engloba uma série de fatores. Por exemplo, é bem importante usar boas imagens, preferencialmente autorais, bem como manter uma identidade visual.

Além disso, é fundamental que as fotos e imagens utilizadas tenham relação com o texto que as acompanha e, claro, com a cultura e segmento da sua empresa.

O texto, por sua vez, não deve ter apenas como objetivo a venda. Ou seja, as suas publicações não devem ser criadas somente para oferecer um produto ou serviço.

Lembra que falamos que o marketing digital ajuda a atrair potenciais clientes? Pois bem, criar conteúdos que respondam às suas principais dúvidas é uma forma de conseguir isso e, ao mesmo tempo, atribuir autoridade para a sua marca.

Para que você consiga abranger todas as etapas do processo de compra do seu cliente, é bem interessante que divida os seus conteúdos em três tipos:

  • Conteúdos de engajamento: voltado para estreitar o relacionamento com o seu público. Por exemplo, com publicações que tragam informações importantes para os seus consumidores.
  • Conteúdos de vendas: com foco em promover a venda de um produto ou serviço. Apresenta o que está sendo comercializado e impulsiona a intenção de compra.
  • Conteúdos de display: é como se fosse a junção dos dois outros tipos de conteúdo, pois apresenta algo a ser vendido de forma sutil, mas também traz relevância para o leitor.

Não deixe de ler “10 dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo

4. Use cada plataforma adequadamente

Um ponto que citamos logo no início sobre como vender pelas redes sociais é que cada plataforma tem as suas particularidades e um público que a acessa, se lembra?

Por isso, o quarto passo consiste em entregar o conteúdo certo, na rede social certa. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que você identifique, primeiro, onde os seus clientes e potenciais clientes estão.

Uma forma de fazer isso é considerando o perfil da sua empresa e o perfil do seu público. 

Por exemplo, se você trabalha com venda B2B, é bem provável que a sua persona esteja no LinkedIn e não no TikTok, concorda?

Ela pode até estar nessas duas plataformas, dependendo do segmento. Mas se o foco é fechar negócio entre duas empresas, as chances de conseguir isso em uma rede social que tenha esse propósito é muito maior.

O mesmo princípio vale para a linguagem utilizada e para o formato de conteúdo. O Instagram e o Pinterest, por exemplo, chamam a atenção, inicialmente, pela imagem que trazem. Por isso, nessas duas redes, esse é um ponto de atenção crucial.

Já no Twitter, apesar de permitir a inclusão de fotos e até vídeos, são as mensagens curtas (com até 280 caracteres) que precisam despertar o interesse do leitor.

Em resumo, para saber como vender pelas redes sociais é essencial conhecer a dinâmica de cada uma delas, quais formatos de conteúdos aceitam e, principalmente, quais são as mais utilizadas pelo seu público.

5. Siga um calendário editorial

A frequência das publicações é essencial quando se usa as redes sociais, seja com foco em aumentar as vendas, seja para manter o engajamento.

Plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, consideram o desempenho do seu perfil e, como base nos seus algoritmos, tendem a apresentar para mais, ou para menos pessoas, as suas publicações.

Uma maneira de não perder audiência é seguir um calendário editorial. Além de garantir a frequência dos seus posts, com dias e horários bem definidos, você pode usar as datas comemorativas para criar conteúdos direcionados.

Ou seja, se o dia em questão tem a ver com a sua empresa e com o que comercializa, você pode se programar para publicar algo que seja relevante para o seu público e que lhe ajude a aumentar as vendas nesse período. 

6. Invista em anúncios pagos

Para potencializar ainda mais o alcance das suas postagens, é bastante válido investir em anúncios pagos.

Os chamados Social Ads são criados com base nas suas publicações. Em outras palavras consiste em, basicamente, escolher uma ou mais publicações e pagar para a rede social divulgá-la de maneira mais expressiva.

Isso quer dizer que, ao invés de contar apenas com o tráfego orgânico, que são as visualizações conquistas de forma espontânea, o anúncio pago vai aparecer para um número maior de pessoas, mesmo aquelas que não acessaram diretamente o seu perfil.

Além de aumentar o alcance, a grande vantagem dessa estratégia é poder segmentar o público. Ou seja, você pode dizer para a plataforma qual perfil de pessoa gostaria que visse a sua publicação.

Isso ajuda bastante a entregar os seus conteúdos às pessoas certas e, com isso, aumentar as suas chances de fechar novas vendas.

