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Artigo 6 min read

Ferramentas de atendimento: como conseguir capital de giro para automatizar processos?

Por Zendesk

Última atualização em 14 Abril 2023

Investir em melhorias internas na empresa reflete diretamente na satisfação do cliente. Mas o capital necessário nem sempre está disponível no caixa, por isso, surge a necessidade de pensar em alternativas de como conseguir capital de giro

As ferramentas de atendimento ao cliente são adições importantes para qualquer tipo de negócio, especialmente aqueles que vendem pela internet.

São adições estratégicas na gestão, pois dão mais agilidade aos processos da empresa e tornam o fluxo de atendimento mais eficiente.

Nesse caso, a saúde financeira da empresa é um fator essencial, pois ter capital de giro para ajudar no investimento para otimização dos trabalhos vai colocar os planos em prática.

Quer entender melhor a importância das ferramentas de atendimento ao cliente e como conseguir capital de giro para fazer esse investimento estratégico? 

Continue lendo e confira!

Importância das ferramentas de atendimento ao cliente

Dar suporte e manter um bom relacionamento com o consumidor são fatores importantes dentro de uma empresa, já que clientes satisfeitos são propagandas vivas do negócio.

Para transmitir essa imagem positiva para os clientes é preciso ter os meios necessários para manter esse contato, certo? É aí que as ferramentas de atendimento ao cliente entram para dar agilidade aos processos. 

Afinal, conforme o negócio vai crescendo e o número de clientes aumentando, é natural implementar um atendimento automatizado, já que fica inviável executar certas tarefas manualmente.

Se deixar as coisas seguirem o fluxo e não controlar as chamadas de ajuda, reclamações e feedback, seus indicadores para fidelizar clientes vão cair. 

Para otimizar o tempo médio de atendimento (TMA) a tecnologia é a principal aliada. Alguns exemplos de ferramentas são:

  1. Chatbot: facilita o atendimento, tira dúvida e ajuda até na parte financeira com os chatbots de cobrança. Esse programa dá respostas automáticas e pode ser usados em sites, e-commerces e até nas redes sociais como no bate-papo do Facebook Messenger.
  2. Help desk e service desk: o primeiro ajuda a organizar internamente todo o serviço de atendimento, centralizando informações dos clientes e conectando os setores de suporte da empresa. Já o segundo, ajuda a organizar a central de serviços a partir da qual o cliente o cliente vai sendo direcionado para resolver sua questão ou fala com um atendente.
  3. CRM: é um software que organiza a gestão do atendimento ao cliente da empresa e automatiza o processo, facilitando o trabalho do time de vendas que pode checar o desempenho e o andamento de todo fluxo da empresa.
  4. Business intelligence: outro investimento estratégico para conseguir capital de giro. É um serviço que ajuda a analisar o cenário em que a empresa está envolvida, gerando dados para embasar as tomadas de decisão do negócio.

Esses foram apenas alguns exemplos de ferramentas de atendimento ao cliente. Elas ajudam a:

  • executar os processo com agilidade;
  • diminuir o tempo de atendimento;
  • aumentar o desempenho da equipe;
  • reduzir o custos da empresa;
  • ganhar vantagem competitiva no mercado;
  • facilitar a interação com os clientes.

Que o investimento é estratégico você já entendeu. Mas como conseguir capital de giro para investir na automação dos processos? 

O que é capital de giro?

Para investir e manter as ferramentas de atendimento operando é necessário pagar pelos serviços, certo? Para isso, é preciso ter o dinheiro em caixa e essa quantia disponível é chamada de capital de giro.

Capital de giro é, portanto, a quantidade de dinheiro que uma empresa possui, depois de descontar todas as contas a vencer.

É com esse dinheiro que a empresa pode planejar os investimentos na automação de processos. Caso a margem de capital de giro esteja baixa é importante ter cautela para não gerar mais despesa do que o negócio pode pagar.

Quando o setor Financeira sinaliza que pode não haver o suficiente para fazer um investimento tecnológico importante, não significa que o plano está perdido.

Existem maneiras de como conseguir capital de giro que você explorar. Vamos explicar algumas delas no próximo tópico.

Como conseguir capital de giro: 3 opções

1. Investir do próprio bolso

Se você é um empreendedor organizado tem suas contas pessoais separadas das contas da empresa. 

Quando a empresa tem um sócio ou mais, vocês podem analisar a quantia planejada para o investimento e colocar esse capital juntos. 

Essa é uma manobra muito comum e tem a vantagem de não precisar retornar o valor com juros depois.

Fazendo o investimento certo, o esperado é que o valor retorne e ainda dê lucros já que processos mais ágeis podem resultar em mais clientes, vendas e satisfação. 

2. Fazer a antecipação de recebíveis

Outra opção de como conseguir capital de giro é solicitar a antecipação de recebíveis.

Essa manobra consiste em adiantar parcelas de pagamentos futuros para utilizá-las em um investimento atual. 

Nesse caso, é importante ter atenção a dois fatores:

  • os juros cobrados na antecipação dos recebíveis: essa taxa varia de  3 a 12% a.m. e cada instituição tem sua política;
  • análise prévia do fluxo de caixa: para garantir que a antecipação não vá trazer prejuízos no futuro.

Caso seja uma proposta coerente para o negócio, é uma opção para conseguir capital de giro para fazer o investimento esperado.

3. Solicitar um empréstimo como pessoa jurídica

Fazer um empréstimo com CNPJ é a alternativa mais utilizada pelos empreendedores de vários setores do mercado de como conseguir capital de giro para investir.

É uma estratégia certeira, mas que exige um gerenciamento financeiro eficiente para dar garantias seguras aos credores de que seu negócio é saudável e pode arcar com o pagamento depois.

Por isso, saiba exatamente o valor que você precisa e faça uma pesquisa em instituições confiáveis, inclusive nas que fazem empréstimo online, e compare: 

Assim, você garante que vai fechar o melhor negócio, com as menores taxas possíveis.

Gostou das dicas para conseguir capital de giro?

Agora que você sabe como conseguir capital de giro e a importância de investir na automação para otimizar os processos do seu negócio pode começar a se planejar. 

Com a ajuda da tecnologia seu negócio pode crescer e aumentar a capacidade para atender seus cliente cada vez melhor. Boa sorte!

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

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