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Artigo 6 min read

5 dicas simples de atendimento no varejo para você aplicar na sua loja

Por Zendesk

Última atualização em 16 Mai 2023

Empresas de varejo estão presenciando a transformação que a tecnologia tem causado no jeito de atender e vender, e, diariamente, o atendimento no varejo precisa se adaptar a novas estratégias, a fim de oferecer experiências únicas para o chamado consumidor 4.0.

Essas estratégias envolvem planejamento, organização, otimização, inovação e outras características importantes para o fortalecimento da relação com os clientes, e, considerando o crescimento das vendas em e-commerce, todas essas particularidades precisam ser direcionadas para a qualificação do atendimento online.

Mas, por qual motivo as redes varejistas precisam voltar seus olhos para o atendimento online e omnichannel? 

Segundo o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de COVID-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram seu volume de compras online.

Além disso, o relatório CX Trends Report 2021, da Zendesk, constatou também que 75% das empresas anteciparam a aquisição de novas tecnologias, e 29% dos negócios investiram em tecnologias mais ágeis. 

Todos esses dados tornam o varejo digital uma realidade, onde diversas tendências da transformação digital unidas, podem auxiliar esse mercado a fortalecer seu atendimento. Por isso, reunimos neste artigo algumas dessas tendências, e também dicas de atendimento ao cliente no varejo. 

O que é varejo digital?

O varejo digital foi uma ideia e agora é uma realidade, que, impulsionada pelas transformações digitais, fortaleceu o comércio e o atendimento online, oferecendo serviços mais flexíveis, ágeis e personalizados para os consumidores. 

Essa nova mentalidade de mercado, mudou o jeito que muitas empresas se relacionam com os clientes, onde, a cultura do Customer Experience é fortalecida, e o atendimento ao cliente em loja deixou de ser a única prioridade.

Hoje, a tecnologia se tornou uma grande aliada dos empreendimentos, por permitir a otimização que a muitos anos o mercado varejista buscava, e, por meio de diversas transformações, o varejo digital se desenvolveu, sendo hoje o ambiente comercial mais frequentado pelos clientes, também digitais.

2 tendências para investir no atendimento no varejo online?

Com o fortalecimento do pensamento ágil e do desenvolvimento mais flexível e prático dos negócios, o atendimento no varejo online se fortalece por meio de soluções cada vez mais tecnológicas e eficientes.

Mas, em quais tendências o atendimento no varejo precisa focar? Confira a seguir as duas principais.

  • Omnichannel

  • Quem são as pessoas que sua empresa atende? Por quais canais elas mais consomem? Quais os principais meios de comunicação seu negócio utiliza para se relacionar com esses clientes? 

    Para quem não sabe, omnichannel é uma abordagem de comunicação, vendas e atendimento, que permite às empresas disponibilizarem as melhores experiências aos consumidores, graças a um atendimento com canais integrados. 

    Portanto, quando você se perguntar o que é varejo omnichannel, pense em uma loja, que pode ter um ponto físico, ou somente oferecer atendimento em uma loja omnichannel, disponibilizando seus serviços via telefone, e-mail, redes sociais, Messenger, WhatsApp, site, chat, e outras formas de relacionamento.

    O varejo omnichannel é uma tendência que visa desburocratizar atendimentos, e facilitar o contato entre consumidores e clientes, por isso é uma ferramenta que deve ser observada, e quanto antes adotada em seu atendimento de varejo.

  • Marketplaces

  • Segundo a 44ª edição do Webshoppers, o e-commerce no Brasil cresceu 31% no primeiro semestre de 2021, considerando o mesmo perídio do ano anterior. Esse número é um demonstrativo da força do das vendas digitais, e da necessidade das empresas varejistas se preocuparem com o atendimento online das suas empresas.

    O marketplace é uma espécie de shopping center virtual, onde diversas marcas e lojas reúnem seus negócios em um único lugar, e proporcionam os melhores produtos e preços para os consumidores.

    Essa é uma tendência já adotada por grandes marcas, como: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Amazon, Mercado Livre e muitas outras, que percebem o potencial dessa ferramenta, e a utilizam como estratégia de digitalização para seus negócios.

    Leia também: “Varejo Digital: principais tendências e oportunidades para o setor

    5 dicas simples para melhorar seu atendimento no varejo digita

    Considerando que o atendimento no varejo digital é uma necessidade do consumidor atual, confira a seguir algumas dicas simples para aplicar na sua loja omnichannel, e fortalecer o seu varejo digital.

  • Conheça seu cliente

  • O clichê “cliente em primeiro lugar” vale para qualquer ambiente de comércio, e, entender as necessidades do consumidor é uma forma de oferecer-lhe o melhor.

    O ambiente digital, apesar de muito amplo, também permite que as empresas entendam os desejos dos clientes, principalmente quando esse negócio se apoia em boas estratégias de segmentação. Por isso, conhecer bem os clientes é fundamental, e garante satisfação e boas experiências para os consumidores.

  • Seja ágil no atendimento

  • Se não ser atendimento em uma loja física já é ruim, imagine um cliente que não recebe resposta de uma solicitação de mensagem, quando a opção de contato é a única forma de comunicação entre cliente e empresa, e o atendimento é demorado e ruim.

    O atendimento no varejo digital deve ser ágil, e se apoiar em boas ferramentas de suporte e vendas, para que assim, nenhuma comunicação fique sem solução, e as vendas aconteça de maneira rápida e incrível. 

  • Avalie seus indicadores de performance

  • Não existe nada pior do que investir em uma estratégia, não ter resultados, e também não entender a falta de resultados. 

    Os indicadores de performance existem para que as empresas os usem, e então entendam o que satisfaz ou não seus clientes, e também os porquês dos seus resultados. Por isso, ferramentas que auxiliem o negócio a acompanhar seus indicadores de desempenho são uma boa maneira de entender os caminhos trilhados e aprimorá-los.

  • Seja omnichannel

  • Já falamos sobre a importância do varejo omnichannel, mas, voltar nesse tema não é exagero. A tecnologia é o diferencial atual, e, não basta que os negócios apenas entendam como ela funciona e suas qualidades.

    Implementar ferramentas às estratégias de atendimento omnichannel, pode ser a única maneira de melhorar o relacionamento e fidelizar os consumidores, por isso, é fundamental que o varejo seja omnichannel, a fim de atender e vender em todos os canais de comunicação.

  • Use um bom CRM de vendas

  • Estratégias modernas exigem ferramentas modernas, principalmente quando o assunto está relacionado a venda e atendimento no varejo.

    Utilizando um bom CRM, a empresa consegue gerenciar melhor sua experiência com o cliente, e ainda consegue gerenciar dados coletados de prospects, leads e cliente, tudo por meio de um software, que potencializa as ações de melhoria da experiência do cliente.

    Por isso, se você procura uma ferramenta eficiente para melhorar seu atendimento no varejo, e ainda impulsionar os resultados dos seus agentes, focando nos leads e oportunidades de maior valor, conheça o Zendesk para vendas, a plataforma da Zendesk que facilitará a transformação do seu varejo em digital.

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