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Brincadeiras para aumentar as vendas da sua empresa: 5 atividades e seus benefícios

Publicado 3 março 2022
Última atualização em 3 março 2022

Quando o assunto é vendas um clima pesado imediatamente se instala dentro das empresas, afinal, o assunto é sério, os números são cobrados e as metas precisam ser batidas. Entretanto, leveza e descontração também devem fazer parte da realidade dos profissionais deste setor. A pressão do dia a dia pode prejudicar os resultados ao invés de contribuir com eles. Diante disso, implementar brincadeiras para aumentar as vendas se torna um caminho inteligente.

Quando os jogos para vendedores são feitos de maneira adequada eles contribuem para o compartilhamento de mensagens importantes dentro do setor.

Além disso, as brincadeiras geram um clima de descontração, amizade e integração importante para que o setor alcance a alta performance em vendas.

Mesmo sendo um departamento que convive com competição e uma certa dose de individualismo, o trabalho em equipe pode levar sua empresa a melhores resultados.

Por isso, as brincadeiras para aumentar as vendas possuem múltiplas funções dentro dos negócios e devem ser adotadas por sua empresa.

5 brincadeiras para aumentar as vendas

Mas, afinal, quais são as brincadeiras para aumentar as vendas ideais para aplicar dentro da empresa? A seguir, listamos 5 jogos para vendedores que vão contribuir para o desenvolvimento geral do setor. Confira!

1. Batata quente

A primeira brincadeira para aumentar as vendas é bastante simples e tem um tipo de “moral da história” no final.

O primeiro passo é dividir sua equipe em dois times e fazer uma roda intercalando pessoas de equipes diferentes.

  1. Entregue uma caixa completamente embrulhada a um dos participantes e peça para ele não abrir.
  2. Informe que dentro da caixa há um desafio surpresa a ser cumprido.
  3. Coloque uma música e informe que os participantes devem ir passando a caixa um para o outro.
  4. Quando a música parar a pessoa com a caixa na mão deve ser perguntada se aceita o desafio ou passa para o adversário cumprir. Lembre-se que ninguém sabe qual é o desafio.
  5. A embalagem deve ser aberta por quem deverá executar o desafio, e dentro não estará um desafio, mas uma caixa de bombom ou outro prêmio que seja legal e divertido.

O aprendizado que fica é que é melhor lidar com os desafios que aparecem do que passar a batata quente para um colega ou mesmo adversário. Afinal, o desafio pode acabar se tornando uma deliciosa caixa de bombons.

Esse é um jogo motivacional para equipe de vendas, que pode ser usado como quebra gelo em uma reunião.

2. Acampamento de Férias

Divida a sua equipe em dois ou três grupos e informe que cada time terá que organizar um acampamento com 25 crianças com o orçamento imaginário de R$15 mil.

Dê 15 minutos para as discussões e peça que o valor de cada gasto seja anotado.

No final do tempo, avise que o orçamento foi cortado para R$5 mil e que eles devem adaptar seu planejamento.

Negociação, corte de gastos, criatividade, priorização das necessidades serão alguns dos conceitos trabalhados.

Leia também: 8 livros sobre negociação indicados pela Harvard

3. Venda Impossível

Essa é uma atividade clássica de uma gincana motivacional para vendedores, mas que precisa estar nessa lista.

A ideia é dividir sua equipe em dois: um grupo será de vendedores e o outro de compradores.

Ofereça ao time que deverá vender um produto que “ninguém compraria”.

Dê um tempo para que eles possam pensar em suas estratégias e então libere a negociação.

Com este jogo para vendedores sua equipe precisará:

  • criar bons argumentos de venda,
  • trabalhar com objeções de clientes,
  • fechar um negócio que seja vantajoso.

Será necessário aplicar técnicas de vendas importantes para o dia a dia deles.

4. Atividades de aventura

Tirar a equipe de vendas de dentro da empresa e colocá-la de frente a jogos que exigem trabalho em equipe, criatividade, negociação, iniciativa, proatividade e outras habilidades, é uma das formas mais interessantes de integrar a equipe e trabalhar conceitos importantes para o setor.

Você pode organizar um final de semana em um hotel fazenda e criar um ambiente de gincana, dividindo seu time em várias equipes e propondo várias atividades e jogos.

A cada atividade tenha o cuidado de informar os participantes o que eles devem aprender com aquilo e o que deve ser levado para o dia a dia da empresa.

Dessa forma, todo mundo compreende o porquê de estarem realizando cada tarefa.

Lembre-se de criar atividades que não humilhem ninguém e que possam ser realizadas por todos.

5. Áudio de Whatsapp

O WhatsApp é uma ferramenta de trabalho cada vez mais importante para os profissionais de vendas.

Entretanto, nem todo mundo está alinhado ao canal e sabe como usá-lo profissionalmente no contato com clientes e prospects, por exemplo.

O áudio é um importante elemento de comunicação, entretanto, quando mal usado pode se tornar um tiro no pé.

Nessa dinâmica da equipe de vendas você deve dividir o setor em dois. O primeiro grupo de vendedores deve enviar um áudio de, no máximo, 80 segundos (1min20) para um participante da outra equipe, como se ele fosse um cliente.

Na mensagem ele deve explicar sobre uma nova solução que a empresa desenvolveu, com o objetivo de convencê-lo a experimentar.

O objetivo é desenvolver uma comunicação objetiva e uma fala de vendas eficiente. Afinal, o objetivo é a conversão do consumidor.

Quem recebeu a mensagem pode avaliar o quanto ficou interessado em saber mais sobre a solução e o quanto se direcionou à compra.

Leia também: O que é o WhatsApp Business? Entenda a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business

Brincadeiras à parte: como aumentar as vendas?

Sem dúvida as brincadeiras para aumentar as vendas não devem ser a sua única carta na manga para fazer seu time se integrar e engajar para gerar melhores resultados para o setor.

Sem o treinamento adequado, um fluxograma de vendas bem definido e ferramentas de gestão de vendas, dificilmente as atividades comerciais vão trazer o retorno ideal para seu negócio.

As ferramentas como o CRM de vendas otimizam o trabalho do setor de vendas permitindo que cada vendedor faça mais em menos tempo. Se o tempo é dinheiro, o tempo da equipe de vendas é ouro puro.

Investir em tecnologia é investir, diretamente, nos resultados de vendas da empresa. Logo, implementar um CRM de vendas deve se tornar a sua prioridade.

A Zendesk oferece um CRM de vendas completo e simples de implementar que vai permitir:

  • a criação de relatórios de vendas automaticamente,
  • gestão de pipeline,
  • acompanhamento de indicadores estratégicos,
  • reunião de informações sobre os clientes,
  • acesso a histórico dos consumidores,
  • acompanhamento de cada fase do funil de vendas,
  • identificação das melhores oportunidades de vendas, de maneira visual e simples, e muito mais.

Para entender o que o CRM da Zendesk pode fazer pelo seu negócio, faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e tire qualquer dúvida sobre a simplicidade do uso do sistema e a robustez dos recursos.
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