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Como fazer uma boa captação de alunos para escolas de idiomas? 7 estratégias infalíveis

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2023

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo. Ter o domínio sobre essa língua ou pelo menos um nível avançado de compreensão, leitura e conversação é considerado como diferencial para se conseguir boas colocações no mercado de trabalho.

No entanto, segundo um levantamento feito pela British Council, 95% da população brasileira não fala na de inglês. Somente 1% dos brasileiros são influentes nesse idioma.

Isso mostra que há ainda um vasto potencial a ser explorado por escolas que se dedicam a ensinar essa e outras línguas.

Mas como fazer uma boa captação de alunos para escolas de idiomas?

Neste artigo, vamos mostrar 7 estratégias para você ampliar o número de novas matrículas na sua instituição e conquistar mais estudantes.

Captação de alunos para escolas de idiomas: como fazer?

O interesse das pessoas em aprender novos idiomas tem crescido nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Segundo uma matéria publicada no portal Terra, a busca por cursos de línguas à distância aumentou 59% em 2020.

Tendo isso em vista, separamos aqui uma lista com 7 estratégias infalíveis com foco na captação de alunos para escolas de idiomas. Confira!

1 – Trace um perfil do seu público-alvo

Se você quer vender curso de inglês ou de qualquer outro idioma, é imprescindível que você tenha um perfil bem definido do seu público-alvo.

Ao conhecer o perfil de aluno que você quer atrair para a sua escola, é possível traçar estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

2 – Crie um site para a escola

O site funciona como um cartão de visitas virtual da sua escola de idiomas. As pessoas que querem aprender uma nova língua costumam fazer buscas online e o seu site pode ser o primeiro contato que um potencial aluno terá com sua escola.

Portanto, crie um site que contenha todas as informações mais relevantes sobre os cursos que você oferece, sua metodologia de ensino, valores e também depoimentos de outros alunos.

Além disso, otimize seu site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que ele apareça sempre bem posicionado nos resultados das buscas no Google.

Saiba mais: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia

3 – Marque presença nas redes sociais

Segundo a pesquisa Social Commerce, feita pela All iN | Social Miner, o Instagram e o Facebook são as principais redes sociais às quais os consumidores recorrem para pesquisar alguma marca e consultar a avaliação de outros compradores.

Por isso, é muito importante que você crie um perfil para a sua escola de idiomas nas redes sociais e marque presença produzindo conteúdos relevantes e interagindo com a sua audiência.

4 – Invista em marketing de influência

Ainda falando sobre redes sociais, uma boa estratégia de como captar alunos para curso de inglês consiste em firmar parcerias com influenciadores digitais.

Um levantamento realizado pela startup israelense Rapyd mostrou que 76% das pessoas confiam e acreditam nas recomendações dos influenciadores que elas seguem nas redes sociais. E tem mais: 83% dos entrevistados afirmaram estar mais dispostos a comprar um produto indicado por um influencer que elas seguem.

Sendo assim, busque identificar quem são os digital influencers que se comunicam com a sua audiência e feche parcerias com eles para divulgar a sua escola de idiomas. 

5 – Crie um blog e faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma vertente muito poderosa do marketing digital e que pode te ajudar a aumentar as conversões de alunos na sua escola de idiomas.

Crie um blog e o alimente com conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo, buscando direcioná-los para cada momento do funil de vendas em que seus leads e prospects se encontram.

Além de atrair potenciais alunos, você consegue se posicionar como autoridade no assunto e referência no mercado.

Não deixe de implementar também as técnicas de SEO para que seus conteúdos sejam encontrados mais facilmente.

6 – Realize promoções em datas especiais

Outra estratégia que pode te ajudar a captar mais alunos é a realização de promoções em datas especiais.

Além do período de “Volta às Aulas”, você também pode fazer campanhas, por exemplo, para:

  • Semana da Criança em outubro, se o seu público for o infanto-juvenil;
  • Dia das Mães e dos Pais, caso seu público seja mais adulto;
  • Cursos intensivos de férias, entre outros.

Enfim, são várias as possibilidades. Campanhas promocionais costumam despertar um maior interesse em potenciais alunos.

7 – Ofereça um atendimento de alto nível

Por fim, encerrando nossas dicas de como captar alunos para curso de inglês e outras línguas, é de extrema importância oferecer para o seu público um atendimento de alto nível.

Não importa o canal utilizado durante essas interações. O potencial aluno que você deseja captar precisa sentir confiança na sua marca, ter as suas dúvidas esclarecidas e perceber que a sua escola está disposta a ajudá-lo no que for preciso.

Sem um atendimento de qualidade, você acabará perdendo grandes oportunidades de fechar negócio.

Portanto, busque treinar os colaboradores que vão lidar diretamente com o público e invista em soluções tecnológicas especializadas em atendimento e relacionamento com os clientes.

Veja também: Como falar bem ao telefone com cliente? 12 práticas essenciais

Bom, ficou claro para você como fazer a captação de alunos para escolas de idiomas?

Ao contrário do que alguns gestores de escolas de idiomas podem pensar, a captação de novos estudantes não deve ser uma preocupação exclusiva dos meses de janeiro e julho – os quais marcam a transição entre semestres letivos.

Para conseguir obter bons resultados, os esforços voltados à captação de alunos devem permear todo o ano.

E, para te ajudar nisso, que tal contar com uma ferramenta tecnológica especializada em vendas?

O Zendesk Sell é um CRM de vendas moderno e que pode ser um grande aliado na prospecção de novos clientes para o seu negócio.

Com essa plataforma robusta, você consegue gerenciar de perto a geração de leads, automatizar tarefas e realizar integrações com outras ferramentas de gestão que fazem parte do seu dia a dia.

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