7. Use as ferramentas certas

Mas para conseguir seguir esse planejamento é essencial usar boas ferramentas de gestão de mídias sociais.

Esses recursos ajudam a programar as publicações previamente, evitando que você tenha que fazer cada uma manualmente ou, ainda pior, que se esqueça de publicar.

Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar diversas opções, algumas até com períodos de teste grátis, como é o caso do mLabs e da Buffer.

Aproveite e leia também “Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar a sua empresa

8. Mantenha a interação e o engajamento com o seu público

Ainda que você esteja querendo saber como vender pelas redes sociais, o uso dessas plataformas não deve se limitar a esse objetivo.

O que estamos querendo dizer é que a sua empresa não verá grandes resultados se apenas fizer as publicações e não interagir com o público.

É fundamental que você também tenha em mente que, hoje em dia, as redes sociais se tornaram também um importante canal de atendimento ao cliente.

O relatório “Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil” da Zendesk em parceria com a Dimensional Research®, mostrou que 52% dos entrevistados usaram as redes sociais para se comunicar com as empresas.

Ainda que não esteja no topo da lista dos canais de atendimento, não se pode negar que se trata de um percentual considerável de consumidores que utilizam essas plataformas para contatar as marcas.

Relatório Quantificação do Impacto Comercial do Atendimento ao Cliente no Brasil

Aqui, é fundamental ter em mente que a maneira como a sua empresa interage com o público nas redes sociais e respondem aos seus questionamentos tem impacto direto na imagem da marca e, consequentemente, no seu volume de vendas.

9. Mensure os seus resultados

Por fim, o último passo de como vender pelas redes sociais de maneira eficiente é mensurar os resultados da sua estratégia.

Mais do que apenas conquistar likes e compartilhamentos, o foco está em vender mais, concorda?

Por isso, uma análise dos números alcançados vai ajudar você a identificar quais pontos da sua abordagem estão contribuindo para isso, e quais precisam ser modificados.

Assim, nossa dica é: defina as suas métricas de acordo com as respostas que pretende obter.

Não deixe de ler: “Métricas de vendas: conheça as 13 mais importantes e o que é mensurado em cada uma

Dica extra! Tire o melhor das redes sociais e aumente as suas vendas!

Lembra que, no passo 4, falamos sobre a importância de usar as plataformas adequadamente? Pois aqui vão algumas dicas de como você pode tirar o melhor de cada rede social!

Como vender no Facebook

  • Crie uma fanpage, que é uma página específica para empresas e marcas.

  • Publique conteúdos que induzam o compartilhamento, isso vai ajudar a divulgar o nome da sua empresa.

  • Se tiver e-commerce, integre-o a essa rede social.

Como vender no Instagram

  • Use os Stories para aumentar o engajamento, criando enquetes ou divulgando algo bem especial.

  • Use o Instagram Shopping para divulgar os seus produtos.

Como vender no Pinterest

  • Publique boas imagens, preferencialmente autorais, e as vincule com outras redes sociais nas quais tem conta.

Como vender no Twitter

  • Aproveite a rede social para chamar a atenção do seu público para outros canais, por exemplo, linkando com conteúdos do seu blog.

  • Use a rede como meio de divulgação de novos produtos, promoções etc.

Como vender no YouTube

  • Faça vídeos que ajudem a tirar as dúvidas dos seus clientes, e não apenas com foco em vender.

  • Planeje bem o roteiro e dê atenção à qualidade do vídeo, incluindo edição, som, entre outros pontos.

Como vender no TikTok

  • Dependendo do seu segmento e do público, o TikTok pode ser usado para criação de vídeos curtos que incentivem o engajamento dos clientes.

  • Caso seja adequado para a sua empresa, esse pode ser um bom canal de divulgação em parceria com influencers.

Como vender no LinkedIn

  • Crie postagens com linguagem mais profissional, tanto para responder as dúvidas do seu público quanto para divulgar os seus serviços.

  • Use o LinkedIn para promover networking e, assim, expandir a divulgação da sua marca.

Agora que você sabe todos os segredos de como vender pelas redes sociais, que tal conhecer mais uma ferramenta que vai ajudar a melhorar as suas negociações?

O Zendesk Sell é uma solução que ajuda o seu time a se dedicar na criação de relacionamentos com os clientes e, com isso, fechar novas vendas.

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